Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Gabi 22/06/2012

A minha mania de não ler as sinopses dos livros que chegam de parceria me pegou desprevenida de novo. Eu imaginei algo totalmente diferente para esse livro, e me surpreendi vendo que não era nada do que pensei.

Ruby é uma personagem forte, que corre atrás do que quer e é destemida. É claro que todo personagem tem os seus momentos de fraqueza, mas Ruby é uma menina impressionante, e eu a adorei. É alguém que expressa seus sentimentos e pensa antes de agir. Apesar disso, ela enfrenta problemas pessoais, porque seu pai abandonou, a ela e sua mãe, há seis anos. Desde então, conseguiu juntar forças e, junto com sua melhor amiga Beth, superou esse bloqueio em sua vida. Mas ele aparece, subitamente, em seu aniversário de 16 anos, e Ruby não sabe mais o que fazer. Ela se vê perdida em antigas recordações, ao mesmo tempo em que conhece um menino novo (e super fofo), e descobre quem são de verdade algumas de suas amigas.

É um livro muito bem escrito, que prende o leitor da metade para o final. Vou ser sincera e dizer que o início do livro não prendeu minha atenção, porque todos os três acontecimentos – a volta do pai, o novo menino e as amigas – pareciam não ter ligação. Mas quando percebemos a ligação entre todos, o livro torna-se uma ótima leitura.

Adorei o fato de Ruby ganhar uma Polaroid no aniversário e, a partir de então, começar a ver os fatos através da lente da câmera. Inclusive várias coisas acontecem a partir dessa câmera, é como se grande parte da história girasse em torno dela. Eu gosto muito de fotografias, e podemos ver, no livro, que Ruby passa a gostar muito dessa atividade.

Só tirei uma estrela da classificação geral porque, apesar de eu ter achado a história muito bem escrita, muito bonita e inesperada, não foi algo que me impressionou. Acho que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens, porque não me senti conectada com eles. Mas eu indico por ser uma leitura gostosa, rápida e muito fofinha! ^^
Lucas.Azambuja 06/04/2015minha estante
Pode me ajuda e que eu Não sei o enredo do filme Lugar e o tempo ??

Leti 19/05/2020

Leitura rápida, simples e tranquila.

debsrpb 20/04/2021

Livro bom, mas não surpreende muito...
No começo o livro é bem lento mas a partir da metade ele se torna impossivel de largar, eu pensei que ele teria algo a mais no decorrer, mas se mantém na mesma linha, me surpreendi com o "plot" mas ele é um livro bem leve então não vá com expectativas muito altas, perfeito para ler durante ressaca literária, achei o comportamento da Ruby um pouco infantil demais p idade dela na maior parte do livro (16 anos) e achei que a Beth fez algo muito imperdoável e passível de encerrar a amizade delas de uma vez por todas, coisa que não acontece elas só ficam menos próximas.

.Eri 02/04/2021

Decepcionante
Quando li a sinopse no fundo do livro imaginei uma história completamente diferente.
O livro inicia no aniversário de 16 anos da protagonista Ruby, que junto com a mãe e as três amigas Beth, Maria e Katherine realiza uma comemoração simples. Durante a celebração, o pai de Ruby reaparece depois de muito tempo distante, em busca de reconciliação. A partir desse momento, tudo neste livro se torna repetitivo e monótono: Ruby descobre que a melhor amiga Beth esconde segredo sobre um bilhete enviado pelo pai, começa a namorar com um garoto que conhece apenas por poucos dias e discute com as amigas.

No fim do livro é apresentado o motivo do abandono por parte do pai, do segredo guardado por Beth e apesar de tudo isso continua sem graça e sentido, apenas concluímos que a vida da personagem principal não passa de mentiras e superficialidade.
Realmente me decepcionei, pois esperava mais da obra. Acredito que não dei uma classificação menor por conta das referências culturais, já que é citado diversos artistas e obras interessantes, e também por algumas frases, que considero levar para a vida.

Leitora Viciada 23/09/2012

Este é o segundo livro que leio da autora. O outro foi Não Sou Este Tipo de Garota (resenha), também publicado no Brasil pela Novo Conceito. Ambos voltados para o público juvenil e embora eu tenha gostado mais do anterior, Conselho de Amiga também possui uma forma leve, descontraída e aparentemente simples de apresentar temas sérios e pesados. Novamente a autora traz um chick-lit teen e ultrapassa as barreiras da diversão ou passatempo para tocar em assuntos delicados.

