Góticos

Góticos Pedro Bandeira

Resenhas - Góticos

Henrique1190 05/03/2024

Interessante
O livro apresenta uma variedade de histórias interessantes, porém algumas delas são cansativas devido à escrita pouco envolvente. No entanto, outras histórias fluem facilmente durante a leitura. Os ensaios são cativantes e proporcionam uma experiência agradável de leitura, Enquanto a biografia dos autores oferece perspectivas valiosas sobre seus processos de escrita e pensamento criativo.
Irei listar o meu ranking das leituras desse livro:
* A taça feita de um crânio humano: 2,5
* Dickon, o diabo: 3
* Janet, a maligna: 4

Minha opinião!

Patrícia.Bilibio 21/10/2023

Um deleite do melhor da literatura universal. Os ensaios presentes no livro são uma aula, muito esclarecedores.

Larissa Duncke 28/08/2023

Sempre fui curiosa quanto ao gênero gótico de literatura, e esse livro me deu uma boa ideia de com o que estou lidando por meio de vários contos escritos por muitos autores famosos

Thaís de Souza 26/07/2023

Góticos
Uma coletânea de contos góticos clássicos seguido de notas e observações sobre o tema. Achei a leitura um pouco maçante, os contos são interessantes.

Moara Costa 11/07/2023

Uma ótima coletânea gótica (até demais)
Ao iniciar a leitura, foi um grande prazer adentrar a literatura de terror no gênero gótico. Ainda mais, ler contos e histórias curtas como alguém que não lê nada além do acadêmico durante o período letivo.
Porém, com o avanço da leitura, algumas coisas foram se destacando ao meu olhar e me deixando mais desconfortável pelos motivos errados.
Ao invés de olhar para os lados com medo como quem faz um leitor de uma história de fantasmas, fechei o livro com desapontamento após encontrar diversas falas que são mal vistas atualmente.
Como comentei em um histórico, a extrema gordofobia de Arthur Conan Doyle, o racismo do conto "Janet, a maligna", dentre outras coisas que poderiam ser ignoraveis senão por sua frequência nos textos tornaram o final da leitura arrastado e impaciente.
As intervenções do organizador são de grande proveito para o entendimento do gênero gótico como um todo, ainda que submergidas em um saudosismo que, em seu ensaio, já não consegui mais engolir.
De forma geral, são bons textos, e o fato de que são vários e variados permite que a diversão seja garantida. Mas fica a ressalva.

Pedro 28/05/2023

Uma boa coletânea para interessados nos clássicos
Avaliar uma coleção de contos sempre é difícil, considerando como é difícil manter certo nível de qualidade em todas as histórias. Nesse caso, uma constante pelo menos é o peso da importância história: todos são de grandes nomes para a história da Literatura, especialmente do horror. Sua leitura, assim, acaba sendo uma forma de conhecer também como esse gênero se construiu.

Mas, como esperado, alguns contos acabam sendo mais interessantes que outros. A Pata do Macaco é o único que realmente me sinto capaz de recomendar a qualquer público pela forma como resistiu ao teste do tempo e continua sendo um exemplo de construção narrativa de terror. Achei excepcional. A Queda da Casa de Usher tem uma construção de atmosfera exemplar, mas a escrita excessivamente descritiva não me agradou. O Vampiro e O Hóspede de Drácula apresentam versão alternativas instigantes do clássico hoje tão conhecido. A parte mais fraca fica com Transformação, um exemplo de como uma narração distante pode estragar uma história promissora.

Meu ranking seria o seguinte:

1) A pata do macaco
6) Janet, a maligna
7) A queda da casa de Usher
8) Dickon, o diabo
9) Transformação

Também destaco a presença de poemas, sempre bom estimular esse tipo de leitura. Os ensaios também são bons e, ao contrário de outros leitores, não senti que quebravam o ritmo. Eles traziam informações e reflexões pertinentes e necessárias, já que a leitura de clássicos muitas vezes precisa de um apoio. Só achei estranha a implicância do organizador com Crepúsculo, mas, considerando a publicação original em 2011, entendo que era o que estava em alta na época.

