Chamado das Sombras

Chamado das Sombras Matheus Neves Marques

Resenhas - Chamado Das Sombras

Thaine 22/10/2012

Sem SOMBRA de dúvidas, excelente!
Matheus Marx se consagra enquanto autor ao dar vida a um livro dinâmico, envolvente e que ultrapassa qualquer gênero literário: Chamado das Sombras é a materialização da autenticidade. É a realidade da vida a partir dos olhos de um sonhador.

Muito além de ficção e fantasia, a história do Príncipe Carmmani é sobre quando precisamos encontrar a luz interior para vencer as trevas que se instalam do lado de fora; é sobre seguir em frente; sobre amor, perda, traição e recomeço. Chamado das sombras não é apenas um livro, é o desabafo subjetivo de uma mente brilhante. E é essa a grande jogada do autor: a união do conhecido com o desconhecido.

A partir da vida de Carmanni, Marx desenvolve sua história de ritmo variável fazendo com que sua obra não seja apenas um mundo paralelo, mas o mundo de quem a lê.

MauMau 12/12/2012

Logo no início... Estamos no castelo de Arcastrum em uma festa de gala – um baile de máscaras, coisa rara no Reino de Mandrok. Era comemoração de um ano do casamento do filho do Rei George, o Príncipe Carmanni com a pebléia, agora então, Princesa Eleanor. Os dois, eram um casal completamente apaixonado tinha seus sentimentos tão intensos que podiam ser além de vistos, sentidos por todos ao redor. O rei, um homem muito sério, por sua vez se mostrava animado com o baile. Carmanni e Eleanor trocavam beijos, olhares profundos, e, dançavam como se o tempo não existisse.
“O tempo se torna engraçado. Se a eternidade pudesse ser gasta de amor verdadeiro, o para sempre seria curto de mais.”
A música faz uma pausa, Carmani vai até o Rei e deixa Eleanor sozinha no salão. Quando retorna corre seus olhos mas, não a enxerga em lugar algum. Corre pelo salão gritando seu nome mas, nada adiantaria, pois, ninguém percebeu enquanto um ser magro, com mãos esqueléticas a abraçava e capturava. A princesa havia sido capturada, levada por um ser sombrio e estranho... mas, para onde?
Passaram se muitos meses desde o desaparecimento de Eleanor. Sem nenhuma pista para ajudar a encontrá-la, Carmanni se afoga em tristeza profunda. Sem saber o que deve fazer, procura mais uma vez, por Argaio. O curandeiro e mago do reino; que por inúmesas vezes tentou mas nunca havia conseguido saber de nada sobre o paradeiro de Eleanor. Mas desta vez o príncipe estava com a fé elevada, confiante que conseguiriam saber alguma pista. Então Argaio faz um breve e rápido ritual para tentar ter alguma visão de Eleanor. Desta vez Argaio estava vendo. Sombras, muitas sombras, uma placa, um local – Cogumelo Venenoso.
“É preciso coragem para para se tomar diversas decisões, muitas vezes é preciso loucura para se ter coragem.”

Continue Lendo em:

Leonardo Barros 11/12/2012

Sombriamente intimista
Ao ler a sinopse e apreciar a arte da capa do livro, talvez o leitor se deixe levar pela ideia de que o CHAMADO DAS SOMBRAS seja um livro estritamente romântico.

Apesar de a perda súbita de seu grande amor ser o ponto de partida da jornada de Carmanni, o protagonista da história, o livro me surpreendeu com uma avalanche de eventos e personagens fantásticos, como poderosos seres das sombras, um exército sobrenatural, bruxas e magos.

Um livro que me emocionou e que me fez sentir, em muitos momentos, a angústia do príncipe que perdeu sua amada.

Matheus tem um talento nato, comprovado pela naturalidade com a qual ele lida com as palavras. O texto é coeso e fluente, mesmo nos momentos em que a leitura se torna um pouco mais reflexiva.

Indico!

Mari 13/05/2013

Maravilhoso !!
A primeira impressão que eu tive sobre o livro foi:

" QUE ESCRITA IMPECÁVEL !!!! "

Chamado das sombras é um livro de terror, suspense e fantasia, e eu simplesmente AMEI o livro inteiro, devorei ele em um dia !!

