A Ciclista Solitária

Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - A Ciclista Solitária

Bruna 05/06/2021

Uma coletânea de histórias até que gostosa de ler.

Sem muita lenga lenga os casos nos são apresentados, crimes, corpos e soluções num ritmo tão bom que mal percebemos ao chegar ao fim.

Gostei bastante!

arthur966 22/03/2020

null
gosto bastante das histórias do sherlock, mas nenhum desses contos aqui me prendeu muito. talvez porque foram escritos na época depois da primeira morte do sherlock, uma época que o conan doyle foi praticamente obrigado a escrever mais histórias. elas parecem sem vida, como se ele escrevesse só por escrever. é divertido como um todo mas analisando cada conto fica bem atrás de outros livros dele.

Caroline 15/05/2023

O retorno de Holmes
Há muito tempo que gosto de ler Sr. Arthur Conan Doyle e Agatha Christie. Encontrei a versão da L&PM pocket desse livro pra comprar em uma viagem e preciso dizer que amei o tamanho, qualidade e praticidade... maravilhosa essa edição. Por mais livros neste formato e qualidade!
Os casos são legais, mas, de fato, são pouco instigantes se comparados às outras histórias de Sherlock Holmes. Fato é que o autor quase se viu obrigado a ressuscitar o personagem, tamanha foi a pressão popular dos leitores na época, nas acho que fica explícito que o autor o fez de má vontade. Lembro-me de ter lido em algum lugar que os livros publicados após o "retorno da morte" de Sherlock Holmes não são os mais populares do autor e que não foram bem recebidos pela crítica e infelizmente tenho que concordar que os mistérios são pouco elaborados, e os clichês e saídas de roteiro muito forçados! "A Ciclista Solitária", título desse livro de casos, é, de longe um dos mais chatinhos que já li e o vilão e a história são bem previsíveis desde a primeira página. Em minha opinião, "Os dançarinos" e "A escola do Priorado" são os melhores casos dessa coleção.
Até mesmo outros livros como "O mundo perdido" que é um mistério escrito fora do mundo de Sherlock é bem mais interessante. Neste livro, o autor parece entediado, como o próprio Holmes, que se mostra saudosista dos tempos em que Moriarty o desafiava, não encontrando após seu retorno nenhuma mente criminosa genial que possa ser um novo rival à altura.

Gabriel de Souz 26/10/2010

Aí sim...
Aí sim Sherlock Holmes surpreendeu-me novamente! Interessantíssimas todas as estórias... devo salientar, porém, o fato de "A Ciclista Solitária" ser a única que não gostei, justamente por ser muito bobinha, e tá na capa... vai entender

Kiss 05/10/2011minha estante
concordo!

EuSouRose 24/05/2020

Gosto bastante das histórias do Sherlock e Watson. Os contos desse livro são um pouco diferentes dos outros com solução um pouco mais simples. No entanto, os finais são surpreendentes. Vale a leitura.

Leonardo.Capeleto 21/01/2013

O "meio" Retorno de Sherlock Holmes
"A Ciclista Solitária e outras histórias" é composto dos 7 primeiros contos, dos 13 que compõem o original "O Retorno de Sherlock Holmes", publicado em 1905. No livro anterior (Memórias de Sherlock Holmes, de 1894), Conan Doyle havia matado seu ilustre personagem... porém Holmes, é "ressuscitado" no primeiro conto (mostrando que este não havia realmente caído em um penhasco).
Como em outros livros, as histórias são narradas pelo fiel companheiro de Holmes, Watson. Os contos são curtos e diretos, de fácil leitura.
Como cada conto é praticamente independente, a avaliação do todo se torna vaga. Assim, os melhores contos, em minha opinião, foram: A ESCOLA DO PRIORADO e BLACK PETER, além de O CONSTRUTOR DE NORWOOD e OS DANÇARINOS.

Thiago 26/07/2013

Sete ótimas históras
"A Casa Vazia": História muito boa. Mas vale mais como o "retorno de Sherlock Holmes do que pelo próprio caso propriamente dito. Ele é bom apenas.

"O Construtor de Norwood": Boa história, com um final surpreendente, mas acaba sendo mais uma boa história, apesar de ser bastante interessante.

"Os Dançarinos": Uma das melhores, muito boa.

"A Ciclista Solitária": Não sei o porque da história mais fraca ser a capa do livro. Ela não é ruim, mas é apenas boa. Começa bem, mas o fim não é tão bom quanto.

"A Escola do Priorado": Das sete está entre as três melhores. Na verdade, as três últimas são as melhores. E essa aqui é ótima, com um ótimo desenrolar. E um final muito bom.

"Black Peter": Muito boa, prendendo do início até o fim.

"Charles Augustus Milverton": Talvez seja a melhor história do livro. É muito boa e tem uma final muito surpreendente. Fecha com chave de ouro este ótimo livro.

Suliany 03/03/2016

Contos
7 contos de Sherlock e o fiel escudeiro Watson.
Boas histórias, nada surpreendentes.
Mas sempre apreciáveis!!

Kallyssa 29/08/2016

legal
contos não tão conhecidos de Sherly. São contos sobre casos mais simples.

isabel.oliveira.90226628 29/09/2020

Sherlock Holmes é sempre muito bom. Já sinto saudade de sua capacidade de dedução.

Julia 13/04/2021

Sherlock Holmes
Acho que nem preciso dizer
Sherlock Holmes foi umas dos melhores livros já escrito