Tarzan Edgar Rice Burroughs

Resenhas - Tarzan

Bruna.Campos 17/03/2024

Deveria ter lido antes!
Achei o livro em uma feira e comprei pensando: dizem que o livro sempre é melhor que o filme! E realmente é.
O livro aborda muito mais o crescimento e desenvolvimento do Tarzan na selva do que o romance entre ele e Jane. E gostei muito disso, pois nos filmes que assisti, sempre fala superficialmente como ele foi parar na selva, já no livro explica com detalhes, como foi parar lá, como foi adotado pela macaca Kala, sua vida entre os macacos, como aprendeu a ler, como descobriu que não era uma macaco e como conheceu Jane.
De início a leitura foi um pouco lenta para mim, mas depois foi me surpreendendo e peguei um ritmo ótimo.
E com o final, me pergunto: Em que bolha eu vivia que não sabia que existem várias continuações do livro? Eu achava que era só um livro. ?????

Julio.Argibay 24/11/2023

Tarzan
Tarzan o rei dos macacos. A estória começa com John Clayton, Lord Greystoke e Lady Alice Dover viajando para assumir um posto na África Ocidental Inglesa. Eles já estão a caminho de África, quando acontece um motim a bordo do navio. Depois do incidente os tripulantes e o casal são deixados numa praia desabitada. O marido logo constrói uma barraca como abrigo para se proteger dos perigos da floresta. Com eles forma deixados mantimentos dentre outros pertences. Certo dia, eles são atacados por gorilas e o casal é morto. O gorila chefe da tribo Kerchak chega com Kala uma fêmea, que acabou de perder sua cria. Na barrca, Kala leva a criança consigo. Tublat é mais um gorila, o macho de Kala. Com o passar do tempo, ele não está muito satisfeito com a lentidão no desenvolvimento da criança, pois gera mais trabalho. Mas, passados dez anos a criança já era hábil e inteligente. Mesmo assim, ela se sentia envergonhado coma a sua aparência, tão diferentes da dos seus amigos gorilas. Eis que surge mais um personagem, Sabor, a grande leoa. Ela é a grande inimiga da tribo. Tarzan vai explorar a cabana, onde ele foi achado e examina tudo no local. Fotos, livros, armas, etc. Vamos ás primeiras aventuras do menino. Ele luta com Bolgani, um chimpanzé inimigo da tribo. Para defender a sua mãe, Tarzan vence Tublat, seu pai. Outro dia, ele tentou capturar a leoa com uma corda. Tantor, o elefante, é um amigo de Tarzan. Kulonga, um indígena negro, caça Kala e a mata com uma seta envenenada. Tarzan soube e vai atrás do arqueiro e se vinga. A aldeia do indígena tem como chefe o pai do guerreiro, Mbonga. Tarzan rouba setas envenenadas e com ela consegue abater a leoa. Tarzan venceu mais um desafio e matou Kerchak, em combate, com uma facada no coração. Assim, Tarzan torna-se o rei dos macacos. Depois de mais uma desavença familiar ele mata em combate mais um gorila, Terkoz. Após estes conflitos, ele resolve deixar a tribo e procurar por homens semelhantes a ele. Na cabana, Tarzan observa o mar e percebe a presença de um navio e um bote desembarcando na praia. Na embarcação estão: Jane, Esmeralda, Clayton, Snipes, professor Philander, Porter e King. Além deles desembarcas os amotinados do veleiro Arrow. Tarzan protege Clayton que estava perdido na selva de animais ferozes. Enquanto isto, as mulheres presas na cabana tentam se salvar das garras de Sabor. Na praia, Tarzan salva os dois professores perdidos do ataque de Numa, uma leoa. Na cabana, os sobreviventes concluem que os esqueletos encontrados são dos parentes de Clayton. Snipes, o chefe dos amotinados, Peter, Tom e Bill desembarcam do navio num bote com o tesouro e enterram na praia. Numa discussão, Tarrant assassina Snipes. Tarzan observa e depois desenterra a carga preciosa. Jane na mata estava pegando frutas quando foi sequestrada por Terkoz, o gorila expulso pela tribo. Em seguida, Tarzan começa a persegui-los e há uma luta feroz entre eles. Tarzan mata o gorila e salva Jane. Eles trocam beijos. Um cruzador francês surge e os tripulantes desembarcam: D?Arnot e o tenente Charpentier e capitão Dufrane. Os tripulantes já tinham abordado o veleiro e salvado parte da tripulação, dando remédio, água e comida. Eles souberam da tripulação deixada na praia e vieram ajudar. Depois, cerca de 20 homens saíram com o professor para procurar Jane. Neste interim, Tarzan cuida de Jane dando comida e abrigo. Depois ele a levou para a barraca, mas manteve distância do resto do pessoal. Os franceses foram atacados pelos indígenas de Mbonga e sofreram várias baixas. D?Arnot foi capturado e levado para a aldeia, mas Tarzan o resgatou a tempo. Cerca de 200 homens saem a procura de D?Arnot. Eles encontram a tribo e matam os guerreiros. Houve um desencontro, enquanto Tarzan estava cuidando do tenente ferido o pessoal da cabana foi embora. Depois de ler a carta de Jane e conversar com D'Amot sobre a América, Tarzan decidi ir com o amigo para um vilarejo de homens brancos para irem a América. O amigo conta a sua versão sobre as origens de Tarzan, através do diário do pai de Tarzan, encontrado na barraca. O padre Constantine recebe os amigos numa missão francesa. Ao chegar na vila Tarzan e D'Amot se hospedam e o homem macaco consegue um dinheiro, usando de suas habilidades. Eles voltam de navio e pegam o tesouro. Assim seguem para a França. Chegando lá o amigo pede para Tarzan fazer um teste para comparar as digitais. Próxima parada Baltimore. Canler é mais um pretendente de Jane. Ele que financiou a viagem do professor e Jane. Ele deixa claro que ela terá que aceitar o casamento em troca da dívida com o seu pai, o professor Porter. Jane segue para sua propriedade em Wisconsin. Há uma disputa entre Canler e Clayton por Jane. A propriedade sofre um incêndio e Tarzan, novamente, salva a moça. O casal conversa sobre as dificuldades que o relacionamento entre eles causaria a ambos. Tarzan esclarece as coisas com Canler e avisa ao professor que ele encontrou o tesouro e ele não está mais preso a dívida com Clayton. No final das contas Jane abre seu coração para os dois pretendentes. Mais uma bela surpresa do autor. Vou dar uma pista, as coisas não foram tão óbvias e não estamos em Hollywood. Assim termina nossa grande aventura. Perfeito.

