Severino Faz Chover

Severino Faz Chover Ana Maria Machado

Resenhas - Severino Faz Chover

Biblioteca Álvaro Guerra 16/04/2024

Este texto de Ana Maria Machado é uma lição de confiança na capacidade que todos temos de resolver os problemas do dia-a-dia. Pois, através da arte, da criatividade, da magia e de muita brincadeira, Severino e seus amigos conseguiram o que parecia impossível - fazer chover!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788516069384

Valdir.Lopes 04/11/2021

SEVERINO FAZ CHOVER
O que a alma de uma criança não pode fazer?
A história de Severino, menino magrinho, moreno , morador de uma terra árida, nos faz refletir sobre a vida de nossas crianças no sertão e como sua imaginação e docilidade podem ser mágicas e criar mundos agradáveis.
Na ânsia de trazer chuva para sua terra, cria, junto com seus amigos, peripécias para se comunicarem com as nuvens, mensageiras das águas.
Ana Maria Machado brinda-nos mais uma vez com sua sensibilidade, encanto e maestria ao criar o personagem Severino, de tantos Severinos que povoam nossa história brasileira e nossa imaginação.
Não posso deixar de mencionar o belo trabalho artístico de Ellen Pestili.

Fla 28/10/2021

Sobre acreditar.
A história é curtinha, porém, cheia de significados. O desejo/sonho da criança, que tentou de várias formas realizá-lo. E por fim, a alegria de conseguir. Que divertido de ler.

Artemisia1 27/08/2013

Severino faz sonhar
Severino é um menino como tantos outros, mas morando num lugar que a maioria das pessoas do nosso Brasil descreveria como incomum. Neste lugar chove raramente e, por isso, as pessoas de lá estavam tristes. Severino era um menino muito alegre, e por isso queria ver todos felizes também. Então decide tomar providências para que a chuva chegue e melhore a vida de todos. O que será que Severino fez para tentar trazer a tão aguardada chuva?

O bacana aqui é aproximar as crianças de uma realidade que elas não conhecem (em sua maioria) e fazê-las perceber que apesar de Severino morar num lugar tão incomum, tem os mesmos sonhos e alegrias de uma criança comum.

site: http://biblioquecintiamendes.blogspot.com.br/2013/08/resenha-severino-faz-chover.html