Sombra da Noite

Sombra da Noite Deborah Harkness

Resenhas - Sombra da Noite

GabsOSilva 27/03/2024

Continuei gostando dessa trilogia e acho que esse livro foi uma boa sequência do primeiro. Aqui segue a continuação dos acontecimentos que surgiram na primeira parte da história, não possui grandes plots, mas apresenta uma grande dose de adrenalina e sofrimento. Isso porque quando um problema parece ser resolvido, outro problema aparece. Isso contribui também para uma nova fase do relacionamento de Diana e Matthew, uma fase de crescimento e amadurecimento, onde eles precisam se unir cada vez mais para superar todos os obstáculos que surgem no caminho. Achei muito interessante que isso aconteceu de uma forma natural, não foi um conto de fadas, mas algo realista.

Outros personagens personagens também cresceram muito para mim, como Ysabeau, Gallowglass e Philippe. Todos os outros personagens também foram desenvolvidos de uma forma muito boa, contribuindo para o crescimento da história. Outra coisa interessante sobre os personagens é que nesse livro ficou mais claro que eles não são inteiramente bons e nem ruins, assim como pessoas normais, eles podem ter momentos em que vão errar e em outros vão acertar. Acho que a autora conseguiu um resultado muito bom com essas perspectivas realistas.

Mais uma vez fiquei surpresa em como foi possível misturar história, ciência, fantasia e romance de uma forma tão inteligente! Isso faz com que a história seja ainda mais interessante e notável.

Galathynyus 18/02/2024

"? Você também nunca estará sozinho, Philippe de Clermont ? sussurrei, com convicção. ? Vou descobrir um jeito de me encontrar com você na escuridão, prometo. E estarei segurando sua mão quando pensar que foi abandonado pelo mundo.
? E poderia ser de outra maneira ? disse ele gentilmente ?, já que tenho você no meu coração?"

VitAria1235 14/02/2024

Uma breve "resenha"
Confesso que achei o livro lento, mas entendo que é para o desenvolvimento dos personagens. Aqui vemos uma outra face do relacionamento de Diana e Matthew, assim como os segredos escondidos entre os dois.
A bruxa e historiadora descobre segredos que abalam o relacionamento dos dois e se mete em situações que me fizeram achar levemente irritante.
E o vampiro é aos poucos desconstruído como um ser impassível, ele possui muitos segredos e camadas.
Por fim, o livro traz diversas personalidades históricas, isso me deixou encantada.

Paulinha 26/01/2024

Amei!!!
Conheci a trilogia procurando um livro diferente para ler. Nem sabia da existência de um seriado. Os livros foram uma grata surpresa e ?Sombra da Noite? me prendeu do início ao fim. Simplesmente amei!

Jaira Costa 17/12/2023

Segundo livro da trilogia finalizado com sucesso. E amo a forma que essa autora escreve, um romance sobre várias criaturas.

Clara2720 22/11/2023

Philippe é realmente incrível
Acabei de ler de novo esse livro para poder ler o último que tenho estante faz anos e nunca li. Na primeira vez lembro que amei cada detalhe, hoje já penso um pouco diferente.
Achava Matthew perfeito, mas agora passa longe disso, e não o amo tanto assim, mas o ator Matthew Goode que escolheram pra ser ele na série é impecável de fato.
O livro começa bem, no meio fica lento mas no fim volta a ser ótimo. As vezes a Diana me torra a paciência, e Matthew a maior parte do tempo é um machista insensível.
Gallowglass e Philippe são os meus favoritos desse livro, com toda certeza.
Não sei o que esperar do próximo mas estou ansiosa.
O que me pega nesse livro é que são muitos detalhes que só um estudioso consegue visualizar, então algumas vezes me senti perdida.

Cris 20/11/2023

Continuando
Achei que esse livro foi perfeito como continuação para o primeiro. Não tem grandes plots, são uma sequência de acontecimentos na busca pelo objetivo de Diana e Matthew. O romance dá uma arrefecida, e entra numa fase mais madura, de consolidação do amor; com menos paixão, diferente do primeiro. É muito honesto esse tipo de desdobramento e eu adorei. Quanto à trama não vejo a hora de ler o próximo livro e saber como vai terminar.

Carol 14/09/2023

Continuação perfeita
O livro é extenso e magnífico! Traz muitos detalhes interessantes até mesmo sobre figuras históricas reais, e claro, continua a história da trilogia de forma perfeita, aprofundando os personagens de forma muito madura.

