Another #4

Resenhas - Another #04

Alle_Marques 24/12/2023

O tempo flui
...
“Mesmo que eu não possa escutar a sua voz. Posso escutar cada ação claramente”
...
É bem complicado resenhar mangá, volume após volume, ainda mais quando se tem um intervalo de tempo entre a leitura e a resenha, por isso decidir não me aprofundar muitos nas resenhas anteriores e deixar boa parte do que tenho pra dizer para a última: essa.

Pra começar, preciso dizer que a confusão me acompanhou por toda a leitura, não sei se foi só eu quem achei mais confuso do que o normal (mesmo se tratando de uma história de mistério) ou apenas se isso é consequência da minha falta de experiência com mangas, como já disse anteriormente, de qualquer forma não foi fácil, fora alguns pontos difíceis de aceitar ao longo da obra que incomodaram um pouco, como por exemplo: “onde estão os pais? Por que ninguém faz nada? Não é possível que ninguém perceba que tem algo muito errado naquela escola, naquela classe.”, “Uma conversa entre o Sakakibara e os outros logo de cara já seria o suficiente para prevenir o problema, ou pelo menos, caso não seja o suficiente, serviria para eles dizerem que ao menos tentaram”, “como funciona esse “fingir que tal aluno não existe”? Os pais não ficam sabendo como? E as notas, provas? Não existe reunião de pais no Japão?” e etc.

Ainda assim, a forma como a história cresce a cada volume é ótimo, ele só enriquece com o passar dos capítulos e trabalha muito bem com o mistério e a tensão para nos estregar uma obra carregada, inquietante e sombria, o ápice vem no momento certo e a “grande revelação”, que aguardamos ao longo da obra inteira, funciona. É tão brutal e impiedoso quanto imaginei, a atmosfera é opressiva e a sensação de preocupação, do perigo estar sempre presente, garante a obra uma aura soturna, de ansiedade e aflição o tempo todo. Não é um mangá pra todo mundo, não só pelas mortes serem sempre chocantes e gráficas, mas também pelo suspense perturbador que paira no ar.

Pretendo rever o anime em breve e assim que fizer isso, enquanto estiver fresco na memória, pretendo reler os mangás, acredito que boa parte da minha confusão desaparecera dessa forma, então veremos se a clareza e a compreensão me farão gostar e apreciar mais essa obra do que essa primeira leitura conseguiu.
8ª HQ de 2023, 30ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

Bruna 29/01/2022

Não entendo o tanto de crítica em cima do anime!
Eu achei ele bom.. a trilha sonora, Perfeita....
E a conclusão da história também.
Amei a experiência de terminar meu primeiro mangá. ?

Erika 12/02/2022

Ah!
Ótimo último volume.
O primeiro volume demorou a engatar, mas do segundo em diante foi só sucesso.
Agora é ler o novel !:)

site: http://upandoavida.com

Léo 16/02/2021

Finalização inesperada!
O jeito que esse mangá termina, deixa qualquer um de boca aberta, vai te tentando a descobrir quem seria o verdadeiro morto, e traz toda a dúvida à tona neste último volume, de um jeito muito bem explicado e impressionante!

Não tem como não recomendar o box inteiro pra quem está iniciando ou que já esteja no mundo dos mangás, pois fica melhor a cada segundo e a cada página. É algo magnífico de se ler, é prazeroso!

emmanuel_arankar 21/07/2023

"Another, Volume 4" de Yukito Ayatsuji e Hiro Kiyohara

O quarto volume da série "Another" chega ao leitor como um desfecho aguardado, que promete revelar os segredos por trás da misteriosa maldição que assola a turma 3-3. A série, que combina elementos de sobrenatural, horror e mistério, tem cativado fãs ao redor do mundo com sua atmosfera sinistra e reviravoltas inesperadas.

A trama deste volume se desenrola a partir da descoberta de uma fita cassete gravada por um membro da turma 3-3 há quinze anos. Essa gravação contém informações cruciais sobre como a maldição pode ser interrompida e fornece pistas para a identidade do "morto" da turma. Com base nessa descoberta, os alunos embarcam em um acampamento de férias com a esperança de finalmente encerrar a maldição que paira sobre eles.

