Você Está Louco!

Você Está Louco! Ricardo Semler

Resenhas - Você Está Louco!

igregianin 03/03/2024

Ótimo livro
Me faz refletir sobre as tantas coisas que temos a oportunidade de agir sobre e achamos inalcançáveis

fredec 31/12/2019

Cada dia mais atual
Um pouco convencido mas muito ciente disso e principalmente do que prega. Junta-se segurança (financeira), coragem, conhecimento, ação, presunção, cara de pau e muita loucura, chega-se a Ricardo Semler. Ele simplesmente quebra todos os conceitos de business mais utilizados em 99% das empresas no mundo desde antes da revolução industrial e questiona a falta de inovação. Questiona, inclusive, qualquer inovação. Será que é tudo realmente tão rápida? O exemplo do carro é sensacional. Se você é uma pessoa de negócios, administrador de empresas ou tem espírito empreendedor, é um must-read.

site: www.fredericomarinho.com

Zafriel_ 25/07/2019

Uma bibliografia
Bibliografia de um brasileiro da elite paulistana, apenas isso. O livro conta a trajetória de Ricardo Semler, empresário brasileiro que inovou a gestão industrial no fim dos anos 80 e inicio dos 90. Apesar de bem inscrito a obra mas não me levou a insights nem consegui ver a tal "insanidade" do modo de administrar a vida do autor.

Tom 07/08/2015

Obrigatório para empreendedores
Uma leitura obrigatória para quem deseja empreender.
Apesar de sermos pessoas criativas, quando nos acostumamos a uma realidade, muitas vezes deixamos de imaginar formas diferentes de encarar a mesma. Esse livro não só abre a mente do leitor como mostra os resultados que essa loucura criativa pose trazer.
Outro ponto alto dessa obra é que o Ricardo não se coloca no pedestal de pessoa perfeita, mas deixa claro que não é e reconhece as vantagens de nascer na família que nasceu e, ao mesmo tempo, mostra caminhos para empreendedores de todos portes fazerem igual.mm

Natalia 13/05/2014

Você está louco"
O livro "Você está louco!" conta a história do autor Ricardo Semler, assim como suas perspectivas e experiências acerca de diversos assuntos, destacando-se sua experiência como administrador e CEO da Semler S/A, empresa que herdou de seu pai e que através da gestão promovida pelo autor viu seus rendimentos saltarem de 4 milhões de dólares, para 212 milhões de dólares em 2003.

Além do resultado financeiro extremamente positivo, Semler conta como teve sucesso no processo de democratização da fábrica.

Em uma constante contestação de ideias consagradas como se fossem regras imutáveis, Semler mostra como mesmo sendo tratado como louco é necessário aplicarmos mudanças nos nossos modos de pensar, de agir e de administrar nossa vidas, nossas relações e nossos trabalhos.

O modelo implementado pelo autor como CEO na Semco S/A se opôs a diversos pontos da administração cientifica, propondo um modelo de democracia industrial dando mais autonomia aos funcionários, respeitando e incentivando suas individualidades para criar uma organização alicerçada em três valores fundamentais: participação dos funcionários, participação nos lucros e livre fluxo de informações.

Ao introduzir o livre fluxo de informações como valor fundamental da organização é possível evitar a concentração de informações e poder nas mãos de poucos chefes e gerentes, além de estimular a transparência e participação dos funcionários nos resultados da empresa. Isso é feito disponibilizando os balanços e informações estratégicas da empresa para todos os funcionários, de forma clara para fácil entendimento.

O autor considera anacrônica a hierarquia baseada no modelo militar e diz que esta não satisfaz as necessidades da organização moderna focada em criatividade e inovação.

Por isso, reestrutura até mesmo o processo de admissão de pessoal. Na fábrica a contratação de chefes é feita através de entrevistas em que todos os seus subordinados são convidados a escolher os futuros gerentes. Ninguém se torna chefe sem antes conquistar a confiança de seus subordinados.

Baseado nas mesmas crenças são criados os programas "Namore com a Semco" e "Aposente-se um pouco". O programa "Namore com a Semco" permite que interessados em trabalhar na empresa passem por uma fase de conhecimento da organização antes de serem contratados e o programa "Aposente-se um pouco" permite que funcionários escolham um dia da semana para folgar e investir em projetos pessoais. O foco é permitir que a melhoria na qualidade de vida dos funcionários traga resultados positivos não só para suas vidas mas também para o ambiente organizacional.

Muito além da necessidade de produzir cada vez mais, é necessário que os funcionários tornem-se integrados e interessados no destino da organização. Mesmo em detalhes pequenos, como permitir que operários escolham a decoração do local onde trabalham é possível controlar menos e confiar mais nas pessoas.

