Sombra da Noite

Sombra da Noite Deborah Harkness

Resenhas - Sombra da Noite

Aline MSS 02/05/2022

Ótima continuação - Viagem no tempo ?
Curti demais a continuação da história e estou LOUCA pra começar a 2a temporada da série pra ver como trabalharam os efeitos das magias.

O livro é gigante, a história ficou focada num momento histórico q me interessa e eu não consegui largar o livro até terminar. Não senti o tempo passar e amei a inserção dos novos personagens na história.

A autora é mto boa e a escrita dela mais voltada para um público adulto me cativa demais.
Indico mto a trilogia pra quem curte fantasia mais adulta e bem estruturada sem mta melação. Vampiros, bruxas, demônios, biologia, teoria da criação, viagem no tempo, personagens históricos famosos, preconceito, perseguições e um casal bem interessante de acompanhar. Vale demais os livros e a série!?
Rubens.Memari 05/05/2022minha estante
Fiquei animado! Vou incluir na minha lista.

Aline MSS 09/05/2022minha estante
É uma série não tão famosa, mas q te pega pela curiosidade. ?

DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

GabsOSilva 27/03/2024

Continuei gostando dessa trilogia e acho que esse livro foi uma boa sequência do primeiro. Aqui segue a continuação dos acontecimentos que surgiram na primeira parte da história, não possui grandes plots, mas apresenta uma grande dose de adrenalina e sofrimento. Isso porque quando um problema parece ser resolvido, outro problema aparece. Isso contribui também para uma nova fase do relacionamento de Diana e Matthew, uma fase de crescimento e amadurecimento, onde eles precisam se unir cada vez mais para superar todos os obstáculos que surgem no caminho. Achei muito interessante que isso aconteceu de uma forma natural, não foi um conto de fadas, mas algo realista.

Outros personagens personagens também cresceram muito para mim, como Ysabeau, Gallowglass e Philippe. Todos os outros personagens também foram desenvolvidos de uma forma muito boa, contribuindo para o crescimento da história. Outra coisa interessante sobre os personagens é que nesse livro ficou mais claro que eles não são inteiramente bons e nem ruins, assim como pessoas normais, eles podem ter momentos em que vão errar e em outros vão acertar. Acho que a autora conseguiu um resultado muito bom com essas perspectivas realistas.

Mais uma vez fiquei surpresa em como foi possível misturar história, ciência, fantasia e romance de uma forma tão inteligente! Isso faz com que a história seja ainda mais interessante e notável.

Yasmin 18/09/2013

Prosa elegante, descrição histórica apurada, personagens fantásticos e trama madura

Desde que li o primeiro livro em meados do mês passado que estava contando os dias para poder ler a continuação. Lembrando que a resenha não contém spoilers e pode ser lida por partes, pulando o segundo parágrafo. Continuando de forma magistral a história de Diana e Matthew a autora nos leva em um mergulho detalhado e minucioso não só da Londres Elisabetana como do mundo por volta do ano de 1590. Com sua prosa elegante Deborah Harkness mais uma vez surpreende o leitor.

A história continua momentos após o final do primeiro livro com Diana e Matthew chegando a velha cabana. Se não fosse pela diferença nos móveis Diana nem teria percebido a sutil mudança no ar. Eles estavam em 1590. Para o choque dos funcionários o patrão chega de repente, no meio da noite, quase sem roupas acompanhado de uma mulher já “velha” e com um sotaque horrível. Diana tem que pôr de lado seus instintos de historiadora e se adaptar rápido aos costumes da época. O primeiro choque é o inglês da época, depois o fato de muitas conversas se desenrolarem em latim. Com seu latim enferrujado e sua personalidade forte Diana chama atenção dos amigos de Matthew. E eles logo percebem que não conseguirão manter uma mentira convincente. No meio de personalidades como a famigerada Escola da Noite formada pelos amigos íntimos de seu marido, Christopher Marlowe, George Chapman, Thomas Harriot, Walter Raleigh e Henry Percy, ela se vê admirada diante das conversas, e dos segredos que vai descobrindo de Matthew. Pouco a pouco a busca pelo Ashmole 782 perde para as obrigações que sua nova vida demanda. Diana tem que aprender os costumes da época, acostumar aos vestidos pesados e principalmente aos modos de uma mulher de época. Quando um incidente ocorre no meio de um encontro com a Condessa de Pembroke, Mary Sidney, ambos são jogados de volta a realidade. Diana precisa encontrar alguém para ajudá-la com seu poder descontrolado. Ao entrar em contato com as bruxas de Londres ela começará a juntar as peças do grande quebra-cabeça que envolvem ela e Matthew. Fascinada com seu poder de tecer o tempo, mas receosa Diana enfrentará seus medos primários, encontrará pessoas inesperadas e amadurecerá ao conhecer seu verdadeiro eu. De Londres para França até Praga. Uma viagem fascinante pelo tempo, de mistérios a traições.

