O Testamento

O Testamento John Grisham

Resenhas - O Testamento

Joaquim 12/01/2009

Esse livro de John Grisham traz uma peculiaridade: certo trecho seu se passa no meu estado, Mato Grosso do Sul. O personagem vem ao Pantanal, passando por minha cidade, Campo Grande. Tudo com uma descrição minuciosa, oriunda das numerosas vindas do autor a este querido estado. John Grisham, dizem, adora vir pescar no Pantanal. Nesse livro, ele decidiu escrever sobre esse pequeno paraíso.
Sampaio 20/04/2012minha estante
Dizem, ñ. Ele gosta, realmente. Em Corumbá, onde se passa parte do enredo, ele já foi pelo menos três vezes, sempre em companhia de outros membros da igreja batista norte-americana (salvo engano), onde fazem ainda trabalho social na cidade. Além do mais, o barco Santa Loura foi inspirado na viagem de uma semana feita no barco Santa Laura, então de propriedade de José Mendes Sampaio, meu pai.

Flavio Assunção 18/11/2009

O livro não é ruim, mas também não é bom. Na verdade, só o li porque não tinha outra coisa na estante e queria aproveitar pra conhecer o autor. De um modo geral, a estória de "O Testamento" é muito boa. O fato de parte dela se passar no Brasil ajuda e muito. Só que não vi nada de mais. Foi, honestamente, um livro que ao seu término não senti nada. E não é de livros assim que gosto.

A idéia era conhecer o autor. Conheci. Prazer. Mas provavelmente não o lerei novamente.
Nozen 30/04/2016minha estante
Se você quer conhecer uma das melhores obras do autor, na minha opinião, leia "Câmara de Gás". Foi o primeiro livro dele e que me fez ficar fã.

Patricia 04/04/2021

Homenagem ao Brasil
Nesse livro somos apresentados a paixão do escritor pelo Brasil. A história tem como pano de fundo o Pantanal, lugar que o autor ama. Eu amo livros jurídicos e esse é um dos que mais gosto. Os personagens são instigantes, nos levam a repensar sobre o que realmente vale a pena na vida. Qual a real importância do dinheiro. Reflete sobre os segredos que se guarda e a necessidade de perdão.

Renatinha 14/07/2020

Após a morte de Troy Phelan, seus filhos lutam pela herança de onze bilhões de dólares. Entre contestações e discórdias familiares, surge uma nova pessoa na história que irá mudar todos os planos dos Phelan.
Com parte da história passada no Pantanal Mato-grossense, John Grisham nos faz querer ler sem parar. "Só mais uma página... Ah, só mais um capítulo" e vai lendo, lendo, lendo...
Algumas citações achei um tanto preconceituosas ou talvez com um pouco de desconhecimento mais profundo, mas o enredo e toda trama se sobressaem, e muito, frente a isso.
A história mostra que existe algo muito maior que o dinheiro, que uma vida simples pode sim fazer uma pessoa feliz, que há pessoas desprendidas e que a força de vontade unida à compreensão pode salvar uma pessoa.
O final é incrível, sensível e tocante.

Bruna 15/11/2020

Um bom passatempo
Um livro com um ótimo enredo mas com uma execução não tão boa assim. John Grisham é conhecido pelos livros de tribunais, muitos advogados envolvidos e bons finais. Nesse livro encontramos exatamente isso, porém com um meio de história arrastado, que poderia ter sido direcionado para o aprofundamento de personagens principais. De qualquer forma, a escrita é fluida o que torna o livro rápido de ser lido.

legal41 30/08/2021

O autor tem uma bela sinopse na mão, mas desenvolveu de uma maneira tímida. Ele usou o testamento do velho Phelan , para mostrar a vida de Nate o advogado que fica responsável em descobrir a herdeira. O céu e o inferno de Nate é o condutor do livro. Esperava mais.