O livro faz também um relato sobre a incursão do autor em outras atividades além da de administrador da Semco, como a criação da Lumiar - escola mais moderna e flexível que não visa apenas criar operários para o mercado de trabalho, suas viagens ao redor do mundo, participação no festival Woodstock, vice-presidente da FIESP, política e palestras em instituições como MIT.

O autor também comenta como administradores acabam se vendo reféns de mudanças sociais por se apegarem a ideias antiquadas, e sugere que é possível fazer com que isso mude através da quebra de paradigmas tornando empresas verdadeiros agentes de transformação na sociedade.

Para administradores uma das lições do livro é que confiar nas pessoas pode não ser uma loucura, mas sim uma boa ideia. Sobre a motivação dos funcionários o autor afirma: "A arte da administração está muito mais no terreno emocional e afetivo de Freud, Carl Jung ou Michel Foucault do que no mundo de guros como Peter Drucker."

A experiência da Semco, posta em prática, até a data da publicação do livro havia resultado em 16 teses de mestrado e 6 teses de doutorado, mostrando o interesse acadêmico em absorver esse novo modelo de gestão proposta pela empresa.

Em uma época onde falar em administração significa falar em "empreendedorismo" e "inovação", o livro "Você está louco!" dá novos sentidos à essas palavras mostrando que é possível e vantajoso trazê-las da teoria para a prática se tivermos a disposição em analisar dogmas e tradições da administração e deixar de lado aquilo que já está ultrapassado para apostar me um modelo novo de gestão voltado não apenas para o lucro, mas para as pessoas e não somente em resultados estatísticos mas na participação efetiva de todos no destinos de suas organizações e suas vidas.

site: http://nataliasantos.wordpress.com/2014/03/25/5o-livro-do-ano-voce-esta-louco-por-ricardo-semler/

Nana 02/01/2013

Apesar de não gostar de biografias, é bem interessante a história dele. Alguém que poderia ser um ~playboy metido a besta~, acabou aprendendo com seus próprios erros e tornou-se um visionário criando novas metodologias para a administração de suas empresas.

O mais vergonhoso de tudo é o cara ser tão conhecido lá fora, e aqui no Brasil mal saberem de quem se trata.

Artur Lima 04/09/2012

Faça esta loucura
Semler é um louco, e seu livro nos mostra o quão coerente é viver esta loucura, alias o que chamamos de normalidade nada mais é do que uma eterna repetição de procedimentos os quais sequer acreditamos.

Neste caso, o livro vai abrir sua mente para uma realidade que você vive e sequer se deu conta, vai fundo nessa leitura.

Mila 15/01/2012

Leve, divertido e super interessante
"Você Está Louco!" não pode faltar na sua biblioteca particular! Especialmente se você gosta de uma leitura leve e interessante.

Eu adorei.
O autor, Ricardo Semler, me fez dar boas risadas com os casos narrados de forma descontraída e engraçada.

Quando comprei este livro, estava receosa. Comprei porque li a indicação, embora morna, em uma revista. Queria alguma coisa diferente do que eu estava lendo na época (filosofia oriental).

Na verdade, eu nem sequer imaginava que leria "Você está louco!" tão rapidamente. É daqueles livros que a gente quer ler mais um pouquinho, mais um pouquinho.... e quando vê já está quase no final. Aí é que não dá mesmo para parar a leitura né?

Empresário famoso da Semco, empresa que herdou de seu pai, Ricardo Semler carrega o título de guru dos negócios, especialmente devido ao seu livro anterior, intitulado "Virando A Própria Mesa" que fez um sucesso estrondoso anos antes.

No entanto, "Você Está Louco!" não ensina ninguém a ser um profissional melhor, ou um empresário de mais sucesso, muito menos revela técnicas desconhecidas de administração de negócios. O que o livro faz, na verdade, é dar um puxão de orelha nos leitores, especialmente naqueles preguiçosos que querem trabalhar menos por mais dinheiro. Mas tudo na maior descontração. Coragem para buscar o melhor, mesmo que para isso nos tornemos diferentes. Simples? Não. Mas quem foi que falou em moleza?

Semler descreve a vida dos negócios com um bom humor incontestável, além, é claro, de contar pedacinhos de suas experiências particulares, afinal, ninguém vive só de negócios, não é?

Gostei e recomendo.

Anderson Meira 30/12/2011

Mas louco é quem me diz que não é feliz...
O livro relata, com leveza e bom humor, diversas passagens da história de vida de um empreendedor nato que nasceu em berço de ouro mas não se limitou a usufruir de sua condição privilegiada.

Do desafio pessoal de seguir a rota de Marco Polo à participação na concepção do projeto “Woodstock”; da revolução na gestão de pessoas e da inovação no Grupo Semco à criação do Instituto DNA Brasil (uma célula pensante – composta por intelectuais e homens do povo – que debatia sobre o Brasil do futuro); do modelo educacional inovador da Escola Lumiar (liberdade e responsabilidade) ao modelo de qualidade de vida do Habitat dos Mellos (o primeiro mundo é aqui)...

