O ex-estranho

O ex-estranho Paulo Leminski

Resenhas - O ex-estranho

Sooh.misky 27/02/2024

Gostei bastante , meu primeiro livro do autor e espero que não seja o último. Li em um dia a leitura foi bem leve e os poemas foram bonitos. O da página 38 e 75 foram os meus favoritos..?

Maria3235 12/02/2024

O ex-estranho
Sinceramente, muitos poemas eu não entendi, apenas senti!
E posso dizer que o poema da página 75, que não tem nome, foi meu favorito! Belo e especial!

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Em que ilha Paulo Leminski cifra esta estética de arrepios? De signos entrecortados pelo dom da surpresa, animados pelo amor ao súbito, ao lúdico e ao abismo ? um sopro invariavelmente novo na sempre melancólica estância seresteira que é, sabemos, o país. Este, senhores, nem parece um livro póstumo tanto continua viva nele a graça cheia de graça do poeta Paulo Leminski.?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/857321029X

Iaraz1nha 05/08/2023

AMAR: ARMAS DEBAIXO DO ALTAR
Este é o meu primeiro livro de Paulo Leminski ; acredito que ele possa ter melhores. Poesias tão curtinhas e tão grandiosas em um livro de somente 80 páginas... Incrível!

Giovanna 19/06/2023

Leminsk
Meu primeiro livro dele, acredito que ele tenha melhores
realmente senti os sentimentos dele ao longo do livro, amo isso!!
quero muiito ler mais do autor, ainda mais agora que sei que ele era aqui de curitiba.

percyjgf 08/03/2023

Viver não tem cura
Sou completamente apaixonada pela escrita do leminski, que cara genial. leria até a lista de compras dele.

Cleber Braga 17/02/2023

Paulo se faz poeta antigo em tempos modernos, estava tão bom a leitura de cada poema, pequenina, porém grande, e que eu queria mais, mas não seria tão bom, se tivesse mais. Fiz Poema na resenha! rs

TainA 27/01/2022

Senti alguma coisa
Deu pra sentir sentimentos é a frase mais pertinente. É um livro curto que eu não dava nada que apesar de não ter me dado tanto, pelo menos me tirou da ressaca e me fez ter curiosidade de ler outros livros do Paulo.

. J e n n i . 24/11/2021

Li em uma sentada só, é maravilhoso e surpreende uma voz necessária para a sociedade poética a do Leminski, vou me aventurar muito mais em seu mundo das rimas.

Alanna. 25/02/2021

Meu primeiro contato com Leminski
É o primeiro contato que tenho com o autor, e achei a seleção de poemas desse livro muito boa. São bem curtinhos, e é uma leitura rápida.

"pessoas deviam poder evaporar
quando quisessem
não deixam por aí
lembranças pedaços carcaças
gotas de sangue caveiras esqueletos
e esses apertos no coração
que não me deixam dormir"

Gabi Sagaz 17/01/2021

Sempre perfeito
O Rio vermelho que corre em mim. Só a poesia de Leminski para nos fazer sentir a existência de um rio de sangue dentro da gente. Poesias curtinhas mas sempre tocantes.

Gabigabi 05/01/2021

É o abismo se formando aos nossos pés
sofre de incompetência crônica para perceber o que lhe é contemporâneo, ao que está na esquina. Do mesmo modo, Chega mesmo a ser tediosa a insistência sua obra inovadora e abridora de caminhos, além de outras indicadas no roteiro de viagem deixado pelo autor

Nelita 30/08/2020

Poesia de Paulo
Nesse livro temos o que consideraram a última coletânea de poemas de Paulo Leminski. Conheço muito pouco do escritor e traduzi esse livro, ao meu modo, como uma deixa para ler mais desse curitibano enigmático (porque foi assim que interpretei alguns dos poemas: enigmas).

eagorarenato 23/03/2020

Parece até que está na hora
de levantar
e ver que a vida
nunca vai ser outra
Eu acho que o que mais gostei de conhecer na poesia de Leminski foi como as mais curtas são as mais surpreendentes. Dão uma sensação súbita ao perceber tanta grandeza em pouco espaço. Uma síntese de coisas universais em versos breves.
O poder do ex-estranho é transformar o estranhamento e se reconhecer em cada verso.