Mundo Singular

Mundo Singular Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mundo Singular

Nanda_li 02/03/2024

Mundo singular
O livro, embora datado e com algumas nomenclaturas já ultrapassadas, é um bom começo para quem se dispõe a estudar sobre autismo. Traz uma visão sensível, muitos exemplos práticos e uma linguagem muito simples.

Neila Porto 28/01/2024

"Mundo Singular: Entenda o Autismo" oferece uma visão esclarecedora sobre o autismo, explorando a perspectiva de mundo, os desafios, o brilhantismo e os tratamentos relacionados a essa condição. A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva e os especialistas Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles abordam de forma acessível as dúvidas mais comuns sobre o autismo, proporcionando uma compreensão mais ampla e sensível sobre o tema.

Achei excelente por ter uma linguagem não científica, que permite uma leitura leve e informativa, possibilitando conhecermos melhor a síndrome do autismo e suas nuances.

Recomendo para aqueles que buscam compreender mais sobre o autismo e desejam adquirir conhecimento sobre como lidar e compreender essa condição de forma mais empática e inclusiva.

Cica 21/11/2023

Livro muito fácil de entender, e com mts exemplos, o que facilidade de visualizar o dia a dia e as características no meio da rotina das pessoas.
Algumas coisas foram repetidas, as vezes deixava um pouco cansativo, mas acho um ótimo livro pra quem quer entender, principalmente pra familiares de autistas.

eve 17/11/2023

Excelente livro para um primeiro e aprofundado contato com conteúdos relacionados com o transtorno do espectro autista

Carla.Parreira 08/11/2023

Mundo Singular: entenda o autismo (Ana Beatriz Barbosa Silva/Mayra Bonifácio Gaiato)...
Melhores trechos: "...Homens, de forma geral, perdem, de longe, para as mulheres, nas questões relacionadas às habilidades sociais; têm muito mais dificuldade em perceber o quanto seus atos influenciam no ambiente ou no sentimento das pessoas. Eles podem agir de maneira grosseira ou até magoar os outros, sem se darem conta. São mais rígidos e controladores, pouco hábeis na arte de comunicação e, muitas vezes, compartilham momentos apenas quando são do seu interesse. Os hobbies masculinos tendem a ser mais restritos, como futebol, carros, dinheiro, por exemplo. Eles não conseguem ter a percepção correta de como as mulheres podem se divertir com um simples chá de bebê ou qual é a função de um detalhe ou enfeite que não serve para nada! Em pessoas com traços de autismo, este cérebro masculino é ainda mais evidente. De fato, o pesquisador inglês Simon Baron-Cohen levanta a hipótese de que o cérebro autístico seria um cérebro predominantemente masculino, como resultado de uma exposição maior à testosterona, o hormônio masculino, durante a gestação. Estudos genéticos, apesar de muito importantes, ainda engatinham nas elucidações da causa do autismo e é provável que a tese do excesso de testosterona não explique todos os casos de autismo existentes no mundo. Mas tudo indica que isso pode ser um dos fatores nessa colcha de retalhos... Seja lá como for, tanto mulheres quanto homens que apresentam um cérebro com funcionamento autístico (considerado um cérebro extremamente masculino) terão suas habilidades sociais prejudicadas. Isto é um marco do autismo. Porém, existe uma hipótese de que as meninas com traços leves de autismo conseguem "mascarar" melhor suas dificuldades pela predisposição feminina de serem melhores na linguagem e na inteligência social. Isto é, outras aptidões típicas do cérebro feminino compensariam sua genética autística. Não sabemos ainda. Talvez, os casos leves não cheguem a ser tratados e, por isso, as meninas quando são diagnosticadas com autismo aparentam ter um quadro mais grave do que os meninos. Precisamos estar mais atentos a elas...
As pessoas com autismo foram e ainda são, em algumas situações, rotuladas como pessoas que não têm sentimentos. Acreditamos, porém, que isso é uma injustiça e pretendemos derrubar esse mito. Podemos pensar que o cérebro de uma pessoa sem autismo funciona como uma unidade. As várias áreas do cérebro têm suas funções particulares, mas são interligadas. Já nas pessoas com autismo, estas áreas não conseguem se comunicar efetivamente. A pessoa, portanto, tem dificuldade em expressar seus afetos e pode fazer isso de maneira alternativa e inadequada. Farão isso não por falta de sentimento, mas porque a área do cérebro onde os afetos são vividos não se conecta corretamente com a área onde os afetos são expressos. Isso faz com que pessoas com autismo tenham sentimentos verdadeiros e profundos, mas não consigam expressá-los tão facilmente. Cabe a nós, portanto, ensiná-las a perceber e a reconhecer tais sentimentos e também compreender o jeito como se expressam, sem esperar que sejam como nós. Às vezes, uma criança com autismo pode expressar a sua gratidão oferecendo uma pedrinha, e manifestar seu amor com um pequeno toque na sua mão. E tenha a certeza de que isso é muito para eles..."

