A Arte da Não Conformidade

A Arte da Não Conformidade Chris Guillebeau

Resenhas - A Arte da Não Conformidade

Tama 28/12/2022

Vivendo alternativamente
Uma dissertação sobre o estilo de vida alternativo.
Funcionou para o autor. Mas não significa que funcione para mais alguém.
Mesmo assim, é interessante ver a vida sob um ponto de vista diferente.
Curioso, diria até inspirador em certos momentos.
Filosofando a respeito, fica claro para mim que a ação e iniciativa do autor renderam resultados. Mas inquestionavelmente o acaso tem papel fundamental no sucesso da jornada. Seria como ficar milionário ganhando na loteria.

Tarso 06/12/2022

Para os incomodados
Esse livro vai te ajudar a entender que, se está incomodado com vida, existem meios para levantar e fazer diferente.

Rafael.Giuliano 28/07/2022

Por mais reflexão...
Abandonei a leitura depois de insistir o suficiente (40%) para constatar que há muitas pontas soltas nos argumentos, ao menos para mim. Confesso que para alguém como eu, que já "sobrevive com elegância" (rs) há alguns anos, o conteúdo do livro carece de embasamento que vá para além de narrativas sem muito fundamento.

Valorizo muito a experiência de voluntariado compartilhada; porém, a ideia de criar um modelo de negócio disruptivo que ainda depende de diversas outras pessoas presas a trabalhos enfadonhos não me parece uma verdadeira contribuição para inconformidade.

Algumas afirmações feitas no livro me parecem reflexos de recortes tirados de outros livros de autoajuda, com pouca ou nenhuma referência empírica ou científica, mesmo que esta segunda não seja necessariamente imprescindível; mas ao afirmar que "várias pesquisas confirmam", sem apontar quais pesquisas, isso gerou um grande desconforto à assimilação da proposta do conteúdo.

Busco aqui lançar uma reflexão para que possamos apreciar com consciência mais crítica essa forma de literatura qual considero importante para inspirar novas formas de viver, mas que precisam proporcionar um mínimo embasamento com responsabilidade. Afinal, não é possível dizer às pessoas que tudo depende apenas delas e ignorar toda complexidade dos diversos atores e circunstâncias sociais que influenciam a vida de todas e todos nós.
Rafael.Giuliano 28/07/2022minha estante
Correções do último parágrafo (já que não pude editá-lo): Busco aqui lançar uma reflexão para que possamos apreciar com consciência mais crítica essa forma de literatura, a qual considero importante para inspirar novas formas de viver, mas que cujos livros precisam proporcionar um mínimo embasamento com responsabilidade. Afinal, não é possível dizer às pessoas que tudo depende apenas delas e ignorar toda complexidade dos diversos atores e circunstâncias sociais que influenciam a vida de todas e todos nós.

felipebeiragrande 06/01/2016

Pensamento disruptivo
"Seja ousado, seja diferente, seja visionário. Seja o que for necessário para proteger a integridade do seu propósito e a sua visão imaginativa contra os conformistas avessos ao risco, criaturas do senso comum, escravos da mediocridade."
[Sir Cecil Beaton]

Flávia RJ 23/09/2014

Este livro simplesmente abre a sua mente e te faz remexer em algumas coisas postas de lado, super válido, super indico... O título traduz o literal conteúdo do livro, serve para quem está satisfeito, mas, ao mesmo tempo, tem consciência da necessidade de melhorar, serve para os parcialmente insatisfeitos, para dar um empurrãozinho, e serve mais ainda para os totalmente insatisfeitos, como um abraço aperto e um bjo na testa, tipo: é isso ai, agora vai!

"Seja ousado, seja diferente, seja visionário, proteja a integridade do seu propósito e a visão imaginativa contra os conformistas avessos ao risco..."

BrunoLagoela 30/04/2013

A Arte da Não Conformidade
Publicado Originalmente em - http://inconclusivel.com.br/a-arte-da-nao-conformidade/

Chris Guillebeau nunca foi um empregado comum. Após perceber que conseguia levantar mais dinheiro vendendo suas coisas pelo eBay do que trabalhando 44 horas semanais como entregador, Chris decidiu pensar “fora da caixa”. Teve diversos empregos inusitados, foi morar por 4 anos na Africa como voluntário, decidiu visitar todos os países do mundo, passou todos esses anos engajado em ajudar pessoas e nunca mais foi empregado de ninguém.

Para espalhar a sua mensagem e compartilhar a sua caminhada em torno do objetivo de viajar o mundo inteiro Chris criou um blog e passou a alimentá-lo periodicamente.
O seu manifesto “a brief guide to world domination “ ( link logo abaixo) lhe trouxe um retorno de cerca de 100 mil acessos.

Agora, ele trás um livro contando um pouco mais de sua história e contestando a forma como aceitamos e nos conformamos com as regras impostas pela sociedade.
Ser livre, deixar um legado, confrontar seus medos, controlar suas finanças pessoais, investir em conhecimento real ao invés de ensino padrão, estabelecer os termos para uma vida excepcional e criar um plano para a sua felicidade estão entre os temas abordados pelo autor em sua caminhada para nos ajudar a dar o pontapé inicial contra os dogmas que acreditamos ser absolutos.

A forma como Chris escreve está muito relacionada com o seu meio de comunicação principal, o blog. Sucinto, ele não usa o tipo de discurso onde compreende-se que você é idiota, ao contrario de tantos outros livros de auto-ajuda que te enrolam por longos capítulos para trazer apenas um Insight. A leveza de sua escrita e a sensação de colaboração é muito interessante.

Esse é um livro para pessoas que desejam sair do status quo e trilhar um novo caminho, sem medo de estarem fugindo do padrão exigido pela sociedade. Ele trás informações bem interessantes sobre os mais variados tópicos e te dá aquela sensação de poder. Se você está passando por uma fase de mudanças, ou deseja reformular a forma como vive atualmente, pode ter certeza de que esse livro te dará a energia necessária para isso!

“O que você pode fazer pelo mundo que mais ninguém pode?”