Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo

Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo Leusa Araújo

Resenhas - Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo

Lucas.Amorim 23/11/2023

A tela do corpo
O livro nos inserem através do tempo, e suas transformações, sobre o poder das tatuagens, piercing e outras mais, o poder de causar estranhamento e encantamento. De uma fácil leitura, a obra influência o leitor a tirar seus pré conceitos e ter uma segunda visão sobre os significados de determinada expressão que aplicamos em nossos corpos.

Ju Fioroto 26/06/2021

Acho que esperei demais desse livro.
Mesmo sabendo que era uma leitura de introdução ao tema, achei raso demais. O ponto forte que poderiam ser as imagens, decepciona na pesquisa fotográfica e nas ilustrações. O melhor desse livro é a capa.

Mara146 07/06/2017

Destinado para quem?
Depois de 11 tatuagens no corpo posso dizer que nada no livro é novidade pra mim, mas para o público infanto-juvenil pode ser bastante interessante.

Pry Tyler 17/02/2014

Utilizei esse livro para ajudar na minha dissertação e encontrei boas referências sobre a história da tatuagem. Recomendo.

Rê Pautasso 14/10/2013

Tatuagem piercing e outras mensagens do corpo
"O homem deve ter se achado o mais sem graça dos bichos quando se viu nu e sem pêlo diante da beleza dos outros animais. Quantos desenhos diferentes eles tinham sobre a pele: listras, círculos e pintas!" para Leusa Araujo, autora do livro, foi ai que o homem começou a modificar seu corpo ao longo da história (e eu também acredito nessa teoria).

O livro mostra a forma como ao longo dos anos o ser humano vem usando seu corpo para passar algum tipo de mensagem. Seja através de tatuagens, piercings ou pinturas.

A "múmia" de Otzi foi encontrada na região dos Alpes, o "homem de gelo" como é conhecido, viveu há mais de 5.200 anos e tinha mais de 50 tatuagens espalhadas pelo corpo. Esse seria um dos primeiros vestígios de marcas no corpo humano. Engraçado é que mesmo tendo sido criada à mais de 5 mil anos, em pleno séc. XXI ainda existe preconceito com pessoas que são tatuadas, como é que pode?!

Tatuagens de hena no casamento, índios perfurando o nariz, lábios aumentados, tribos maori com o rosto coberto por tatuagens, homens com o corpo inteiramente tatuado virando atração circense. Marinheiros, presidiários, rockeiros... as tatuagens e piercings sempre foram associadas à tribos e estilos de vida ao longo do tempo.

Cada cultura explora esses aspectos de alguma maneira. A maquiagem por exemplo era explorada de maneiras distintivas em cada época, povo e contexto. Você sabia que na Europa do séc. XIX a moda era ter olheiras bem profundas e escuras? As jovens chegavam a passar uma mistura de açafrão e tinta embaixo dos olhos, a moda era parecer fraca a ponto de desmaiar. Imagina... hoje em dia são vendido um milhão de tipos de corretivos e cremes para tirar as olheiras e essas jovens românticas da Europa antiga querendo destacá-las.

No final tem uma parte com o significado de vários símbolos que normalmente as pessoas tatuam em seu corpo, âncora, caveira, pin-up, carpa, cerejeira, dragão, fada, tigre... acompanhado de seus significados. Depois tem uma parte com cuidados que devem ser tomados antes e depois de fazer tatuagens e piercings. E ainda algumas dicas para aqueles que estão pensando em fazer uma tattoo.

O livro é muito bom, recheado de fotografias lindas e curiosidades muito interessantes. Vale a pena ver mesmo quem ache que nunca vai fazer algo do tipo.

site: http://michiamorenata.blogspot.com.br/