O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

Katia Pontes 05/07/2012

Nunca vi os livros escritos por Augusto Cury com bons olhos, mas como diz uma velha premissa: "Não julgues um livro pela capa" e nesse caso, pelo autor resolvi me arriscar. E que bela surpresa me aguardava.

Valendo a pena!
FisiNewton 06/07/2012minha estante
Eu estou gostando muito desse livro. Gosto muito dos livros do Augusto Cury. Bem, na verdade, só os romances e o Código da Inteligência. O resto eu nunca vou ter paciência para ler.

Marta Skoober 09/07/2012minha estante
Também nunca li os livros do Augusto Cury, talvez por preconceito mesmo. Minha mãe, entretanto, já leu todos os livros dele e quando quero acertar no presente eu dou um livro dele para ela. ;)

luquinha 17/07/2012minha estante
Gostei muito do livro.É um livro que prende a atenção do leitor do começo ao fim.E , ao mesmo tempo, leva-o a uma intensa reflexão.

Micheli 23/07/2012minha estante
Comecei a ler ontem e sinceramente não estou gostando. O autor fez uma pesquisa muito bem feita, é de se concordar, mas a linguagem do livro é muito repetitiva, as expressões utilizadas são bem típicas de seus livros além de não combinarem com a época em que trechos dos livro é ambientado, os diálogos são massantes, chatos e numa linguagem improvável. Há muitos anos fui leitora assídua de Cury, tenho vários livros dele, com o passar do tempo fui amadurecendo. Vou concluir a leitura esperando ser surpreendida.

Leonardo Zanon 17/08/2012minha estante
Li O vendedor de sonhos - 1 e 2, e ainda o Semeador de Ideias, todos com a mesma temática e em uma espécie de sequencia, gostei bastante. Em O colecionador de lagrimas eu esperava novidades, o livro é bom, mas mesmo o maior fã de Augusto Cury não pode negar que ele repete incessantemente as mesmas coisas, os mesmos diálogos e ideias centrais.

Ainda assim, vale a pena a leitura.

May 26/09/2012minha estante
Eu também nunca havia lido um livro dele. Ganhei e resolvi arriscar. Não posso dizer que o livro é daqueles que prende completamente a minha atenção... mas, nos momentos em que leio, fico completamente envolvida com a história e acabo me surpreendendo com os dados verídicos e com reflexões interessantes que vão muito além do "universo nazista".

AlexProfessor 14/11/2012minha estante
A história é excelente, mas como já foi comentado, quando lemos alguns livros do Augusto Cury percebemos a repetição de ideias, sobretudo das suas teorias.
Apesar disso, é um grande livro, feito com muita pesquisa e, espero,vai melhorar na sequência, pois a história ainda não alcançou seu clímax.

Zeu 13/01/2013minha estante
a muita gente vendo com maus olhos os livros dele, e realmente a maioria nunca leu, pois ao ler se surpreende... que bom q esta gostando

Zeu 13/01/2013minha estante

Marcelo 10/02/2013minha estante
O pior que é verdade, também tinha preconceito até ler o primeiro livro! O autor é muito inteligente e tem uma escrita muito fluída... Recomendo a leitura desse livro!

Alexandra 26/02/2013minha estante
Olá!
Você sabe onde encontro este livro para baixar?
Obrigada!

Rodrigo Brayan 31/03/2013minha estante
com certeza é o melhor livro que já li,estou só esperando a segunda parte.Amo os livros do augusto Cury.

Livs 18/04/2013minha estante
estou lendo e achando a proposta do romance genial, tanto na analise do nazismo até o jeito como ele nos faz refletir como se fossemos um de seus estudantes numa de suas aulas de Historia. a unica coisa que nao me agrada nesse livro é o jeito como Augusto Cury escreve.uma escrita pouco elaborada.

Graice Magalhães 22/04/2013minha estante
Apesar de gostar muito do tema, até o momento estou achando o conteúdo repetitivo e com uma narrativa um pouco juvenil demais para o assunto...espero me surpreender, ao final!

Priscila 29/06/2014minha estante
Que livro maravilhoso, sem duvidas fui transportada para o tempo do Holocausto, sofri juntamente com alguns personagens, chorei juntamente com o Professor Júlio, fui perseguida também juntamente com ele. Tudo bem que Augusto Cury é repetitivo em sua ideias, porém o livro não deixa de ser encantador e arrebatador, acreditei fielmente que eu era uma de suas alunas, e daquelas que não perdia nem uma de suas aulas, devorei o livro e estou ansiosa pela segunda parte. Vale muito a pena a leitura, sem dúvidas.

