Estou com Sorte

Estou com Sorte Douglas Edwards

Resenhas - Estou com Sorte

Saleitura 10/11/2012

As confissões do funcionário número 59 do Google
Conhecer a história de Douglas Edwards que tem em sua trajetória profissional a empresa Google é de um peso considerável. Trabalhou em vários empregos na área de Marketing até ir para “San Jose Mercury News, jornal diário na Califórnia onde trabalhou por sete anos. Sonhava em ver de perto a verdadeira internet, acompanhar os milhões de pessoas interagindo dentro da “colméia global”. E foi assim que acabou enviando o seu currículo para o Google.
“Eu tinha desejado experimentar a vida em uma startup do Vale do Silício, com sua completa falta de regras e tradição. Agora, equilibrado na beira do precipício e a caminho de realizar meu desejo, eu me perguntei:” Meu Deus! O que é que eu fiz?”.pg. 33

Doug (seu apelido) começou a trabalhar como gerente de marcas on-line no Google no dia 9 de novembro de 1999.

Para que pudesse ter um tempo para a família e para si mesmo Doug teve que se disciplinar e criar suas rotinas.
“Para preservar minha ligação com meus filhos, eu tirava uma horas todas as sextas feiras para ser voluntário das aulas da escola.” Pg. 116

Tomamos conhecimento de toda engrenagem porque passou a Google sendo hoje uma das maiores, mais importantes e necessária empresa do mundo.
Doug dividiu em quatro partes a sua história como o funcionário nº 59 da Google. I- Você é um de nós; II – A Google cresce e encontra sua voz; III – Onde Estamos e IV – Será que isso é realmente o final? Estou com sorte.
O livro Estou com Sorte fala sobre a Google através da visão de Doug. Fiquei envolvida com suas histórias e talvez até não me aprofundando nos detalhes técnicos que não podiam deixar de serem citados.

Enquanto seguia com a leitura era impossível não consultar o Google e querer conhecer toda a sua historia. Afinal como e porque chegaram ao nome Google?
Larry e Sergey decidem que o mecanismo de pesquisa precisa de um novo nome. Após algumas sugestões, eles escolhem Google, um trocadilho em cima da palavra "googol", termo matemático para o número representado pelo dígito 1 seguido de cem dígitos 0. O uso do termo reflete a missão da dupla em organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web. (informação web)

Querem saber a sua história a fundo? É só acessar http://www.google.com/intl/pt-BR/about/company/history/

A Google é um vício, uma necessidade de milhares de pessoas como eu. Acho que dou mais atenção ao Google que a minha própria família se for contar nos dedos. Qualquer coisa que me perguntam e não sei vou correndo consultar no Google. O melhor professor para nossos estudos e principalmente para a nossa vida. Sim essa é a Google de hoje, é o sucesso que foi alcançado depois de muita batalha, muito trabalho e dedicação de seus funcionários e seus idealizadores Larry Page e Sergey Brin. Uma ferramenta que revolucionou o mundo da informação e o mundo da tecnologia.

Uso a Google para acessar tudo o que preciso, para estar aqui podendo postar as minhas resenhas, interagir com meus parceiros e amigos pelas redes sociais, para saber o que acontece no mundo. O Google é meu companheiro fiel e meu guia em todos os momentos e até em minhas leituras onde me leva a conhecer os lugares por onde os personagens vivem a sua história.
Um livro que fará parte de meu acervo, pois tenho certeza que voltarei a ler e tê-lo para que futuramente os meus netos possam conhecer a história de Doug que correu em busca de seu sonho.
“Eu tenho sorte de ter visto em primeira mão como tudo isso é verdade.” Pg. 463

Um livro por demais recomendado. Uma capa muito bonita com os detalhes das cores que tem tudo a ver e com uma diagramação perfeita que torna a leitura agradável. Achei super interessante que no final do livro temos uma lista da “Cronologia dos acontecimentos do Google” e fantástico o “Glossário” com os significados de algumas frases que na tradução foram mantidas na língua dos nerds.

