Goethe E Barrabas

Goethe E Barrabas Deonísio da Silva

Resenhas - Goethe E Barrabas

Michel 26/12/2019

Um achado prazeroso...
O título contendo dois nomes de considerável importância, escritor e personagem bíblica, impulsiona o leitor e enche-o de curiosidade a respeito do conteúdo. Goethe, pensador e escritor alemão do século XVII, criador do personagem icônico Fausto, dividindo espaço com Barrabás, figura bíblica que foi um dos extremos do primeiro plebiscito que se tem notícias, terminou por receber a liberdade, enquanto o filho de Deus foi parar na cruz.

Quando me deparei com o título deste livro, retirei-o com vontade de entender sua premissa. E embora a sinopse não dissesse muita coisa, e o meu minguado conhecimento de literatura deixou escapar o nome de Deonísio da Silva, eu quis levar para casa e descobrir do que se tratava.

Foi um achado prazeroso.

A pegada irônica do autor recheia sua obra com personagens ilustre da literatura ou canônicas, percorre os preâmbulos nebulosos da mente insegura do ser humano e desagua num universo cheio de metáforas cujo pano de fundo é o escopo do Fausto de Goethe: a vontade inerente do homem a alcançar desejos inalcançáveis, e para isso fazer uma barganha com o diabo.

Na trama, nem um pouco previsível, Barrabás encontra na pureza de Salomé a chance de viverem juntos uma bela história de amor. E entremeio aos cativantes personagens que surgem em tempos não lineares, o questionamento máximo aqui sugerido: como ser feliz sem ter que vender a alma ao diabo?

E falando em personagens, quase todos são por demais interessantes. Desde a avó descolada, o padre que nega sua religiosidade no leito de morte, até um estimado animal de estimação, praticamente todos aqui cativam o leitor a ponto de me fazer achar que alguns foram pouco explorados.

Os diálogos são o que de mais charmoso se encontra aqui; o olhar sobre cada tema abordado; a introdução dos capítulos as quais se notam as metáforas fazendo amálgamas de mundo velhos com o atual; a originalidade reflexiva em cada opinião... O texto não se acanha e vai desenvolvendo temas, lançando reflexão na mente do leitor.

A obra parece fazer analogias o tempo inteiro (ou eu terei que fazer releituras para absorver melhor a mensagem incutida), algumas metáforas se inserem seguidamente, como mencionei anteriormente, e nos deparamos com uma história gostosa de ser lida; de pessoas admiráveis e cheias de incertezas.

O capítulo final pareceu o menos atraente. Talvez o percurso agradável da leitura tenha me tornado um pouco exigente em relação ao seu término, mas fiquei com uma leve sensação de que faltou um pouco mais do charme destilado por todos os cantos. De qualquer forma, o nome de Deonísio da Silva, este ilustre desconhecido, já está anotado para que eu procure por mais de seus trabalhos.

GOETHE E BARRABÁS é um livro diferente e que vale à pena ser lido. Diverte, provoca e destila um charme narrativo não muito fácil de encontrar por aí. Poderia ter explorado melhor algumas personagens, mas talvez essa observação seja oriunda da leve frustração por considerar a obra tão enriquecida e ao mesmo tempo tão curtinha...

site: Outras resenhas: http://dimensaoreluzente.blogspot.com/