Kátia 07/01/2015minha estante
Comecei ler em alguns minutos e já percebo nos primeiros capítulos a crueldade de Hitler. No que se refere as crianças, fiquei chocada! Começo a sentir dores antes mesmo de conhecer todo romance desse livro.Como ele mesmo diz: "Colecionador de lágrimas".

Jef 09/01/2015minha estante
Eu sinceramente não vi com bons olhos esse livros se for considerado um romance como o autor diz, agora se for considerado uma aula sobre 2° Guerra eu o vejo como nota 5 porque tem muitos momentos que o autor viaja nas próprias ideias.

Roben 08/08/2017minha estante
Perdi meu tempo, muito mal escrito, foi frustrada a tentativa de criar um enredo em cima de um tema como esse. Abandonei antes de terminar, não consegui continuar. Não recomendo.

beatriz2061 07/05/2021minha estante
Estou lendo esse livro, é uma aula de história e conhecimentos. 5 estrelas com certeza

Leituras@grazii 09/04/2022minha estante
Tô começando agora

Leituras@grazii 09/04/2022minha estante
Tô começando agora

Vaniclei0 21/03/2023minha estante
Os livros do Augusto Cury é para quem gosta de desvendar a mente humana, é sempre um convite a reflexões e esse não é diferente em alguns momentos do livro, fico minutos pensando nos argumentos que ele usa, fantástico para quem gosta é claro.

@theus04 06/09/2020

Li sem parar
Este livro é taao perfeito que chega a ser um de meus favoritos. Aborda de uma forma muito didática o personagem q foi HITLER, seu cérebro, seus defeitos, seu complexo de inferioridade. E os truques que ele fez para ILUDIR a sociedade Alemã daquela época. MUITO, MUITO, MUITO bom. Please, leiam...

gabrielyc.amorim 16/07/2021

Eu amei o livro, que conta sobre a história do holocausto totalmente diferente e ainda há suspense, o augusto cury tá de parabéns

Docinho 02/10/2021

Muito bom.
Faz muito tempo que li, mas quando vejo o título do livro em alguns lugares. O sentimento para com esse livro é o mesmo.
Sara 02/10/2021minha estante
Vc gostou da história?

Docinho 02/10/2021minha estante
Eu gostei muito

Yasmin 26/04/2020

Um dos melhores livros que já li na minha vida ...
Nós faz aprender .. refletir e principalmente não colocar no lugar dos outros .
Leituras e Reflexões 26/04/2020minha estante
Também amei.... lindo!

Silvio 19/03/2014

Parece que um médico psiquiatra tentar escrever uma ficção tendo como pano de fundo a História real não deu muito certo. Literariamente é bem pobre, muito "água-com-açucar"; o autor tenta criar trama (à Agatha Christie),suspense (à Hitchcock), mistério (à Irving Wallace)sobre um assunto tão batido. Reuniu vários outros livros de História (as referências bibliográficas), baseou-se em Operação Cavalo de Troia - J J Benitez e O Ponto de Mutação - Fritjof Capra. Contudo cria muitas incoerências, sem falar nos erros de português, alguns crassos.
Por que a história se passa em Londres se o autor é brasileiro? (nenhum problema, mas acho estranho). Não é estranho um inglês se chamar Júlio Verne, com acento e tudo?
Um professor universitário de Londres não tem um salário tão baixo quanto o de um professor de ensino médio no Brasil.
Estranho um historiador inglês conhecer a 2ª guerra melhor do que um cientista e general do exército alemão.
Não fala nada sobre a razão do ódio de Hitler pelos judeus. Alexander Mackenzie em seu livro "Os Demônios de Deus" explica esse ódio, aliás, faltou ao Cury ler esse livro.
Enfim, o livro é apenas razoável.
Janinha 15/04/2014minha estante
Ótima resenha!

Silvio 16/04/2014minha estante
Obrigado, Jana!

Erika 04/07/2014minha estante
Quer saber? Concordo contigo.
Eu achei esse livro meio enrolado, meio prolixo, meio sei lá!

Denise 25/05/2015minha estante
Concordo em muitas coisas com você, Silvio. É meio "água-com-açúcar" e achei a trama pouco criativa. Mas, se por um lado, a forma escolhida para contar a história do Nazismo é pobre, por outro, achei o conteúdo bom. Traz informações interessantes sobre a II Guerra e provoca algumas reflexões.

