Louca pra Casar

Louca pra Casar Susanne Leinemann

Resenhas - Louca pra casar

*Rô Bernas 14/06/2012

Louca pra....abandonar a leitura
Fiquei encantada pela capa...pela sinopse...mas foi só isso mesmo que me encantou.:(
Achei que seria um livro super divertido...afinal teríamos a Nina em busca de um homem pra casar... pronto...tudo pra ser uma história gostosa e pra cima e cheia de idas e vindas...de situações criativas, mas....infelizmente achei o livro chato, enfadonho, massante e sem criatividade alguma. A autora até que tentou ser engraçada, mas os textos longos e quase nenhum diálogo deixou a leitura muito, muito, muito chata. Como sou resistente em abandonar, fui até o fim pra ver se melhorava, mas a mesma vontade que Nina estava "Louca pra Casar", eu estava "Louca pra Abandonar" a leitura...mas resisti até o final e ...não melhorou em nada.
Leiam e avaliem, afinal gosto é uma coisa muito pessoal, né?
rafaellamv 27/06/2012minha estante
detestei o final... sei q em geral os livros são vagos, mas esse superou e ultrapassou todos os limites!
sem contar na vergonha alheia q senti pela nina em todas as cenas do hotel!!!
não abandonei, mas tb n empolguei como tinha previsto qd li a sinopse!

*Rô Bernas 27/06/2012minha estante
Pois é...a sinopse nos enganou direitinho...odeio quando isso acontece rss

Kath 24/08/2012minha estante
Bom saber estava com ele na mão para comprar !! rsrsrsr

Camila M. 16/03/2017minha estante
Também não gostei muito do livro, abandonei

Lilia.Camila 08/12/2023minha estante
Também abandonei

Livy 01/04/2013

Quase lá!
Este é o primeiro romance de Susanne Leinemann que tive a oportunidade de ler. E o fato do livro ter a história se passando na Alemanha me deixou bem curiosa. Afinal nunca havia lido antes nenhum chick-lit ou romance ambientado neste país europeu. Achei muito interessante conhecer um pouco mais de sua cultura, seus costumes e pensamentos.

Em Louca Para Casar conhecemos a história de Nina uma mulher bem sucedida, que adora curtir a vida, mas que subitamente tem um decaída e se pergunta até quando poderá continuar assim. Então a moça decide: já é hora de arrumar um compromisso sério. Com a ajuda de uma amiga de trabalho, a Linda, uma norte-americana que parece ser perita na arte dos relacionamentos, Nina se vê à procura do homem perfeito para casar, e enfrenta uma sucessão de encontros fracassados. A premissa do livro é basicamente esta. Entre suas desventuras, acompanhamos diversas rules que Linda cria para ela, e a coitada se vê perdida entre tantos encontros, regras e dicas.

Achei interessante alguns personagens, como o Sr. Martini, um rapaz que Nina conhece bem no começo do livro; e Kitty a melhor amiga da moça. Gostei também do pai de Nina. A protagonista em si, apesar de ser bem madura em diversos pontos, em outros demonstra uma insegurança enorme. Afinal, ela se deixa levar pelas dicas furadas e nada promissoras de sua amiga americana, e acaba camuflando o que realmente é. Claro, isto é totalmente errado, tentar ser alguém que não é de verdade. E tudo para conseguir o homem dos sonhos. Quando Nina finalmente encontra o homem ideal, ela segue em uma corrente, se deixando levar pelos outros e acaba se acomodando.

Achei alguns personagens um pouco fracos e sem força na trama. Apesar de aparecerem em diversas passagens do livro, não contribuem muito para o desenvolvimento da trama. São realmente secundários, e não passam muito disso.

Outra coisa que me chamou a atenção é como o povo alemão é frio. Pelo menos é isto que Leinemann mostra em seu livro. Um povo frio e individualista. Em diversos trechos fiquei um tanto espantada com os costumes, que realçam bem o distanciamento dos alemães. E eu me peguei pensando até onde tudo aquilo é ficção e onde começa a realidade. Ou se tudo que se mostra no livro realmente acontece.

