Mundo Singular

Mundo Singular Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mundo Singular

Belisiario 05/04/2020

Leitura imprescindível
Apesar do livro abranger um tópico muito específico e que, de uma maneira geral, poucas pessoas sabem a respeito - e muitos que julgam ter uma prenoção sobre o mesmo invariavelmente culminam em uma visão errônea e estereotipada do que o autismo realmente representa -, eu recomendaria a leitura para qualquer um que queira expandir seus horizontes e para vivenciar como é a vida de quem é considerado ‘diferente’, e não somente para aqueles que tem contato direto ou indireto com possuintes do transtorno, independente do grau.

É explanado de maneira casual e progressiva todos os pormenores que envolvem a criação de uma criança com autismo; o que realmente significa, e quais são suas variações. Além disso, através dos exemplos situacionais, propicia um aprofundamento e uma dinâmica mais apurada para que, quando necessário, possamos colocar em prática o tratamento exposto de maneira concomitante com sua teoria do porquê que isso tende a funcionar. Apesar de possuir um foco principal claro, o livro decorre muito bem sobre as tangentes que o transtorno pode ocasionar na sociedade; desde os direitos requeridos, a legislação e, em alguns casos, uma atenção especial que a criança - e posteriormente o adulto - possa vir a necessitar.

Como mencionado anteriormente, apesar do foco específico pelo qual o livro se dirige, o público em geral pode sim se beneficiar do conhecimento passado, visto que todos possuímos um contato diário com indivíduos distintos - muitos que inclusive podem viver despercebidamente com um certo grau do autismo sem nunca se darem conta de suas peculiaridades - e saber lidar com diferentes personalidades e com diferentes tipos de comportamento é exigível independente da crença, profissão, etnia, classe, e etc.

Assim sendo, é de suma importância humanizarmos cada vez mais o próximo em prol de um lugar em que a compaixão prevaleça e exerça profundamente seu papel, levando sempre em conta o princípio da individualidade biológica de cada indivíduo.
Maíra Marques | @literamai 05/04/2020minha estante
Um amor muito grande por essa obra e tudo o que ela aborda! ?

Belisiario 11/04/2020minha estante
É sim, Maíra! *-*
Foi meu primeiro livro no tema mas não deixou nenhuma lacuna na leitura. Super recomendo!
Inclusive comecei a ler outro chamado: "Uniquely Human". Estou no início mas pelo know-how dos autores, pelo review dos leitores e pela introdução sei que será outro livro muito bom.

doretox 15/11/2022

Péssimo
O livro precisa de atualização urgente, muitas informações estão ultrapassadas e não se aplicam mais.
Como se trata de um livro sobre autismo, não deveria focar quase que inteiramente em crianças, já que adultos (eu incluso) sofremos com isso constantemente.
O livro também tem um viés machista, culpa da história que via autismo como "coisa de menino", o que se provou incorreto, e poderia abordar melhor como meninas sofrem para receber seu diagnóstico.
Em minha opinião o livro só ajuda a aumentar ainda mais o esteriótipo e tentativa de nos colocar dentro de uma caixa.
Não é chamado de ESPECTRO AUTISTA atoa, não somos iguais e esse livro faz justamente isso.
Gi 19/09/2023minha estante
Fico extremamente chateada sobre a falta de conhecimento sobre o autista adulto?. Cansada de questionamentos em que não pareço ser autista tendo vivido diversas fases de tratamento e desenvolvimento!!!

doretox 19/09/2023minha estante
Eu vivo muito isso também, triste

Ingrid_mayara 27/07/2022

Um livro completo sobre autismo
O que mais me chamou a atenção nesse livro foi o fato de que a autora já explica na introdução que a palavra "autista" será substituída por "pessoa com autismo".
Na metade do livro, no capítulo "amor do bem e amor do mal", a autora diferencia a psicopatia do autismo, porém, eu não fiquei satisfeita com o que ela diz: "As pessoas com autismo são totalmente do bem e jamais manipulariam os outros".
Achei muito interessante o capítulo acerca dos neurônios-espelho, teoria da mente, déficits das funções executivas, teoria da coerência central, comorbidades, neuroplasticidade, Terapia ABA, PECS e tratamento medicamentoso.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Juliana 28/07/2022minha estante
Olá! O autismo abordado no livro é o chamado autismo clássico, ou a autora adentra nos variados graus?

Ingrid_mayara 28/07/2022minha estante
A autora fala sobre o espectro em geral.

