Tito Andrônico

Tito Andrônico William Shakespeare

Resenhas - Tito Andrônico

kawa. 05/09/2023

Que peça espetacular todo mundo é maluco precisa de terapia medicação e jesus shakespeare sabia o que ele tava fazendo ele foi bem espertinho nessa

isabellagrossi 06/06/2023

A tragédia mais violenta de Shakespeare, Tito Andrônico foi a primeira leitura que conseguiu mobilizar sentimento de repulsa em mim, face às suas descrições mais sangrentas. Dito isso, uma ótima escrita, de fato.

dialeteista 19/12/2022

?trigger warnings?
vingança, estupro, desesperança, tortas de carne humana, desmembramento, carnificina, racismo, assassinato

Mari 16/07/2022

Essa peça tem todo tipo de violência (estupro, mutilação e, claro, assassinatos), sendo a mais pesada de Shakespeare.

Os personagens Aaron e Tamora são como Iago e Lady Macbeth, conseguindo serem até mais cruéis e completamente sem remorso.

O final parece até saído de um filme gore, mas ainda assim é uma boa história de vingança.

@mariajuliadua 15/06/2021

shakespeare meu filho???
cara KKKKKK??? eu terminei essa peça rindo. é bizarramente trágica. eu imaginava um desfecho, mas meu deus???¿ os acontecimentos são surreais de horríveis, mas vale a pena ler...¿

(tô em choque)

nunca mais vou esquecer a primeira leitura de shakespeare cheeeck ?

Leonardy.Negrini 11/01/2021

Sangue, torta e Psicopatia
A obra mais violenta e sangrenta de Shakespeare, Tito Andrônico, fala de um sujeito militar que retorna a sua pátria, sendo convocado a assumir a função de Imperador, com o apoio popular.
Ao se negar a assumir o cargo e apoiar um dos postulantes é traído pelos patrícios, por sua filha Lavínia, por outros filhos e pelo novo Imperador.
O desenrolar da história vai desvelando uma série de tragédias que serão praticadas e engendradas, principalmente, por Aarão, amante da rainha Tamora.
De todos os que sofreram na história, uma das piores foi a própria Lavínia, e novamente a cor da pele é um elemento de vinculação com o arquétipo da maldade. Mas no caso de Aarão não há nem ressentimentos.
Leitura muito densa, até difícil.
#williamshakespeare #titoandronico #lerévida #leitura

ntampinha 21/11/2020

Melhor tragédia de Shakespeare!!
Já li quase todas as tragédias de Shakespeare e essa é, de longe e de perto, a melhor!!! A história é intensa, forte e pesada, literalmente carregada de tristeza e sofrimento, fazendo jus ao título de "tragédia".
Gostei muito, engoli o livro rapidamente e recomendo sem pestanejar!!!

Milla 28/08/2020

Achei surpreendente
Shakespeare fez um trabalho tão diferente das suas outras peças. Apesar de vingança ser uma temática muito comum em alguma de suas peças, tudo é muito intenso em Titus Andronicus e incomparável as outras peças. Essa, com certeza, é a história/peça mais sangrenta, violenta e chocante no legado do Shake. Pior que eu nem posso comentar muito aqui do que se trata a história porque os momentos brutais surpreendem demais o leitor. Foram vários momentos que me peguei boquiaberta ou tampando a boca com a mão.
Titus Andronicus tem cenas que prendem a atenção do leitor e dá aquela curiosidade de ler logo tudo de uma vez e ver como vai acabar a história. Muito diferente de Coriolanus, sabe? Apesar de Coriolanus ter bastante sangue, é uma peça bem tediosa, sinceramente. Os diálogos de Coriolanus são tão desinteressantes... O mesmo não acontece com Titus.
Shakespeare conseguiu reunir vários personagens ruins, podres, cínicos, nefastos... na mesma história.
Até o próprio Titus chega ser um personagem complicado de se ter pena 100%. É um personagem com defeitos e que mesmo assim está na posição de personagem principal e procurando vingança.

