A Magia de Mistwood

A Magia de Mistwood Leah Cypess

Resenhas - A Magia de Mistwood

Yasmin 26/10/2012

Universo rico e instigante assim como a trama.

Quando conheci a editora Prumo no final do ano passado esse foi um dos primeiros livros deles que vi e que fiquei com vontade de ler. Adoro fantasia, principalmente livros com magia e seres encantados, por isso foi com alegria que escolhi este como o primeiro livro da parceria com a editora. Uma sinopse que a primeira vista não apresentada nada diferente, mas Leah Cypess construiu um mundo interessante para uma história criativa, gostosa de ler, de personagens marcantes e final surpreendente.

A Mutante é um ser de séculos que por um feitiço muito antigo é ligada ao reino de Samorna. Há séculos sua tarefa é proteger o rei, sua família e seus interesses. É uma força da natureza, que pode mutar na forma de qualquer animal. Isabel era o nome que ela usava já há muitos anos. Algo terrível havia acontecido da última vez que esteve na corte, a memória dela estava comprometida e ela estava na floresta de Mistwood há muitos anos e na mesma forma quando o príncipe Rokan veio ao seu encontro. Ela poderia ter mutado para um pássaro e fugido. Seu poder em Mistwood era ilimitado, aquela era sua floresta. Mas não o fez. Foi capturada facilmente e assim que a pulseira tocou sua pele sentiu o feitiço agir. Sua obrigação era proteger Rokan de qualquer mal. Ele era o atual rei de Samorna. Estava sendo questionado pelos nobres do norte e Isabel ajudaria na sua proteção. Era mais uma vez a "Mutante do Rei". Mas Isabel não está bem, não se recorda de como saiu da corte e sente que tem muita coisa errada escondida, um segredo que muda tudo e para piorar seus poderes estão diferentes. O ar da corte trouxe algo inquietante para sua mente e ela precisa descobrir o que é para proteger Rokan.

Essa é a trama central do livro. O retorno da Mutante para a corte, os mistérios sobre seu passado e a possível trama de assassinato contra o novo rei. A narrativa é uma mistura bem dosada de mistério, intrigas e suspense que tem a base da trama em seus personagens. A escrita de Leah Cypess é lírica e em vários momentos notamos o quanto a história é ligada aos personagens, suas emoções e sentimentos. Algo que delimitou bastante isso foi o fato de a Mutante não ser humana. Ela não deveria sentir pena, raiva, e muito menos se afeiçoar pelas pessoas, mas a corte estava mudando isso. Aliás, a corte é uma das coisas que enriqueceram a história. Com descrições ricas e precisas a autora ambientou muito bem sua história e todas as cenas do castelo acrescentou ao ar de intriga da trama. É uma trama que flui e instiga o leitor atrás do que vai acontecer. O que aconteceu com Isabel anos atrás? O que Rokan esconde dela? Quem está falando a verdade e quem está mentindo?

São várias perguntas e a sensação permanente de que este ou aquele personagem está mentindo. E apesar do foco maior ser em Isabel todos os outros personagens secundários foram bem desenvolvidos, mostrando nuances próprias. Os personagens que surgiram no meio do livro foi uma surpresa, não esperava aquela pessoa e menos ainda a reviravolta final sobre o tal personagem e sua irmã. Outro ponto que merece elogio é a ambiguidade que a autora manteve até o final. Clarisse irmã do rei foi o tempo todo de uma dualidade que ficou difícil prever qual seria seu papel na trama toda.

Leah Cypess amarrou tudo muito bem em um final que só não satisfez mais porque não "explicou" tudo o que poderia da bomba que ela soltou nas páginas finais. Foi surpreendente e ao mesmo tempo fechou todas as pontas. São poucos os autores que conseguem unir seus personagens tão bem em um só centro de ação e fechar a história bem. Leitura rápida que passa sem você nem perceber. Estou ansiosa pelo próximo livro, que por sorte a editora lançou recentemente, apesar de que saber que são histórias independentes. O mesmo mundo, mas outro reino e apenas alguns personagens em comum. Espero um próximo volume que desenvolva mais o que ficou nesse final. O tão esperado romance que ficou na última página.