Mazinha 07/07/2015minha estante
obrigada pela dica do livro, vou preferir ler esse do que do Cury

Laninha 26/01/2022

Decepcionou
Gosto muito dos livros de Augusto Cury, mas nunca tinha lido um romance dele.
Não gostei.
Apesar de ter gostado muito de conhecer fatos históricos e psíquicos sobre Hitler. O que, na verdade, me fez ler o livro até o final.
mari 26/01/2022minha estante
Os romances do Augusto Cury não são mto bons (na minha opinião), eu já li O homem mais feliz da História e achei mal escrito
Mas os livros dele em geral são ótimos

Laninha 26/01/2022minha estante
Concordo total com vc

Wanessa 25/04/2021

A minha opnião é a mesma: envergonhada com essa maldade!
Terminar esse livro foi um desafio muito grande, igualmente um livro da igreja que li havia um tempo, "O Grande Conflito".

O "Colecionador de Lágrimas" não foi diferente. Era difícil prosseguir para outro capítulo, enquanto eu ainda tentava assimilar o acontecido no anterior.

Como vários outros livros que li sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, sinto-me muito impactada com os acontecimentos, as tristezas, as dores, as matanças e outros desafortunados acontecimentos evitáveis que chegaram a acontecer.

Esse foi o primeiro que li, que fala do menino Adolf Hitler, uma criança mimada pela mãe e corrigida com mão firme pelo pai.

Amei o livro, perdi o sono, impressionada, pensando em como a mente humana está sujeita a ludibriação e engano.

O grande Führer, que com uma mão acariciava e com a outra matava.

Super recomendo o livro!!

Janinha 15/04/2014

Ainda bem que meu exemplar foi baratinho...
Nunca havia lido nada no Augusto Cury, e a premissa do livro tinha me agradado.
Logo que iniciei a leitura, vieram também as decepções...

Todos os acontecimentos do livro, exceto as chatíssimas aulas de história de Júlio Verne, são sucintos. O autor não lhes dá a devida importância, optando por focar apenas nas intermináveis aulas.
Durante o decorrer da história, percebe-se claramente que os personagens dividem-se em dois grupos bem clichês: o grupo bonzinho, comandado por Verne, onde se encaixam a sua boa esposa Katherine e seus alunos inteligentes-questionadores, e o grupo dos malvados, onde se enquadram o ex de Katherine (muito clichê!), o reitor da universidade e o restante dos professores. Esse aspecto incomodou-me profundamente, pois o que fica, é a impressão de que Júlio Verne é a personificação do bem, que precisa superar todos obstáculos criados pelo grupo malvado! Bem assim mesmo, parece coisa de sessão da tarde!

Outro fator que me incomodou profundamente, são as expressões infantis e bobas utilizadas pelo autor, como "nos tempos de Hitler" ou "nos tempos do nazismo". O livro está repleto de reflexões, muitas delas bem interessantes, porém, ao carregarem uma expressão boba dessas ao final, para mim, perdem todo o sentido literário. Fiquei muito incomodada, mesmo!

Para mim, Júlio Verne não é um bom professor, pois não é imparcial. Comenta muito sobre o extermínio Judeu e como Hitler era abominável por idealizar isso, mas não explora outras atrocidades comandadas por Hitler e muito menos atos políticos considerados bons e inteligentes. Os questionamentos dos alunos são completamente inverossímeis. Floreados ao extremo, nenhum aluno questionaria seu professor desta forma. Para mim, ficou a impressão de que primeiro, foi escrita a resposta, para depois escrever a pergunta. Artificial demais.

Enfim, para mim, o que salvou o livro foi o encontro com Kurt, e só. Talvez, se o final fosse apresentado bem antes, sem toda a lenga lenga retirada de bibliografias que qualquer um pode ter em casa, poderia ter um resultado muito melhor, afinal, o fim do livro deixa uma grande possibilidade em aberto.

Qualquer entendedor da ascensão e queda do nazismo vai ver furos na história, como a morte de Heydrich.

Enfim, não gostei. Talvez por conhecer praticamente todos aspectos explorados pelo livro, a leitura para mim, se tornou muito maçante. Não abandonei a leitura, pois não costumo ter esta prática, mas certamente, não comprarei a continuação. Resta-me agradecer por ter comprado o exemplar bem baratinho...
Fran Sita 26/05/2014minha estante
Concordo plenamente com você!