Ele cria um ambiente juvenil tipicamente dos Estados Unidos, que já conhecemos dos filmes de Hollywood. Mas dessa vez, ela não centra a história em grupinhos escolares, nem em alunos populares ou antissociais, nem se preocupa com bailes, rixas entre gangues escolares. Apesar das adolescentes do livro frequentarem a escola e terem seu próprio estilo, elas formam um grupo íntimo e pessoal de amizade, porém cada uma tem sua própria maneira de lidar com o mundo a sua volta e os outros adolescentes.
Apesar de Ruby ser a protagonista, suas três amigas possuem certo espaço no enredo: Beth, sua amiga mais antiga e próxima que sempre esteve presente nos momentos mais difíceis e que a ajuda dia após dia a superar um trauma; Maria, a descolada que acabou por acaso penetrando na amizade de Ruby e Beth, e sendo aceita por gostarem das mesmas bobagens, como roupas de segunda mão, coisas retrô, rock e debochar de garotos estúpidos e populares; Já a quarta integrante do bando não possui quase nada em comum com as demais e faz parte dele há bem pouco tempo e além de ser atleta e muito bonita, parece destoar das restantes.

A história do livro se inicia exatamente quando as três amigas de Ruby vão à sua casa encontrá-la para comemorarem a festinha de aniversário feita pela mãe - e claro, saírem depois para uma festa própria. Ruby ganha de presente uma câmera antiga Polaroid e passa todo o livro com fotografias instantâneas, desde as mais idiotas até as mais surpreendentes.
Porém, nesse aniversário, algo inusitado e estranho acontece. A vida de Ruby vira do avesso, assim como ela se vê obrigada a remoer e relembrar o passado.

Eu mudaria a capa do livro. A imagem com as quatro amigas centrais da história está li, num momento bem descontraído, como as fotografias da Polaroid, como se alguém as tivesse surpreendido e gostei da ideia (mas as imaginaria mais descoladas, mais "rock" exceto a loira). No entanto, a capa não deveria ser toda cor de rosa nem conter estas fontes infantilizadas e deveria encaixar a imagem como uma fotografia de Polaroid mesmo. Ficaria mais de acordo com o espírito do livro. Talvez o subtítulo e o nome da autora pudessem parecer uma anotação da foto, ficaria mais bacana.
Tudo bem que é um livro teen, mas algumas mudanças no visual expressariam melhor a ideia do livro.
O livro é bom e de certa forma me causou surpresas. Não exatamente no enredo, mas na abordagem simples que esconde a complexidade dos sentimentos.
Quando iniciei a leitura, após ler a sinopse e observar a capa, imaginei que seria um livro bobo e sem vida (e até achei no começo), sobre fofoquinhas fúteis e inúteis entre amigas.
No entanto, me enganei. Por detrás de temas simples como a adolescência, as amizades e conflitos dessa fase, percebi sutilezas e mensagens subentendidas, principalmente de questões sobre quem realmente somos, o que queremos e o medo do futuro - e do passado.

Sobre o grupo de amigas, percebi algumas coisas (dentre as quais posso revelar):
Ruby é a traumatizada que guarda as coisas para si, em vez de desabafar ou extravasar. Possui um relacionamento mediano com a mãe, são amigas, mas não demonstram muitos sentimentos uma com a outra. Ruby vê a mãe como abandonada pelo pai, vítima e fraca - e ela luta para não se parecer com ela.
Não é uma garota popular nem muito alegre e parece dependente de sua melhor amiga. Não é uma personagem criada para cativar ou empolgar. Ela é uma menina problemática, comum e é a protagonista para nos mostrar o quanto podemos nos tornar frágeis e sem vida perante problemas da vida.
Ela não é engraçada e parece sempre perdida.

Maria é a amiga neutra. A criada pela autora para amenizar os desentendimentos e animar um pouco a história. Por ser mais experiente com os garotos e parecer se dar bem com eles e com grupos diferentes da escola, sempre tem o celular tocando com alguém convidando-a para alguma festa, mas parece sentir-se só.
Mesmo parecendo ser a mais descolada e despreocupada com a opinião alheia, ela procura seu lugar nessa pequena rede social e quer a adoração e confiança das demais meninas, até porque sabe que Ruby e Beth são as melhores amigas e ela entrou no grupo depois. quase como uma intrusa.

Beth é a melhor amiga de Ruby, e a mais antiga também. Acompanhou todo o sofrimento de Ruby ser largada pelo pai e passou a cuidar dela e auxiliá-la a superar esse problema. Acaba sendo super protetora e o papel de mãe de Ruby - enquanto Ruby prefere ter Beth nessa posição que a mãe verdadeira.
Na verdade, Beth, absorveu parte da raiva do abandono sofrido por Ruby como se também houvesse sofrido igualmente. E esse é um dos mistérios do livro. Por que Beth, com sua família tão perfeita e feliz participa tanto dessa lembrança triste de Ruby super protegendo-a? Será que é porque no dia em que o pai de Ruby saiu de casa ambas brincavam juntas e Beth tudo presenciou? Ou existe algo a mais?

Katherine é a novata, e finge não estar se importando com o que as outras pensam dela. Ela está no grupo e pronto, se sente a vontade, até demais. Com as três novas amigas ela abandona a máscara de jogadora de basquete linda e popular e passa a ser Katherine, a perigosa, explosiva e sem censura na hora de opinar.
No fundo, ela quer ser a garota com os problemas e ser o centro das atenções, apesar da família feliz e perfeita. Então enquanto os pais ficam no impasse de se divorciarem ou não, ela passa a dramatizar tudo e torna-se a rebelde sem causa.