Sena 12/02/2023

Minha avaliação de cada conto:
A uma taça feita de um crânio humano, Lord Byron- 4
Dickon, o Diabo; Joseph Sheridan Le Fanu - 4
Janet, a Maligna; robert Louis Stevenson - 5

Cris.Aguiar 18/12/2022

Muito bom!!
Excelente coletânea de contos da linha Gótica, mas principalmente, para mim, o destaque do livro está justamente nas notas ao final de cada conto e também dos ensaios que o organizador trouxe falando a respeito dessa literatura.

As notas são essenciais para dar sentido do contexto da escrita e os ensaios abarca a história do sentimento de medo, da literatura de terror e do romantismo dentro da literatura.

RECOMENDO!

sosophia 24/01/2022

Contos interessantes
Peguei esse livro pelo meu interesse em ler O Vampiro, do John William Polidori, e fui surpreendida com uma coletânea realmente legal de contos góticos. Aqui temos o clássico poema da taça de crânio de Byron, e a até a casa de Usher de E. A. Poe, mas o que fez valer a pena ler de fato esse livro foram 3 contos em específico:

- A pata do macaco (W. W. Jacobs)
- Lote 249 (Arthur Conan Doyle) ((meu favorito))
- Dickon, o diabo (Sheridan Le Fanu)

Matheus656 04/01/2022

Contos clássicos não tão conhecidos
Demorei muito para terminar esse livro de contos. Confesso que devo ter curtido um ou outro apenas dessa coletânea. Para contos clássicos, eu achei que seriam contos mais "renomados", porém, a maioria aqui nunca tinha nem ouvido falar, apesar de alguns eu conhecer os autores por nome. Enfim, não foi uma leitura de todo ruim, mas também não é um livro que pretendo reler de cabo a rabo.

Lethycia Dias 25/10/2021

Seleção boa; material complementar, nem tanto
Li este livro anos atrás quando estava no Ensino Médio e me lembrava de ter gostado muito. Neste mês de outubro, decidi ler apenas livros de horror, terror, suspense, thriller ou histórias que contém vampiros e bruxas, para me divertir, e como este estava disponível no Kindle Unlimited, aproveitei para reler. Infelizmente, eu acho que preferia ficar com a lembrança que tinha da minha primeira leitura.
O livro reúne dez contos clássicos góticos, que variam entre o terror, o horror e o mistério, além de poemas e de alguns ensaios escritos por autores contemporâneos sobre a literatura de terror. Desta seleção, eu me lembrava apenas de "A pata do macaco" e "A queda da casa de Usher", então, as outras histórias e também os poemas foram quase uma surpresa para mim. E quanto à escolha, só posso fazer elogios, porque as histórias realmente se encaixam em todos os padrões da literatura gótica, e podem não ser tão conhecidas hoje em dia, mas são bastante bem escritas.
Apesar disso, os ensaios que complementam o conteúdo do livro fazem uma quebra de clima bem incômoda, "interrompendo" a imersão nos ambientes sombrios que os contos nos proporcionam. Acredito que esse conteúdo seria bem mais produtivo se estivesse no fim do livro. Além disso, os autores dos ensaios estão sempre criticando reinterpretações recentes de algumas criaturas da literatura de terror, como os vampiros, o que eu acho totalmente desnecessário. Ninguém precisa alfinetar a produção contemporânea para exaltar a qualidade das obras clássicas.
Fiz uma leitura bem lenta, avançando aos poucos e algumas vezes levando até mais de um dia com um só conto. Além das duas histórias que eu desejava reler, a mais interessante foi "O hóspede de Drácula", que foi um trecho descartado por Bram Stoker de seu romance. É evidente que não seria um bom início para Drácula, mas enquanto conto, funciona muito bem.

site: https://amzn.to/3me0nIP

OToloDeAmarelo 03/04/2021

Coletânea perfeita, merece as 5 Estrelas!
Drácula, Frankenstein, Mr. Hyde ? o monstro... Castelos com passagens secretas, vãos escuros, masmorra... E o terror. Aquele que nos obriga a dar uma espiada para trás na hora em que o vampiro ataca na história que lemos. Na hora em que a assombração aparece nas linhas da página. Na hora em que o inexplicável, o que não podia acontecer, nos desperta... desejo. Nesta antologia, as piores assombrações resolvem aparecer. As tumbas se abrem. Os sarcófagos rangem. O luar revela o que nos chega do outro mundo.

