Homens representativos

Homens representativos Ralph Waldo Emerson

Resenhas - Homens Representativos

Marcelo 02/02/2014

Há Shakespeare
Há palavras? Depois de contemplar uma das mais belas exposições da arte filosófica, eu diria que há vidas, não no sentido banal, da sobrevivência, mas de uma transcendência material, que vibra por todo o espaço, não o espaço do nosso cérebro, da nossa casa, cidade, país, planeta, mas de todo o universo. Se não sabemos até onde vai a Estrada, e se não estamos separados dela, logo, ao caminharmos por ela, podemos participar desde a orquestra das árvores até a das estrelas.
Mas como poderemos adentrar em um espetáculo se estamos habituados a ouvir apenas a nossa voz? ou quando só temos como destino fazer barulho para não ouvirmos ninguém e nem a nós mesmos? Como poderemos, um dia, tocar um elevado concerto com os instrumentos da nossa alma, se acreditamos de só temos um corpo e sua função é morrer? Descansar para a morte? Correr para a morte?

Como sinalizou o filósofo Henri Bergson, precisamos viver para além do tempo do relógio, de um funcionamento mecânico, determinado. Como? Imaginando que temos uma imaginação, um vulcão adormecido, prontos para romper com a ordem do nada, do efêmero, e fazer durar o instante na eternidade, tais como as marcas de uma queima de fogos de um ano novo, até o eco dos movimentos de Shakespeare: Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.

Cantar ou não cantar, "eis a questão"!
De que vale roubar as luzes do sol,
se não as levaremos para nenhum farol,
ou nos esconder com seu brilho, cavando o próprio túmulo,
se junto com os vermes, não seremos mais que um acúmulo?
Maharet Sys 16/11/2022minha estante
Meu bem... estou a um tempo procurando de onde é a frase de shakespeare... Você sabe de qual texto é?