Agora é pra valer!

Agora é pra valer! Marcia Luz

Resenhas - Agora é pra valer!

Rafa 29/05/2012

Resenha - Agora é pra valer - Marcia Luz
Agora é pra valer é daqueles livros que na realidade não se trata de um simples livro ou de uma simples história, é uma parábola, com objetivo de ensinar sobre a vida. Um autoajuda, vamos dizer assim.

A parábola conta a história de Lucio Queiroz, um workaholic, mal humorado, desprezível, chato, que só sabe pedir metas e nem sequer dá elogios aos seus funcionários quando passam da meta. Lucio é sócio da empresa do Grupo Brandão e desde então a mesma não para de crescer, e ele acha que é devido ao seu modo de agir que impulsiona as pessoas a produzir mais e mais.

O tempo passa e ele acaba por conhecer a morte de perto, seu coração quase não aguenta. Ele supera, e começa a pensar sobre a vida e seu modo de agir, através das simples palavras da Dona Beatriz, uma psicóloga de empresários, que ofereceu a ele lições de coaching, com as sábias palavras dela, ele acaba por tentar mudar de vida...

Ninguém queria acreditar na mudança repentina dele. Quem diria que um carrancudo como Lucio Queiroz abriria um sorriso verdadeiro ou um bom dia, obrigado, nada. Ninguém acreditava. Então, eis que com a ajuda de Dona Beatriz, Lucio aos poucos vai descobrindo como é ser um profissional melhor, uma pessoa melhor tanto para a empresa, como para sua família antes deteriorada, inclusive para o mundo também, pois com seu exemplo, muitos outros quererão segui-lo.

Realmente uma história fantástica, de emocionar muitos. A linguagem fácil e de simples acesso, faz com que o leitor veja tudo de forma fácil e explicada.

Com vários dicas, instruções, métodos para conseguir confiança, aprendi no livro sobre descobrimento de quem somos, como somos visto pelos outros, aceitação de si mesmo, dar somente o melhor no que fazemos e por último sempre ajudar uns aos outros. Não é nada fácil. No caso de Lucio, ele queria desistir, mas persistiu, por vezes seus pensamentos antigos voltavam, sua carranca eram destacadas de vez em quando, até que por fim não aparecia mais, seu jeito de pensar tinha mudado. Como era ele quem contava em 1ª pessoa, eu sentia a raiva dele, sua vontade de querer mudar. E isso foi bom.

Todos devem ler o livro, indico à todos. Tem alguns erros pequenos, mas nada que atrapalhe a leitura.

Ser chefe é muito diferente do que ser líder. Quer aprender a ser líder, leia este livro.

Prof. Márcio 31/05/2012minha estante
Márcia, parabéns!
E ficou chique também... rsss... tem até book trailer.
Ficou muito bom mesmo!
Já comprei e estou gostando da leitura.
O livro é ótimo!
Eu recomendo!
Parabéns!
Prof. Márcio

@apilhadathay 14/06/2012

Necessário na Estante
Eu definiria o gênero do livro mais como um verdadeiro Guia de Experiências de Trabalho do que autoajuda, porque a história nele contada é um modelo para ser seguido, tanto em empresas como na vida pessoal.

- Na crise, enquanto alguns choram, outros vendem lenços! (P. 3)

Lucio Queiroz, o protagonista, é viciado em trabalho e não tanto na família. Ajudou Edgar Brandão a construir um verdadeiro império empresarial, mas é o tipo de chefe "Old Fashion": irritante, que cobra demais, agradece e elogia de menos [ou melhor Nunca, porque "é nada mais que a sua obrigação fazer o serviço corretamente, e se não o fizer, há 200 pessoas esperando para ocupar a sua vaga", postura que todos nós, que já trabalhamos em empresas privadas, conhecemos]. Na cabeça de Lucio, o crescimento da empresa deve muito ao seu gerenciamento linha-dura, ultrapassado, que alavanca as vendas e produz resultados numéricos satisfatórios. Ele só esqueceu que qualidade de relacionamento também é vital em uma empresa, e sempre subestimou a necessidade que tinha de outras pessoas [conheço pessoas assim].

- Confesso que filme é a minha fraqueza. Desta vez, sem pipoca. Erro imperdoável. Preciso abastecer armários e geladeira. Alexandre é quem olhava tudo isso. Pelo visto, as coisas não brotam sozinhas dentro de casa. (P. 79)

Devido a seu posicionamento egoísta e autossuficiente, Lucio começa a ser abandonado, sente o peso do afastamento da família [a esposa Vera e o filho Alexandre], e o reflexo de suas atitudes vai direto ao coração. LITERALMENTE: ele tem um ataque cardíaco... Mas escapou da morte por um milagre. É no hospital que a única visita faz a diferença em sua vida: a psicóloga e coach empresarial Beatriz Sampaio, que realiza trabalhos voluntários com empresários em situação semelhante. Os motivos, você compreende no decorrer da história. Aliás, as surpresas do enredo são um caso à parte.

Lucio, de fato, passa a reavaliar suas atitudes passadas, buscando compreender e aplicar a teoria da Liderança Transformadora, criada por Beatriz, para melhorar seu desempenho como líder na empresa, e até em sua vida pessoal. A questão é se todos que conhecem aquele carrancudo workaholic vão "comprar" essa sua mudança tão facilmente.