Resumindo essa é premissa básica do livro que dá sequência a fascinante história de Diana e Matthew. Mais uma vez Deborah Harkness opta por entrelaçar pouco a pouco as peças da trama central em uma rede formada por ambientes e personalidades históricas. A narrativa se destaca pela qualidade superior e pela riqueza, sendo detalhada e densa ao mesmo tempo, mas sem perder em ritmo. A autora consegue retratar de forma impressionante o período de 1590 principalmente as diferenças entre Londres, o interior da Inglaterra, a França e Praga. Desde o ambiente aos costumes, coisas sutis e curiosidades pouco conhecidas. É notável a diferença que o conhecimento da autora da época faz pela trama.

O livro é dividido em seis partes alternadas com alguns capítulos no presente. Não só para desenvolver a busca da Congregação por Diana, mas pelas pequenas mudanças que a ida de Matthew e Diana estavam causando na História. Fantástico o cuidado e harmonia que a autora criou entre passado e presente, afinal não dá para viver no passado sem alterar nada. Uma dessas mudanças rendeu uma cena triste, mas bela...

Os personagens da história continuam ótimos. Diana é forte, inteligente e mostra uma resistência natural diante dos problemas que surgem a cada novo encontro. Desde sua reação diante do enérgico pai de Matthew a atitude da protagonista diante da rainha. Outro ponto que ganhou destaque nessa volta ao passado foram as nuances da personalidade de Matthew e esse se firma como uma dos maiores trunfos da autora. Matthew é autêntico, denso e complexo. Com seus mais de 1500 anos não poderia ser diferente. Não é todo autor que cria um personagem dessa idade e tem o cuidado de Harkness. As cenas de Matthew com Diana, seja o assunto que for são sempre carregadas de uma veracidade única. O desenrolar da história é cheio de surpresas inesperadas e algumas emocionantes, chegando ao fim com uma notícia inacreditável. Ansiosa demais pelo próximo livro.

Leitura agradável, que flui com facilidade e encanta pela riqueza. Passando por momentos ora tensos, sombrios e ora belos. Deborah Harkness tem uma delicadeza única ao unir história e ficção. Uma trama onde o sobrenatural trabalha em favor do histórico, rendendo um universo fascinante, repleto de surpresas e personagens únicos. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/08/resenha-sombra-da-noite.html

Kidakika 07/11/2021minha estante
Amei essa resenha

Maria 28/04/2021

Chorei igual uma cadela nessa porra. Diana sofrendo, mas se tornando quem ela realmente é foi TUDO. Peguei um leve ranço do Matt, mas fazer o que ainda gosto desse homão. EU SÓ QUERIA SER UMA BRUXA INFERNOOOOO
Tania 28/04/2021minha estante
Amei os livros e sou apaixonada pela série!!!!???

Amanda 28/04/2022

Gostei bastante de ler o livro " Sombra da Noite" de Deborah Harkness. A mistura entre fantasia e fatos históricos é bem equilibrada. O livro é viciante. Louca pra ler o próximo volume! Recomendo! ?

Van 15/12/2021

O inicio é bem enrolado, engrena apos 1/3 do livro, depois flui que uma beleza!