As quatro são verdadeiramente amigas e, no entanto, como em todo relacionamento humano, interesses e vários sentimentos rodeiam as meninas, sejam de amor, ódio, carinho, inveja, união ou compaixão. Por vezes uma gostaria de ser a outra, ou possuir as qualidades (ou defeitos!) das outras, mesmo nos piores momentos.
No final de tudo, elas sempre entram no carro laranja velho de Maria, ligam o rádio e brigam para ver quem será a que se sentará no "banco menstruado" - o que por vezes é uma punição, e cômico. O problema é quando as soluções não se limitam mais a apenas isso.

Como a protagonista é Ruby, embora acompanhemos de relance as vidas paralelas das famílias e relacionamentos das três amigas, a trama gira ao seu redor.
Conflitos familiares, descobertas sobre o passado e o verdadeiro motivo de ter sido abandonada pelo pai a faz se perder em pensamentos, muitos deles negativos.
Ela quer criar coragem para enfrentar as lembranças, as novas ideias e colocar todas as coisas de sua vida no lugar. Num momento decisivo pelo qual está passando, então será que a intromissão de suas amigas, cada uma à sua maneira, pode ser algo positivo?
Não está na hora de Ruby parar de pensar na mãe, nas amigas, nas famílias de suas amigas, em garotos e decidir por si própria o que quer de sua vida?
Como passar a borracha no passado, perdoar e seguir em frente se ela parece estar sendo passada para trás pela pessoa em que ela mais confia na vida? Será mesmo uma trapaça? Será que as amizades verdadeiras podem enxergar melhor o problema, já que estão parcialmente de fora? E se não estiverem assim tão fora do problema? Ruby precisa ser a líder da própria vida, mas não tem coragem.

Achei interessante como bobagens típicas da adolescência: brigas, discussões e reconciliações entre amigas, a descoberta do primeiro amor, a insegurança juvenil e a força de vontade de ousar e mudar faz com que Ruby trilhe um caminho buscando não apenas respostas de seu passado, mas sim sobre quem ela realmente é e o que quer ser.
Se retirar todo o peso do coração e da memória - a velha casa onde viveu e parece retomar as lembranças da infância feliz antes do pai as abandonar; a mãe que nunca arruma um namorado e vive triste; o primeiro namorado que parece ser tão doce e que ela nem tem certeza se realmente gosta dele; as amigas tão distintas e ao mesmo tempo tão semelhantes que adoram dar palpites sobre tudo (e também parecem precisar dela para tudo). - o que sobra de Ruby? Quem é Ruby? Ela conseguirá criar a coragem e enfrentar o pai, a mãe, o passado, as amigas, o mundo todo para ser quem ela deve ser? Existem culpados e errados ou tudo não passa de uma sequência do destino?

Um livro que pode proporcionar ao leitor dois tipos de leitura:
Uma leve, simples, divertida e despretensiosa. E só.
Ou uma leitura que força o leitor (poucos, devo ser sincera) a ler por detrás das cenas e sentimentos e encontrar muitos itens escondidos, como tristeza, frustração, medo, abandono.
Procure ler o livro não apenas como romance juvenil simples. Tente encontrar os segredos dessa simples narrativa e a dor das escolhas e perceberá que o livro não é nada bobo ao abordar sutilmente assuntos aparentemente banais, mas muito sérios e comuns.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
Lucia Sindeaux 23/09/2012minha estante
Amei o tema abordado no livro e com certeza todos que lerem vão se identificar com alguns conflitos entre amigas, fiquei encantada com a resenha, quero muito ler

TamiresCipriano 23/09/2012minha estante
Nossa gostei muito acho que pela sua resenha deveria sim mudar a capa.Daria u bom filme.Otima resenha bjs!

Yasmin 23/09/2012minha estante
Ali no segundo parágrafo está errado.
Não é "lhe dar". É "lidar".
:) Espero que não se importe com o comentário.

Leitora Viciada 23/09/2012minha estante
Yasminck. Muito pelo contrário: Agradeço enormemente pela correção. Na emoção da resenha sempre podemos cometer erros. Obrigada.

Day 24/09/2012minha estante
Uma boa resenha é aquela que deixa o leitor com muita vontade de ler o livro...(Foi o que aconteceu comigo lendo a sua)Fiquei curiosa para ler , espero ter a oportunidade.! Parabéens pela resenha.

Jairolenz 06/10/2012minha estante
Você com essa resenha conseguiu exemplificar como um livro com aparência jovem e feminina contém muito mais, possui muitos assuntos sérios por detrás da diversão.

Lucas.Azambuja 06/04/2015minha estante
Pode me ajuda e que eu Não sei o enredo da historia Lugar e o tempo ??