Sassenach 29/08/2023

Em Sombra da Noite Diana Bishop e Matthew Clairmont chegam a 1590 em busca de um pouco de tranquilidade. A volta ao passado, que abre esta continuação, está ligada ao Ashmole 782, o misterioso manuscrito que os aproximou durante a estada de Matthew no século XXI. Depois de ser localizado por acaso por Diana durante uma consulta à biblioteca da Universidade de Oxford, o documento voltou a desaparecer do numeroso acervo. Diana e Matthew acreditam que voltando no tempo podem procurar o manuscrito antes de ele se tornar tão visado. A vida no final do século XVI revela-se mais agitada do que o esperado. Diana precisa acostumar-se não apenas aos costumes, trajes e bons modos vigentes, mas com o temperamento explosivo do Matthew do século XVI. Para completar, terá de aprender a lidar com as criaturas que os cercam, não apenas bruxos como ela ou vampiros como Matthew, mas demônios. Enquanto não consegue encontrar um professor capaz de auxiliá-la a conhecer o tamanho de seus poderes, Diana segue provocando as reações mais diversas nas pessoas e criaturas com quem precisa conviver. Todas as pesquisas que realizou como cientista e o conhecimento adquirido na universidade parecem não servir na hora de encarar o dia a dia da Era Elisabetana.

Matthew não é apenas o charmoso vampiro de mais de 1500 anos. No século XVI, ele é guerreiro, nobre influente e espião a serviço da rainha Elisabeth I. Diana também não passa despercebida. Na Londres de 1590, ela chama a atenção de diferentes criaturas pela energia que emana, mesmo que ela mesma não tenha noção do poder que carrega.

Thyago12 03/08/2023

Este segundo livro da saga foi bem mais interessante que o primeiro, gostei como a escritora envolve a história com os fatos históricos do passado. E o final deixa o coração quentinho, sentido que chegou em casa

Paloma F. 30/07/2023

Bom demais, eu comecei a ler que nem vi o tempo passar toda vez que peguei o ebook pra ler. Deu até vontade de rever a série de novo

Jesi 09/06/2023

Gostei bastante do segundo livro, curiosa para ler o próximo e ver como tudo irá se desenrolar, recomendo.

lendo_milac 13/04/2023

Um amor intenso e cheio de desafios
Eu conheci essa trilogia através do seriado. quando assisti a primeira temporada, me apaixonei e fui atrás dos livros para ler. Não me decepcionei durante a leitura porque seguiram, de fato, os acontecimentos do livro, óbvio que encurtando várias partes.

Este segundo livro eu amei por ser grande - amo livros grandes! - e ainda ser dividido em partes de acordo com o que Diana e Matthew viviam no passado. Em A Sombra da Noite, Diana e Matthew fogem ao passado, no período de 1500 da Inglaterra, para duas coisas: encontrar um mestre em magia pra Diana e também encontrarem o livro Ashmole 782 onde poderão encontrar a origem de todas as espécies (demônio, bruxa, vampiro). Matthew, um vampiro centenário, revive vários momentos de um passado que achou ser fácil lidar, mas teve que enfrentar muitos conflitos dentro de si. Diana, uma bruxa sem controle, passa muitos desafios durante sua estadia no passado, além de sua constante preocupação com o conflito interno de Matthew.

O que gostei de ver foi como os dois foram se conhecendo cada vez mais e crescendo juntos, amadurecendo juntos. Eles enfrentaram muitos perigos, mas conseguiram encontrar a força em ambos. Só achei que os dois viveram pouco tempo pra já pularem pro casório ?.

Não vou dar muitos detalhes para evitar spoilers, então se você curte uma história que traz um casal de interespécies proibido, luta contra um sistema tradicional e político entre as espécies, muito histórico e ciência, além de livros grandes, essa é sua trilogia.

Thalita 10/04/2023

O que foi esse livro?!!!!!
Apesar de já conhecer a história inteira eu fui muito impressionada com a riqueza de detalhes que tem nesse livro! Diana tentando de ajustar á época e o Mattew tentando fugir do Phelippe para não enfrentar os traumas foi motivo de risada e preocupação por aqui.

A parte que mais me tocou e me deixou muito emocionada foi quando o Mattew reencontrou o Phelippe e eles tiveram aquela "luta"/"acerto de contas" que foi tão importante pra o Mattew se aceitar e superar o fato de ter matado o pai, além de que o perdão do Phelippe me arrancou inúmeras lágrimas, foi a parte mais emocionante da trilogia eu ouso dizer, acredito que nunca vou superar a parte dos dois em Sept-Tours no passado e a alegria plena deles em estar com o Phelippe e também o fato dele ter mandado um recado pra Ysabeau do futuro me deixou muito emocionada.

Além disso foi incrível o encontro da Diana com o Stephen no passado, me entristece ele ser tão frio e não ter demonstrado o afeto que aposto que ele sentia pela filha, imagino como teria sido se a Rebecca tivesse ido ao passado também e visto a Diana como o Mattew.

Fiquei bem aflita na parte que eles estavam em Praga, o rei era maluco e por pouco ele não tornou a Diana um de seus troféus a serem exibidos.

No mais esse é um bom livro mas se não fosse o encontro com o Phelippe eu não teria gostado tanto.

Marcela262 20/02/2023

Amooo eles em outra epoca ,amo como a protagonista é forte e descobre em cada pagina maos sobre si mesma. Amo esse livro, essa trilogia!