O que eu posso dizer sobre Titus é que ele é um personagem de meia idade, pai de 4 filhos homens e uma mulher.
A mulher do imperador Saturnino, Tamora, possui um caso com um mouro (um personagem negro) chamado Aaron. (Achei interessante quando vi isso porque a única vez que tinha visto um personagem negro nas histórias do Shakespeare foi em Othello). Os filhos de Tamora, Demétrio e Quiron, competem pela a "atenção" de Lavínia, filha de Titus, que já está meio que prometida a Bassiano (irmão de Saturnino).
Uma "bola de neve" de problemas se forma quando Tamora, Aaron, Demétrio e Quiron resolvem tramar em fazer uma coisa com Lavínia. Daí adiante, o único objetivo de Titus é vingança.

Alguma das cenas de violencia são exageradas a nível "Game of Thrones". Então eu não recomendo esse livro para pessoas com psicológico fraco ou que passaram por violencias.

Eu daria 5 estrelas se não fosse por um motivozinho. Titus mata dois personagens bem nada a ver de forma bem desnecessária. Acho que se esses personagens fossem poupados, a história seria 10/10

caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Peças com extrema violência eram comuns na época de Shakespeare (seguindo uma tradição romana) e sendo essa uma das primeiras peças do autor, então ele seguiu a moda. Inovador na época deve ter sido Rei Lear e a introdução do nonsense no Teatro

Milla 25/01/2022minha estante
aff, que preguiça de gente assim ?? Sempre tem alguém pronto pra dar uma carteirada no skoob.

caio.lobo. 25/01/2022minha estante
Não é carteirada, só passei uma informação. Permaneça na ignorância e na pequenez. Desejo boas leituras para ti

Milla 26/01/2022minha estante
???? "Permaneça na ignorância e na pequenez" ?? Essa rede social sempre garante umas risadas, isso ninguém pode negar.

caio.lobo. 26/01/2022minha estante

Rafael.Montoito 19/07/2020

Shakespeare na sua forma mais bruta
A atualidade das peças de Shakespeare é notória para qualquer leitor disposto a transpô-las para nossos dias (não que isso seja necessário, já que cada peça é um deleite por si só, mas tal olhar possibilita compreender porque o bardo nunca foi deixado de lado).
"Tito Andrônico" é, em primeira instância, uma peça sobre traição, sobre um homem que serve a uma causa e, depois, é abandonado e enganado por aqueles a quem serviu (nossa política, nossa sociedade, nossas relações amorosa não são, em alguma medida, exatamente isso?).
Tito é um poderoso general da Roma Antiga que volta à capital romana depois de uma triunfante vitória sobre os godos. Ele traz Tamora, rainha dos godos, prisioneira, junto com seus filhos Alabardo, Quiron e Demétrio.
Saturnino e Bassiano, irmãos, disputam o controle do império romano e, numa aliança de paz, Saturnino casa-se com Tamora que, com seu amante, Aarão, trama de vingar-se de Tito, que matou seu um de seus filhos.
A partir daí, a peça cresce em violência (considerada a mais violenta escrita por Shakespeare): estupros, mutilações, decapitações e até mesmo um canibalismo involuntário desnudam o lado mais terrível do homem e a escalada de Tito à loucura.
Exatamente por ser uma peça que difere de todo o mais que Shakespeare escreveu, merece ser lida. Sua força está em cada cena.

Isabele240 18/05/2020

Brilhante
?Não é profunda minha dor? Sem fundo? Que seja assim também minha tristeza.?

?Se houvesse uma razão para a miséria, em limites a dor confinaria. Quando o céu chora, a terra não transborda? Quando o vento enlouquece, não se torna furioso o mar, a abóbada ameaçando com o rosto intumescido? E ainda reclamas razão para esta dor? Eu sou o oceano.?