Adorei a descricao do passado

Talita.OBlathmhaic 26/10/2020

Achei que era o primeiro livro hahaha
Nada a dizer além de que comecei o livro achando que era o primeiro e não estava entendendo quase nada, estava completamente perdida na história, mas depois comecei a entender um pouco melhor.

Não gostei muito da escrita, achei a leitura arrastada e meio chata. Não gostei muito daquele vampiro.

Alessandra 28/11/2020

Só ladeira abaixo...
Vamos para o segundo livro da Trilogia das Almas, neste livro Diana e Mattew viajam no tempo para fugir da perseguição da Congregação, procurar uma mestra poderosa para Diana encontrar seus poderes e ao mesmo tempo procurar o livro da vida. Tudo para ser um Outlander e aproximar mais ainda nosso casal.
O que deu nessa escritora ? Demorei dias para ler, não me interessava pela história, um livro de passagem, muito lento, moroso... Bastante descritivo, e bem detalhista na parte histórica. Acredito que, por a escritora ser historiadora, ela quis usar seu conhecimento e estudos da era elisabetana (1590) e fez um check list de todos os assuntos o qual gostaria de escrever.
Foi uma invasão de filósofos, astrônomos, dramaturgos e estudiosos que muitas vezes me perdia no diálogo e no contexto. Também senti, que por causa disso a escritora se perdeu do principal objetivo de Diana e Mattew, até os 70% da narrativa, não se falou do livro Ashmole 782 e muito menos a descoberta dos poderes de Diana. O casal continua sólido e se amando, mas por muitas vezes eu os sentia desconectados um com o outro, Mattew não mostrava aquele cuidado e carinho excessivo com a esposa, deixaram de namorar e de ter momentos românticos e por incrível que pareça este livro é o que eles se casam tanto de corpo como de alma. Sabe aquele livro que podia ter 150 páginas a menos ? Este é o livro... Uma pena pois a história é incrível e o casal é poderoso.
Pontos positivos do livro: reencontros lindos do passado e imaginar a outra vida de nomes como Shakespeare e Rainha Elizabeth
Ponto negativo: Alguém avisa que não precisava incluir o melhor amigo de Mattew na história ? O Kit foi um personagem totalmente desnecessário.

Myyllenaah 10/03/2022

Melhora cada vez mais!
Quantos acontecimentos, e como o nosso casal evoluiu. Eu gostava muito deles no primeiro livro, mais achei que faltava um pouco de química. Mas agr na falta do primeiro livro esse foi intenso. Quando tem vigem no tempo, eu sou suspeita eu adoro. Até agora como já tinha visto a serie, sabia um pouco por cima do q aconteceria. Mas mesmo assim me surpreendeu, e outra eles evoluíram demais demais. Não sei explicar, foi para outro nível essa historia.
Ansiosa para terminar essa trilogia, como vai ser o encontro deles depois de 7 meses de distancia e séculos tmb ahaha.

Jules 03/11/2020

Sombra da Noite, no segundo livro, Diana e Matthew vão para uma outra época, na Inglaterra de 1590, buscando respostas sobre o Ashmole 782 e procurando alguma bruxa (o) que possa ajudar a Bishop com seu poder desconhecido. Nesse momento, será muito difícil mantê-la no passado, por isso Matthew conta com ajuda de alguns aliados para ajudá-los. Eles terão amigos ciumentos, jogos políticos, inimigos ambiosos e até os Clermont para atrapalhar a jornada deles de fazer tudo o que tem que fazer sem alterar o passado.

Cássia 17/11/2021

O ponto alto do livro é a ambientação no passado e o encontro com figuras históricas. E mais um vez, a curiosidade sobre o maldito livro prende a minha atenção, suficientemente para querer ler a continuação.
Apesar do romance água com açúcar e a certeza que Diana precisa fazer terapia, é inegável a qualidade da trama, a escritora sabe como prender a atenção do público e escreve de maneira fluída e nada cansativa.
Se não fosse esse relacionamento conturbado dos principais (é uma opinião pessoal, não me convence mais romances difíceis, deixa de ser atraente para mim) e após conseguirem ter sua primeira noite de sexo, que acabou com todo sensualismo antes imprimido pela autora, eu teria adorado o livro.