É um livro com muito detalhes, mas que não deixa a leitura cansativa em nenhum momento.

O livro conta a história de Julian Carmanni que em uma festa para comemorar seu casamento, acaba perdendo sua esposa, a princesa Eleanor, vitima de um sequestro. Daí em diante o livro se torna muito sombrio e misterioso. A vida do príncipe nunca mais seria a mesma, as sombras começam a persegui-lo, e desesperado e querendo que tudo aquilo se acabe, ele começa a ir em busca de respostas para tudo o que está acontecendo.

E o final não poderia deixar de ser surpreendente e emocionante !!

Última impressão que eu tive sobre o livro:

" QUE ORGULHO DA NOSSA LITERATURA BRASILEIRA!! ESSE LIVRO DÁ DE 20 Á 0 EM MUITOS LIVROS ESTRANGEIROS !! "

Isabela Mazza 25/08/2013

Sombras, sombras e mais sombras!!!
(Postada no blog: Bálsamo dos Livros)

Que tal dar uma voltinha por Cogumelo Venenoso? Eu passo!

Você nem imagina os apuros vividos pelo Príncipe de Mandrok, Julian Jaime Carmanni, tentando desvendar os mistérios do desaparecimento da Princesa Eleanor em uma pequena estadia por ali.

Depois do desaparecimento da Princesa durante um belo e elegante baile de máscaras Real de Arcastrum, em comemoração ao primeiro ano de casamento do Príncipe e da Princesa, Carmanni começa a buscar incessantemente por sua esposa e por respostas, iniciando uma jornada infindável cercada de sombras, literalmente. Quanto mais ele descobre sobre o mistério pior as cosias ficam, não só para ele. E isso perdura por uns cinco anos (até eu ler os próximos livros e ver que a coisa pode ficar pior ainda).

Matheus Marx escreve muito bem, isso é inegável, não é à toa que recebeu o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira de 2012 da Editora Novo Século, e utiliza um rico vocabulário. Uma escrita sem pontas soltas que te prende à história, gostei muito disso. Mas preciso elogiar, também, o trabalho da Editora que foi muito bem feito!

Ao meu ver essa história teve quatro personagens "incógnitas", já explico o porquê, e os chamarei de E, N, X e S. Aparentemente todas elas tem muito o que mostrar nos próximos volumes e eu ficava pensando enquanto lia quando elas iam se mostrar verdadeiramente, até que as coisas começaram a ficar mais claras durante a Quarta Parte do livro. Não vou dizer que fiquei "Meu Deus, não acredito!". Não. Assim como em toda leitura as pessoas criam suas próprias teorias que acabam por se confirmar em alguns casos, o que ocorreu comigo. Fiquei surpresa quando o Carmanni desvendou o mistério rodeado em volta do desaparecimento de Eleanor e o homem de preto.

Com o término da leitura comecei a refletir sobre o título da obra Chamado das Sombras. São as sombras que chamam por alguém ou uma pessoa sendo chamada das sombras para aterrorizar as pessoas?

Leiam e tirem suas próprias conclusões, quem sabe até mesmo diferentes das minhas.

site: http://balsamodoslivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-chamado-das-sombras-matheus-marx.html

oilanazu 10/09/2022

muito bom
eu gostei bastante do livro. a história me prendeu e a escrita é muito linda. em alguns momentos eu consegui me colocar no lugar do protagonista e posso dizer que me identifico muito com ele e com o que ele sente.
amei a forma como a tristeza e felicidade foram abordados e foi um livro que me marcou de certa forma.

Alessandra.Siqueir 06/11/2013

Sombras

O livro começa com um baile no castelo e com uma dança do príncipe Carmanni e da princesa Eleonor,eles estão completamente apaixonados mas depois da dança algo terrível acontece,Eleonor desaparece misteriosamente,ninguém viu ou sabe de nada.Depois de seu desaparecimento Carmanni começa a ter alucinações com ela,a vê-la em todos os lugares e etc...
Mesmo não tendo pistas ele fará de tudo para encontrá-la;Mas com o passar dos anos ele começa a se acostumar com a ausência de Eleonor mas nunca desistirá de encontrá-la.
Carmanni não sabe os perigos que o esperam nessa busca pela Eleonor.