A edição da Prumo está perfeita, com uma fonte extremamente agradável e a divisão das quatro partes da história ficou muito bonita. Só achei um pouco estranho o castelo da capa, mas ainda assim ficou boa. É uma história que daria um belo filme, mas mais adulto. Intriga, uma mutante, assassinato, personagens ambíguos e principalmente um cenário belíssimo, de época. Vai dizer (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2012/09/resenha-magia-de-mistwood.html

Lelê 19/03/2013

Resenha:
Ai como eu gosto destes livros de fantasia, carregados de seres diferentes e muita magia.

"A Magia de Mistwood" vem contar a história da mutante Isabel.
Neste mundo mágico, os mutantes vivem na floresta, e tem como missão proteger o rei e sua família. Então, se alguém da família real corre perigo, a mutante vai para o castelo protegê-los.

"Apenas membros da família real podem
entrar em Mistwood. Os aldeões contam
algumas histórias macabras sobre o que
acontece a quem desrespeita essa regra."
Pag. 71

Um dia o príncipe Rokan chega na floresta, coloca uma pulseira mágica no pulso de Isabel e a leva para o castelo. Ele conta para Isabel que é o príncipe, que está sofrendo ameaças, que vai assumir o trono e precisa de proteção.

"Ela estava descalça, suja e com roupas de
montaria, mas mais alguma coisa nela estava
fazendo os cortesãos mais próximos se afastarem."
Pag. 22

Um mutante é um ser imortal. A mesma mutante protege o mesmo reinado por sua interminável vida.
Porém Isabel não se lembra de nada de sua vida. Suas únicas lembranças são à partir do momento que Rokan lhe colocou a pulseira. Antes, nada.

Então Isabel tem que proteger Rokan (mas quem é este príncipe realmente?). Proteger sua família (mas será que eles merecem?). Enfim, a mutante tem que conhecê-los.

"Vivemos, morremos e desaparecemos, e
ninguém se lembra ou se importa. Mas
existe apenas uma Mutante, e ela vive para sempre."
Pag. 106

Além da magia, a história também tem muitas traições, inveja, luta por poder, ambição cega... e romance! Tudo que um bom livro precisa ter.

É narrado em terceira pessoa, com Isabel como a protagonista. A diagramação é simples e as páginas são brancas. Mas a fonte é agradável e os parágrafos são bem espaçados, e como é um livro curtinho nem dá tempo de cansar. Eu li em um dia.
A capa é bem bonita, essa lombada amarela é um charme.

Gostei muito mesmo! O livro é mais do que eu esperava que fosse! A leitura foi rápida e deliciosa.

Recomendo para quem gosta de magia, seres fantásticos, também para que gosta de romance.

Leia, pois "A Magia de Mistwood" é um ótimo livro!!

ELB 18/05/2014

Every Little Book
A primeira coisa que me intrigou sobre esse livro foi a falta de divulgação sobre sua publicação e com isso, como ninguém parece conhecê-lo. Me senti adotando um livro rejeitado pelo mercado. Logo depois foram as críticas no goodreads, que disseram ter se encantado com o mundo criado pela Leah Cypess, mas que então ficaram decepcionados pela forma como ela desenvolveu a história.

Devo concordar em partes. O mundo que ela criou é realmente muito interessante. O livro nos apresenta a floresta de Mistwood, e nela vive a Mutante (Shifter) Isabel. Em um acordo firmado há milénios de anos, a Mutante serviria os Reis de Sarmona que necessitavam de seus conselhos e proteção. E então eis que aparece o Príncipe Rokan, prestes a assumir o trono, que corre um sério perigo de vida, vai atrás de Isabel para que o proteja. Ela se mostra meio relutante em abandonar sua floresta porque uma peculiaridade sobre a Mutante é, a cada vez que ela se muta para a versão humana, ela vai esquecendo uma parte do que já viveu outras épocas como uma, então ela meio que não acredita de primeira em Rokan que deve servi-lo. Ele consegue convencê-la por apresentar uma pulseira enfeitiçada que significa que ela não tem que ‘querer’ e então ela entende que é realmente a missão dela.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Nathy, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/05/resenha-magia-de-mistwood-leah-cypess.html