A Menina do Vale

A Menina do Vale Bel Pesce

Resenhas - A Menina do Vale

Vini 28/09/2015

Ótimo. Se aplica para todos
Nesse livro, Bel Pesce não ensina somente como empreender, mas sim como viver. Recomendo-o a todos, seja você uma uma criança ou um idoso (aliás, ela fala sobre idade no início do livro). Me identifiquei em vários capítulos e tornei Bel um exemplo de pessoas. Super recomendo.

LAPLACE 26/09/2015

A Menina do Vale - Bel Pesce
Essa é uma obra de não-ficção, o primeiro livro da Bel Pesce, onde ela usa sua experiência para dar dicas e motivar o empreendedor adormecido em cada um de nós. Alguns podem achar que a leitura é rasa, que a autora não faz muita coisa, mas a questão é que esse não é um livro técnico, não é um manual com os passos que o tornarão milionário. Você pode até ficar rico empregando as dicas dela junto com outras, mas o grande objetivo do livro não é esse.

Sua principal função é mostrar que todos podem lutar por seus sonhos, podem ser empreendedores. Bel traz vários exemplos de profissionais de sucesso que começaram seu negócio em diferentes fases da vida, com diferentes idades, mostrando que quando queremos, nada pode nos deter.

E, uma vez que decidimos correr atrás de um sonho, a autora nos passa dicas valiosas de como começar. É isso que o livro faz, ele nos alerta para erros que podemos cometer quando dermos o primeiro passo. Em nenhum momento a Bel diz que está entregando uma receita de bolo com tudo que você precisa para alcançar o sucesso, em todo o texto podemos ver que a missão da obra é preparar aqueles que querem se aventurar no mercado como donos do próprio negócio, ou que queiram alcançar qualquer outro sonho.

Tive a oportunidade de assistir uma palestra presencial da Bel e também pesquisei sobre a autora, e ela é uma pessoa incrível. É a personificação da frase: "Eles não sabiam que era impossível, então foram lá fizeram". Mesmo que você não seja um empresário, ou aspirante a empreendedor, mesmo que você seja apenas um curioso, acredite, há muito o que aprender com essa menina do vale.

Abner Lourenzo 06/09/2015

Vale muito a pena ler A menina do Vale
Um livro inspirador do começo ao fim.

LarissadeFranca 06/09/2015

Li esse livro quando cogitei a possibilidade de matricular em uma faculdade de Marketing e foi muito legal, pois a história de Bel Pesce motiva jovens a buscar seu sonho de sucesso profissional, mesmo que num ambiente competitivo, como é o Vale do Silício.
Recomendo a leitura!

Gabriella 17/08/2015

Iniciativa sempre
É um livro bem objetivo. Sem muitos rodeios, a Bel mostra a sua trajetória como empreendedora e os desafios que encontrou pelo caminho. Mostra que com uma injeção de iniciativa e vontade se consegue realizar os sonhos que tanto desejamos e que muitas vezes achamos difíceis de por em prática. E o quão importante é o planejamento e a experiência de outras pessoas para dar orientações nessa trajetória.

Kaiolot 19/04/2015

Será que vale?
Neste livro, Bel conta o que é preciso para ser um empreendedor, dando várias dicas a aqueles que estão começando as suas startups – empresas recém-criadas ou pequenas empresas com uma ideia nova a oferecer no mercado — e também para aqueles profissionais que só buscam melhorar em sua área, não necessariamente no empreendedorismo.
Diferente do que se imagina, Bel pouco fala sobre suas experiências próprias que a levaram a atingir seus objetivos. Para o leitor que espera saber a trajetória da autora e empreendedora no MIT, liderando projetos na Google e Microsoft, ou posteriormente no vale do silício, não encontrará neste livro. No entanto, a obra é banhada com informações sobre experiências de outros empreendedores de sucesso que Bel admira, e com pequenas histórias sobre grandes impérios e como eles começaram no mercado, servindo de inspiração ao leitor. A organização do livro o torna bem rápido e fácil de ler, com capítulos pequenos, muitos parágrafos e frases de efeito e motivação que, algumas vezes são destacadas pela própria autora.
Aprenderemos nele a importância de se apaixonar pelo projeto ao qual você está fazendo parte. Para a autora, os empreendedores serão mais bem-sucedidos se eles amam resolver os problemas que aparecerão durante o seu dia a dia como empresários. Um exemplo disso que é citado repetitivamente são os grupos de empreendedores do vale do silício, ao qual Bel faz parte, e faz questão de ressaltar o seu brilhantismo, porém não nos oferece nomes em nenhum momento.
O leitor que procura por uma leitura mais aprofundada sobre como iniciar uma empresa, ou como ser um melhor profissional talvez se decepcione, pois o livro não se aprofunda em nenhum dos temas abordados e se propõe a dar apenas uma visão superficial de vários assuntos diferentes e por conta disso, acaba não trazendo nada de novo. Mais uma vez, a autora compensa a falta de informações indicando outros livros, blogs e vídeos e pessoas a se inspirar para que o leitor mais interessado possa se aprofundar nos assuntos.
Para aqueles mais experientes e até mesmo para alguns iniciantes nesse tipo de leitura e conhecimento, as dicas apresentadas no livro são tão óbvias que beiram o senso comum e perdem um pouco do seu valor quando justificadas com sentimentalismos e experiências pessoais da autora.
Essa forma de escrita, com certeza atingiu um público maior, mas deixou o livro com cara de autoajuda para empreendedores, com várias listas superficiais do que fazer e o que não fazer.
O livro foi disponibilizado gratuitamente para download no site da autora e sua versão digital tem um funcionamento dinâmico contendo vários links que encaminharão o leitor que tem acesso à internet, aos vídeos e blogues citados pela autora.
A falta de profundidade para com o tema, a repetitividade de informações, a falta de alguma novidade a oferecer ao leitor e o fato de que o livro não cumpre o seu prometido e se limita a explicar somente o básico, fazem desta obra só mais uma dentre várias outras.