Minha Opinião

Demorei uma semana pra terminar de ler esse livro,eu gostaria de ter terminado antes mas...não consegui.
O livro com o passar do tempo se torna muito repetitivo,sombras,sombras e sombras,tudo bem que o tema do livro é esse mas se tornou cansativo demais,pelo menos pra mim.
Matheus Marx escreve super bem,confesso que tive momentos que eu cair na gargalhada literalmente
Eu indico esse livro pra quem é fã desse tema,eu nao sou muito por isso acho que não me prendeu.

Beijos

05/01/2014

Resenha: Chamado das Sombras-Matheus Marx
Resenha:
Mandrok é um reino, que por muitos anos viveu dias lindos e coloridos. O príncipe Carmanni, jovem e apaixonado se casa com uma plebeia, Eleanor...
Tudo ia bem até o dia do baile no castelo de Arcastrum quando inexplicavelmente a princesa Eleanor desaparece. A partir desse momento as sombras que se formaram no coração de Carmanni se espalham por todo reino, trazendo frio e desesperança a todos. Depois de quase um ano de silencio e luto o Príncipe nem dormir conseguia, suas noites eram cheias de pesadelos, onde ele via a princesa se formar e se perder em meio as sombras negras, chamando por ele e pedindo socorro.
Quatro anos se passam e o príncipe aprende a ouvir o "Chamado das Sombras" e começa a buscar respostas na escuridão. Igual a uma pessoa que no momento que apaga a luz não consegue ver nada, a escuridão e muito forte, mas a medida que os olhos se acostumam é possível até mesmo caminhar entre as trevas.
Assim vê que não só ele mas toda sua família corre perigo. Ao longo de seu caminho em busca da verdade, Carmanni muitas vezes se confunde entre a insanidade, a magia e a realidade. E é guiado pelo amor que ele segue em sua busca passando por lugares que nem em sonhos pensou existir.
Quando chega a noite mais "Sombria" de todas ele consegue descansar.

Minha opinião:
Simplesmente "Sombrio"e Cativante.
Quando eu peguei o livro para ler, o titulo e a capa me deram a ideia de que era uma historia de terror. mas na verdade é uma historia de amor, muito bem escrita por sinal.
O ser humano pensa que o amor só produz alegria , e quando suas expectativas são frustadas começam a sofrer e perdem a sua própria sanidade.
A historia tem uma trama bem desenvolvida e envolvente, Matheus Marx consegue prender o leitor do inicio ao fim, o livro tem um tamanho ideal, uma divisão bem feita e as letras num tamanho super recomendado.
Espero Poder ler a continuação em breve, e Espero que gostem da resenha.

site: www.obaudosmelhores.blogspot.com

Francine 19/05/2014

Trinta páginas...
Apenas trinta páginas foram suficientes para saber que este seria um dos melhores livros que leria. Matheus Marx é um autor com uma narrativa maravilhosa, lírica e metafórica. Sendo este o seu primeiro livro, reconheço o seu enorme talento.

Chamado das Sombras é um livro sombrio... A despeito do trocadilho, não encontro melhor termo para denominá-lo. Com uma narrativa em terceira pessoa, conhecemos o Príncipe Carmanni, que desfrutava do Baile Real junto à sua amada noiva, Princesa Eleanor. Em meio aos deslumbrantes detalhes do contexto, notamos quão intenso era o amor deste casal. Sofri junto do Príncipe Carmanni quando, no Baile Real, repentinamente sua princesa desapareceu. A graciosa máscara da Princesa Eleanor, encontrada quebrada no chão, foi como o prenúncio de uma enorme desgraça.