Douglas Edwards foi o diretor de marketing do consumidor e gerenciamento de marca do Google de 1999-2005 e foi responsável por estabelecer o tom e a direção da comunicação da empresa com seus usuários. Antes de se unir ao Google, Edwards foi o gerente do grupo de marca on-line do San Jose Mercury News e correspondente do Novos ibirsk para o programa de rádio público Marketplace.

Esperando e-mail do Google
Já tinha rascunhado a resenha e como sempre faço uma revisão e consulto as marcações feitas durante a leitura e foi quando li no Jornal O Globo de domingo, dia 28/10/2012, no Caderno Boa Chance uma matéria com o título “Esperando e-mail do Google” que fala sobre o engenheiro carioca Rodrigo Diniz que é mais um “ que sonha em trabalhar no Google, a gigante da Internet . . .” . Ele cria um site para tentar conseguir vaga na empresa.

Resenha feita por Irene Moreira

Veja todos os detalhes da resenha em sua postagem na Saleta de Leitura
Fernanda @condutaliteraria 03/11/2012minha estante
Não sei se leria esse livro,mas seria bom conhecer mais sobre o Google.
Parabéns pela resenha

Maristela 03/11/2012minha estante
Gostei muito da resenha. É um livro interessante para quem quer saber sobre a empresa, sob o ponto de vista de Douglas Edwards. Tem muitos termos técnicos mas não deixa de ser uma leitura interessante.

TamiresCipriano 03/11/2012minha estante
A resenha fou ótima,bem explicativa e de leitura muito fácil de interpretar e entender!
Bom acho muito legal pois assim pode-se conhecer mais sobre a história ne!
ótima resenha!

03/11/2012minha estante
Resenha muito boa. A história parece ser envolvente. Não é o tipo que eu gosto, mas posso ler algum dia.

Um beijo,
Emily Swan

Silvando 03/11/2012minha estante
Nossa este livro deve ser muito bom, gostaria de ler até o fim

NESSA 03/11/2012minha estante
Resenha interessante,a visão de um ex-funcionário do google, e toda sua rotina no trabalho e na sua vida deve render boas informnações

04/11/2012minha estante
Leitura para quem quer ser um excelente empreendedor!

Luciana de Queiróz

morganarosana 04/11/2012minha estante
gostei da resenha

Gustavo 04/11/2012minha estante
que massa , gostei , amei essa capa kk

nane 04/11/2012minha estante
Muito interessante o livro. Isso prova que sonho podem se tonar realidade.

Maria P 05/11/2012minha estante
Sem tempo pra ler mais nenhum livro mais esse ta na minha lista

Suh Pimentel 05/11/2012minha estante
Hmm,... Massa nuunca li um livro desse tipo,
A capa é irada

Juliana 08/11/2012minha estante
Nunca li um livro desse tipo, mas parece ser ótimo gosto de histórias de motivação. Esse livro parece ser perfeito para empreendedores.

Renata Lopes 10/11/2012minha estante
Que legal essa resenha, parece ser um otimo livro para ler ainda não li esse livro fiquei curiosa para ler.

Pandora 13/11/2012minha estante
Essa resenha e esse livro foram duas coisas muito boas!!! Todos temos curiosidade em saber mais sobre o Google e a resenha atiçou a gente para ler o livro!!! #Perfeita

Pam 13/11/2012minha estante
O Google é um grande mistério até o lançamento desse livro. Excelente resenha!!

Gladys 16/11/2012minha estante
Muito interessante. Fiquei bem curiosa para lê-lo.

Joyce 16/11/2012minha estante
parece ser legal, boa resenha!

Jessie 17/11/2012minha estante
RESENHA É BOA

Jess 18/11/2012minha estante
O livro parece ser bom, apesar de nao ser o tipo de leitura que estou acostumada. Quem sabe futuramente eu nao o leia.

Ana Luiza 22/11/2012minha estante
Resenha muito booa!

Gisela.Bortoloso 23/11/2012minha estante
Não conhecia este livro, mas achei interessante sua história, primeiro porque o Google faz parte da nossa vida então deve ser interessante saber um pouco mais como as coisas acontecem lá dentro, e nada como a visão de um integrante da empresa para isso.
Gostei.
Abraços,
Gisela
@lerparadivertir

David 24/11/2012minha estante
Bela resenha!!