Uma seleção mais do que especial com grandes obras do gótico, envolvendo os mais diversos temas como múmias, vampiros, lobisomens, demônios e afins e grandes nomes da literatura mundial como Sir Arthur Conan Doyle, Mary Shelly, Edgar Allan Poe, Sheridan Le Fanu. São contoscom escritas elegantes e expressivas, um linguajar sublime que permeia esse gênero literário tão cultuado. O medo está sempre à espreita e há aqui clássicos assustadores que realmente me tiraram a paz e me envolveram numa névoa de mistério e terror sem igual, como nos contos: Janet, A Maligna, A Pata de Macaco, Transformação e Lote 249. São obras primas do gótico, que realmente merecem o status de lendárias.

Se você está começando a se interessar pela literatura clássica ou pela gótica, esse livro é mais do que essencial. É leitura obrigatória para os fãs, com uma qualidade soberba de autores escrevendo seus grandes trabalhos de forma ímpar. Impossivel parar de ler!

Letícia 01/02/2021

Antologia magnífica
Essa antologia nos mostra um pouquinho do trabalho de grandes autores como Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Mary Shelley, dentre outros. O que mais me agrada é porque nesse livro você encontra trabalhos menos conhecidos de alguns autores, evidenciando o quanto eles são versáteis em outras abordagens dentro do movimento Romântico.
Para quem quer dar início ao conhecimento desse universo gótico, é uma otima opção.

Bia 21/12/2020

Uma perfeita iniciação a literatura gótica
Uma coletânea feita com cuidado, é assim que posso descrever esse livro, os contos aqui são acompanhados no final por uma descrição da importância dele e suas características góticas, assim como um breve relator de quem é o autor da obra.
Somos brindados no inicio pelo poema a uma taça feita de um crânio humano de Lord Byron, um excelente inicio. Logo depois vem O Vampiro de John William Polidori, que é o precursor de Drácula, depois o livro se segue por outros vários contos, alguns deles que encontrei apenas neste livro, outros desconhecidos e provavelmente não o acharia com facilidade. As traduções são muito bem feitas.

Liz 18/07/2016

Brindo a essa antologia com uma taça feita de um crânio humano
Nessa coleção temos acesso a oito contos incríveis de alguns dos melhores escritores da literatura universal, entre eles Mary Shelley, Edgar Allan Poe, Bram Stoker e Robert Louis Stevenson, além de 3 poemas e 4 ensaios maravilhosos sobre a literatura de terror, aquela que nos dá calafrios na espinha, que nos assusta diante da quebra do status quo natural e ao mesmo tempo nos fascina ao dialogar com nossos medos e pertubações mais íntimas diante do desconhecido, do sobrenatural, daquilo que não sabemos como explicar pelas leis da normalidade humana.

Algo que me agradou muito foi o fato de que há no final de cada texto um comentário sobre o autor e sua obra, sobre aspectos de sua vida que influenciaram sua escrita assim como alguns elementos de sua composição literária. E no final do livro há um ensaio do organizador da coleção, intitulado "O terror diz até breve" repleto de curiosidades sobre o gênero gótico e um suplemento com algumas questões para aprofundamento, discussão e pesquisa sobre as leituras.

O livro apresenta os seguintes contos: O vampiro; A pata do macaco; O hóspede de Drácula; Transformação; A queda da casa de Usher; A amante morta; Dickon, o diabo e Janet, a maligna.
(...)

Resenha completa: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/2016/07/goticos-vampiros-mumias-fantasmas-e.html

site: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/