Camille 14/07/2012

Siobhan não desenvolveu o livro de forma completa e adequada. Apesar da leitura simples e tranquila, o livro deixa a desejar em vários aspectos. Conhecemos Ruby e entendemos sua relação com Beth, além da (falta de relação) com o pai. Ambos aspectos realistas e pés no chão para o desenvolvimento de um livro cuja a intenção é verdadeiramente essa.

Todavia, nenhuma das personagens atinge seu potencial. Terminamos sem saber muito sobre todas elas, incluindo a personagem principal. Um livro muito mais infanto-juvenil que young-adults, que tenta falar de família e amizade, mas não consegue ir tão longe. A classificação das personagens está muito mais no superficial que demonstradas no livro. O que vejo é uma porção de potencial não utilizado.

A atitude de Beth é tão errada? Qual a grande questão de Katherine? Quais as ações que comprovam que Maria é fofoqueira? O que aconteceu de fato na separação dos pais de Ruby? São perguntas cujas respostas ficam numa visão "de cima" que não formamos opinião acerca delas, o que faz da leitura fraca.

Apesar desses pontos, o livro traz um leitura simples, o que facilita seu entendimento geral e faz possível uma leitura intercalada. Tem lá seus pontos positivos e compromissos para com o leitor (e a leitura) super interessantes. Uma proposta realmente boa.

Saleitura 25/09/2012

Conselhro de Amiga por Vivian Pereira
Sabe aquele livro que te dá a sensação de estar assistindo um filme da sessão da tarde? Este é “Conselho de Amiga”. Uma história leve e que mostra o cotidiano de uma adolescente de 16 anos chamada Ruby e suas amigas, Beth, Maria e Katherine. Elas vivem aquela fase de colégio, de paqueras, de conflitos e problemas em família que todo jovem passa ou já passou alguma vez na vida.

O livro começa na festa de 16 anos de Ruby, justamente nessa data ela ganha o melhor presente já dado pela sua mãe, uma antiga máquina fotográfica Polaroid. Porém é também nesse dia que o seu pai que a abandonou quando ela ainda era criança, ressurge transformando aquele momento que deveria ser especial em um encontro nada harmonioso.

Ruby, durante praticamente todo o livro, vive angustiada, sem saber se volta ou não a ver seu pai, já que o mesmo vai permanecer alguns dias em um hotel da cidade onde ela mora. Querer saber o motivo que o levou a abandonar a família, ficar afastado tantos anos e ressurgir do nada, faz ela relembrar dos bons e maus momentos que passaram juntos durante sua infância. A dor é muito forte e Ruby não sabe se um encontro com ele poderá aumentar ainda mais esse sentimento que ainda a machuca.

“_Sei que é loucura, mas a dor pode ser algo bom. Ela nos põe em contato conosco mesmos.” (página 152)

No meio dessa turbulência interna, Ruby, ouve os conselhos de suas amigas, especialmente de Beth, com quem convive desde criança e que acompanhou todo o seu drama. Porém muitas vezes a leal, Beth, acha que Ruby deveria dar mais atenção aos seus conselhos, pois ela mais do que ninguém sabe o que é bom para a amiga.

Além de Beth, para completar o grupinho, tem Maria e Katherine. Maria é popular, namoradeira e fofoqueira. Já Katherine é a jogadora de basquete que possui também problemas em casa e tem um temperamento muito forte.

Ruby consegue viver momentos fofos, principalmente quando se apaixona por Charlie, um menino que adora fotografia igual a ela.

“Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. Meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?” (página 118)

O livro é indicado para o público infanto-juvenil e achei razoável a forma como foi desenvolvido e escrito pela autora. Tem algumas partes que poderiam ter sido mais explicadas e alguns personagens não foram tão bem construídos, porém "Conselho de Amiga" na sua totalidade não é ruim. Quando li a sinopse pensei que o rumo da leitura seria diferente, pois imaginava que a história era uma, mas que na verdade foi outra. Especialmente nesse caso, a sinopse me enganou direitinho!

Tendo 224 folhas, com uma capa bem teen, indico o livro para as pessoas que querem algo mais leve e saudosista, principalmente se você lembrar daquela época que assistia os filmes da "sessão da tarde" e que a única coisa na qual se preocupava era com as notas da escola. Bons e velhos tempos!

Resenha feita por Vivian Pereira (skoob = Vivian San Juan)

Link Postagem Saleta de Leitura
Erica Lima 10/12/2012minha estante
Eu gosto de ler livros leves assim, é fácil e rápido, para ler entre umas leituras mais difíceis.

Fernanda @condutaliteraria 13/12/2012minha estante
O livro lembra mesmo um filme de sessão da tarde! Parece ser uma leitura rápida e leve. Gostei!