Nuara 21/07/2014minha estante
Concordo com praticamente tudo! Pra mim, a única parte boa foi ter um aprofundamento sobre o Nazismo, já que eu não sou da área. Mas de resto, achei chato, cansativo no vocabulário rebuscado, parece que todo mundo no livro é psicólogo e Júlio Verne o melhor e maior instigador de todos os tempos. E o fim, bom, achei aquilo cliche dos cliches.

Janinha 21/07/2014minha estante
Pois é Nuara e Fran...
É tudo muito floreado...até mesmo os relacionamentos. Parece que todos os alunos foram capturados nessa aura insuportável de instigador de Júlio Verne...até são baleados, ficam de cadeira de rodas, e nem se importam. Realmente, é bem difícil engolir todos esses clichês e ideias do autor.

Alonso 10/08/2014minha estante
Sem contar que ele vive repetindo o título do livro, "você se tornou um colecionador de lágrimas" hahaha... Eu li os dois livros, confesso, porque sou desses, se inicio um objetivo literário, vou até o fim, doa o que doer. Achei a narrativa muito simplória para alguém que é tão renomado. O livro até tem conteúdo, mas conteúdo de pesquisa bibliográfica, nada muito criativo. Enfim... Li esse e a continuação para nunca mais...

Janinha 25/08/2014minha estante
Alonso...
concordo com você...
é verdade, também percebi essa repetição do título do livro, que ficou forçado demais. Também costumo ler até o fim as séries de livros, mas com essa realmente não deu.

Caroline Redlich 10/02/2017minha estante
eu por fim acabei desistindo da leitura, depois de ter lido mais da metade do livro....

Jenni.Castro 11/03/2021

Uma profunda análise da mente humana em tempos de crise.
Esse livro é EXCELENTE.
De "Colecionador de Lágrimas para um Colecionador de Esperanças"
Aline 11/03/2021minha estante
Livro maravilhoso!

Adriano 16/06/2013

O Colecionador de Lágrimas - A. Cury
Ganhei O Colecionador de Lágrimas, de Augusto Cury em março desse ano, no meu aniversário. Alguns amigos já haviam lido e comentado comigo, mas eu não me interessei muito. (talvez, até por desleixo) No entanto, a regra básica do bom-senso é: “Se eu ganhei um livro de presente, é meu dever lê-lo”. (Seria uma desfeita imensa, não ler um livro que alguém lhe presenteou).

Dessa forma, eu decidi começar a leitura dele. Já havia lido outro livro de A. Cury e gostei muito, principalmente devido ao fato como ele desconstrói brilhantemente a mente e a personalidade de seus personagens, mostrando as fraquezas, os medos e as angústias. Talvez por esse motivo O Colecionador de Lágrimas consegue ser tão fascinante.

Entusiasmei-me mais a ler, quando percebi a dedicatória do autor:
“ Dedico esse romance histórico/psiquiátrico a todas as vítimas do Holocausto, em especial às crianças, que deveriam ser tão livres no jardim da existência quanto as borboletas nos bosques floridos, mas infelizmente foram cruel e impiedosamente ceifadas [...] Dedico-o também aos mais importantes e dos menos valorizados profissionais das sociedades modernas: os professores. [...] Os professores são heróis anônimos, com uma mão escrevem num quadro, com a outra mudam a humanidade quando iluminam com seu conhecimento a mente de um aluno.”
Retratar um dos momentos mais trágicos da humanidade requer um domínio de conteúdo imenso. No entanto, o autor como psicólogo e professor, não deixou a desejar em nenhum momento. É interessante as suas proposições a respeito da personalidade de Hitler e de seus comparsas. Como um austríaco, conseguiu a hegemonia de uma das nações mais cultas da Europa, ao se declarar filho da Alemanha.

Hitler é o personagem principal, que não faz parte do contexto atual em que a história é narrada, enquanto os personagens do contexto são apenas peças para compor o objetivo do livro. Além disso, através de discussão com seus fiéis alunos, Julio Verne acaba expondo a infância de Hitler, com a falta de credibilidade por parte do pai e superproteção por parte de mãe. Hitler como teve uma infância conturbada, precisou utilizar de práticas exageradas – como seu bigode inusitado – para chamar a atenção, visto que ele tinha necessidade de estar sob os holofotes; era um exibicionista nato.

Paralelamente a isso, Augusto Cury consegue explicar com argumentos consistentes o que levou a ascensão meteórica de Hitler no comando da Alemanha, passando de um simples soldado mensageiro para III Reich.

