A Família Mumin

A Família Mumin Tove Jansson

Resenhas - A Família Mumin

Rony 24/08/2020

Um mundo mágico
A família Mumin é conhecida em diversas partes do mundo, mas só tive a felicidade de conhece-la esse ano. Poucos livros foram traduzidos no Brasil, sendo a editora Autêntica que trouxe até o momento três títulos. A edição que tenho é da Martins Fontes e corresponde a história do chapéu do mágico.

Em muitos aspectos me lembrou o mundo mágico de Oz, em outros o espírito das animações japonesas. A verdade é que Tove consegue criar um mundo delicado, feliz, mágico ao mesmo tempo muito humano e repleto de falhas. Os personagens não são perfeitos, em muitos momentos são egoístas, vaidosos ou se irritam facilmente, mas tudo é conduzido de maneira delicada e harmônica.

Nesta aventura, Mumin e seus amigos encontram uma cartola que possui poderes mágicos. Essas transformações causaram grandes confusões, ao mesmo tempo que proporcionou muita diversão para a familia.

Cada capítulo conta uma aventura, um lugar novo, novos personagens que são acolhidos por essa família e passam a viver com eles ao mesmo tempo que vemos a despedida de outros personagens.

Recomendo aos apaixonados por conto de fadas ou universos fantásticos. Um livro infantil capaz de encantar a todos.