O Lírio e a Quimera - Tomo I

O Lírio e a Quimera - Tomo I Romaric S. Büel

Resenhas - O Lírio e a Quimera - Tomo I

Elisangela 08/07/2020

Um romance fictício que se passa durante acontecimentos reais ocorridos na França e no Brasil em meados do século XIX... Extremamente interessante.

Lilian 06/02/2019

Trata-se de um romance de época muito bom e que se passa no Brasil (só o comecinho é na França), em meados do século XIX. O livro conta a história de uma francesa que se casa com um brasileiro que não é bem um príncipe encantado, pois é mulherengo e de caráter duvidoso. Entretanto, ela se apaixona perdidamente por ele e vem para o Brasil onde vai viver uma vida completamente diferente de tudo que ela conhecia. Quando vi esse livro pela primeira vez e li a sinopse (encontrei o primeiro volume em um sebo) foi amor à primeira vista e não tive nenhuma decepção ao ler o livro, o amor só cresceu (diferente da pobre Marie Adelaide que se decepciona um punhado de vezes com João Pedro, sua grande paixão).

site: https://www.instagram.com/ebookcontumelia/
elenbsoares 06/02/2019minha estante
deu vontade

elenbsoares 06/02/2019minha estante
Estou com seu livro para ler ainda esse ano!

Você já leu 'A indomável Sofia' da Georgette Heyer? É ótimo!

Lilian 07/02/2019minha estante
Não conhecia, vou procurar! Já adorei o nome: 'A Indomável Sofia'! Espero que goste do meu livro. ;)

Lilian 07/02/2019minha estante
Ah, e O Lírio e a Quimera vale muito a pena! :)

elenbsoares 07/02/2019minha estante
;)

Andrea 26/03/2017

O Lírio e a Quimera - Tomo I - Mademoiselle de Miry
É narrado pela protagonista, Marie Adelaide de Myre, uma nobre francesa que acaba de sair do convento, está com 16 ou 17 anos. Ela foi para a propriedade de sua família, Mortagner, acompanhada de sua mãe (França de 1948) Sua mãe pretende arrumar-lhe um noivo. Num passeio a cavalo, Marie Adelaide sofre um acidente e então sua vida muda completamente. É que ela foi socorrida por João Pedro, que se apresenta como Barão de Itapimirim e muito rico brasileiro. Marie se apaixona por João Pedro. João se mostra interessado e alimenta os sentimentos da jovem. João é misterioso e a mãe da moça não gosta dele, proíbe o romance. Na realidade as pessoas de sua família, cada qual por suas razões, não o vê com bons olhos. João é belo, sedutor, rico e misterioso, e parece estar em todos os lugares que Marie está. Apesar da proteção familiar, o destino parece, conspirar para o casal ficar juntos e em meio ao caos, eles se casam. Marie joga tudo para o alto e se muda para o Brasil. Tudo maravilhoso... na lua de mel ela já vai viver as esquisitices que será seu casamento. Nessa época o casamento não era por amor, más ela casou por amor, pra quem ler o livro, João Pedro decepciona aí: bem na lua de mel.
É um bom livro. Recomendo.

Edna 19/12/2016

Surpreendente e encantador.
Romaric Saint Buel acertou com certeza. O lirio e a quimera é um belo romance com o contexto histórico perfeito. Que coisa mais bem feita. Eu estou arrependida de não ter lido logo. Já faz um ano que minha amiga o emprestou para mim e somente neste mês o peguei para ler. E a leitura flui muito rápido, totalmente recomendável.
Tentarei não fazer spoiler, más sou danada pra faze-lo. O enredo é tipicamente de romance água com açúcar, pelo menos é o que pensei no início, más vai muito além disso. É narrado pela protagonista, Marie Adelaide de Myre, uma nobre francesa que acaba de sair do convento, onde estudou a vida inteira, ou quase. Ela está com 16 ou 17 anos, foi para a propriedade de sua família, Mortagner, acompanhada de sua família, toda bela e feliz, a vida parecia perfeita, apesar da confusão política que a França de 1948 vivia, sua boa mãe pretende arrumar-lhe logo um noivo, já é tempo e há jovens interessantes os visitando. Num passeio a cavalo, Marie Adelaide sofre um acidente e então sua vida muda completamente. É que ela foi socorrida por João Pedro, que se apresenta como barão de Itapimirim e muito rico brasileiro. Marie se apaixona perdidamente e à primeira vista, de maneira irrevogável. João se mostra interessado e alimenta os sentimentos da jovem. João é misterioso e a mãe da moça não gosta dele, proíbe o romance, faz o que pode para apagar essas impressões. Na realidade as pessoas de sua família, cada qual por suas razões, não o vê com bons olhos. João ao meu ver é uma espécie de Christian Gray bem escrito. Ele é belo, sedutor e rico! Misterioso demais e parece está em todos os lugares que Marie está. E pra ela, tal qual Ana, todos os homens ficam opacos, se comparados a ele. Apesar da proteção familiar, o destino parece, conspirar para o casal ficar juntos e em meio ao caos, eles se casam. Marie joga tudo para o alto e se muda para o Brasil. Tudo maravilhoso... na lua de mel ela já vai viver as esquisitices que será seu casamento romântico! Já nessa época o casamento não era por amor, más ela casou por amor, pra quem ler o livro, o sedutor já decepciona aí: bem na lua de mel. Más Marie tem alma de brasileiro e não desistirá fácil. Além do que, ela abriu mão de muita coisa por ele.
Por vezes a história se arrasta, do meio por fim parece que o autor quer explicar umas coisas nas coxas. E o fim... Bem, parece que será melhor explicado no tomo II.
Más apesar de tudo isto, é um ótimo livro. Recomendo.