Senna 25/10/2012

Mundo singular - entenda o autismo
Os livros da Ana Beatriz Barbosa como sempre são muito interessantes, começam com uma abordagem despretensiosa sobre o assunto e acabam abrangendo uma gama de vertentes sobre ele. No caso de “Mundo singular” não foi diferente e ao terminar a obra, que é uma parceria da autora com Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles, me senti enriquecido com tanto conhecimento.

A maioria dos livros sobre o autismo se limita a falar sobre os sintomas e diagnóstico, o que pode ser bom pra começar, mas quem quer ou precisa saber mais sobre o assunto “Mundo singular” representa um aprofundamento fantástico. Nele encontramos desde os tópicos iniciais - como introdução ao transtorno autístico, espectro autístico, histórico, sintomas e diagnóstico do autismo - até a legislação que envolve o tema, o papel da escola, as possibilidades de tratamento, o funcionamento do cérebro autístico, suas peculiaridades, os relacionamentos, a vida profissional, dentre outros.

Outra característica interessante do livro é a análise detalhada de cada sintoma e suas diversas nuances, o que reforça a ideia de espectro do trantorno autístico (ETA). Ou seja, ao invés de apenas nomear os sintomas ou enumerá-los, os autores discorrem sobre cada um deles e abordam suas variações, permitindo que vejamos a enorme diversidade de autismos que podem ocorrer. Isso é importante para que abandonemos a ideia ultrajada de que todo autista não olha nos olhos, não fala, não interage, não tem sentimentos e apenas fica repetindo movimentos e grunhindo sons incompreensíveis. Eles são muito mais do que isso e os autores buscam combater o preconceito a partir da informação.

Um ponto que me chamou a atenção na obra foi a divisão do autismo em pelo menos quatro grupos: os indivíduos que têm traços autísticos, síndrome de Asperger, autismo de alto funcionamento e autismo clássico. O autismo clássico é facilmente diagnosticado e muitas vezes corresponde à ideia estereotipada que a maioria da sociedade tem sobre os autistas; a síndrome de Asperger e o autismo de alto funcionamento são bastante semelhantes; e os traços autísticos são o grande desafio da clínica, uma vez que os indivíduos podem passar a vida inteira sem saberem que são autistas e às vezes apenas descobrem na vida adulta, depois de uma coleção de pequenos sofrimentos.

O autismo é um assunto relativamente novo na sociedade, ainda se tem pouco estudo e pouquíssimas certezas, o tratamento precoce vem apresentando ótimos resultados, embora ainda não tenha a capacidade de cura. Acho interessante que se leia e se discuta sobre o assunto, nossa sociedade precisa se abrir cada vez mais para os ‘diferentes’ e aprender a lidar com eles, pois eles têm muito a nos ensinar.
Nora 26/06/2018minha estante
Tens este livro para venda ou troca???

Thamires 02/05/2014

O livro foi escrito por Ana Beatriz Barbosa Silva e fala sobre o autismo.É um excelente livro, com uma escrita super simples e muito informativo. Ajudou a entender melhor o autismo e recomendo também o Mentes perigosas sobre psicopatas de mesma autoria do Mundo singular.

site: http://hellothataqueiroz.tumblr.com/
Erika 23/07/2015minha estante
Tenho os dois. Muito bons, realmente.

Daniele 15/01/2013

O livro nos faz entender em uma linguagem simples como lidar com crianças com diferentes graus de autismo, como profissionais da área da educação podem ajudar essas crianças na escola. Traz relatos reais de famílias que tem crianças com autismo. Muito bom.

Erika 23/07/2015

Muito Esclarecedor!
Sou fã da escrita de Ana Beatriz Barbosa Silva. Mundo singular é um livro bem esclarecedor sobre autismo, suas nuances, sintomas, diagnóstico e tratamento. Li e pude conhecer melhor sobre essa síndrome. O livro é lindo, tem ilustrações de brinquedos infantis na abertura de cada capítulo. Escrito de uma maneira que quem lê entende. Muito bem explicado. Há depoimentos de pessoas autistas, e de quem tem pessoas com espectro autista na família. Super recomendo.