Maristela 13/12/2012minha estante
Eu gostei muito da sua resenha, que como sempre, está ótima. Esse livro é do tipo que gosto de ler quando termino um livro mais pesado, mais centrado. Sendo um romance leve, de leitura rápida, a leitura flui e embora ele tenha 224 páginas como vc disse, creio eu que dá pra ler em 1 dia ou no mais, em 2, mas tudo depende da história ser boa.

Layse 13/12/2012minha estante
Adorei a capa e a resenha desse livro to louca para poder ler ele!

xoxo

Tatah 17/12/2012minha estante
Amei a resenha do mega ansiosa pra ler esse livro.

Gladys 28/12/2012minha estante
Parece bem levinho, ;)

House of Chick 18/11/2012

Eu, particularmente, adoro livros que retratem jovens e seus dramas, assim como adoro filmes deste mesmo estilo, etc. Sendo assim, quando vi que a Novo Conceito iria lançar o livro “Conselho de Amiga” fiquei bem animada, pois pelo título e capa ele me parecia ser um livro leve e descontraído que me resultaria bons momentos e até mesmo ótimas risadas. Foi então que comecei minha leitura e agora, depois de ler a última página venho contar para vocês o que achei em relação a esse título.

“Conselho de amiga” conta a história de Rub, uma menina de dezesseis anos que no dia de sua festa de aniversário vê o seu pai reaparecer depois de muito tempo sumido, reabrindo uma ferida antiga em seu coração, já que ela nunca conseguiu entender o motivo de seu pai ter abandonado ela e sua mãe. Vemos como a protagonista ficou abalada em toda sua vida e como isso a distanciou de sua mãe, já que ambas não souberam como lidar bem com essa situação.

Rub sempre teve uma amiga que esteve ao seu lado e que a fazia se sentir melhor, Beth. Ela a ajudava, protegendo-a e lhe ensinando como ela deveria agir, dando conselhos de amiga. Nossa protagonista faz parte um grupo de amigas composto por Beth, Katherine e Maria e, juntas, compartilham histórias e segredos.

Beth acredita que Rub não se relacione bem com os meninos devido ao abandono do seu pai na infância, criando um tipo de trauma. Mas quando ela conhece Charlie, um garoto novo na cidade, as coisas começam a ser diferentes, já que ela sente que pode confiar nele e por isso passam bastante tempo juntos.

A história é basicamente assim: as amigas, Charlie, a relação distante com a mãe, a ausência do pai e a volta dele. E, com esses elementos, Siobhan criou uma história que não chega a ser “a” história, mas é gostosa de se ler e, ao decorrer das páginas, ela vai ganhando mais enredo e ficando melhor.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html
Brunna 18/11/2012minha estante
Talvez por você esperar uma coisa e na hora aparecer outra você tenha dado essa nota para ele, mas talvez o livro é que não seja seu estilo mesmo... Eu já vi por aí muitas resenhas dele, umas negativas ao extremo, outras positivas e outras no meio termo. Eu não tenho vontade de lê-lo apenas porque não é o meu gênero literário preferido...

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Vanilda 18/11/2012minha estante
Não tenho preconceitos quanto a gêneros literários mas acredito que Conselho de Amiga seria bem indicado para os mais jovens. Pela sua resenha, percebi que os leitores mais "veteranos" digamos assim, vão achar a história fraca, talvez desinteressante, mas acredito que tenha um bom público para ela. Confesso que, como você, também achei que o foco da história fosse um tema mais leve e mais dia a dia dos adolescentes. Não imaginei que teria essa carga mais triste e focada em solidão. Mas são coisas que os mais jovens (e também os mais velhos, por que não?) enfrentam em algum momento da vida.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Jéssica 18/11/2012minha estante
E gosto de estórias de jovens adolescentes,mas gosto quando envolve seus dramas amorosos, a questão da vida confusa de uma adolescente aprendendo a ficar adulta e que tenham muitas reviravoltas.Por isso eu não sei se leria esse livro.

Parabéns pela resenha.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
Esse tipo de história até certo ponto é interessante, mais não achei assim tão "boa".
yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Parabéns pela resenha!

A capa é bem legal, mas não é o meu tipo de leitura.
A história parece bem leve e descontraída.

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Também adoro livros que retratem jovens e seus dramas mas esse foi um dos poucos que não atraiu minha atenção. Li muitas pessoas falarem que é fraquinho. Sou como São Tomé: ler para acreditar mas com esse livro não aconteceu de querer ler. Quem sabe tento a oportunidade de ler eu mude de opinião né!?

Um leve bater de asas para todos!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Eu também gosto de livros que tratem de adolescentes e suas histórias, mas esse, particularmente não me faz ter muita vontade de ler, embora se eu tiver oportunidade lerei.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Faz tempo que não leio algum livro com drama adoscelente talvez porque eu passei um pouco dessa fase mas não descarto a possibilidade de algum dia lê-lo. Gosto de livros que nos fazem refletir na nossa própria vida. Gostei muito da resenha.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Anelisanc 22/09/2012

Uma ótima sacada!
Ruby, uma garota de opiniões fortes e com problemas familiares, está completando 16 anos. Na festa estão sua mãe e suas amigas - Beth, Maria e Katherine -, pessoas de quem ela gosta. O problema começa quando o pai de Ruby - que ela não via há muito - aparece com algumas flores na casa.