Aline MSS 08/11/2023

O início da história do Rei da Selva
Clássico com escrita fluida, sem vocabulário rebuscado e com uma aventura divertida.
Tarzan é um personagem intuitivo, q todo mundo conhece e cresce adorando. Não tem como achar ruim!

A apresentação dessa edição é importantíssima, pois além de fazer um apanhado sobre a vida do autor, também contextualiza a obra e trata sobre suas diversas adaptações (quadrinhos e cinema).

Eu não tinha ideia do tamanho da obra sobre esse personagem e nem sabia q essa edição não esgotava a história, só me dei conta no final do livro. O cliffhanger q deixaram foi de matar! Mas valeu a leitura, principalmente porque é diferente do filme da Disney e do q estamos acostumados a saber sobre o personagem.

Sem dar spoiler, o livro trata a historia do Tarzan começando pelo infortúnio de seus pais q são deixados em terra firme(África), após um motim no navio q viajavam. O casal luta por sua sobrevivência até o nascimento do pequeno lorde Greystoke.
Após ficar órfão com apenas um ano de idade, o pequeno lorde é adotado e criado por um antropoide que faz dele Tarzan (o homem-macaco), ágil forte, poderoso guerreiro, líder do seu bando e rei da selva. Mas tendo contato com a espécie humana, sobretudo com membros de uma expedição americana, dentre eles a bela Jane, o herói se transforma.