Adenilson Batista 17/03/2015

Uma Excelente História sobre Empreendedorismo
Gostei do Livro "A Menina do Vale" de Bel Pesce. A publicação do Livro por si só já foi um exemplo do seu empreendedorismo e criatividade. Mostra toda sua trajetória no mundo Acadêmico e Empresarial. Importantes dicas são passadas no decorrer do livro. Sendo que este tem uma leitura bastante agradável. Recomendo este e outros livros desta mesma autora.

site: www.adenilsonbatista.com - www.megabatista.com/book - www.nerdsergipano.com

TatianaTati 18/02/2015

Vale do Silízzzzzzz...
Não sei por que esse livro causou tanto alvoroço entre os brasileiros, é muito raso e sem novidades. Talvez o alto número de downloads seja mais pela curiosidade (mulher, jovem, destemida, desbravadora do Vale, etc) do que pelos ensinamentos que, desculpe, não constam no livro.
Minha expectativa ao lê-lo era encontrar no mínimo bons insights, experiências diferentes, mas o que eu vi foi o mesmo discurso de qualquer livrinho beabá de "seja dono do seu próprio negócio": encontre suas paixões, trabalhe duro (detesto a glamourização do "varar madrugadas" e de "trocar a família pelo escritório", mas enfim), faça networking, aprenda com seus erros... zzzz...

Como outros já mencionaram aqui, odiei aquelas aspas destacando trechos do texto. Você lê o parágrafo, e logo abaixo/ao lado vem a mesma frase que você acabou de ler. Putz, que isso?!

Dolorosam/Lindo 03/02/2015

Mini Resenha - A Menina do Vale - Bel Pesce
Mini Resenha - A Menina do Vale - Bel Pesce

A Menina do Vale de Bel Pesce uma brasileira que estudou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) traz dicas e sugestões de como o Empreendedorismo pode mudar vidas. Livro com download gratuito via Kindle no site da Amazon.com.br

Segue um trecho:

"Outra pessoa que admiro muito é o Ayrton Senna. Admiro
a determinação que tinha em ser o melhor piloto que poderia ser e o quanto trabalhou para isso. Sua ambição e amor pelo esporte eram gigantes, mas seu coração era ainda maior. Apesar de viver em um ambiente ultracompetitivo e muitas vezes ser prejudicado por decisões injustas, ele sempre se manteve fiel ao seus valores."(By Bel Pesce)

Trecho do Livro: A Menina do Vale - Autora: Bel Pesce

By Talita Devecchi - Dolorosamente Lindo

site: https://www.facebook.com/dolorosamentelindo

Xéu Silva 24/01/2015

Muito bom!!
Excelente leitura... Parabéns a Bel mais uma vez, e a iniciativa de distribuir ele gratuitamente é simplesmente fantástico!!!

eric.gomes.334 07/01/2015

Estimulante
Para quem quer montar seu próprio negócio e precisa de estímulo este é o livro. A autora é muito direta, usa palavras fáceis de compreender, bem diferente de literaturas específicas para negócios, muito leve.

LaraF 31/12/2014

Interessante para quem tem interesse na area.

Laura 21/12/2014

Superficial e motivacional
Para quem procura um livro aprofundado, que realmente ajudará a ter uma nova visão das coisas, etc., com certeza, não é esse o livro que você procura.

O livro é bem básico, sem nenhum aprofundamento/técnica, meio auto-ajuda/motivacional, que talvez ajudará em alguma coisa uma pessoa que nunca leu nada sobre empreendedorismo e não faz a menor ideia de como começar.

Fala (bem por cima) das experiências da autora e possui alguns erros (li a versão da Amazon). Como é uma leitura muito rápida, já que o livro possui muitas imagens e partes repetidas, não se perde tanto tempo, então não dá tanta raiva no fim.

Camille 20/12/2014

Para quem está pensando em empreender. - Beletristas.com
Se você está esperando um livro explicativo sobre o mundo empreendedor: esqueça, essa não é a proposta do primeiro volume de A Menina do Vale. Aqui, Bel Pesce aproveitou a oportunidade para contar um pouco da sua história.

Um livro pequeno e de leitura rápida, ele é bem introdutório e particular. Ao mesmo tempo em que não fala muito da vida e da experiência de Bel (ou seja, não é uma biografia), ele não se foca em desenvolver o entendimento do mundo empreendedor, seja dentro ou fora do Brasil.

É um guia rápido para você se informar sobre o básico. O que é empreendedorismo? O que posso esperar do meio? Vou ficar rico e trabalhar pouco? A Menina do Vale responde essas perguntas e dá algumas dicas para você se envolver mais.

Apesar de não ter sido uma leitura proveitosa para mim, entendo o valor do livro. Para quem não conhece e tem uma imagem muito romanceada, é um livro que vale a pena ler. Para quem já entende o mínimo, é melhor passar para um livro mais profundo.

Bea 26/11/2014

Superficial.
Quando soube que, o Flávio, do Geração de Valor, havia feito um vídeo batendo um papo com a tal Bel, fui logo assistir e após isso, pensei: "Uau, que incrível! O livro deve ser muito bom." Contudo, ao baixá-lo, tive uma enorme decepção. Não era NADA do que eu esperava. É como uma receita de como fazer miojo, só que para pessoas que querem ser chefs de cozinha, isso não serve.
Camille 20/12/2014minha estante
É um livro bem básico mesmo, para quem não conhece nada e não sabe por onde começar...