A Galera Chancellor

A Galera Chancellor Júlio Verne

Resenhas - A Galera Chancellor

Thais645 12/11/2021

Um dos melhores que já li do Júlio Verne
O Júlio Verne é genial. Toda e qualquer resenha de livros dele tem que começar assim ????. Mas esse livro em particular eu achei acima da média!
A história narra a viagem do Chancellor, um navio que sai dos EUA em direção à Europa mas que naufraga no caminho.
É tão envolvente e tão angustiante, ele descreve a história de uma forma tão envolvente que você se sente lá, no navio, sente a água do mar na pele e o sol queimando, a fome e a sede...
E o final gente! O final! ???

Jansen 16/04/2020

Um passageiro que torna-se relevante no pequeno grupo de passageiros, faz um relato diário da vigem de Charleston, na Carolina do Sul (EUA) a Liverpool na Inglaterra. A viagem seria num barco relativamente novo, a galera Chancellor, comandada pelo incompetente John Silas, conhecido por Huntly. Eram 18 tripulantes, incluindo o comandante e 8 passageiros. Na apresentação dos tripulantes e passageiros podemos notar a diferença dos escritores de mais de cem anos atrás quanto ao tratamento das pessoas em relação ao termo tão em voga do "politicamente correto". Ele menciona um cozinheiro enfezado e negro e um jovem passageiro francês aleijado de nascença.
Era uma bela e segura galera. Podemos ver sua imagem no google procurando por galera (ou navio) Chancellor.
O relato romanceado por Júlio Verne nos dá uma ideia de como o ser humano se comporta quando sua segurança está em risco. O destaque é para a sede e a fome e de como nos tornamos autênticos animais, com instintos selvagens. Destaca também a bondade de uma dama, acompanhante de uma milionária americana do ramo de petróleo. Falar mais vira spoiler.