Nós Três

Nós Três Lygia Bojunga

Resenhas - Nós Três

sarinha 21/09/2023

Lygia como sempre com uma escrita incrível
Eu realmente esperava outro final e não ter nenhum dos imaginados é tão...não sei dizer. Não consigo julgar a mariana(não estou passando pano) muito menos a rafa. E vc Davi, vc foi mágico!!

Nany 29/07/2023

Rafaela é uma criança de dez anos que passou suas férias com Mariana, uma grande amiga de sua mãe. Elas viviam em um vilarejo de pescadores isolado, onde Mariana dedicava-se à arte de esculpir com barro. Rafa era uma criança esperta, gentil e de imaginação lúdica. Certo dia, na praia, ela conheceu um errante chamado Davi, um ex-marinheiro que havia perdido um braço em um incidente envolvendo um "cação-anjo".
Rafa apresentou Davi para Mariana, e quando seus olhares se cruzaram, uma torrente de sentimentos se inundou entre eles. Acompanhamos, então, o desenvolvimento desse trágico amor. No entanto, Davi era um errante, um viajante que não conseguia se fixar em um lugar. Mesmo tendo prolongado sua estadia, ele acabou se despedindo de sua amada e de sua pequena amiga. Algo trágico aconteceu em seguida, o que mudaria para sempre a vida dos três.
Impressões:
O livro apresenta uma narrativa poética que me envolveu profundamente na história. É uma leitura agradável, retratando de forma vívida a ingenuidade da criança e sua perspectiva única. A imaginação de Rafa é uma característica essencial para o desenrolar da história, e nas partes finais, senti-me aflita pelo desenrolar, sua amizade com Davi é ponto alto do livro, pois ele não a trata como criança. É um livro que recomendo para quem busca leituras leves e prazerosas.

Ana Cecília11 03/07/2023

Preciso de terapia
Rafaela uma fofa e pitica amei ela.
Adorei amizade tão inocente e verdadeira dela e do Davi.
Eu relmente não esperava por essa reviravolta,foi muito impacto pra mim.Primeiro eles tão bem lá,conversando d boa, aí a Mariana tem um surto e faz oq ela fez.
E o que mais me interessou foi que a Rafa,por ser uma criança,tinha uma visão inocente e sempre estava brincando,mas ao mesmo tempo ela era muito matura,e compreendia oq estava havendo,mesmo tendo dúvidas.

Amanda3781 18/04/2023

Nós Três
Gostei da história, dos personagens e da mensagem que podemos ter interpretando a história.

Nota:???

Fernanda 05/09/2022

...eu preciso conversar com você
Neste livro da Lygia Bojunga, Nós três, temos os dias de Rafaela lá na onde a salina acaba, morando com a Mariana e conhecendo um estranho e muito especial cara.

O livro é envolvente, divertido e perturbador. Não esperava por isso. Mas a autora não fez pouco caso quando nomeou esse e outro de seu livro de "par sombrio ".

Lucy 12/08/2022

Um grande "o que rolou????"
Peguei na biblioteca da câmara aqui da minha cidade. Pelo que tinha lido na sinopse, era um infanto-juvenil. Por isso torci a cara e quase não peguei. Mas peguei. E teria me arrependido se não tivesse pegado.

A escrita é bem simples, até lúdico diria. A Rafa é uma fofa, e é bem legal ver ela interagindo com a amiga da mãe, e o estranho misterioso que viveu tantas aventuras.

E tava indo tudo bem até a grande virada. Eu fiquei ???????? Então a narrativa vai para outros lados, ainda compatíveis com o estilo de narrativa. Não tava preparada pra isso, mas provavelmente isso foi a graça do livro. Mudou muito a minha opinião sobre ele, e me fez ter curiosidade sobre outros livros da autora.

Jannine1 08/05/2022

Leve
Apesar de se trater de um assassinato, talvez pelo fato de ter uma criança no meio, sei lá..tenha feito o livro de alguma forma ser leve, ou pelo menos parecer leve.

Rafaela é uma pitica! E a relação dela com o Davi, era muito tudo, eles conversavam como se fossem amigos a anos, e o Davi realmente não tratava ela nas conversas como se fosse uma criança com mentelidade de fato infantil, porque apesar de essa mentalidade ainda existir nela ( porque enfim, ela é uma criança ), a garota pensava mais como adulta. Ele a tratava como deveria tratar, não como uma menina bobinha, mas também não como uma pessoa que é totalmente entendidade tudo.

Mariana, falar dela é complicado... olha, a gente sabe que assassinar o Davi foi algo totalmente errado, sem discussão, porém, de alguma forma eu continuei a gostar da personagem, não sei! O que sei, é que o castigo dela foi merecido

Mais uma vez a autora me surpreendeu..fiquei com vontade de ler mais livros dela.
Caindo 06/01/2023minha estante
moça pelo oq entendi da historia n foi algo proposital, mas acho q depende do ponto de vista de cada um

Jana 08/01/2021

Pensei que era uma coisa, era outra.
Achei que era um triângulo amoroso tórrido, não foi dessa vez. Mas ainda é sobre romance... uma escrita mais poética que narrativa.