Enfim, a narrativa de Leinemann é bem gostosa, mas um pouco morna. Esperava um pouco mais deste livro em questão de comédia e romance. A narrativa de Leinemann apresenta um humor crítico e ácido, um humor diferente do que costumamos ver nos livros deste gênero. Algumas cenas foram divertidas, mas em sua maioria predomina um humor mais ameno. O livro quase se tornou um bom chick-lit. Apesar de esperar mais do livro, em geral é uma leitura descompromissada e interessante. E o final tem uma reviravolta bem bacana, quando a personagem sai do marasmo e comodidade e finalmente encontra o caminho certo, e seu grande amor. O desfecho me agradou.

Veja mais resenhas:

Gabi 10/03/2013

www.livrosecitacoes.com
Louca pra Casar é o primeiro livro que leio de Susanne Leinemann. Ambientado na Alemanha, não é um universo que eu costumo encontrar tanto na literatura. Para ser sincera, não faço ideia de como é a cultura do país. Não que eu seja assim tão ignorante... Sei que é um grande polo tecnológico, sei sobre o impacto de suas decisões em guerras ao longo do último século, mas nesse livro descobrimos o jeito de ser de parte de sua população. A leitura em si está um pouco longe de ser divertida, mas conferir como é a busca por um parceiro perfeito, e a dificuldade de tal ato entre os alemães, foi gozado.

O livro gira em torno de Nina, que tem uma crise existencial quando percebe que ela está longe de ter uma relacionamento sério com qualquer homem. Apesar de ter um bom emprego e um futuro profissional promissor, chegou a hora de pensar em casamento!

Com a ajuda de uma colega do trabalho, uma americana que recém noivou, e suas dicas, Nina marca vários encontros às escuras para tentar achar o homem perfeito. Mas logo ela percebe que essa tarefa não é nada fácil. Os homens alemães estão longe de serem agressivos nessa área e o que a americana aprendeu com os homens de seu país não sai tão certo quando a cultura é outra. Será que seguir as regras será suficiente para encontrar o homem de sua vida? E se for, ela vai querer passar os próximos anos com um homem que conhece só o que Nina quis mostrar a ele?

Esse é um livro que queria ser chick-lit, mas não chega a tanto. Divertido é uma palavra que raras vezes se encaixa no enredo e as poucas vezes que aparece é em um humor negro e crítico, que eu até gostei, não nego, no entanto isso pouco fez para aumentar meu interesse em toda a trama. Nina passa todo o livro em busca de um homem para casar, e quando encontra ela não sabe bem se ele é realmente o homem ideal.

Eu já encontrei histórias assim diversas vezes, o que muda, sempre, é o jeito do autor em fazer seus personagens agirem em relação ao clichê. Nesse romance, a reação foi pedante, a protagonista seguiu a correnteza e chega a dar sono. O que me surpreendeu é a atitude dos alemães, e até agora fico me perguntando quanto disso realmente é ficção. É difícil explicar porque é algo bem diferente de nossa realidade, mas eu finalmente entendi porque dizem que os brasileiros são um povo quente. Comparado aos personagens de Leinemann, nós somos uns tarados!

Se você tiver a oportunidade de ler esse livro, eu recomendo que vá até o fim e leia tudo. Ler algo diferente é sempre bom, só não espere, como eu, um grande chick-lit, você não vai encontrar.

Vanessa Vieira 22/05/2013

Louca pra Casar_Susanne Leinemann
O livro Louca pra Casar, de Susanne Leinemann, nos conta a história de Nina, uma mulher de 35 anos, que vive na grande metrópole da Alemanha. Independente, Nina possui uma carreira profissional promissora, da qual se orgulha bastante. Ela não chega a ser uma mulher extremamente linda, mas possui os seus encantos que atraem bastante o sexo oposto e não dispensa uma boa aventura amorosa, que quase sempre termina na cama.

Porém, no âmago de sua alma, tudo o que Nina quer é ser amada genuinamente; ser única para alguém. Ah, e claro, ter um casamento perfeito, digno dos contos de fada. Mas sempre que começa a devanear a respeito, se lembra de sua irmã, Bete, que era uma mulher extremamente atraente e cobiçada, e que, depois de casada, se tornou uma dona de casa sem graça, com um marido ciumento à tiracolo e um casal de gêmeos que ocupa praticamente todo o seu tempo.