- É duro constatar que as pessoas não acreditam que eu possa mudar.
- O importante é que você acredita, Lucio (...) Somos nós que permitimos que pessoas e situações perturbem o nosso equilíbrio, roubem nossa energia. Não podemos escolher o modo como os outros falam, agem, mas podemos escolher como iremos reagir ao que eles fazem... (P. 102)

Enquanto lia sobre os 5 princípios da Liderança Transformadora, minha mente flutuou tanto até o passado... Afinal, quem nunca trabalhou para um "Jerk" de marca maior?

Não posso negar que Lucio era pró-ativo, guerreiro e trabalhador, o tipo de homem a quem um pai dos anos 50 ou 60 entregaria a filha tranquilamente, porque ela estaria "bem-cuidada". Ele cresceu sabendo que deveria ser um provedor, e que para isso era preciso trabalhar duro, fazendo o que fosse preciso, entrando em brigas para vencer.

O problema é que os tempos mudaram e Lucio, não. Ele era um profissional bem-sucedido, mas tinha dificuldades para ver coisas que estavam diante de seus olhos, e um pavio curtíssimo; obteve sucesso na empresa, mas um baita fracasso no casamento, porque as mudanças em seu comportamento invadiram a vida pessoal. Posteriormente, o fracasso se estendeu à própria empresa, pela falta de adesão às mudanças evidentes do mundo gerencial e à necessidade de relacionamento humano.

- 'Somos rápidos em apontar os erros dos outros e lentos ao reconhecer seus acertos.' Richard Williams, mencionado na Página 107)

A narrativa, que intercala os pontos de vista de Lucio e de Beatriz, é bem simples, direta, um pouco mais brusca, com mais exclamações e alguns comentários desnecessários no caso de Lucio [o que é coerente com o perfil dele], e mais delicado quanto a Beatriz. Então, nesse quesito, há pontos a melhorar, claro. Mas o livro tem uma essência bela, uma lição valiosa e se você já trabalhou com alguém até semelhante a Lucio Queiroz, vai se identificar rapidinho.

Todas as mudanças acabam sendo boas, algo de que só Sheldon Cooper discordaria. Mas é importante persistir na busca das melhorias, porque se você desiste, vai ficar dando voltas e retornando ao que está prejudicando seu desempenho. Mesmo sendo apunhalado pelo caminho, a melhor direção sempre é Para a Frente. O ponto em que o personagem Lucio mais me agradou foi quanto ao realismo da jornada, o fato de ele não ter mudado "por milagre", da noite para o dia, mas escorregando, reavaliando, tentando de novo; isso foi o que me conquistou em Lucio e no livro de Marcia.

O belíssimo design de capa é do nosso amigo André Siqueira (Era Eclipse). A fonte do título é linda, amei a ideia do relógio, mas a tinta vermelha infelizmente acaba saindo com o manuseio do livro. Encontrei alguns pequenos erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. O livro traz uma série de títulos de livros e filmes em meio ao texto, que também servem de exemplo para a fixação da Liderança Transformadora. Eu diria que este conceito é tão abrangente que cada um desses princípios pode ser usado até mesmo pelos pais no relacionamento com os filhos - afinal, a família também é uma instituição que precisa de retroalimentação positiva para seguir funcionando, não é?

Concordo com McSill: este é um livro que todos deveriam ter em casa, para aprender a cooperar melhor com a família e com a empresa [na condição de líder ou de colaborador] e ainda outro para presentear alguém [de preferência aquele chefe que precisa de umas dicas urgentes, não é?]

Fiquem atentos para a chance de ganhar um exemplar do livro, logo abaixo, porque hoje é dia de... RESENHA PREMIADA!

RESENHA PREMIADA AGORA É PRA VALER
Sorteio: 30/06

CONCORRA A...
- 1 exemplar do livro "Agora é pra valer", de Marcia Luz
- Marcadores Variados

REGULAMENTO:

- SEGUIR PUBLICAMENTE O BLOG CANTO E CONTO (CLIQUE EM PARTICIPAR DESTE SITE, NA BARRA LATERAL) E TER ENDEREÇO DE ENTREGA NO BRASIL: http://canto-e-conto.blogspot.com/

- COMENTAR A RESENHA: http://canto-e-conto.blogspot.com/2012/06/resenha-premiada-agora-e-pra-valer.html

- ADICIONAR O LIVRO AGORA É PRA VALER COMO "VOU LER E DESEJADO" NO SKOOB

O sorteio será feito pela ordem de comentários no blog.

Você pode divulgar a Resenha premiada no Twitter o//
#ResenhaPremiada "Agora é Pra Valer": Vou ganhar livro e marcadores no #BlogCantoeConto! http://t.co/lApmTE6

Vivi 11/04/2013

Agora é pra valer !
É incrível a capacidade das pessoas mudarem, e essas mudanças podem refletir em outras e incentiva-las a mudar também.
A história contada é a história de Lucio, um empresário que não tem tempo para a família e não costuma ter paciência com os outros, até que ele tem problema no coração e ninguém vai visitar ele no hospital, nem seu próprio filho.
Depois de ninguém visita-lo no hospital, Lucio começa a perceber que seus atos não estão corretos e começa a fazer sessões de coaching com Beatriz.
Beatriz auxilia em todo o processo de mudança de Lucio até ele realmente conseguir mudar e se tornar uma pessoa melhor.
O livro ensinou a sempre procurar o nosso melhor e o melhor dos outros, perdoar nossos erros e acima de tudo termos vontade de mudar.
Naman.Silva 11/07/2017minha estante
Muito bom abre muito nossa mente, leitura bem fácil, li em 3 dias. História envolvente prende muito fácil o leitor. Muito bom!