Alessandra 05/04/2012

Sinopse - O Testamento - John Grisham
Pantanal mato-grossense é cenário na trama do escritor americano. O que você faria se fosse herdeiro de onze bilhões de dólares? Uma boa pergunta que tem uma eletrizante resposta em O Testamento, o novo romance de John Grisham. O autor desenvolve a história da família Phelan : do patriarca, Troy Phelan, a seus estranhos herdeiros. Depois de escrever seu último testamento, o bilionário se suicida, iniciando uma batalha onde faltam alcatéias de advogados, repórteres e uma família destroçada pela ambição e pelo dinheiro. No centro da trama está Nate O Riley, advogado, alcoólatra, que tem de mergulhar em outra selva, o pantanal Mato-grossense, e encontrar o verdadeiro destino da fortuna de Troy Phelan. Contraponto genialmente os canyons de concreto das grandes cidades aos alagados do rio Paraguai, John Grisham nos leva a dois mundos diferentes, cada qual com seus perigos e belezas. Mais do que uma história feita de artimanhas jurídicas e bizarros personagens, O testamento é uma trajetória de um homem em busca de valores mais permanentes do que a embriaguez do poder. John Grisham escreveu este romance após uma longa estada no Pantanal Mato-grossense, quando esteve em contato com missionários religiosos americanos e com a vida selvagem daquela região. "Espero não ter descrito o Pantanal como um enorme pântano repleto de perigos. Não é. É uma preciosidade ecológica que atrai muitos turistas e todos sobrevivem" escreveu Grisham. Além dos incríveis panoramas da vida natural que desenha em seu livro, o escritor retrata, com muito humor, aspectos típicos da vida do brasileiro. No capítulo 38, por exemplo, ele explica o que é o despachante: "É parte essencial da vida no Brasil. É o homem que facilita tudo. Num País onde a burocracia é antiquada e lenta, o despachante é o homem que conhece os funcionários da prefeitura, dos tribunais, os agentes da alfândega". O Brasil também esteve presente em outros de seus livros, como O Sócio, no qual um americano tenta fugir de seus perseguidores em Ponta Porã.
Sampaio 20/04/2012minha estante
Desculpe corrigi-la, mas é no pantanal SUL-MATO-GROSSENSE

Maga 22/09/2012

Gostei muito. Conta a historia de uma bilionario que trabahou muito e suicida. Deixa um testamento. Tem 3 ex-esposas e com elas teve muitos filhos, que sao extremamente gananciosos e estavam loucos pra receber cada um a sua parte na herança, mas no testamento Troy nao deixa nada pra eles e nem pras ex-esposas. Deixa tudo pra uma filha ilegitima Rachel Lane, medica e missionaria que vive no pantanal no Brasil. Para encontra-la antes de morrer ele escreve uma carta ao seu advogado Josh e avisa da existencia dela. Ele como advogado apos a morte provindecia td para fazer valer o testamento. Manda outro advogado pro Brasil Nate O´Riley um ex-dependente (quimico e alcoolico). Para isso o retira da clinica de reabilitação. Ele viaja e enfrenta inumeros problemas ate encontrar Rachel, mascom isso muda sua vida e consegue se libertar do vicio.Rachel no inicio nao aceita o dinheiro e ele volta e se declara advogado dela lutando por seus direitos, depois volta ao Brasilpra avisa os acontecimentos, mas a encontra morta na tribo indigena que vivia, mas encontra uma carta onde doa seus bens pra uma ONG e declara o dr. Nate como seu advogado.
Nate consegue se livrar das dividas e reconstruir sua vida junto aos filhos que moram com as ex-esposas.
Maga 22/09/2012minha estante
Gostei muito, podia virar filme

bianca 12/12/2012minha estante
ele só não deixou a herança pros filhos legitimos pq eles eram gananciosos ou tem outros pqs?

gabrielrjf 19/07/2018

Minha releitura
Quando era bem jovenzinho havia lido este livro.

Então, adulto, reli.

E detestei. Lembro-me de apenas outro livro do autor que eu li (Tempo de matar) e havia gostado muito, mas este não funcionou.

Achei muito frio as descrições dos personagens, sem me apegar a nenhum.

O enredo é bom, porém, não escrito.

Achei que ficou muito em coisas que não deveriam, e se esqueceu de mostrar sentimentos e conflitos de uma forma mais clara. Minha sensação foi de ler sobre vários personagens mas não conhecer nenhum intimamente..

Se por exemplo, tivéssemos conhecido mais a respeito da Rachel, acho que poderia me apegar.. Mas enfim.

Uma estrela pelos cenários que foram descritos e me impressionaram. É o que vale a pena neste livro, se imaginar nos rios dos pantanal.
Samara 08/04/2022minha estante
Mesmo assim, vou ler

Rose 30/04/2014

O que acontece quando o homem mais rico do mundo morre? E quando este homem tem três famílias que há muito querem apenas por a mão no seu dinheiro? E quando este mesmo homem prepara cuidadosamente não só seu testamento, mas sua morte também? Quando todos os filhos e ex-mulheres e respectivos advogados estão prestes a receber milhões, uma última cartada dada pelo falecido milionário puxa o tapete de todos e pode mudar completamente a vida de Rachel Lane, uma missionária que vive entre os índios no Pantanal Brasileiro.
O que cada um é capaz de fazer por dinheiro? E quanto do seu caráter é baseado nisso são alguns dos debates levantados pelo livro. Rachel Lane e seus outros meios irmãos têm uma relação bem diferente com o dinheiro e os advogados fazem um grande diferencial neste livro, mostrando uma face gananciosa e corrupta. Os defeitos mais horríveis de um ser humano são mostrados claramente.
Confesso que esperava um tantinho mais do livro, só não sei explicar bem o que. Mas é uma boa opção para quem procura um livro recheado de suspense e uma trama bem amarrada e desenvolvida.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Clarice.Castanhola 22/07/2015minha estante
adorei o livro, de facto prende o leitor até ao fim do livro. Tem uma linguagem simples, uma escrita fluente e sentimos a história leva-nos a sentir os lugares e a visualizar as personagens como se fossemos também figurante