Definitivamente um novo favorito que só lendo para saber.

tati.ANNa 01/04/2020

Brutal
Eu meio que escolhe ler essa peça aleatoriamente depois de ver uma breve menção sobe ela e decide me jogar de cabeça sem saber muita coisa sobre, a não ser que logo no começo já tem um assassinato e a partir daí já dá pra ter uma ideia...

Eu vi que algumas pessoas se questionam se essa peça foi realmente escrita por Shakespeare por ser excessivamente violenta e brutal em vários aspectos em contraste com suas outras tragédias. Eu já li três das mais famosas tragédias shakespeareanas e não sente em nenhum momento que poderia ser um autor diferente, ainda existem vários elementos que Shakespeare costuma usar apesar de ser levado pra um nível ainda mais sanguinário e hediondo. Alguns dizem que em todo esse festival gore a peça não parece ter um ponto mas eu discordo; o ponto central da peça é a vingança, e Shakespeare usou desses elementos excessivos de brutalidade pra mostrar que violência gera mais violência e mais violência.

Não é a minha peça favorita nem nada, mas consegui entender os temas pra apreciar o que ela apresenta, mesmo que o enredo seja bem difícil de digerir...

Antonio Maluco 14/03/2019

Tragédia
o livro mostra uma tragédia romana

Emme, o Fernando 03/02/2017

Absolutamente envolvente!
É impossível você não ficar envolvido e ser absorvido pelo enredo da peça e todas as emoções que ela te faz sentir. O sentimento de injustiça é constante e te faz refletir o tempo inteiro sobre vingança, justiça, maldade...

A falta de visão de Titus em reconhecer o valor do primogênito de Tamora e sua má escolha ao recusar a liderança do império e indicar Saturninus é o que gera a maior parte do conflito. Mas de forma alguma isso justifica o ódio e a sede de vingança de Tamora e a sociopatia extrema e absoluta de seu amante negro Aaron, que na minha opinião é mais revoltante que as mortes e mutilações da peça (aliás as cenas mais tocantes de Lavínia não seriam possíveis sem Aaron).

Quem reduz essa peça a um amontoado de morte, mutilações e sangue se esquece de que a violência aqui expressa não é nada excepcional para a época, se esquece de que a inspiração se vem das peças romanas (com bastante sangue e exageros) e se esquece de que o Shakespeare que escreveu essa peça é ainda um aprendiz (genial e criativo, mas ainda sim um aprendiz).

Essa peça é mais do que sangue, morte e mutilação, ela merece uma leitura e certamente consegue envolver qualquer um (é sentar para ler e não conseguir levantar até acabar ..... e ficar AFLITO de verdade com tudo que acontece).

Gostei, valeu a experiência....

Brúh 04/03/2016

Quando eu ouvi falar que Tito Andrônico era a mais violenta das tragédias de Shakespeare eu fiquei imediatamente curiosa para ler - eu já li uma parte significativa da obra de Shakespeare, e as maiores tragédias dele não se inibem em derramar sangue, então eu fiquei curiosa a respeito de Tito Andrônico, sobre o que diferenciava essa tragédia das outras.

E não fiquei desapontada ao ler; Tito Andrônico é realmente diferente. O texto é de uma brutalidade, de uma crueldade que eu não estava esperando. É o tipo de texto que choca mesmo quando você está esperando ser chocado, que te surpreende quando você sabe que deve aguardar surpresas.

Apesar da violência ser literalmente desconfortável para o leitor em momentos (as cenas com a Lavínia são das mais difíceis de digerir), eu terminei a leitura em muito pouco tempo, pois não consegui largar o livro. É uma peça sem dúvidas muito forte, difícil de processar, mas recomendo se o leitor tiver estômago, pois é também de inegável qualidade.

Pablo Duarte 15/02/2011

Sanguinário, é o melhor adjetivo para definir esse livro.