Oq tem no livro:
- Racismo e machismo (trata-se de um clássico e apesar da apresentação contextualizar o personagem, o discurso do livro incomoda de certa forma);
- Donzela em perigo (aquela bem clássica q se derrete pelo herói);
- A história tem princípio, meio e fim, mas o final fica em aberto (Não sei se a editora vai publicar outro volume com as histórias restantes);
- As aventuras q o personagem vivencia e como se dá o seu aprendizado no meio da selva foi oq mais me agradou ao longo da leitura. É diferente do q eu já tinha visto nas adaptações televisivas/cinematográficas;
- As ilustrações são ótimas e os comentários não são excessivos.

Não teve como ler e não lembrar do filme "George, o Rei da Floresta" com o Brendan Fraser.
??
Pra quem nunca assistiu à animação da Disney, deixo a dica de pelo menos ouvir a música tema do filme interpretada pelo Ed Motta (No Meu Coração Você Vai Sempre Estar). É poesia! Amo!

Li a edição capa dura da Coleção Clássicos Zahar e super indico. É um primor!
André Cerqueira 11/11/2023minha estante
Algumas leituras mudaram bastante minha interpretação sobre essa parte da donzela, que acaba levando a alguma percepção sobre machismo.
Especialmente ao ler algo sobre as estruturas do mito e seus simbolismos. Hoje tem sido muito mais um "uai, como não percebi isso antes?". :)

Fabio 13/11/2023minha estante
Mais uma bela resenha, Aline!
Parabéns pela escrita!???

Aline MSS 13/11/2023minha estante
Vdd, André. As adaptações da Jane geralmente não a colocam como donzela em perigo, por isso estranhei.

Aline MSS 13/11/2023minha estante
Obrigada, Fabio. Msm com o discurso problemático, ele é um clássico interessante. ??

RNA 30/06/2023

Excelente
Muito bom, a historia se desenvolve maravilhosamente do inicio ao fim, muito bem desenvolvido os personagens, em especial o Tarzan, outro ponto bacana da obra, é a maneira bem a frente do seu tempo que o Burroghs expressa sua opinião a respeito dos africanos, mulheres e visão eurocentrica, um ótimo livro, é a esegunda obra que leio do autor a primeira foi uma prrincesa de Marte e fiquei muito satisfeito com essa também.

Bruno 12/04/2023

Livro muito bom de ler, no começo achei que seria maçante, porém apesar do livro ser antigo a leitura é rapida e a história lhe deixa curioso para ler o próximo capítulo. Mesmo assim, existem algumas passagens que hoje em dia são consideradas erradas.
É um livro muito bom, recomendo para quem gosta de aventura, mas o único contra importante é que o final fica em aberto e não há continuação em português.

Bibliotecário 15/03/2023

Tarzan
Um casal de aristocratas ingleses é abandonado em uma ilha após um motim. Eles sobrevivem e na floresta nasce o pequeno lord Greystoke. Com a korte do casal, o órfão é adotado por Kala, uma gorila que o chama de Tarzan e o introduz na tribo à que pertence.

Tiago 27/12/2022

A natureza as vezes grita...
A história do menino da floresta mais famoso, o início de tudo. O relato as vezes é cruel, o que nos remota que a vida não se baseia apenas em riso e romances, vemos que há muito mais entre o dia que se põe e o outro que nasce do que é contado. Quando a convivência se torna forte, acaba se tornando marca, herança e em algum momento nosso ser interior poderá surgir, o grito da alma de quem tem o coração da floresta batendo mais forte em seu peito...

Karolina 31/08/2022

Me enganei ?
Mas não foi algo ruim. Fui totalmente na expectativa que história seguiria no modo Disney, sem grande reviravoltas ou violência, errei drasticamente mas não foi para melhor. Além de trazer um pouco mais do passado do Tarzan, trás a história do jeito brutal e selvagem da vida na selva e sem poupar o leitor de uma violência bruta. Narrativa muito boa, mas demora um pouco para engatar mas não se arrepende de esperar um pouco.

Myy 25/07/2022

Muito divertido.
A escrita do Edgar é muito maravilhosa. Ele te prende e te diverte sem você nem perceber. Que maneira de escrever cativante.