Gabi l Vai um spoiler aí? 26/11/2012minha estante
Primeira vez que vi esse livro e me interessei muito por ele. Boa resenha.

Tamires Romano 28/11/2012minha estante
Parece interessante :)

Amanda 28/11/2012minha estante
Ameei a resenha!E o livro ainda mais! Perfeito!

gigi 01/12/2012minha estante
Resenha muito boa, ficou ótimo!

Soraya14 01/12/2012minha estante
Apesar de não ser o tipo de leitura que curto, adorei a resenha!

Marley Flor 01/12/2012minha estante
A resenha está ótima, mas não é meu gênero preferido.

Suzi 02/12/2012minha estante
Gostei muito da resenha*-* Confesso nunca ter lido nenhuma resenha sobre pois nunca me enteressei pelo tema!!Não sei se leria =S

DomDom 02/12/2012minha estante
Essa é a primeira resenha que li sobre esse livro. Confesso que de início não me interessei por ele, mas depois dessa sua resenha, fiquei com uma pontinha de curiosidade pra dar uma lida nele.

Vanessa Sueroz 05/12/2012minha estante
o livro é bem diferente do que estamos acostumados neh? gostei

Polly Waldorf 05/12/2012minha estante
haha diferente, quero ler.

Mandy 05/12/2012minha estante
Gostei da resenha, quero ler!

Keila Larissa 07/12/2012minha estante
aaaah quero muito ler ! adorei a resenha! beijos

Leila lil 10/12/2012minha estante
Parece interessante, tenho curiosidade de ler este livro. Muito estranho como só percebemos o quanto usamos o Google para quase tudo (é quase uma dependência), somente quando ele sai do ar, como aconteceu hoje. D:

Genilda Silva 11/12/2012minha estante
Cada resenha que vejo deste livro fico com mais vontade de lê-lo!

Paty 11/12/2012minha estante
Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e adorei, pois sempre tive curiosidade de saber mais sobre a Google de alguém que tenha estado lá, e esse livro parece a oportunidade ideal.Adorei. vou ler com certeza

RUDY 14/12/2012

RESUMO SINÓPTICO:
Douglas consegue relatar a história do Google, que há princípio não tinha grandes ambições e acabou se tornando a grande potência atual; tinha como objetivo descentralizar a informação e dar acesso igualitário a todos através da pesquisa aberta.

Ao tempo que mostra o funcionamento do Google de forma mais técnica, o que a mim proporcionou aprendizado, como se formou o Orkut e o Blogger, o autor mostra o quanto suas experiências profissionais influenciaram na mudança de postura em relação a vida e suas perspectivas de futuro. A meu ver um lado bem interessante de como evoluiu e quebrou paradigmas, acredito mesmo que talvez esse tenha sido o real sentimento de escrever o livro: passar ao leitor um pouco de sua vida e mudanças.

Para ler análise completa, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/12/resenha-67-estou-com-sorte-douglas.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/12/resenha-estou-com-sorte-douglas-edwards.html
Fran Moura 02/01/2013minha estante
Deixei minha opinião lá no blog... Super curiosa para conhecer a história da marca Google!

Paty 03/01/2013minha estante
Acho que Google é a palavra mais comum hoje em dia, todo mundo conhece e acho que é muito importante saber mais sobre o assunto, conhecer e saber como tudo começou. É um livro que esta na minha lista de desejos. Quero ler e matar a minha curiosidade sobre essa mega empresa. Parabéns, sua resenha instiga a gente a ler.

Fran 04/01/2013minha estante
Já falei no blog, mas não vou deixar de dizer que sua resenha está incrível, mas o livro deixa um pouco a desejar em alguns pontos, mesmo assim parabéns.