Su 18/05/2016

Me interessei por esse livro devido ao meu trabalho, faço a mediação de uma criança autista em uma escola. E, ainda assim, não compreendia muito bem o que significava possuir o transtorno do espectro autista.
Logo na introdução, a autora aborda a questão da visão estereotipada que se tem das pessoas autistas. Muitos por falta de informação pensam que todos aqueles que são diagnosticados com autismo apresentarão os mesmos comportamentos, o que não é a verdade. Tudo dependerá do diagnóstico e do acompanhamento que será feito durante a sua vida. Por isso, é muito importante o diagnóstico precoce.
Ana Beatriz nos informa que as pessoas autistas são verdadeiras, divertidas, honestas, amorosas e humanas. Para alguém com autismo é muito difícil mentir, pois elas não conseguem entender a razão de se contar uma mentira, nem mesmos aquelas sociais. Isso pode levá-los a serem facilmente ludibriados. Também não compreendem a linguagem figurada, devido a sua interpretação literal do que é dito.
O livro é dividido em quatorze capítulos. Sendo eles: O que é autismo?; Cérebro masculino e autismo; O que é espectro autista?; Meu filho tem autismo e agora?; Escola e amizades; Autismo, emoções e relacionamentos; Autismo e talentos; História do autismo; A origem da questão; Diagnóstico do autismo; Tratamentos do autismo; Legislação e autismo; Trabalho e vida futura e Para que floresça o mais que humano em nós.
Ler esse livro foi fantástico. Entender um pouco melhor a forma que as pessoas autistas veem o mundo facilita muito o relacionamento com elas. Livro indicado para quem conhece, e também, para quem não conhece, alguém com autismo. Afinal, é muito importante que as pessoas se conscientizem e entendam que aqueles que possuem autismo são iguais a elas, apenas encaram o mundo de forma diferente.
“Quando jogamos uma pedrinha em um lago de água parada, ela gera várias pequenas ondas que formam camadas mais próximas e mais distantes do ponto no qual a pedra caiu. O espectro autista é assim, possui várias camadas, mais ou menos próximas do autismo clássico (grave), que poderia ser considerado o centro das ondas, o ponto onde a pedra atingiu a água. Esse espectro pode se manifestar nas pessoas de diversas formas, mas elas terão alguns traços similares, afinal todas as ondulações derivam do mesmo ponto.
O que precisa cair por terra é que o autismo tenha somente uma forma. É comum ouvirmos de profissionais: "Ele não tem autismo, pois olha nos olhos." Isso é um mito, muitos olham e fazem muito mais. Não se trata de um tudo ou nada, mas de uma variação infinita que vai desde traços leves, que não permitem fechar um diagnóstico, até o quadro clínico complexo com todos os sintomas.”
“Crianças com autismo são seres humanos de "verdade", existem e jamais devem ser um fardo em nossas vidas. O que elas realmente precisam e merecem são famílias e pessoas que as valorizem e as amem por serem exatamente como são. Elas entram em nossas vidas, na maioria das vezes de forma inesperada — nós alienígenas para elas e elas estrangeiras para nós. No entanto, elas têm o dom de persistir e esperar, e assim o fazem: esperam por nós, por nosso momento de consciência mais profunda, no qual entendemos que também existem seres humanos que precisam de "Fadas Azuis". Não para que se tornem crianças de "verdade", mas sim para que possamos escolher se queremos ser pessoas melhores ao abraçarmos esse desafio, que transcende, em muito, nossas "misérias individualistas". Essa é uma aventura que não tem fim, tal como o conhecimento advindo dela, uma ciranda da vida, do amor, aos moldes do criador/criatura, na qual a partir de um determinado ponto, de onde não podemos mais regressar, os papéis se alternam de tal forma que é impossível saber quem é a "Fada Madrinha" de quem.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Márcia 30/08/2016

Mundo Singular
é um livro sobre a visão de mundo, os desafios, o brilhantismo e os tratamentos e as perspectivas futuras de crianças com autismo. A doutra Ana Beatriz Barbosa Silva e seus coautores, Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles, especialistas em psiquiatria e psicologia da criança, descrevem os sintomas, o diagnóstico, a visão da família, a visão da escola, os tratamentos, e as variações dessa condição ainda pouco compreendida e muito estigmatizada. Com uma linguagem acessível e relatos de casos reais, este livro pretendo ser um guia para informar e tranquilizar pais, professores e familiares em busca de informações cientificamente embasadas sobre o autismo no Brasil.