Abandonadas pelo homem, Ruby e sua mãe aprenderam a viver sozinhas - o que, inicialmente, não foi nada fácil; ainda com seis anos de idade, a menina tinha crises e só quem conseguia acalmá-la era Beth. Depois de ter conseguido se esquecer de seu pai, porém, ele retorna, trazendo consigo todas as dúvidas de Ruby e deixando-a triste e desorientada.

Nervosa com a aparição de seu pai na festa, a protagonista se embebeda com as amigas noite adentro. Por que ele decidiu voltar agora? perguntava-se.

Tentando fazer com que a amiga se esquecesse mais uma vez do "problema", Beth esconde uma carta que encontrara endereçada a Ruby. É por acaso que Ruby encontra a tal carta e a lê: seu pai ficaria uma semana na cidade, caso ela quisesse vê-lo. Mas por que Beth, sua melhor amiga, esconderia dela algo assim? Não deveria ser dela o poder de decidir se iria ou não ver seu pai - mesmo que ela o odiasse -?

É a partir desses questionamentos que Ruby desvenda seu próprio passado e percebe que nada é realmente o que parecia ser - nem sua amizade com Beth, nem os conselhos dela.
Carolina 22/09/2012minha estante
Só pela sinopse e pela capa não tinha me interessado pelo livro antes. Mas lendo a resenha o livro parece ser bem interessante. Espero que o livro prenda a minha atenção, pois adoro livros assim. Não vejo a hora de ler para tirar as minhas próprias conclusões.

Beijos

Josi 27/09/2012minha estante
Muito bom!! Só de ler sua resenha já fiquei muito curiosa pra ler o livro *--*

Paula 28/09/2012minha estante
Já ouvi muitas pessoas falarem mal desse livro por ser muito infantil,mas confesso que me encanta esses livros,com leitura leve,rápida divertida e cheia de conflitos que toda adolescente teve um dia ^^

Thata 29/09/2012minha estante
Gostei da sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro, e olhe que já estava louca para lê-lo (:

Liliana 21/06/2012

Quer um conselho de amiga? Compre este livro.
A autora Siobhan Vivian consegue redigir qualquer obra teen de forma que os adolescentes até os adultos se divirtam lendo. É uma obra, infelizmente, rápida e que você fica com gosto de 'quero mais' no final. Mesma sensação que tive ao ler 'Não sou este tipo de garota'.

Rubes está para completar dezesseis anos. Sua melhor amiga se chama Beth e ela tem um carinho especial por Maria, apesar de serem tão diferentes. Uma nova integrante foi inserida no seu grupo, Katherine, e o clima não é muito bom entre elas. Contudo, o maior problema de Ruby é que seu pai abandonou-a ainda criança e nunca soube o porquê. Bem na noite de seu aniversário, ele reaparece com um buquê de flores e deixa como presente angústia e muitas dúvidas.
Ruby está prestes a descobrir que nem sempre deve seguir o conselho de uma amiga, pois nem tudo o que parece ter acontecido compactua com a realidade.
Jeniffer Viana 05/12/2012minha estante
Apesar de pequena, boa resenha! Estou com esse livro para ler aqui, mas ainda não bateu AQUELA vontade, sabe? Acho que será uma boa leitura.

Maristela 05/01/2013minha estante
Ainda não li esse livro mas quero muito ler. Gostei da sua resenha. Está ótima.

Thicy 06/01/2013minha estante
Ainda não li esse livro, mas quero ler. Ele parece ser muito bom e divertido.

Kelry 15/01/2013minha estante
Deve ser legal, adoro brigas entre amigas.
Uma sempre é do mal e aqui não é diferente.

Jean 17/01/2013minha estante
Adoro historias assim com um grupo de pessoas sempre podem surgir novas historias e instigar seu leitor!

Gable_GM 17/01/2013minha estante
Adoro esse tipo de historia, todo esse gênero. Me fez lembrar um pouco de Pretty Little Liars. Realmente magnifico, quero ler esse livro assim que possível!

Sabrina Piano 18/01/2013minha estante
A Resenha me deixou com gostinho de quero mais, nunca li nada parecido, então acho que vai ser uma boa descoberta pra mim.