O interessante também é a aposta de tornar Julio Verne um alvo dos nazistas, (mesmo na atualidade com o nazismo, teoricamente extinto) e a sua predestinação para lecionar, criando mentes pensantes e não repetidores de ideias. Arrisco-me a dizer que todos que leram esse livro, se viram na necessidade de participar de uma das aulas desse magnífico professor.

Augusto Cury revoluciona com O Colecionador de Lágrimas, criando um romance reflexivo, extrapolando as margens do livro didático de história e abrindo espaço para rever conceitos e ideais.
Por conseguinte, é impossível contar uma parte do livro sem soltar um mega spoiler, revelando o acontecimento ímpar das últimas páginas, o que eu não ousaria fazer a vocês.
Recomendo a leitura, a qual é bem simples e interessantíssima.

Quem gostou do livro, fiquei atento pois o volume dois logo, logo, será publicado!!

Resenha pode ser encontrada no meu blog, clicando: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/05/resenha-o-colecionador-de-lagrimas.html
Mary 02/10/2013minha estante
Sua resenha está incrível. Parabéns, você escreve muito bem!
Concordo com tudo que você escreveu.
Mesmo depois de ter lido a alguns meses ainda procura resenhas sobre O Colecionador de Lágrimas só para saber a opinião de quem leu. Quero muito o segundo volume...
Enfim, parabéns pela resenha :D

Adriano 17/10/2013minha estante
Oi Mary,
Muito Obrigado!! :)
Realmente é um livro bem instigante! Coisas que aprendi com a leitura ainda persistem na lembrança! Sempre me fazendo refletir! É um excelente livro! :)

Saiu o segundo volume, você viu? rs

Gu 13/11/2013minha estante
Escreve de forma brilhante esse Adriano!
Sucesso, meu chapa!

Blenda Costa 05/08/2023

O livro é bom, mas ou mesmo tempo é confuso. Estou até agora tentando descobrir quem é Julio Verne.Não sei se é o famoso escritor, se ele era um professor, se ele era um nazista, se ele era um nazista de alta patente é confuso. Mas gostei tanto assim, esperava mais???
Tatiane.Costa 07/08/2023minha estante
Meu pai kkkkkkk

Blenda Costa 07/08/2023minha estante
Júlio Verne é suas múltiplas personalidades

Debora0311 14/05/2023

?Descobri quem é o colecionador de lágrimas?
Finalmente entender quem é o colecionador de lágrimas há quem o título se
refere, traz um sentimento muito diferente sobre o livro...
Antes de começar a
leitura, eu tinha na minha cabeça que o colecionador seria o autor (por tirar
lágrimas do leitor durante o livro), pode-se dizer que o autor é sim um
colecionador de lágrimas, mas acredito que autor quis nos mostrar que os
verdadeiros colecionadores de lágrimas são os personagens, tanto Júlio Verne
que é muito sensível com toda a situação que está ocorrendo, a Katherine, os
alunos, ou qualquer pessoa que tenha um pouco de sensibilidade para entender
como aquele momento histórico machucou tantas pessoas...
Como assim Adolf Hitler protagonista? Sim, na minha visão de leitora, acredito
que Hitler tenha tanto protagonismo nessa história quanto Júlio Verne. Tanto o
início do nosso drama como o desenrolar, se dá aos fatos ocorridos em volta do
ditador alemão, os nomes dos capítulos, os diálogos dos personagens, são na
maioria informações e análise da mente e da personalidade de Hitler.
Acho que esse livro teria sido mais bem aproveitado, se no final não tivesse
ocorrido toda aquela coisa de ficção cientifica, não que eu não goste de ficção
científica, mas eu achei que aquele negócio de viagem no tempo não colou com
a história, sei que vinha mostrando os indícios disso desde o primeiro capítulo,
mas eu achei uma trama desnecessária para o livro...
É falando de final, aquele final não me alegrou muito, eu queria que o autor
tivesse encerrado essa história em um único livro, e que o enredo real fosse
mais realista...
Mas tirando tudo isso, eu até que gostei bastante do livro. Não estará nos meus
favoritos, mas vai ter um lugarzinho especial no meu coração...
(P.S: Não sei se lerei o outro livro)

Yasmin1686 14/07/2023

" A tecnologia está pulsando ao nosso redor, mas o mesmo sistema lógico matemático que nos fez exímios construtores de produtos sequestrou nossa emoção, prostituiu nossa sensibilidade, asfixiar a maneira como encaramos e interpretamos o sofrimento humano".