A Menina do Vale

A Menina do Vale Bel Pesce

Resenhas - A Menina do Vale

Junco 19/06/2012

Menina...
Bem, quando se começa a ler "A Menina do Vale" o mínimo que se espera é que realmente esteja no livro algumas histórias da vida da autora, mas tudo se refere apenas a uma conversa superficial, como quando cumprimentamos alguém no ponto de ônibus apenas por educação e caso algo mais seja dito, será apenas para não comprometer-se tipo: Está quente não?
O livro repete-se exaustivamente em dizer que as pessoas no vale do silício são espetaculares, lá é um lugar ótimo blábláblá... Além de não revelar nomes de pessoas que são elogiadas à exaustão (devido a um certo "jantar de brasileiros", por exemplo).
Lendo minha resenha as pessoas podem achar que sou simplesmente um ranzinza, mas a verdade é que tinha certa expectativa sobre este livro, algo que não se confirmou...
Não posso deixar de ressaltar pontos positivos que acreditem, existem!
Os exemplos de empreendedores e as sugestões de livros são bem interessantes e poderiam até ser mais extensas, pois muito espaço foi gasto com frases destacadas que se repetiam exatamente iguais de forma irritante, além de algumas palavras escritas erradas ou em inglês (como "idea" ao invés de "idéia").
Se você espera histórias do MIT, desafios enfrentados chefiando pessoas na Microsoft, Google e afins, esqueça... Aqui você vai encontrar uma bela capa, com belas ilustrações em um livro do que parece ser uma "bela" garota. Nada mais.

Obs: Baixei este livro devido à uma indicação do Marcelo Tas em seu blog e, pelo que ele escreveu, sinceramente acho que ele não leu o livro!
Jamile 09/08/2012minha estante
Concordo com você,

Esperava um pouco mais, achei muito superficial, é como uma introdução fajuta, não fala nada de nada.

Rah 23/08/2012minha estante
Só pra avisar, ideia está escrito certo no livro. Depois da reforma ortográfica a palavra ideia perdeu o acento.

Iago 20/09/2012minha estante
Mas historias do MIT e td mais vc ve em 28319831 vídeos que existem no youtube com ela falando sobre sua vida e trajetoria, além de projetos desenvolvidos etc....

Iago 20/09/2012minha estante

Victor 15/10/2012minha estante
Eu ia escrever minha resenha, porém concordei com tudo o que você disse e a minha opinião acabou sendo desnecessária. Livro superficial demais.

Tamires 23/10/2012minha estante
Ainda não terminei, mas não estou gostando desta leitura. A impressão que tenho é que tudo no Vale do Silício é muito melhor, inclusive as pessoas.
A autora diz em determinado momento "É extremamente importante ver que os brasileiros estão cada vez mais ativos em relação ao empreendedorismo." Parece que ela nem é do Brasil.
A repetição de frases destacadas também está me irritando bastante...

Aramati 19/02/2013minha estante
Segundo a nova gramatica "ideia" é correto e "idéia" é errado.

Não sou nenhuma gramar-nazi, mas essa é uma das poucas regras que aprendi.

Kadu 25/10/2013minha estante
Ideia está escrito errado mesmo. Ela escreveu em inglês: IDEA. O problema não é a falta de acento e sim a falta do i.

Kadu 25/10/2013minha estante
E concordo com absolutamente tudo o que você escreveu.

Aryane Marques 09/03/2015minha estante
verdade, concordo com vc, o livro é bom, mas eu esperava bem mais.

Pauliele 24/03/2015minha estante
A repetição de frases destacadas também está me irritando bastante...

Fernanda Bragança 04/11/2015minha estante
Concordo plenamente. Esse livro é totalmente dispensável.

Juliana 03/11/2016minha estante
Concordo absolutamente com tudo o que você escreveu.Texto prolixo e extremamente entediante.

sir.pericles 16/10/2022minha estante
Eu nem terminei esse livro horroroso, porque ele é basicamente intragável. Você está absolutamente certo na sua colocação

Jorge Luiz da Silva 12/01/2024

Fonte de inspiração
A escritora talentosa e vencedora Bel Pesce com esse livro e áudio livro comprovou ser a fonte de inspiração de muitos.
Francys.Emellin 12/01/2024minha estante
Esse livro é muito bom, eu estudei sobre ele na época que estava na faculdade.