Paola PGS 20/09/2023

Não sou uma conhecedora do assunto e acabei pegando esse livro por curiosidade no tema. Tenho a impressão de que esse livro está um pouco desatualizado com algumas questões que achei bem sexista e umas ideias um tanto problemática e que vem desde o livro mais famoso da autora (essa vilanização absurda do psicopata em contraste ao "anjo azul" do portador de autismo me pegou demais).

Mas pareceu de leitura fácil o suficiente para me interessar mais no tema e procurar obras melhores e mais atualizadas.

No mais, só fiquei um tanto em alerta na questão pessoal diante de algumas coisas que eu me identifiquei até por demais. E ai bateu a dúvida em minha própria pessoa: Sintomas de autismo leve ou apenas pisciana? rsrs

flora 22/05/2023

Sou bem suspeita para falar de qualquer livro da Mayra, porque essa mulher é uma inspiração.

Mas como esse livro é beeem antigo, ainda era usado o termo Autismo classico e sindrome de asperger, é bom prestar atenção nesses termos e lembrar que não são mais usados.

Tirando isso é uma leitura muito tranquila, muito leve, introdutória, apresenta casos reais e
ótimo para tranquilizar pais que acabaram de receber esse diagnóstico.

A linguagem não é científica e aborda o autismo com bastante leveza, nesse último capitulo me deu até vontade de chorar kkkk.

Apesar de tudo não é um livro que recomendo se você está iniciando os estudos sobre autismo, é até algo que vou fazer nas próximas escolhas de leituras, focar em livros mais atualizados e com edições recentes.

Mariana.Reis 05/01/2023

Me surpreendeu...
Apesar de ser um livro antigo, me surpreendeu algumas expressões preconceituosas e machistas vindas de pessoas tão influentes no campo autístico. Mesmo sendo de dez anos atrás não esperava encontrar certos comentários.
Não recomendo a leitura para pessoas recém diagnosticas, pois muitas informações estão desatualizadas.

doretox 15/11/2022

Péssimo
O livro precisa de atualização urgente, muitas informações estão ultrapassadas e não se aplicam mais.
Como se trata de um livro sobre autismo, não deveria focar quase que inteiramente em crianças, já que adultos (eu incluso) sofremos com isso constantemente.
O livro também tem um viés machista, culpa da história que via autismo como "coisa de menino", o que se provou incorreto, e poderia abordar melhor como meninas sofrem para receber seu diagnóstico.
Em minha opinião o livro só ajuda a aumentar ainda mais o esteriótipo e tentativa de nos colocar dentro de uma caixa.
Não é chamado de ESPECTRO AUTISTA atoa, não somos iguais e esse livro faz justamente isso.
Gi 19/09/2023minha estante
Fico extremamente chateada sobre a falta de conhecimento sobre o autista adulto?. Cansada de questionamentos em que não pareço ser autista tendo vivido diversas fases de tratamento e desenvolvimento!!!

doretox 19/09/2023minha estante
Eu vivo muito isso também, triste

Cristina117 09/11/2022

Boa leitura
É um livro fácil, de linguagem não científica e que aborda o tema com leveza.
Trás de certa forma um mundo distinto do que reconheço como pessoa que conviveu com crianças no espectro, principalmente quando menciona as escolas e as leis.
Mas é uma leitura boa no geral, para quem interesse pelo tema, vale a pena.