RUDY 17/10/2012

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO: Ruby está próxima de completar 16 anos e no dia do seu aniversário tem uma surpresa que para ela é bem desagradável: seu pai desaparecido há muitos anos, resolve aparecer, estragando sua festa.
Ela não é muito sociável e tem como melhor amiga a leal Beth, Maria que é a maior fofoqueira do pedaço e adora sair com vários rapazes e a indomável e perigosa Katherine. Como ganhou um Polaroid de aniversário de sua mãe, tem agora por hábito bater fotos instantâneas e guardar os momentos.
Em uma festa na casa de um colega, acaba conhecendo Charles, o novo garoto da escola. Passam a se encontrar e descobre que Charles gosta de fotografias também e dão início a um relacionamento que poderá se tornar namoro, não fosse pelos diversos conselhos das amigas... que passam a se intrometer no relacionamento dos dois.
Acaba por descobrir que nem tudo que sabe sobre a separação dos pais é verdade e que suas amigas não são totalmente confiáveis...

Para ler a análise, visite o blog:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/08/resenha-49-conselho-de-amiga-siobhan.html
Eva 18/10/2012minha estante
O livro parece ser bem fraquinho. obrigada pela resenha

Maristela 18/10/2012minha estante
Eu não conheço o livro, mas li a resenha e gosti do que li. Vou ter que ler esse livro.

Mih Fraga 18/10/2012minha estante
Também gostei da resenha (:
Quero ler sim, com certeza *-*
Lindo o seu blog (:

Luciane 19/10/2012minha estante
As aventuras e desventuras de adolescentes,quero ler,gostei!!!

Jakelynne.Kathya 01/11/2012minha estante
Parece ser interessante, gosto deste tipo de livro.

Amanda 12/11/2012minha estante
Gostei da sua resenha e da sinceridade com que escreve.

Mar 22/11/2012minha estante
gostei da resenha, e o livro parece surpreendente

Schirley 23/11/2012minha estante
Parabéns pela resenha e pelo blog!

Michelle 08/01/2023minha estante
interessante

Neyla 07/02/2013

Conselho de amiga foi um os livros mais aguardados por mim. Tanto é que, quando ele chegou, fiz questão de avançar um pouco o lugar dele na minha fila de leitura para poder ler logo.
Antes de iniciar a leitura, li algumas resenhas do livro e algumas não foram muito favoráveis. Eu não sou uma pessoa que se deixar impressionar com resenhas negativas, sempre dou a minha cara a tapa, afinal o que é ruim para um, pode ser bom para outro.
O livro foi uma surpresa total. Primeiro por que, pela sinopse, eu esperava a história de um jeito e ela se mostrou totalmente diferente. Segundo, por que não consegui me envolver com os personagens e isso conta muito na minha avaliação final de um livro.
Ruby é uma garota como tantas outras por aí. Mora com sua mãe e está sempre com as amigas, em especial Beth, que é a sua melhor amiga há muito tempo. No dia de seu aniversário de 16 anos, ela recebe a inesperada visita do pai, que a abandonou quando ainda era criança. O encontro não é muito positivo e ela fica sem saber qual a intenção dele em, depois de todos esses anos sem dar notícias, aparecer do nada. E justamente no dia do seu aniversário, para estragar toda a comemoração com suas amigas.
A história, basicamente, se resume aos pensamentos de Ruby com relação a seu pai, suas conversas com as amigas e a relação um tanto estranha com a mãe. No meio de tudo isso, Ruby conhece Charlie, um garoto que vai fazer com que ela consiga esquecer um pouco dos seus problemas e descobrir o amor. O romance entre eles é muito fofo e é a válvula de escape de Ruby.
As amigas, que eu imaginava que teriam um papel mais significante na vida da personagem, são um tanto apagadas. Não achei Maria fofoqueira e nem Katherine perigosa ( ela pode ser um tanto confusa e desestruturada emocionalmente, mas perigosa não). Beth é quem tem um papel mais ativo como amiga, dando seus conselhos e sempre "querendo o melhor" para Ruby.
A leitura do livro foi bem rápida e a história é leve, feita para adolescentes. Siobhan Vivian aborda temas como amizade, primeiro beijo, dramas familiares, com muita delicadeza. Apesar do nome inocente, a história possui uma pitada de drama e é uma boa pedida para o público jovem que, com certeza, irá se identificar com os problemas e anseios de Ruby. Recomendo!

Thami 06/02/2013

"Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?"
Com certeza você olha a capa desse livro e pensa que vai ser um livro adolescente chato com as mesmas coisas de toda adolescente americana. Mas, esse livro me surpreendeu bastante.

Fora os dramas de qualquer adolescente americano que é obvio que foi abordado junto à história principal, o que mais me chamou atenção foi o foco do livro não ser o drama adolescente e sim a confiança, tanto entra amigas quanto entre família também.

Confesso que quando comecei a ler, todas as amigas de Ruby (Beth, Katherine e Maria) que foram citadas em uma das primeiras páginas eram suspeitas de falsidade. O legal do livro é que ele gira em torno do relacionamento de Ruby com o seu pai que é um relacionamento difícil devido à uma "sem querer sabotagem" da mãe de Ruby. Confesso também que fiquei com muita raiva da mãe de Ruby no final do livro, mas nunca imaginaria que seria daquele jeito, foi uma completa surpresa pra mim que já tinha tudo idealizado em um padrão de livros adolescentes com o mesmo foco de assunto. Mas, no final das contas, o pai ainda não estava pronto para ser pai, mesmo depois da filha ter completado 16 anos.