Paulo 22/08/2012

Marketing
Este livro é, em si mesmo, uma ação de marketing. A jovem autora deve estar tendo o seu merecido sucesso na área da administração, porém não tem realmente muito a acrescentar àquilo que já existe na literatura da área. Seu livro podia ser condensado em um ótimo depoimento de 3 a 4 páginas, mas nesse caso não geraria a "notícia" de que seu "livro" está tendo centenas de milhares de downloads.
Tamires 25/10/2012minha estante
Concordo plenamente com você!

Cris 12/11/2012minha estante
A resenha mais acertada foi a sua, Paulo.
O livro é bem simples, e é possível perceber que não tem o objetivo de acrescentar , mas sim de promover nesse caso a autora.

Eduardo 17/01/2013minha estante
Quais seriam as ações voltadas ao empreendorismo quando a autora do livro fica "chatiada" com um resenha de um leitor de seu texto de literatura fofinha?

Nanda 11/05/2022

A menina com histórias irreais
Quando comecei esta leitura achei que ia encontrar um livro repleto de motivação e de ensinamentos para a minha vida. Porém não foi isso que aconteceu, achei tudo praticamente desnecessário, não retrata nem um pouco a realidade do Brasil.

Quando iniciei a leitura acabei caindo na besteira de procurar sobre a Bel e encontrei muitas informações que contradizem o que ela escreveu no livro, o que me deixou desmotivada e tornou a leitura extremamente arrastada.

TatianaTati 18/02/2015

Vale do Silízzzzzzz...
Não sei por que esse livro causou tanto alvoroço entre os brasileiros, é muito raso e sem novidades. Talvez o alto número de downloads seja mais pela curiosidade (mulher, jovem, destemida, desbravadora do Vale, etc) do que pelos ensinamentos que, desculpe, não constam no livro.
Minha expectativa ao lê-lo era encontrar no mínimo bons insights, experiências diferentes, mas o que eu vi foi o mesmo discurso de qualquer livrinho beabá de "seja dono do seu próprio negócio": encontre suas paixões, trabalhe duro (detesto a glamourização do "varar madrugadas" e de "trocar a família pelo escritório", mas enfim), faça networking, aprenda com seus erros... zzzz...

Como outros já mencionaram aqui, odiei aquelas aspas destacando trechos do texto. Você lê o parágrafo, e logo abaixo/ao lado vem a mesma frase que você acabou de ler. Putz, que isso?!

Carol 07/08/2012

Primeiro passo
A história da autora, Bel Pesce, por si só já é motivo de inspiração para quem tem algum sonho na vida. Mas Bel, não satisfeita, ainda decidiu escrever um livro para ajudar quem quer começar a empreender.

Estruturado em tópicos, o livro apresenta várias dicas para os futuros empreendedores, inclusive de outros livros que podem ajudar nessa jornada.

Para mim, foi muito interessante lê-lo, pois quando se quer empreender, não se sabe nem por onde começar, e Bel mostra que o caminho não é tão obscuro assim.

Leitura rápida e fluida, com exemplos e dicas. Recomendo aos sonhadores.