Lady Rita 08/11/2022

É bom um começo, mas não recomendo.
O livro é bem introdutório, mas cuidado, ele foi escrito há 10 anos atrás, por conta disso devemos nos atentar as informações e em caso de leitura deve-se levar em consideração que essa era a informação naquela época.
A versão é tão antiga que nela está presente o mito do anjo azul "pessoa com transtorno do espectro autista não mentem" (hoje sabemos que não é assim).
Não recomendaria essa leitura, sugiro que procure edições e títulos mais recentes, essa é 90% voltada para meninos com TEA, porém, ainda sim ele pode ser um bom começo por induzir pensamentos positivos sobre o diagnóstico cedo, e induzir aos pais e mães a não temer o diagnóstico positivo, todavia, agradecer por ele por permitir o tratamento adequado desde cedo, evitando assim maiores impactos na vida da criança que um dia será adulta.
Infelizmente, hoje ainda existe uma negligência gigante por conta da falta de acesso a bons especialistas no diagnóstico do TEA, o livro deixa claro que isso se dá tanto pela falta de pessoas capacitadas para perceber principalmente os traços sutis do autismo, quanto pela falta de dinheiro, afinal, quanto maior a condição financeira melhor acesso ao diagnóstico e o tratamento.
Por fim, não recomendo a leitura dessa edição.

Paulinha 23/09/2022

Pensando que foi escrito em 2012, é ótimo!
O livro é bom, a intenção é das melhores e pensando lá em 2012 foi inovador, um grito contrar o preconceito e a favor do conhecimento!
Mas agora está desatualizado, por mais que tente ajudar, alguns capítulos vão só confundir muitas mães.
Acredito que uma atualização faria muito bem a esse livro, uma nova edição revisada

Ingrid_mayara 27/07/2022

Um livro completo sobre autismo
O que mais me chamou a atenção nesse livro foi o fato de que a autora já explica na introdução que a palavra "autista" será substituída por "pessoa com autismo".
Na metade do livro, no capítulo "amor do bem e amor do mal", a autora diferencia a psicopatia do autismo, porém, eu não fiquei satisfeita com o que ela diz: "As pessoas com autismo são totalmente do bem e jamais manipulariam os outros".
Achei muito interessante o capítulo acerca dos neurônios-espelho, teoria da mente, déficits das funções executivas, teoria da coerência central, comorbidades, neuroplasticidade, Terapia ABA, PECS e tratamento medicamentoso.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Juliana 28/07/2022minha estante
Olá! O autismo abordado no livro é o chamado autismo clássico, ou a autora adentra nos variados graus?

Ingrid_mayara 28/07/2022minha estante
A autora fala sobre o espectro em geral.

João 22/04/2022

Um bom livro introdutório ao assunto, onde desmistifica vários preconceitos e mostra como pessoas com autismo podem sim levar uma vida digna.

Mel ð¯ 14/04/2022

Um ótimo livro para quem quer sabem mais sobre o transtorno do espectro autista. Com uma linguagem bem acessível, voltada mesmo para o público leigo, esse livro traz informações confiaveis sobre o trantorno, abordando sua definição, os comportamentos característicos dos que estão no espectro, os metodos em que se baseiam o diagnóstico e como é feito o acompanhamento terapêutico. Tudo isso ilustrado com vários exemplos de casos clinicos e situações familiares e profissionais ao lidar com pessoas autistas.