O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Miryan Jussara 10/04/2024

Um clássico
Maravilhoso, leitura simples, porém profunda.

Como todos q leram, digo o mesmo, os relatos da seca são marcantes! Não tem nada mais belo q os sons da chuva batendo na janela e nada mais cheiroso q a terra sendo molhada!

Recomendo a leitura dessa mulher q foi a primeira mulher a ocupar a Academia Brasileira de Letras.

Eduardo Cassago 05/04/2024

Como saber, aos 19, que será imortal?
Como saber, aos 19, que será imortal? Rachel de Queiroz com certeza não sabia, mas publicou, com essa idade, um grande clássico que desnuda todo o drama humano do sertão nordestino.
Retratando o problema da seca de 1915 e a relação do sertanejo com a natureza, acompanhamos uma família enfrentando a aridez da estrada, a fome e o desespero numa senda esperançosa por dias melhores. A única certeza de Chico Bento e sua família é onde o caminho começa; seguem sua via dolorosa (e como) sem saber o final, que parece ser o mesmo pensamento da autora, deixando em aberto para nossa interpretação o destino dos retirantes. Genial!
O confronto de dois mundos aparece em Conceição e Vicente, primos e enamorados. A primeira das letras e da cidade, o outro do gado e do campo. Amor impossível que, talvez, a visão romântica impregnada em autores de pouca convicção seja capaz de unir. Mas Rachel tem muita convicção, convicção tamanha que a conduziu como primeira mulher da Academia Brasileira de Letras.
Aproveite cada parágrafo dessa obra importantíssima para a cultura brasileira. Leia, por misericórdia!

site: https://youtu.be/MUfeDqsNFgM

carina.cerqueira 02/04/2024

Livro denso, feito com capricho e com cuidado. retrata sobre as realidades da seca do sertão, fala sobre fome, miséri-, morte, e tudo mais aquilo cotidiano que é escondido, desconsiderado. É um livro sem dúvidas inteligente, feito para ser lido por pessoas que gostem de livros reais com histórias reais. é muito triste e pesado em alguns momentos, mas a sua leitura é necessária, não só por falar sobre assuntos que não tem certa relevância, mas também por ser um clássico da literatura brasileira
gostei :))))

Laryssa306 01/04/2024

Resenha
O livro aborda uma temática muito importante sobre o problema da seca e como essa realidade afetava a vida das pessoas, não posso dizer que amei o livro mas não tem como deixar de valorizar a escrita desta autora ainda mais sabendo o prodígio que foi.

clara4057 31/03/2024

Sobre o quinze
Primeiramente eu achei o livro bom, fala sobre muitos assuntos e tudo mais, porém eu n gostei do final e umas coisas que não foram explicadas,por exemplo; como ficou Chico bento e sua família na sua ida pra São Paulo? ou onde está o filho deles que desapareceu? morreu?
Tirando isso é um foi bom, muita gente fala que é uma leitura muito difícil, porém eu não achei, claro é uma leitura complicada para nosso vocabulário atual, porém da para ser compreendida.

alyfrnds 31/03/2024

A adaptação da obra "1915" retrata três histórias que se entrelaçam no sertão do Ceará durante uma das maiores secas do Nordeste. Mostra a luta da professora Conceição, do vaqueiro Chico Bento e de Vicente contra as consequências da seca, com realismo e sutileza.

Luiza1163 31/03/2024

O Quinze
Definitivamente não é para o meu alvo público kk, mas como é obrigatório tive que ler. Sem muito o que dizer, apesar de um clássico nunca leria um livro assim, palavras difíceis demais e o livro é triste apesar do final mais ou menos feliz.

Ju_allencar 31/03/2024

Obra-prima ???
Que leitura maravilhosa, que escrita perfeita, personagens bem trabalhados, histórias comoventes. Ler Rachel de Queiroz foi uma experiência tão agradável. Me apaixonei pela escrita dela. É um clássico nacional que deveria ser lido por todos.