Uma das características mais marcantes deste volume é a arte. O ilustrador consegue criar uma atmosfera gótica e sangrenta, repleta de detalhes, que envolve o leitor de forma intensa. As expressões dos personagens são ricas em detalhes, transmitindo suas emoções e aprofundando a atmosfera de tensão que permeia a história. Os traços em relevo adicionam um toque sinistro, acentuando a natureza sombria do enredo.

O equilíbrio entre os elementos sobrenaturais e o realismo é mantido habilmente pela autora, que revela informações no momento certo, mantendo os leitores ansiosos por respostas. As reviravoltas e segredos são revelados com precisão, culminando em um desfecho que surpreende a maioria dos leitores. A identidade do "morto" da turma é o centro do mistério, e a autora consegue mantê-lo envolvente até o fim. As pistas deixadas ao longo da série se encaixam de maneira satisfatória, revelando uma verdade chocante.

No entanto, mesmo com o sucesso na resolução do mistério central, alguns eventos e desenvolvimentos no final da história podem parecer apressados. Algumas cenas e personagens não recebem o desenvolvimento que merecem, deixando espaço para um potencial aprofundamento que poderia enriquecer ainda mais a história. Além disso, a conclusão pode parecer discrepante em relação ao clima sombrio e assustador que permeou a maior parte da série.

Em relação aos personagens, embora tenham sido o motor da narrativa, seu desenvolvimento final pode não ser tão satisfatório quanto se esperava. A história concentra-se tanto na resolução do mistério que, em alguns momentos, os personagens podem parecer veículos para a trama, deixando de lado a oportunidade de explorar mais profundamente suas personalidades e motivações. Isso pode afetar a capacidade do leitor de se relacionar emocionalmente com os personagens.

Apesar dessas ressalvas, a narrativa continua a ser envolvente e viciante, mantendo o leitor cativado até a última página. A série "Another" oferece uma conclusão que amarra muitas pontas soltas, proporcionando um senso de satisfação ao mesmo tempo que deixa espaço para reflexão e debate sobre os acontecimentos e o destino dos personagens.

No geral, o quarto volume de "Another" cumpre sua promessa de oferecer uma experiência de leitura intensa e misteriosa. A trama mantém os leitores envolvidos até o fim, com reviravoltas surpreendentes e uma conclusão satisfatória. Embora alguns aspectos possam parecer apressados, como o desenvolvimento dos personagens, a série, no geral, oferece um mergulho envolvente no horror sobrenatural e na maldição que assombra a turma 3-3. Para os amantes do gênero, "Another" é uma leitura que vale a pena.

Quando pensamos em "Another," é impossível não mencionar a atmosfera única que permeia toda a série. Desde o primeiro volume, os leitores são imersos em um clima de suspense e horror que persiste até o final. A autora e o ilustrador conseguem criar uma sensação constante de tensão e inquietação, mantendo o público à beira de seus assentos.

A arte desempenha um papel fundamental na construção dessa atmosfera. Os traços detalhados e realistas dos personagens contrastam com o ambiente sombrio e opressivo da história. Cada página é rica em detalhes, convidando os leitores a examinar cuidadosamente cada quadro em busca de pistas e segredos. Os rostos dos personagens são expressivos, transmitindo medo, desespero e mistério de maneira vívida.

A maldição que assombra a turma 3-3 é o centro do enredo e é revelada de maneira gradual ao longo da série. A autora habilmente dosa as informações, lançando pistas e reviravoltas que mantêm os leitores envolvidos. Cada revelação leva a mais perguntas, e é essa busca por respostas que impulsiona a narrativa.

O conceito de um "morto" entre os vivos é uma parte fundamental da trama. Os personagens precisam identificar quem é o "morto" para evitar mais mortes, mas essa tarefa está longe de ser simples. As reviravoltas relacionadas à identidade do "morto" são surpreendentes e mantêm os leitores adivinhando até o fim.

No entanto, como mencionado anteriormente, o quarto volume acelera um pouco o ritmo para entregar todas as respostas. Algumas cenas e eventos podem parecer apressados, o que, embora não estrague a experiência, deixa uma sensação de que certos elementos poderiam ter sido mais explorados.

A conclusão da série deixa espaço para reflexão e discussão. A verdade por trás da maldição é revelada, mas as ramificações e consequências de suas ações deixam os leitores com muito com o que pensar. Essa ambiguidade é uma das características mais fascinantes da série, pois deixa espaço para interpretações pessoais.