NESSA 15/01/2013minha estante
Oi,Rudy adoro suas resenhas com informações completas,análise técnica e crítica do autor e da obra.
Já tinha visto o livro em outros blogs e achei interessante ainda mais ao ler essa resenha, diferente um ex-funcionário Douglas Edwards do Google narrar sua rotina no trabalho,e sua visão real sobre como era ser um Googler.
O Google faz parte dessa revolução tecnológica,muitas vezes já recorremos à sua ajuda.Deve ser interessante essas informações de marketing,seus desafios,dificuldades,concorrentes...

Michelle 21/12/2022minha estante
interessante mas não faz meu estilo

Tribo do Livro 01/08/2012

Google
Por Rafael Dorr
Fiquei fascinado logo de cara, pois sempre quis saber como surgiram as ideias e posteriormente os serviços que todos nós, querendo ou não, utilizamos quase sempre. Alguns deles utilizamos sem nem percebermos, me peguei pensando que é um bom título para quem estuda administração de empresas, administração em um geral.

Douglas conta sua história de uma forma muito bem humorada, passando pelo dia a dia de forma que você nem percebe a demora dos processos de criação. Sabe, não conseguiria trabalhar em um ambiente conturbado como o da Google, quem olha pensa logo: Que maravilha, posso andar de patins no trabalho, comer M&M o dia todo e etc.., mas se esquece que você passa a viver APENAS naquele ambiente, esquecendo-se de uma vida "pós trabalho", pois foi isso que ocorreu muitas vezes lá. Para mim em particularmente, bilhar, escorregador, bicicleta, entre outras distrações, me fariam perder a concentração facilmente e me atrapalharia muito. Bom, enfim, a forma com se deu todos os processos de desenvolvimento, criação e lançamento dos produtos e serviços sem dúvida é algo para se pensar de como a mente pode trabalhar, quanta criatividade.

Acho que ninguém mais consegue imaginar a vida sem o Google como um provedor de informações, pois é muito simples digitar o que se quer e ali aparecerem milhares de informações. Informações essas, que se soubermos "filtrar" fazem com que você consiga bons resultados, de quase 100% na busca.

Outro ponto interessante a ressaltar na leitura, foi como ele relatou a maneira que o Google entrou no mercado de ações. Gosto de saber sobre este tema, pois sempre procuro pesquisar sobre capital parado e capital morto, porque de vez em quando é bom dar uma investida em ações, né gente rsrs..., mesmo sendo algo arriscado para o bolso.

Edwards, também relata a quantidade de "mini-revoluções" na área da informática que aconteceram em tão pouco tempo, e olha que ele só ficou um pouco mais que 5 anos e 4 meses (de 29/11/1999 - 04/03/2005) lá. É bem bacana acompanhar essa série de booms que ocorreram neste tempo, isso tudo em um ambiente que não favorecia em nada, do meu ponto de vista, devido as distrações oferecidas nele.

Outra curiosidade relatada por Douglas Edwards foi o fato de a China ter bloqueado o acesso ao Google por duas vezes ( 29/03/2001 e 31/08/2002 ). Algo que descobri neste livro é que era fato de curiosidade para mim, foi a data em que se criou o Gmail,– provedor de email que eu e milhões de pessoas no mundo usa diariamente, – foi no dia 01/04/2004 e também a data em que o Blogger.com foi adquirido pelo Google – 14/02/2003, ou seja, para quem não sabia e utiliza esses serviços essas informações servem a título de curiosidade mesmo, pois assim como eu, tenho certeza que há muitas pessoas curiosas por ai que devem querer saber quando foram criadas as ferramentas que utilizamos em nosso cotidiano.

Para finalizar, a única coisa que não me agradou foi a quantidade de nomes relatados, fez com que eu me perdesse algumas vezes e voltasse a leitura para identificar quem era a pessoa citada, mas com um pouco de boa vontade do leitor esse problema logo é sanado ( fiz uma colinha em uma folha com alguns nomes e respectivos cargos rsrsrs...) acreditem me ajudou bastante. Como disse anteriormente para pessoas que estiverem cursando administração, super recomendo dá para aprender bastante coisa da área, e recomendo também aos curiosos de plantão, tipo eu rsrsrs.....