Então, para entender é só ler o livro. É muito bom, eu aprovo! Você com certeza vai se surpreender, pois você sempre que inicia uma leitura de um livro novo, você pensa já no final e fica tentando descobrir, mas sabe aquele livro que te surpreende no final? Então, é esse.

www.likeparadise.com.br

Mari 07/12/2013

Conselho de Amiga | Sem Querer me Intrometer
Se você, assim como eu algumas semanas atrás, está querendo ler Conselho de Amiga para apreciar uma leve e divertida estória adolescente, DESISTA. Não se deixe enganar pela capa rosa com menininhas felizes, pois esse livro pode conter muito mais dramas do que você imagina (e pode ser muito mais maçante também!).

Ruby, nossa protagonista, nunca encarou bem a separação dos pais. Ainda muito pequena, ela aprendeu a desprezar e odiar o próprio pai por ter largado sua casa e família e partido sem rumo para algum lugar desconhecido.
Devido a esse fato, o reaparecimento de Jim em seu aniversário de 16 anos fez com que Rubes ficasse descontrolada. Todos os sentimentos que ela havia reprimido durante anos voltam à tona, mas agora ela tem escolhas a fazer: Seu pai parece estar querendo se reaproximar dela, e apesar das intervenções de sua melhor amiga, Beth, que é totalmente contra essa reaproximação, Ruby tem que decidir se dará uma chance a Jim de explicar sua longa ausência.

O foco de Conselho de Amiga é a relação conturbada entre Ruby e Jim e como isso afeta o relacionamento da menina com outras pessoas. Sem grandes emoções, apenas isso.

Ruby é uma das “mocinhas” mais chatas que já encontrei em um livro. A garota é extremamente indecisa, manipulável, sem graça e outros diversos adjetivos negativos que me fizeram odiá-la em quase 100% da leitura.
Houve momentos em que eu quis abandonar a leitura só por não aguentar mais a forma como Rubes era subordinada à sua amiga Beth. Fiquei verdadeiramente estressada com a falta de reação da personagem durante toda a trama.

Para mim, até o casal que é formado durante a trama (Ruby e Charlie) é maçante. As amigas de Rubes que, na minha opinião, são o ponto forte da estória por terem personalidades marcantes e definidas, tiveram pouquíssimo destaque.

Conselho de Amiga desenrola-se lentamente e, ao contrário do que a capa sugere, não é uma leitura nada divertida. A narrativa em primeira pessoa e com palavras fáceis faz com que o livro não se torne tão insuportável.

No final, consegui ser surpreendida duas vezes e a estória tomou um rumo diferente do que eu imaginava, mas isso não foi o suficiente para garantir mais que 3 estrelas para a obra de Siobhan Vivian.

site: http://www.semquerermeintrometer.com

Angela Grazi 13/07/2012

Conselho de Amiga #Pocket Libro
O livro conta a estória de Ruby, uma adolescente de 16 anos, que mora sozinha com sua mãe, pois seu pai as abandonou dês dos 10 anos. E 6 anos depois ele reaparece, sem nenhuma explicação. E a partir dai que tudo se confunde, pois ela não sabe o porque dele ter sumido e nem porque ele voltou sem mais nem menos. E para ajudá-la, ela vai contar com suas amigas, principalmente Beth, uma amiga de infância, que esteve presente em todo o processo de separação dos pais de Ruby e serviu como um apoio a amiga.

Mas também ela conta com Katherine e Maria, que não são bem amigas dela, só andam juntas... E Katherine é super revoltada por causa de seus problemas, que acaba se tornando insensível, enquanto Maria se encaixa perfeitamente no perfil de uma patricinha periguete. E no meio de dessa faze confusa que Ruby esta passando, ela acaba conhecendo Charlier, um garoto de outra escola, que vai ajudá-la bastante. Mas que vai abalar um pouco sua amizade com as meninas.

Bem, lendo o livro a gente percebe o quanto Ruby se coloca no papel de frágil e vitima, por causa do abandono do pai. E não estou falando que ela deveria agir como se nada tivesse acontecido, mas nessa posição que ela se colocou acabou se deixando manipular por pessoas que a viam como uma pessoa frágil e incapaz. E isso é visto claramente no modo como suas amigas a tratam, mas precisamente Beth, que por diversas vezes toma decisões em nome da Ruby, sem ela ao menos saber do que se trata. E o único que tenta salvar a estória é o Charlier.

E eu esperava mais desse livro, já que a autora escreveu “Não sou esse tipo de garota” que gostei bastante, mas essa estória não foi bem desenvolvida.

Isabela 27/08/2012minha estante
Mesmo com essa critica, ainda tenho vontade de ler, para tirar minhas próprias conclusões. E gosto desse estilo leve de livros.