Outro aspecto importante da série "Another" é a construção de seus personagens. Embora o desenvolvimento final possa ser menos aprofundado do que o desejado, os personagens têm suas próprias camadas de complexidade. Cada um carrega seus próprios segredos e traumas, o que os torna intrigantes e, ao mesmo tempo, distantes. A relação entre os personagens e a maldição é um dos principais pontos de tensão, uma vez que eles precisam equilibrar o desejo de sobreviver com o medo de quebrar as regras da maldição.

No geral, o quarto volume de "Another" é uma leitura envolvente que satisfaz as expectativas dos fãs da série. Ele conclui a trama central de maneira satisfatória, revelando os segredos da maldição e a identidade do "morto". A atmosfera sombria e a arte detalhada continuam a ser pontos fortes da série, e a experiência como um todo é emocionante. Apesar de algumas ressalvas em relação ao ritmo acelerado e ao desenvolvimento dos personagens, "Another" é uma série que cativa os amantes do horror e do mistério, mantendo-os ansiosos por mais reviravoltas e segredos até o fim.

Allan 05/09/2022minha estante
como assim o morto inicial? eu buguei

Gabrielle 09/09/2022minha estante
Entra como SPOILER, mas na última página do mangá aparece uma silhueta que julgo ser o fantasma do estudante que morreu e iniciou a maldição, por isso o "morto" inicial. Esse fantasma é o que amaldiçoa a sala e possivelmente vai continuar amaldiçoando ate alguém vence-lo.

Allan 09/09/2022minha estante
aaa sim agora eu entendi, queria que tivesse continuidade

Matheus.Lamec 20/04/2023

Um bom final...
Apesar de eu não ter dado 5 estrelas o final foi muito bom. Mas pra mim o manga podia ter mais cenas de morte e tragédias, me lembra muito Premonição e seria mais legal ter mais cenas assim... Porem o manga fica mais no suspense e drama e as mortes finais ficam no off, só falam depois quem morreu...

Gabriela 08/05/2022

Li todos os períodos + o zero em um dia após assistir o anime, gosto bastante. O final é bastante interessante não dá para imaginar de início, não entendo porq tantas pessoas não gostam.

Fox 31/12/2022

Suspense Leve
O Mangá é incrível, concluindo todos os ciclos e terminando sem final ambíguo, tudo esclarecido, tendo suspense na medida certa.

Allan 05/09/2022

MDS
Eu juro que não estava esperando, principalmente pq quando estava folhando o mangá "vi um spoiler", mas não era eu entendi errado e isso fez com que eu me chocasse ainda mais, super recomendo!!

Emilia Yumi 08/02/2019

A conclusão da coleção.
A conclusão da coleção de 4 volumes. O mistério finalmente é elucidado, de como as mortes começaram, porque elas aconteceram e a solução para parar com a maldição.
Vale a pena colecionar o box. Desenhos lindos e uma estória do começo ao fim muito envolvente. O box inteiro foi devorado em 2 dias...rsrs.

Letícia Martins 24/05/2022

Surpreendente
Assisti ao anime muitos anos atrás e não lembrava de absolutamente nada. Foi uma surpresa maravilhosa ler esse mangá, porque o final me surpreendeu como se eu nunca tivesse visto antes o que aconteceria. Muito bem escrito, não consegui adivinhar quem era o outro até o último segundo. Com certeza relerei algum dia.

ala.Haru 29/04/2021

Isso era pra ser uma resenha de another
Primeiramente quero dizer que another foi o primeiro manga que li então talvez a resenha fique uma merd@.E segundo, eu amei demais esse manga, juro, me apaixonei desde a primeira palavra que eu li. Eu adorei a forma que eles resolveram contar a história da turma 3-3, adorei os personagens (por mais que eu ache que eles podiam ter desenvolvido mais a personalidadede de alguns).E aprendi mtas coisa tbm, como: nunca conversar no telefone perto de um elevador, não desça uma escada com um guarda chuva, e nunca fingir que uma pessoa morta ainda tá viva. Bom, eu so queria dizer mesmo o quando eu amei esse manga. E tbm quero dizer que eu li os 4 volumes em literalmente 24h (isso pra mim é rápido, ta?), mas enfim espero que vcs tenham gostado dessa tentativa falhada de resenha