É isso, pessoal. Douglas Edwards, narra os bastidores e muitas curiosidades sobre esta que é uma das maiores empresa nesta área.
Queila - Meu vício literário 28/06/2017minha estante
Vim colher informações sobre o livro, porque ele está lá na estante faz uns anos e não tive coragem de iniciar.
Obrigada, você me convenceu a ler hoje mesmo.

Mari 02/08/2019

Nhé.
Tem suas partes interessantes, mas de modo geral é um livro arrastado e chato. Só terminei por pura teimosia.

Rainy Girl 28/11/2012

Estou com Sorte
Resenha do Blog Sook > http://the-sook.blogspot.com.br/

O Google definitivamente está presente na sua vida todos os dias. E neste livro, conhecemos um pouco sobre a sua história e como ele virou a potência de hoje em dia. Douglas Edwards foi o diretor de marketing do consumidor e gerenciamento de marca do Google de 1999-2005 e foi responsável por estabelecer o tom e a direção da comunicação da empresa com seus usuários.

Tomamos conhecimento do início da empresa, de um modo visionário, e logo seu contínuo crescimento até a empresa que conhecemos atualmente. Tudo é retratado de uma forma auto-biográfica, narrando seu dia a dia no trabalho e até mesmo o relacionamento com a família, que certas vezes era bem pouco, já que a empresa parecia exigir demais de seus funcionários, uma espécie de "exclusividade". Além dos dias de trabalho, descobrimos como eram os almoços, as reuniões e até mesmo as festas promovidas na empresa.

A diagramação feita pela Novo Conceito é simples. Páginas amareladas e uma fonte agradável, tudo para facilitar a leitura. O livro é narrado de forma divertida, o que o torna atraente, mas se você não é muito chegada em conhecer a história do Google, assim como eu, não vai curtir muito a leitura. Eu presenteei meu primo, que trabalha na área de informática, com esse livro, e ele amou a leitura!

daiane.rangel 30/09/2015

Extremamente curioso e interessante
Este livro mostra como o Google se tornou tudo isso que conhecemos.
Fala dos marcos da sua história, dos sucessos, das aquisições, mas não deixa de mencionar os fracassos que de alguma forma contribuíram para que o Google se tornasse o que é.
Fala sobre as dúvidas e inseguranças de uma pessoa comum que mergulha em uma nova realidade totalmente desconhecida. Uma nova forma de empreender que acaba de nascer e estava sendo evoluída.

Leitura obrigatória para marqueteiros e aficcionados por tecnologia.

Lili 15/09/2012

No livro Estou com Sorte, comecei a ler curioso para saber um pouco mais da história deste gigante da tecnologia que é o Google e talvez entender o motivo do Google ter crescido tanto e em tão pouco tempo e não me decepcionei, pois se antes já gostava do Google, depois de ler o relato de alguém que participou de várias fases no crescimento dessa empresa extremamente inovadora e diferente comecei a gostar mais ainda.

O autor não é uma pessoa do TI (Tecnologia da Informação) da empresa, na verdade Douglas Edwards foi um dos Diretores de Marketing do Google, mas descreve bem tanto a parte tecnológica e empresarial quanto o relacionamento humano entre os primeiros "googlers", como eram chamados os funcionários do Google.

Ótima escrita, porém deve-se prestar bastante atenção ao ler porque são muitas informações, principalmente nomes, que vão se misturando e no fim se não tomar cuidado você só lembra de Sergey e Larry (os dois fundadores) kkk

No todo o livro é muito bom para quem se interessa em saber como uma empresa de tecnologia pode sair do zero para virar uma potência mundial e também como um "centro de nerds" pode ser um local muito difícil de trabalhar!