Sassenach 29/08/2023

Em Sombra da Noite Diana Bishop e Matthew Clairmont chegam a 1590 em busca de um pouco de tranquilidade. A volta ao passado, que abre esta continuação, está ligada ao Ashmole 782, o misterioso manuscrito que os aproximou durante a estada de Matthew no século XXI. Depois de ser localizado por acaso por Diana durante uma consulta à biblioteca da Universidade de Oxford, o documento voltou a desaparecer do numeroso acervo. Diana e Matthew acreditam que voltando no tempo podem procurar o manuscrito antes de ele se tornar tão visado. A vida no final do século XVI revela-se mais agitada do que o esperado. Diana precisa acostumar-se não apenas aos costumes, trajes e bons modos vigentes, mas com o temperamento explosivo do Matthew do século XVI. Para completar, terá de aprender a lidar com as criaturas que os cercam, não apenas bruxos como ela ou vampiros como Matthew, mas demônios. Enquanto não consegue encontrar um professor capaz de auxiliá-la a conhecer o tamanho de seus poderes, Diana segue provocando as reações mais diversas nas pessoas e criaturas com quem precisa conviver. Todas as pesquisas que realizou como cientista e o conhecimento adquirido na universidade parecem não servir na hora de encarar o dia a dia da Era Elisabetana.

Matthew não é apenas o charmoso vampiro de mais de 1500 anos. No século XVI, ele é guerreiro, nobre influente e espião a serviço da rainha Elisabeth I. Diana também não passa despercebida. Na Londres de 1590, ela chama a atenção de diferentes criaturas pela energia que emana, mesmo que ela mesma não tenha noção do poder que carrega.

Jojo 10/01/2013

Ainda não temos lobisomens!
“Shadow of Night” é a continuação de “A Discovery of Witches” livro de Deborah Harkness que nos traz uma nova mitologia de vampiros, bruxas e, dessa vez, daemons. Não, ainda não temos lobisomens.

O livro é uma sequência bem adequada. Continua logo onde o primeiro livro termina e continua o desenvolvimento da história e dos personagens. Como o primeiro, a mistura de história e ficção levam a narrativa a um outro plano. E, dessa vez, a história faz parte intrinsicamente da narrativa deixando tudo mais divertido.

Os personagens continuam se desenvolvendo e, cada vez mais, entendemos suas motivações e o porque de suas reações. Esse desenvolvimento só tem um problema: Matthew. O vampiro dreamy embora levemente possessivo do primeiro livro se torna 100% creepy nesse. Eu juro que não entendo o que as mulheres veem de tal encantador nessa quantidade de controle. Ah, se fosse comigo...

Mas, ainda bem, Diana continua sendo um dos personagens femininos mais fortes que já li nessas séries sobrenaturais. E, graças, consegue na maioria das vezes colocar Matthew em seu devido lugar. O que alivia muito.

Veredito:

Não é tão bom quanto o primeiro. Mas, os segundos raramente são. Em todo caso, é uma boa continuação onde a história e os personagens continuam se desenvolvendo e termina com um bom teaser para o terceiro livro. Vale a pena.

Outras resenhas em: www.asletras.com.br
Thaline 13/02/2013minha estante
Oi guria...estou procurando esse livro...
queria saber se vc leu em ingles??? se sim, vc sabe quando vai sair em portugues????
obrigada

Ana 31/03/2013minha estante
Já li o primeiro, A descoberta das bruxas, e estou ansiosa pela continuação. Alguém me dê notícias por favor.

Jojo 31/03/2013minha estante
Meninas! Obrigada pelos comentários! Eu li em inglês mesmo... O livro será lançado pela Rocco esse ano, acredito que nesse semestre ainda já que a autora acabou de divulgar a capa brasileira no Facebook essa semana... Vale bem a pena!

Beth 21/09/2015minha estante
Se puderem, leiam em inglês. A Rocco fez uma péssima tradução, não se deu ao trabalho de revisar, e o resultado é um texto confuso e irritantemente cheio de erros.