Apesar de alimentar muitas dúvidas a respeito do matrimônio, sobretudo ao cerceamento de sua liberdade, Nina decide que quer e precisa se casar. Mas achar o homem certo, amoroso e que também preze esse objetivo se mostra uma tarefa bastante árdua. Para tanto, ela conta com a ajuda de sua colega de trabalho Linda, uma mulher bem-sucedida, tanto profissionalmente quanto amorosamente, que lhe propõe uma série de regras, intitulada rules. Tais normas tem o propósito de reger a vida de Nina rumo ao altar, mas o seu futuro a levará para outras dimensões...

Louca pra Casar nos traz um chick-lit sobre uma personagem já na idade madura e que possui desejos não muito diferentes das mulheres contemporâneas: amar e ser amada. Narrado em primeira pessoa pela Nina, o início do enredo é meio lento, e a trama vai se desenvolvendo aos poucos. Por ser um romance do gênero chick-lit, esperava um pouco mais da história, ou seja, toques de humor e diálogos divertidos entre os personagens, e não consegui identificar isso no livro de Susanne Leinemann. O livro é bom, mas a ausência de tais detalhes poderia ter engradecido ainda mais a obra.

Nina é independente financeiramente e possui uma carreira de sucesso, trabalhando como lobista em uma empresa automobilística. Ela adora sair para curtir a night e não tem pudor em ir para a cama com alguém, mas no fundo, gostaria de conhecer alguém que a preenchesse totalmente e alterasse o compasso do seu coração. Apesar de muitas vezes relutar, seguida pelo exemplo de sua irmã Bete, ela quer ter o conforto e a segurança de um matrimônio, e quando recebe o auxílio de Linda, não hesita por um instante que seja.

Nina segue fielmente as rules propagadas por Linda, e isso não me agradou muito. Eu esperava um pouco mais de irreverência por parte dela, de atitude, e achei que ela seguiu tudo que lhe foi colocado sem pestanejar, mesmo deixando claro durante o livro que muito daquilo não lhe fazia feliz. Por ser uma mulher madura, de 35 anos, e ter uma certa vivência e experiência, achei que ela se deixou envolver muito fácil pela colega de trabalho, mostrando ser uma personagem mais volúvel do que especificamente desesperada para casar.

"O amor não precisa de um pedaço de papel. Eu também falava assim há algum tempo. É fácil dizer isso. Parece verdade, mas agora sinto que era errado para mim. Um amor informal não é menor, mas também não é nada além de um relacionamento. E conheço tudo sobre relacionamentos. Eles podem se arrastar no tédio por anos, sem que as pessoas admitam para si mesmas. Esse tipo de amor é como um barco com uma corda frouxa. Todas as noites você amarra a corda no pontão e de manhã verifica se o bote ainda está lá. Um dia o mar fica bravo, a corda se solta e seu relacionamento vai embora em silêncio. No pontão, uma mensagem. 'Sem mágoas. Vivemos bons momentos.' Até uma separação legal é melhor que isso. Pelo menos há uma discussão acalorada. O amor não precisa de um pedaço de papel - essa frase só significa uma coisa: essa é apenas uma tentativa, talvez dê certo. Se não, tudo bem. Não tem problema, nada importante."

Em suma, Louca pra Casar é um livro bom, mas não surpreendente. Se a autora tivesse intercalado a trama com mais humor e diversão, e trabalhado um pouco mais a personagem, poderia ter alcançado um resultado melhor. A capa é simples e a diagramação está excelente. Este é o primeiro livro que leio da Editora Europa e devo salientar o capricho e o cuidado que a mesma teve com sua diagramação, com um trabalho de revisão impecável, fonte em um bom tamanho e gravuras fofas no início de cada capítulo. Realmente, estão de parabéns! Apesar do livro não ter superado as minhas expectativas, foi uma boa leitura e não deixo de recomendar, salientando que não criem muitas expectativas em relação a obra.