Se quiser ler mais resenhas acessem http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Brilho 29/06/2012

Estou com sorte
Estou com sorte nos mostra a história do google, deste de quando ela era uma simples empresa de busca que tinha tudo para fechar as portas, à uma das maiores empresas de tecnologia de todo o mundo.
Douglas Edwards funcionário número 59 do google nos mostra como era o dia a dia nesta empresa, como foi o seu começo lá, e vários detalhes.
Douglas entrou na empresa em 1999 na área de marketing quando ele começou a trabalhar lá, sentiu que as coisas no Google não eram como nas outras empresas que ele trabalhou, tudo era muito diferente. Toda a organização estrutural da empresa era inovadora. Para começar pelos líderes da empresa, dois jovens recém saídos da Faculdade de Stanford com ideias muito loucas. A princípio ele não consegue entender e aceitar as ideias dos dois, mas acaba vendo que experiência não é tudo que realmente a sorte e a intuição também contam.
Sua esposa Kristen acreditava que o Google não iria crescer.

"Kristen foi embora mais convencida do que nunca de que eu tinha trocado nossa segurança por um startup volúvel que estava a meio passo de fechar. A volta para casa foi silenciosa, com as crianças dormindo no banco de trás do carro." Pág 75.

Ela não sabia que o Google se tornaria uma das maiores marcas sobre tecnologia no mundo. Imagina se neste dia ele resolve-se largar o Google? Com certeza iria se arrepender AMARGAMENTE!

Este é um livro sem grandes surpresas trata-se de uma história real de como uma simples empresas se transformou em Google.Aprendi muitas coisas que não sabia a respeito da marca Google, como era o dia a dia de cada funcionário os grande problemas que tiveram no meio do caminho para o sucesso entre outras coisas. Porém a leitura é bem cansativa com detalhes demais muitas coisas a respeito de tecnologia, mas infelizmente ao invés do autor mostrar a tecnologia de uma maneira clara, ele confundi muito com os nomes e descrições é muita informação em uma página só é bem complicado de entender tudo. O autor realmente falhou por este lado, chega um momento do livro em que a leitura simplesmente não flui, quando iniciei a leitura gostei muito, mas depois começou a cansar é tudo muito detalhado desde de sua entrada na empresa até a sua saída ele conta tudo dos anos de 1999 à 2005...

Acredito que pessoas que gostem muito de tecnologia e principalmente entendem ela, apreciaram muito o livro Estou com sorte!

Ana Carla 17/11/2012

Acompanhamos, pela visão de Douglas, o lançamento de ferramentas como o Gmail e o Orkut. Assim como todo o crescimento a nível mundial do Google. Relata todas as dificuldades enfrentadas pelos funcionários para criar um serviço que se tornaria um referencial para todos. O livro foi uma surpresa, pois não imaginei tantos detalhes e problemas para a criação de uma ferramenta de busca na Internet. Não é um estilo que gosto, pois o livro tem uma linguagem técnica, citando as diversas situações do grupo para administrar a empresa e com isso expandir a marca. Mas se você está curioso para saber como essa marca ficou mundialmente conhecida, o livro é mais que indicado.

Para ler a resenha completa, acesse -> http://www.historias-semfim.com/2012/11/resenha-estou-com-sorte.html

jacdeoliveira 17/09/2012

"Estava cansando de tentar adaptar um velho negócio à nova era. Queria algo novo. Sonhava com estar próximo da verdadeira internet, bem de perto para poder tocar nos cabos e sentir o zumbido de milhões de pessoas se comunicando no interior da colmeia global." - PÁG 22

Já imaginou ouvir a história da Google por um grande diretor de Marketing da empresa? Neste livro, Douglas nos conta a história de uma das maiores e mais importantes empresas do mundo.
Desde o inicio conseguimos notar o quanto foi complicado criar algo diferente, algo que conseguisse atingir todos os públicos e todas as expectativas que eles queriam. Este empreendimento revolucionou o mundo da informação e o mundo da tecnologia, pois ele atingiu algo muito além do que imaginavam que iam atingir. As metas da empresa no início eram simples, a missão, visão e valores da mesma não era nada grande, não tão grande quanto a empresa conseguiu se tornar.

