O Oriente Médio

O Oriente Médio Bernard Lewis

Resenhas - O Oriente Médio

Willy Robert 10/07/2022

Necessário!
Livro excelente. Abrange cerca de dois mil anos da história do Oriente Médio, levando em conta todos os aspectos dessa região que foi central para o desenvolvimento do mundo. O autor parte da ascensão do cristianismo, passando pelo Oriente Médio era a bola e as raquetes os diversos impérios que dominaram a região, desde o Egípcio antigo eram antigos e antigos da região entre os ingleses e no fim do século XIX . Vale muito a pena a leitura, recomendo!

Julio.Argibay 13/08/2018

Oriente Medio
Um livro didático e muito informativo que trata da expansão do Islamismo, desde as civilizações pré-arábicas, destaca-se ai: religião, cultura economia. O Oriente Médio já havia sido invadido e dominado por diferentes civilizações, antes do domínio dos árabes na região, tais como a: Helênica, Romana e Cristã e transformaram a região sensivelmente.

Com a expansão e o domínio dos Árabes nessa região a religião muçulmana ganha força e domina os povos conquistados. Acrescenta-se ai um dado muito importante que foram as invasões dos Povos da Estepe, entre eles os Turcos Otomanos e os Mongóis. O que acontece após estes conflitos entre povos distintos de culturas e tradições milenares é a absorção por parte dos povos invasores citados, da religião e cultura árabes.

Forma-se ai um caldeirão cultural e religioso que mudará essa região, em plena Idade Média, tornando-a um dos maiores impérios já formados no mundo. No seu apogeu esse território ligava o Egito a Pérsia, sul da Europa e leste da Ásia. Esse domínio só começa a mostrar sinais de cansaço com o sucessos dos estados europeus, o fracasso da guerra contra a Prússia e o início das navegações dos Portugueses e finalmente a expansão dos russos nos domínios turcos.

A queda do Império Otomano é seguido pelo predomínio dos Estados Europeus e sua maior influência no Oriente Médio. Após a II Grande Guerra, na Palestina, Protetorado Inglês no Oriente Médio, é criado o Estado de Israel, que até hoje não é reconhecido pela maioria do estados Árabes da região.

Yuri 15/04/2013

Excelente
Ótima leitura, abrangente e bem completa. Um livro rico em detalhes de grande recomendação no meio acadêmico.

Inlectus 25/07/2009

Obra excelênte.
Bom conhecimento sobre a história do oriente médio e sua política. Leitura bem recomendada.