A partir daqui, o livro se torna repleto de mistérios. O Príncipe Carmanni, incapaz de aceitar que sua amada noiva sumisse daquela maneira, manteve a esperança de reencontrá-la, mas no seu íntimo – devido aos anos que se passaram sem nenhum vestígio do seu paradeiro – sabe que Eleanor pode estar morta. Em seu desejo por respostas, procurava por Argaio – o profeta do reino – para obter qualquer mínima pista que o levasse a algum lugar além da impotência. Eu gostei muito do Argaio, pois me lembrava o Gato de Cheshire (de Alice no País das Maravilhas) com seus enigmas e incomum personalidade.

"– (...) É preciso coragem para se tomar diversas decisões, muitas vezes é preciso loucura para se ter coragem. (p. 29)"

Depois de anos sem nada oferecer, Argaio finalmente tem uma premonição! Embora imprecisa, o profeta enxerga o vilarejo de Cogumelo Venenoso no destino do Príncipe Carmanni. Sem hesitar, disposto a saber se sua amada ainda estaria viva e precisando dele, o Príncipe Carmanni parte em uma jornada perigosa. Aqui destaco a incrível capacidade do autor em descrever paisagens e personagens de tal modo que podemos nos sentir íntimos da história! Vi-me cavalgando junto ao personagem em meio à floresta que guardava em suas entranhas, formadas de árvores distorcidas, perigos jamais vistos!

É nesta floresta que o Príncipe Carmanni encontrou-o pela primeira vez... Ele, o homem de preto! Suas vestes negras eram feitas de sombras e seus movimentos fluídos eram sobrehumanos. O pior? O homem de preto tentou matá-lo! Temos, então, um oponente muito além das capacidades do protagonista. E a única preocupação do Príncipe Carmanni era entender o porquê de ter se tornado alvo deste desconhecido assassino.

Não demora para que cada página de Chamado das Sombras se torne uma peça de um sombrio quebra-cabeça. Cogumelo Venenoso, o homem de preto, Eleanor... estavam interligados de um jeito que causa medo descobrir. Eu gostaria de contar muito mais, porque o vilarejo de Cogumelo Venenoso é apenas um aperitivo de tudo o que o Príncipe Carmanni ainda enfrentaria. Por vezes me questionei o que faria no lugar dele, porque a cada passo mais próximo da verdade ganhava-se também uma pergunta acrescida à enorme lista de perguntas que o afligiam. Quanto mais se sabe, mais dúvidas se tem. E o que fazer quando as respostas não estão apenas no "plano real", mas além disso? Você daria um passo ao desconhecido, sem enlouquecer?

Apesar de me envolver na leitura de Chamado das Sombras, confesso que não apreciei o final. Nas últimas páginas, achei um pouco previsível o que aconteceria. E sendo o primeiro volume, a impressão que tive é que todas as respostas foram dadas. Não houve lacunas para a sequência da história. Ainda, o Príncipe Carmanni não evoluiu ao longo da história como gostaria. Esperei pelo momento no qual ele se tornaria um cavaleiro desbravador, o herói, mas isso não aconteceu. Ele manteve sua excessiva sensibilidade, que às vezes aflorava em momentos críticos! Dava-me vontade de sacudi-lo (haha).

Vocês podem me questionar: E mesmo assim avalia o livro em 5 estrelas – excelente leitura – e o adiciona aos seus favoritos? Não gostei do final, mas ele foi bom. Não houve lacunas para a sequência, mas a criatividade do autor não me deixa dúvidas de que pode surpreender. E o Príncipe Carmanni não foi "o herói", mas mantê-lo um pouco ingênuo foi – certamente – muito diferente do que encontramos nos livros de fantasia. Então, sim, pessoal => Este livro é recomendadíssimo! A capa é linda, relacionando-se completamente com a história, e a arte gráfica está impecável.

Concluo com a opinião do blogueiro de Na Estante de um Garoto, que resume minha impressão deste livro: Matheus Marx tem uma escrita tão poderosa que é capaz de fazer você sentir medo da sua própria sombra.

~Agradeço carinhosamente ao autor parceiro, Matheus Marx, pela cortesia da sua obra!~

Confira os meus quotes favoritos no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/05/resenha-32-chamado-das-sombras.html

havanaalves 03/01/2017

Enfadonho
Livro enfadonho. A história começa até interessante, mas demora tanto a se desenvolver que cansa.