Lílian 30/03/2024

A temática sertaneja é fascinante e "O quinze" é um clássico da literatura nordestina e brasileira.
Os fenômenos que ocorreram no sertão, sejam de ordens naturais, como as secas prolongadas, como a de 1915, econômico-sociais, como o cangaço, ou religiosas (messianismo), políticas (coronelismo) são essenciais para a compreensão de tanta, mas tanta coisa do Brasil de ontem e de hoje, que a leitura de textos como esse deve ser sempre estimulada.

clara 29/03/2024

Incrível um livro que combina tanta realidade e sentimentalismo ter sido escrito por uma menina de 19 anos. O sentimentalismo, de certo, vem em sua maioria do leitor, devido a fidelidade da obra com a realidade, o que transmite um sentimento profundo de pesar. Pela leitura toda, conseguia visualizar a obra do Portinari ?Os retirantes?, o foco narrativo do Chico Bento se assemelha demais a história do quadro. Além disso, o foco da Conceição foi um tanto revolucionário, uma mulher que preferia os livros aos homens e não tinha a pretenção de casar, além de ser uma história que se passa em 1915, a sua publicação em 1930 mostra um dos motivos pelos quais Rachel de Queiroz ter se destacado. A história do Vicente não deixa de ser tocante, um jovem que era menos visto pelos pais porque preferia cuidar do gado a estudar como seu irmão. A relação entre as histórias é feita com maestria e mesmo já sendo individualmente boas, evoluem conforme se cruzam. Acho que é uma leitura muito interessante para se ter um retrato da seca, é um livro curto e mesmo tendo quase 100 anos desde a sua publicação a sua escrita não é rebuscada além de ser muito interessante já que é marcada por regionalismos.

q!Gabi 29/03/2024

É um livro bom, mas a dificuldade para entender e as palavras não ajudam nem um pouco. Não tem ainda uma linguagem melhor pros dias atuais isso é o que me deixa p da vida, a narrativa fica cansativa e arrastada, fiquei cada vez mais querendo abandonar porém não podia, por causa da escola. Enfim, é razoável, não serve pra 2024 ou pra pessoas de 14/15 anos e sim pra gente mais velha, enfim né

Bia Fontes 29/03/2024

Conceição
A maioria das mulheres retratadas nas obras escritas em tempos mais longínquos são um padrão, submissas e sem muito conhecimento geral. Porém, a Conceição se faz uma personagem muito importante para representar a mulher, lutadora e de bom coração que trabalha e deseja obter cada vez mais conhecimento.
Também há diversos outros personagens e histórias que com certeza valem a pena o seu tempo e sua leitura. Aproveite e mergulhe nesse livro único!

Erica 27/03/2024

Esse livro consegue ser, ao mesmo tempo, poético e de uma crueza angustiante.
Em alguns trechos a gente chega a sentir a tristeza, a vergonha, a saudade, a resignação...
Muito duro em alguns parágrafos, mas voltando às palavras doces, a gente consegue seguir até o fim.

Mapa de personagens:

Dona Inácia, da fazenda Logradouro
Conceição, sua neta

Vicente
Idalina e o Major, seus pais
Alice e Lourdinha, suas irmãs

Cordulina, sua esposa
Mocinha, sua cunhada
Josias, Pedro, Manuel, seus filhos
Bia Fontes 29/03/2024minha estante
Gostei bastante da leitura.

Joags16_ 26/03/2024

Não é nada o que dizem
O Quinze é um livro sensacional, para o leitor específico. Vi muitas e muitas críticas positivas demais sobre esse livro. Mas eu levanto o dedo e contradigo todas essas críticas. É um livro chato, sem enredo consistente e sem rumo. Entendo que para a época era algo excepcional. Mas não é algo bom em 2024. A línguagem não teve uma adaptação até hoje, e é uma linguagem horrível de entender, por que mesmo com um vocabulário rico, te deixa confuso. O enredo é inconsistente por falta do que se descreve, e a história é repetitiva. A trama por trás é algo emocionante e no fundo, bom, mas com uma construção ruim, não melhora em nada. Cada capítulo muda de ponto de vista, onde cada personagem tem um apelido diferente para cada um e o que confunde mais o leitor, num livro onde a única pessoa que entende o livro ao pé da letra é a autora. Por fim, não foi uma leitura prazerosa, foi arrastada, chata e cansativa.