Lembrou-me, guardadas as devidas proporções (em termos de abrangência, networking, recursos e capacidade de realização), dos projetos da IPLANUS, CENTEV, APL-TI, CASA DO EMPRESÁRIO, CVT, ... e a infinita “sopa de letras” que idealizamos nestes últimos anos em Viçosa (MG).

Acredito que as motivações foram as mesmas: mudança do status quo (político, social e econômico) e a necessidade de se sentir útil, um agente de transformação.

Confesso que fiquei com uma pontinha de inveja... Semler, por ter sob seu controle as variáveis críticas (acesso a mentes brilhantes, capacidade de delegação de responsabilidades, recursos de todas as ordens... e inteligência emocional) conseguiu concretizar a maioria de suas ideias.

Ótimo livro... vale a leitura!

Tuiza 03/12/2010

Algumas viagens que eu não faria a não ser através da leitura !
O autor é irreverente, narra diversas situações típicas de quem não segue as regras vigentes. Talvez tenha sido por isso mesmo que fez algumas viagens muito loucas e perigosas. O livro vale a pena pelo relato dessas viagens: viajamos junto sem os percalços sofridos por ele.

DVD 15/09/2010

Idéias inovadoras não só em administração de empresas
Li o livro anterior de Ricardo Semler (Virando a própria mesa) no final de 2004 e me surpreendi com as inovações que ele implementou na SEMCO ainda na década de 80. Quando comecei a leitura do livro Você está Louco eu esperava por mais idéias mirabolantes de como administrar uma empresa, mas Ricardo Semler foi além, extendendo suas idéias para outros setores (educação, ongs, hotelaria) e demonstrou que deve-se, sempre que possível, questionar o status quo.

Recomendo a leitura deste livro para todas as pessoas que precisam de inspiração para ir além das barreiras ideológicas impostas pela sociedade e buscar a inovação nas coisas mais simples do cotidiano.

Oleiro 20/08/2010

Que história!
A história de vida de Ricardo com suas conquistas, aventuras e realizações altruístas são tão impressionantes que as vezes fica difícil acreditar que uma pessoa possa produzir tanto em tão pouco tempo. Este livro é uma excelente inspiração para quem tem um mínimo de veia empreendedora.

Bruno T. 15/03/2010

Interessante
Lembro-me ter lido o primeiro sucesso de Ricardo Semler, "Virando a própria mesa", por ocasião de seu lançamento, no final da década de 80, e ter gostado muito, pelas idéias inovadoras e revolucionárias de seu autor, que defendia uma forma de administração totalmente oposta à praticada, na época, pela absoluta maioria das empresas.

Em "Você está louco", Semler retoma o assunto, relatando suas experiências dos últimos vinte anos, na Semco e fora dela.

As idéias continuam inovadoras e os fatos relatados, abrangendo administração, educação, viagens e muitos outros temas, são muito interessantes.

A dúvida que resta, ao analisar o "conjunto da obra" (que inclui visitas a mosteiros, viagens no deserto, implantação de escolas e de hoteis, incursão na política, aulas no MIT, palestras nacionais e internacionais, redação de livros e artigos e aquisição e gerenciamento de empresas, entre tantas atividades relatadas) é onde o autor encontra/encontrava tempo para se dedicar a tantas atividades distintas e com tanto empenho e dedicação.

Ressalva à parte, um bom livro, bem interessante, que vale a pena ser lido.

Thiago 25/01/2010

Um olhar para o futuro
Ricardo Semler realmente faz jus ao título do livro.
Simplesmente vira do avesso dogmas e verdades absolutas com maestria. É fascinante saber que, pasmem, Ricardo é brasileiro, consegue influenciar as maiores mentes mundiais e fazê-las re-pensar sobre todo esse sistema a que somos submetidos.

Mas é estarrecedor saber o quanto, em pleno Século 21, nossas mentes e corpos pararam no tempo, obedecendo regras que absolutamente deveriam ter ficadas no passado. E é com esse espírito de moleque atrevido, que Ricardo plantou sementes no Brasil e no mundo que em não muito tempo se frutificarão e mudarão o futuro.

E não pense que é um livro técnico e voltado apenas para administradores, gestores e coisas do gênero, mas sim para pessoas que de alguma forma tem aquela velha vontade de querer mudar o mundo. E sim, é mais fácil do que imaginam.

Obrigado Ricardo por compartilhar de suas maravilhosas idéias e conceitos e acreditar tanto no Brasil e principalmente nas pessoas.

Sikewiecz 23/01/2010

Um livro que nos remete a pensa três vezes por quê como diria o autor. Sem duvida, uma lição de reflexão e questionamento a todos nós, além de um incentivo a qualquer um sair da sua zona de conforto e abrir a cabeça para o mundo. C tá loko!