Vany 09/09/2017

Sobre o livro
É uma narrativa infanto juvenil escrita pela autora brasileira Lygia Bojunga Nunes que problematiza a morte por meio da ótica de uma criança

O enredo:

Em “Nós três” o enredo se desenvolve a partir de três personagens: Rafaela, personagem central; uma menina de dez anos que veio passar férias na casa da amiga da mãe que ficava em uma praia deserta; Davi um viajante errante; ex- marinheiro que teve o braço levado por um peixe “cação anjo” e Mariana uma escultora, amiga da mãe de Rafaela. Em um dos passeios pela praia, Rafaela conhece Davi e em seguida o apresenta para Mariana que prontamente passam a morar juntos como namorados. Contudo, esse romance encaminha-se para um final trágico, na medida em que Mariana não consegue que Davi se estabeleça em um único local, deste modo, assassina-o, pois não aceita o fato de ele ir embora. O trágico acontecimento é acompanhado com horror pela menina Rafaela que vê Mariana levar o corpo de Davi em um barco para o mar. A partir desse acontecimento, é expresso um dos grandes recursos da narrativa: o sonho que representa uma tentativa de Rafaela de explicar para si mesma, o que aconteceu realmente e de achar o culpado por detrás do crime. Assim, ela enterra a faca que Mariana usou para assassinar Davi e vai em seguida ao fundo do mar, onde tenta encontrá-lo. Nesse ambiente onírico, a menina estabelece contato com um mundo fantástico, no qual encontra a mão de Davi (presa em uma rede), o peixe cação e um anjo. Ao conversar com os personagens, por meio do recurso de personificação, Rafaela decide voltar à cena onde Davi conheceu Mariana, apesar disso, ela não consegue mudar os acontecimentos. Assim, a menina juntamente com o peixe e o anjo determinam um castigo para Mariana: de ela ficar o resto da vida esculpindo o cabelo de Davi, última coisa que fazia antes de matá-lo. A narrativa termina com a volta de Rafaela para casa que não perdoa Mariana pelo ato impensável e com a reprodução da figura de um pescador, contador de histórias, que relata a história de uma mulher que esculpia repetidamente a figura de um sol, até o dia que essa misteriosamente sumiu no mar.

Os elementos simbólicos da narrativa

Além do sonho, há a presença de muitos elementos simbológicos no texto, os quais fazem alusão a sentimentos e ao assassinato. Primeiramente temos a imagem da “flor azul” que representa o inalcançável, o infinito, a amizade e o amor. Quanto a sua função na narrativa podem ser designadas duas: inicialmente o fato de Davi ser inatingível para Mariana tanto na vida quanto na morte e a segundamente ao fato da descoberta do primeiro amor, de Rafaela por Davi. Outro aspecto simbólico da obra é a teia de aranha que enreda o braço de Davi. Essa faz relação com uma passagem da narrativa, a qual é vista na perspectiva de Davi, em que um passarinho é entrelaçado a uma teia. Esse pássaro pode ser comparado a Davi, na medida em que ele é preso por Mariana. Contudo, há uma diferença entre os comportamentos do animal (aranha) e do ser humano (Mariana). A aranha mata para sobreviver e Mariana mata, pois é motivada por seus desejos e caprichos egoístas, não tendo, pois um motivo claro para ter cometido tal ato. Também há a presença de intertextualidade com referências mitológicas, como a lenda de Sísifo, deus grego que foi condenado a rolar uma grande pedra, com suas mãos, por toda a eternidade. O intertexto se estabelece na medida em que Mariana, após cometer o homicídio, fica repetidamente esculpindo o cabelo de Davi, ação semelhante a do deus.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Nós Três
As obras da gaúcha Lygia Bojunga chamam atenção pela sua força estética. A escritora, primeira brasileira a ganhar o prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura destinada a crianças, consegue alargar as fronteiras da sua ficção através do tratamento de temáticas que comumente são afastadas da infância. Em 'Nós Três', a autora apresenta uma dimensão da realidade tão maravilhosa quanto trágica. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2014/01/02/17-nos-tres/

Jana 13/12/2012

Laralálálá...
A pequena Rafaela... Rafaela? Que Rafaela?

Essa garotinha super agitada e com uma imaginação elevada ao mundo da lua (literalmente), resolve passar suas férias de verão na casa de Mariana, ex-colega de faculdade de sua mãe. Em um desses dias em que passeava sozinha a tarde pela praia, ela conhece Davi, ex-marinheiro e que hoje em dia é apenas mais um “largado no mundo, sem rumo”.

O que poderia ser só mais um encontro de amizade temporária, acaba se tornando um vínculo de amor sem igual entre Rafaela, Mariana e Davi. Quase que sozinhos ali naquela ilha, como pai, mãe e filha, Mariana acaba fazendo seu amor se tornar possessão, por trazer consigo traumas de ser sempre abandonada por quem ama. E toda essa possessão acaba em tragédia, Davi nunca gostou de sentir “preso” a pessoas ou a lugares e quando resolve deixar a casa, o pior acontece.

Enquanto lemos o livro, Lygia Bojunga nos confunde com vários pensamentos contrários, como “por que isso?”, “ela não deveria ter feito aquilo!” ou “está mais que certa!” porque tudo é visto pelos olhos de Rafaela, criança, inocente e sonhadora, mas ao mesmo tempo pelo lado crítico do que é certo ou errado. Mostra a importância dos pequenos detalhes e minimos momentos que temos com quem amamos, o quanto se deve dar valor a tudo isso.

Misturando a realidade trágica de um momento que ele três vivem com os pensamentos fantásticos de Rafaela, “Nós Três” se torna com certeza uma preferência de quem adora histórias de quimera. É um romance simples que se torna incrível quando misturado com tragédia, humor, aventura e fantasia.

Indicado tanto aos que ainda tem certa pureza de pensamentos e gostam de sonhar, quanto aos que adoram um fim triste com um toque de vingança.

Sentiu medo ou incerteza? Laralálálá...

marcos assuncâo 01/11/2012

bonjunga
Eu intendi que fala sobre uma flor azul que uma muler e dois homem vendo omonte de rosas e uma delas ela azul.