Drugue 30/07/2020

Meh...
Você gostando ou não é fato que Bel Pesce é uma pessoa controversa, seja pela galera que já não gosta por considerá-la apenas uma empreendedora de palco, seja por toda a polêmica levantada pelo youtubber Izzy Nobre, ou ainda pela bagunça do tal crowdfunding da hamburgueria, ainda assim, eu acho meio dificil cancelar a pessoa sem conhecer o trabalho dela. Ainda que ela tenha enfeitado o currículo e mentido certas coisas, é fácil encontrar pela internet pessoas que "deram certo" e dizem que devem tudo para a Bel, então eu resolvi conhecer mais sobre o trabalho dela, através desse livro, antes de falar algo.
Veja bem, eu sou daqueles que acho que você consegue tirar algo de bom, mesmo dos piores livros, é só ver minha análise de "O Segredo" pra você ver isso e A Menina do Vale não é diferente. O livro é raso, é mais enfeitado do que instrutivo e mais de autoajuda do que de empreendedorismo mesmo, mas sim, como era de se esperar, se você ler com olhos seletivos você consegue sem duvidas tirar algo de bom desse livro. Talvez ele mude sua vida, mas é mais provável que seja apenas mais um livro que você vai ler, tirar umas frase bonitas, uma ou outra lição e nunca mais encostar novamente.

Laís 23/05/2020

Tão superficial quanto famoso
Esse livro ficou muito famoso em meados de 2012 e 2013. Foram milhões de download, haja vista sua gratuidade. A promessa era um livro sobre empreendedorismo. Contudo trata-se do relato superficial da brasileira Bel Pesce no Vale do Silício - maior centro tecnológico do mundo.
Sim, eu indicaria esse livro para quem está iniciando uma carreira profissional. Tem insights interessantes, sob o ponto de vista motivacional, afinal não tiro o mérito dela ter passado no MIT e estagiado em lugares como Microsoft e Google.
Mas não indicaria para aqueles que tem interesse no empreendedorismo, mesmo que não tenha conhecimento nenhum. Nesse aspecto o livro é superficial e não cumpre o que promete.

Bruna 11/06/2020

Médio
Insights relevantes, leitura rápida e fluida, diria que valeu o tempo.

Deixando de lado meus paradigmas, noção de negócios e vivência, é um livro bom para iniciantes, mas atenção, ele fala mais sobre a jornada empreendedora em si do que mudanças que significará no seu futuro de vida - sentido que interpretei (equivocadamente ou não) o título inicialmente.

Indicaria para alguém que pensa ou já pensou algum dia abrir o próprio negócio (nem necessariamente uma startup) e por algum motivo acabou desistindo.

Susana 27/10/2014

O livro em si é uma ação de marketing, e até aí tudo bem. Mas no final das contas acabou sendo um marketing bem negativo, porque só conta histórias genéricas, dá conselhos ordinários e ainda por cima tem uma escrita pobre, disfarçada de "leitura rápida e dinâmica". Nada que não pudesse ter sido escrito em meia dúzia de páginas.

E isso é uma pena, porque ela realmente deve ser uma pessoa competente no que faz e tem uma história interessante. Depois de ter lido, fiquei com aquela sensação de "peraí, alguma coisa deve estar errada, essa menina que escreveu o livro é mesmo a tal garota do Vale do Silício, que estudou no MIT?" Uma pena mesmo.

Sol 08/04/2022

Meio blé
Muito cheio de meritocracia, tem que saber sugar o que realmente vale a pena a absorver, algumas frases e ideias realmente podem instimular bastante alguém que quer iniciar no empreendedorismo, e também tem uma representatividade sobre mulheres empreendedoras que não podemos negar, mas tem muito discurso do tipo "nada pode te impedir de empreender" e a gente sabe até se for falar por questão social não é bem assim que funciona não k.

estrelana 07/03/2022

o título diz mais do que promete
ah sei lá.
ao ler a sinopse do livro e ouvir toda àquela introdução falando super bem da Bel e de como ela é empreendedora e tal, achei que o livro teria mais profundidade.

consigo imaginar tranquilamente uma apresentação PowerPoint desse livro em uma hora. juro.

o livro não é de todo ruim, mas fala sério, parece uma conversa informal quando vc pede conselhos rápidos pra uma amiga.

minha nota é: meh ?

Gi 21/12/2021

É raso
O livro não fala nada além do que já sabemos.
Não é muito profundo mas é uma boa leitura para quem gosta e está voltando de uma ressaca literária porque ele é muito rápido de se ler. Não passa de 30 minutos focados.

Bruna 08/06/2020

Livro curto e introdutório. Senti falta de de desenvolvimento dos temas.