Jefferson 22/07/2014

Acabei de terminar O Testamento de John Grisham e resolvi contar a experiência para vocês, não costumo fazer esse tipo de coisa mas esse livro me pegou extremamente de surpresa, terminei ele em aproximadamente 15 horas de tão interessante que é. É o primeiro livro que li do John Grisham e também o primeiro sobre tribunal, gostei bastante da narrativa e dos diálogos, a história flui muito bem e faz querer avançar ansiosamente cada capítulo.
O livro conta a história de uma fortuna estimada em 11 bilhões de dólares deixada por um velho de 80 anos cansado da vida chamado Troy Phelan, como seu último desejo o velho deixa toda a fortuna para uma filha ilegítima que ele mal conhece e deixa 6 filhos legítimos fora do testamento, isso leva à uma luta judicial e coloca o Dr. Nate O'Raliy um advogado que acaba de sair de uma clínica de reabilitação por causa dos seus problemas com álcool em uma busca no Pantanal matogrossense pela filha desconhecida do velho.
A visão do autor sobre o Brasil foge da realidade mas não é nada que atrapalhe a história. O contraste que ele dá é muito interessante trazendo 6 personagens gananciosos e sem escrúpulos que fariam de tudo por dinheiro e do outro uma mulher simples que não depende do dinheiro para ser feliz. Apesar da briga judicial os termos usados por advogados são traduzidos de forma simples e clara pelo autor.
Esse livro tem tudo que se espera de uma boa leitura; aventura, conflitos, diálogos elaborados e envolventes, personagens marcantes e o mais importante um final surpreendente que foi diferente dos que eu imaginei e confesso que o final foi perfeito.

Dani Furiati 21/08/2021

A fotografia é perfeita! As fazendas, cidades, as aldeias, todas descritas lindamente! Me fez ter vontade me aventurar pelo Pantanal afora!
De início tive nojo daquela família, realmente só salva a Rachel. A forma que ela abdica das suas necessidades para atender a necessidade dos outros é inspiradora. A parte do tribunal com o Nate surrando as testemunhas tbm foi maravilhosa!
No geral não é um livro ruim, mas não é um tipo de narrativa que eu curto. Muitas vezes achei maçante e sem nada que instigasse a leitura. O final foi triste, mas bem colocado.

Maxdoran Souza 18/07/2017minha estante
A resenha me deixou com vontade de ler o livro, é muito profissional e fala o suficiente para despertar a curiosidade dos possíveis leitores.

Dâmares Dias 16/09/2016

O testamento - John Grisham
Resenha postada no blog, cujo link segue abaixo... Por favor, faça uma visita ao blog, confira outras resenhas e deixe seu comentário.

Olá... Mais um livro "jurídico para leigos"... É assim que me sinto lendo John Grisham...
Dos livros do autor que eu li, nunca tinha ouvido falar de um que se passasse no Brasil, já na sinopse do livro observamos que parte do cenário da história se desenrola no Pantanal, em busca de uma herdeira desaparecida.
Logo nos primeiros capítulos o autor do testamento, Troy Phelan, comete suicídio, após fazer seu último testamento. Mas para fazer um testamento a pessoa deve estar mentalmente sã para dispor de sua vontade, e ele estava são, mesmo cometendo suicídio?
As questões jurídicas são levantadas pelo autor de forma fácil de ser entendida, e apesar de serem bem exploradas no livro, o são de forma a fazer parte do enredo sem torná-lo maçante...
Também há os herdeiros, todos bilionários de uma hora para outra, todos esperando que o pai morresse, mas não tão rápido assim...
Como sempre é comum nos livros do autor, os advogados são personagens primordiais...
Há o advogado de confiança do morto, Josh Stafford, incumbido de lutar pela validade do último testamento de seu cliente.
O advogado Nate O´Riley, ex viciado, recém saído de mais uma reabilitação, sob ameaça de ser preso por sonegação, sem muito que o prenda ao antigo escritório e a antiga vida nos tribunais, ou seja, o cara perfeito para ir ao Pantanal em busca de uma herdeira que não quer ser encontrada...
E como toda briga precisa de pelo menos 2 lados, há todos os advogados dos herdeiros, digo todos porque o autor descreve toda as confusões familiares que levam os herdeiros a se odiarem, todos sedentos pelo dinheiro, mesmo não se prendendo demasiadamente nesse ponto.
O foco da história está na busca por Rachel Lane, na aventura no Pantanal, e em como certos acontecimentos podem mudar a vida de um homem...
Sem querer me alongar para não dar pistas sobre o desfecho da história, só posso dizer que: se você fez ou faz ou pensa em fazer faculdade de Direito, leia esse livro! Se você nunca entrou não se interessa por essa área, mas gosta de um bom livro e sabe que vai morrer um dia (com ou sem testamento rsrsrs): Leia esse livro!
Até a próxima...

site: lifalei.blogspot.com.br