"Diz a lenda que o Google cresceu totalmente pelo boca a boca. Isso não é bem verdade. Nós não nos importávamos de fazer anúncios on-line; simplesmente não queríamos pagar por eles." PÁG 101

Quem nunca simplesmente entrou no Google para fazer uma pesquisa escolar, tirar alguma dúvida ou simplesmente fazer uma busca qualquer? O Google é um dos sites mais acessados no mundo todo.
Confesso que já pensei diversas vezes em trabalhar no Google. Além de ser uma das empresas mais respeitadas do mundo, é uma empresa que preza muito o bem estar de seu funcionário. Fiz um trabalho a pouco tempo sobre a Google e agora junto com a leitura deste livro a vontade cresceu ainda mais.

"O Google é reservado? Sem sombra de dúvidas. Arrogante? Talvez. Sendo para as preocupações dos usuários que ele alega servir? Ocasionalmente. Mas do mal? Acho que não." - PÁG 462

Este livro não é uma leitura fácil pois possui muitos detalhes e acredito que não são todas as pessoas que conseguem gostar. Nunca gostei muito de livros que contassem histórias de empresas ou de pessoas, mas este livro me impressionou muito. Acredito que eu tenha gostado tanto por ser o relato de um ex funcionário e por possuir muitos detalhes e ainda mais por ser uma empresa que admiro muito.
O livro ganhou minhas 5 estrelas e acredito que daqui a alguns anos estarei relendo esse livro, para aperfeiçoar o meu modo de visão dentro da minha empresa. (*torcendo para isso acontecer* rs)

"Eu tenho sorte de ter visto em primeira mão como tudo isso é verdade." - PÁG 463

PLAYLIST: -

Leonardo.Fattore 13/01/2021

Wherever
Esse livro traz algumas casos interessantes da empresa Google, do Vale do Silício mas meio longo a leitura para uma história monótona.

Elidia 11/07/2012

Histórico
Mesmo para as pessoas não aficionadas por administração e TI, todo mundo sabe que a empresa Google é uma das melhores empresas mundiais em termos de qualidade de emprego e serviço, além do alto valor no mercado de ações.

E muitas questões dão levantadas em função da curiosidade de saber, como o Google se tornou essa empresa gigante, sustentável e bilionária.E é nesta proposta que Douglas Edwards que trabalhou do ano 1999 a 2005 na empresa, trás ao livro publicado pela editora Novo Conceito e best-seller do New York Times. Com uma linguagem divertida ele relata o “boom” da empresa, estratégias e o modo que os funcionários encararam os desafios.

Comparar o Google a um negócio comum é como comparar um foguete a um Edsel. No seu começo, o Google abraçou extremos — dias infindáveis abastecidos com comida farta e de graça, debates infindáveis baseados em dados, e jogos de hóquei de tirar sangue. Os líderes recém-formados da empresa procuravam mais do que velhos caminhos para o sucesso; eles queriam disponibilizar toda a informação do mundo para todos instantaneamente. O Google, como o Big Bang, era algo único, uma liberação explosiva de inteligência bruta e inigualável energia criativa, e enquanto outros descreveram o que o Google conquistou ninguém jamais explicou como era se sentir fazendo parte disso. Pelo menos até agora. Douglas Edwards, o funcionário numero 59, oferece uma primeira visão por dentro do que era ser um Googler. Experimente a mistura enervante de camaradagem e competitividade enquanto Larry Page e Sergey Brin, os jovens e idiossincráticos parceiros da empresa, criavam uma estrutura famosa pela sua não hierarquia, pela luta contra a sabedoria convencional, e a corrida para implementar uma miríade de novos recursos, enquanto, tranquilamente enterravam ideias passadas e produtos danificados. Estou Com Sorte captura pela primeira vez a cultura autoinventada da mais transformadora corporação do mundo e oferece um acesso único às emoções, particularmente as tensões, experimentadas por aqueles que construíram da noite para o dia uma das marcas mais conhecidas do mundo.

O autor mostra contratempos que sofreu por estar num ramo pioneiro em 1999, tentativas de criar as ferramentas de busca de uma forma fácil, planejamentos, contratempos, parcerias em capítulos divertidos, mesmo não sendo da área gostei de ler o livro porque entendimento de administração sempre agrega a qualquer profissional.