Tháh Martins 28/08/2017

Mundo Singular - Uma visita inesquecível
Esse livro me surpreendeu bastante, achei que seria repleto de nomes cientificos e leitura monótona, mais pelo contrário fui puxada para um mundo completamente singular, que começa abordando o tema despretenciosamente sobre o assunto e quando paramos para refletir percebemos que acabou abrangendo bastante sobre ele.
O livro quebra paradigmas e preconceitos criados a partir de falsos critérios, e a ignorância que ainda envolve esse assunto. Mostra atráves de uma leitura simples e sensível o mundo dessas pessoas, com relatos sobre pacientes, vamos aos poucos nos sensibilizando e criando um vínculo de empatia, que nos leva a um aprofundamento fantástico, juntamente com os tópicos abordados, desde a introdução ao transtorno autístico, histórico, sintomas e diagnósticos - que varia muito de uma pessoa para outra - que chega a abordar todos os aspectos, chegando até a legislação.
A forma como os pais, e as pessoas que se envolvem com esse trabalho, procuram cada vez mais sensibilizar e buscar novos meios perante a sociedade para o meio autístico, é incentivador. Pois, infelizmente autismo é um assunto relativamente novo na sociedade, e ainda se tem pouco estudo e pouquíssimas certezas, nossa sociedade precisa se abrir cada vez mais para os "diferentes" e aprender a lidar com eles, pois eles têm muito a nos ensinar...

Maíra Marques | @literamai 10/12/2019

Siga: @literamai
Neste ano conheci o R, um aluno um tanto "diferente" dos demais. Apesar de carinhoso comigo, falava muito pouco e não demonstrava interesse nos coleguinhas. R é autista.

"E agora?" A pergunta que sempre aparece quando se fala de N.E. Me formei recentemente em psicopedagogia e sabia onde buscar fontes para trabalhar com ele. Mas e outras pessoas que não tem ideia do que fazer?

Sou suspeita em indicar os livros da Dra. Ana Beatriz, pois admiro seu trabalho e sua escrita. Ela, juntamente com seus parceiros desta obra, conseguem clarear nossa mente sobre o que é o autismo, do que eles precisam, o potencial de cada um. Uma leitura super válida para leigos, mães, professores, pessoas da área.

O livro clareou minha mente quanto ao trabalho pedagógico que devo realizar e o quanto o R é especial! ♥

site: https://www.instagram.com/literamai/

Nanda_li 02/03/2024

Mundo singular
O livro, embora datado e com algumas nomenclaturas já ultrapassadas, é um bom começo para quem se dispõe a estudar sobre autismo. Traz uma visão sensível, muitos exemplos práticos e uma linguagem muito simples.

Lindomario 07/06/2020

Relevante, mas cuidado!
Como profissional que acompanha famílias com pessoas com transtornos de desenvolvimento, eu preciso dizer que o livro é relevante. Optei por ler, depois de várias mães perguntarem a minha opinião sobre ele. No futuro, pretendo recomendar a leitura, ele é simples e fácil. Possui uma linguagem acessível e toca em pontos muito significativos, principalmente para familiares que ainds estão se habituando logo após essa nova descoberta.

Porém tem uma coisa que eu preciso dizer. A maioria das pessoas não vai perceber, mas o livro tem um pano de fundo sexista em suas ideias. Hoje, anos depois já discutimos questões mais complexas como sexualidade das pessoas com autismo e o poder sobre tomarem suas próprias escolhas. Este pequeno ponto me incomodou bastante. Ainda sim, como disse anteriormente considero uma boa leitura, em especial para o público da área.

Paulo, o Vitor 21/07/2020

Perfeito
Uma leitura que explana bem o autismo e todos os espectros que o envolvem. Para aqueles que convivem ou até mesmo quem queira saber mais sobre é de certa forma imprescindível. Além de vários relatos de vivências reais, o livro explica muitas coisas desde a história do autismo até os direitos e leis que os regem trazendo consigo uma enorme bagagem, seus autores realmente sabem do que estão falando. Você que é pai, mãe, irmã(o), tio, tia, professor(a), medico de uma pessoa assim, que chamamos de especial, não por sua deficiência mas sim por suas incríveis habilidades em alguns âmbitos embora haja dificuldades em outros como a Interação social, esse livro vai te dar a luz que você precisa para entender nem que seja um pouquinho o mundo que essa pessoa vive. Super recomendo.

Gabi 05/09/2020

Me ajudou muito!
Em cada linha lida, em cada página lida era como poder enxergar depois de 2 anos no escuro, entender e aprender mais sobre o meu filho foi muito mais que uma boa leitura. Simplesmente indescritivel. Leitura facil e fluída, de um jeito muito leve.