Um dos capítulos que mas me fez pensar foi na coragem do autor de largar tudo para entrar de cabeça em um negócio que poderia muito bem não ter dado certo, de alto risco. Ele comenta várias vezes de como ele se arrependeria se tivesse desistido, e como é importante acreditar em suas capacidades como profissional.

Um livro indicado a todos os curiosos pelo Google e profissionais da área.

Pu8blicado em: http://bookeando.com/site/2012/07/11/promocao-e-resenha-estou-com-sorte/

Ednelson 04/12/2012

Análise:

Saudações, leitores! A resenha de hoje será um pouco diferente das que costumo escrever, visto que não se trata de uma obra de ficção, portanto tentarei abandonar um pouco do tom “poético” que às vezes insiro nos comentários e vou me ater aos fatos em si, apesar de não deixar escondido o fato de que estas palavras são frutos de minha perspectiva, logo incentivo que todos leiam a obra, caso possam e assim for prazeroso, pois um debate saudável é construído com base no conhecimento daquilo a que se critica ou defende. Então, podemos prosseguir na resenha? Vamos ver o que achei deste livro.

A proposta do livro é retratar não somente a história do início do Google, que em princípio carregava ambições modestas, comparando ao que ele é hoje em dia, mas expor como era fazer parte deste projeto e os valores bases intelectuais que guiaram os primeiros passos. Realmente, para quem nutre a curiosidade em compreender o mundo atual, afinal as grandes corporações influenciam a maneira como a tecnologia evolui, logo moldam como o conhecimento é encarado coletivamente e como nos relacionamos, seja com o mundo (pessoas e qualquer fator externo) ou nós mesmos. As corporações não são o grande determinante nas relações introspectivas ou interpessoais, mas um dos dados que entram no cálculo.

A principal revolução causada pelo Google foi a maneira como o conhecimento passou a ser “manipulado”, no sentido de ser operado, e desenvolvido. A meta principal era disponibilizar todo o conhecimento do mundo para todos, quanto a isso tenho de dizer que é um mal, mas também é uma cura, pois disponibilizar tamanha ferramenta, quando não acompanhada de um suporte educacional que nos torne indivíduos críticos, só alimenta um conhecimento caótico, mas assim é a própria internet: um mar que se movimenta na velocidade da luz, onde cabe a cada um colher o que julga útil e dispensar o que for acúmulo desnecessário. No sentido benéfico, a contribuição do Google foi descentralizar o poder da informação, afinal temos ao alcance de um click várias fontes de uma mesma notícia e com isso podemos tentar descobrir mais detalhes do que o que a mídia nos expõe, mas sempre é preciso cautela nas pesquisas.

O que achei interessante nas primeiras páginas do livro foi a narração conduzida com um excelente bom humor do autor, sem abandonar a clareza nas informações, porém essa característica se dilui quanto mais avançamos nas páginas e o que antes era contado de forma atrativa, pois detalhes técnicos não é o que se espera de um livro que almeja descrever como era a sensação (emoção) de estar na ascensão do Google, fica um pouco “arrastado” e deixa a leitura, em alguns momentos, um pouco entediante. Acho que o livro se desviou um pouco do que era a sua meta e alonga-se além do essencial em aspectos técnicos.

O que achei mais interessante foi como a experiência do autor como funcionário da Google por alguns anos mudou a sua visão, não somente na esfera profissional, mas mais profundamente ainda nas questões sobre a vida. É realmente estimulante quando temos a oportunidade de vivermos experiências tão maravilhosas que ampliam a nossa consciência e deixam marcas tão cheias de vida que servem de combustível para o que há de melhor em nós. Pareceu-me, ao concluir a leitura, que Douglas Edwards queria, antes de tudo, falar de si, sobre como aquela fase de sua vida o tornou quem ele é hoje em dia, mas até que algumas informações sobre o Google são verdadeiramente interessantes, mas recomendo que os leitores se atenham mais aos trechos de tom pessoal, são eles que deixam a leitura um pouco melhor e, sinceramente, fizeram-me querer conhecer o final. Então, a minha nota para este livro será um selo cabuloso. Até breve e abraços!

Escrevo no: http://leitorcabuloso.com.br/