Cristianismo Puro e Simples

Cristianismo Puro e Simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

16ianvittor 02/06/2019

Apesar do título, é bem profundo
Lewis tem uma linguagem muito boa e sobe sintetizar mto bem o cristianismo. Quando ele passa a defender uma visão dentro do cristianismo (arminianismo) é fácil perceber e é compreensível. É realmente cheio de ótimas interpretações do mundo moderno a partir do cristianismo. Todos deveriam ler.

Raquel 28/04/2019

Diria que o livro está longe de ser puro e simples, pois até mais ou menos a página cem está cheio de filosofia. Achava que falasse mais de Jesus e explicasse o cristianismo sem todos esses acessórios criados ao longo do tempo.

Mas, apesar da minha crítica acima, tem boas partes e tirei alguns bons ensinamentos. Uma parte que gostei muito está na página 178: "A pessoa não cristã é legal com certas pessoas porque "gosta" delas: já o cristão, tentando ser legal com todos, acaba gostando de cada vez mais pessoas ao longo da vida - inclusive pessoas das quais ele não conseguiria imaginar gostar no começo."
rogerio 18/06/2019minha estante
Também achei o livro muito filosófico e como a linguagem é meio datada (sei que o livro é antigo) a leitura acaba sendo pesada por esmiuçar demais alguns conceitos. Porém também retiro boas passagens e ideias através deste livro

Sammy 21/04/2019

Cristianismo puro e simples
Excelente tratado (apesar de alguns defeitos) no qual C.S.Lewis discute sobre a natureza e a condição do ser humano no mundo, além de esclarecer o que é o cristianismo e qual o papel dos seguidores dessa religião.
Fiz resenha desse livro no blog, saiba mais no link abaixo :)

site: https://discursosemmetodo.wordpress.com/2019/04/21/classicos-cristaos-cristianismo-puro-e-simples/

Karol Nantes 19/04/2019

Cristianismo puro e simples - pra se pensar
Não me apaixonei pelo livro logo de cara como a maioria, senão todos dos que li a resenha.
Foi inteligente ao iniciar abordando sobre moral e porque o ser humano precisa dela e então de leis. Uma questão do autoconhecimento humano. Desse ponto de partida desencadeia uma linha de pensamento com mais de um exemplo para que o leitor possa compreender seu raciocínio, o que torna a leitura bastante didática --mas que em alguns momentos me incomodou--, o que imagino ter sido resultado de muita argumentação de um ateu, que ele era antes de sua conversão, cedendo a existência de Deus.
A partir daí ele abre questionamentos que acredito serem bastante comuns as pessoas em geral, como: a existência do bem e do mal, o por quê acontecem coisas ruins a pessoas boas, livre-arbítrio, entre outros.

“Se uma coisa é livre para o bem, é livre também para o mal. E o que tornou possível a existência do mal foi o livre-arbítrio. Por que, então, Deus o concedeu? Porque o livre-arbítrio, apesar de possibilitar a maldade, é também aquilo que torna possível qualquer tipo de amor, bondade e alegria.”

“Hoje, agora, neste momento, temos a oportunidade de escolher o lado correto. Deus tarda a aparecer para nos dar essa chance, que não durará para sempre. É pegar ou largar.”

A perspectiva do livro aponta o que é de fato o cristianismo e os diferentes olhares que se tem dele, expondo pontos fracos e fortes, e assim justificando a conclusão do autor. Lewis não se ateve apenas a dizer que a vida cristã tudo está sempre bem, até porque isso não é verdade. É o que ele chama de “cristianismo água com açúcar”.
No fim de tudo, acredito que o livro além de abordar os conceitos cristãos, colabora para nossa autoanálise, porque através dela é que reconhecemos quão pecadores somos e quanto necessitamos da graça de Deus, e que os “limites impostos” por Ele não são por mera vaidade, mas para o bem daqueles de Ele mesmo criou, e para que experimentemos o seu bom propósito.
Um ótimo livro para os cristãos, curiosos e questionadores sobre o assunto. Mas se queremos conhecer a Deus de verdade, a palavra Dele é insubstituível.

Lucas Aranha 06/04/2019

Simples e Puro
O que um ex-ateu pode nos mostrar sobre Cristianismo? E ainda chamar de puro e simples?
Esse é C. S. Lewis, um dos maiores nomes no mundo cristão do século XX, autor de mais de 30 livros.

O livro Cristianismo Puro & Simples traz um conjunto de artigos reunidos durante o pós-segunda guerra mundial.

Será que Deus existe? O cristianismo é fácil? A questão da Trindade é válida?

Somos filhos ou criaturas de Deus? A questão do certo e errado existe e estamos sujeita a ela, então como lidar com essa situação?

Questões essas respondidas ao longo do livro de forma simples e linguagem acessível a todos.

Bom livro, leitura fluida e narração envolvente!

Milley 25/02/2019

Coerência com o título
O C.S.Lewis conseguiu discorrer de forma objetiva e prática aspectos da moral e ética que precisam ser considerados por todo o cristão. A inspiração e inteligência utilizadas e todas as analogias fazem com que qualquer leigo no assunto possa compreender e entender os argumentos e temas apresentados. Super recomendo. Uma obra para auxiliar no amadurecimento e crescimento do sólido do ser cristão.

Israel.Terra 10/02/2019

Para furar a bolha
Cristianismo puro e simples é uma apresentação do cristianismo longe do tradicional 'evangeliquês'.
Então, se você tem dificuldades de abordar o Cristianismo para pessoas que não estão familiarizadas no contexto cristão, este livro cairá como uma luva!

C. S. Lewis consegue furar essa bolha de forma intelectual e ao mesmo tempo simples.

Jeniffer.Ribeiro 21/01/2019

Cristianismo puro e simples - C.S Lewis
Mais do que o simples cristianismo que esperamos ler, essa obra nos trás as mais maravilhosas e puras formas de amar em prática. Incrível em todas as linhas e detalhes, merece ser relido quantas vezes for possível e usado como um filtro para ver e viver de forma mais humana.

Cayo.Moraes 21/01/2019

Obra para se ler mais de uma vez
Já o li mais de uma vez, e cada leitura é diferente da anterior. Cada ponto avançado na sua jornada espiritual, é um olhar diferente para alguma seção diferente do livro. Um livro que trata des de temas apologéticos, até doutrinários como no final onde ele dá uma das melhores explanações que já vi sobre a trindade.

Lucas.Uriel 20/01/2019

Neste fantástico livro Lewis nos apresenta vários pontos do cristianismo. Utilizando belas analogias e bons exemplos o autor nos faz raciocinar sobre o que é ser um cristão e a obra de Jesus.
Este não é um livro apenas para crentes e muito menos um livro de Teologia Acadêmico, mas sim um livro que apresenta Jesus e o Cristianismo da forma como o título mesmo diz, puro e simples.

Milena 31/12/2018

Muito interessante!
Melhor livro que li esse ano e o melhor livro sobre o Cristianismo que li até agora. Muito claro, objetivo e didático. Leitura obrigatória para cristãos e não cristãos que queiram entender essa Religião.

Débora Reis 27/11/2018

Indubitavelmente o melhor livro que li este ano! E olha que li vários livros ótimos, mas este superou a todos.
Fiquei numa crise grande: ler com toda a avidez (rapidamente, viajando alto nos pensamentos de Lewis) ou ler com bastante lentidão (aproveitando e degustando aos poucos cada reflexão, adiando ao máximo a finalização da leitura).
Enfim, chego ao fim com a firme disposição de relê-lo em breve.
Só tenho a agradecer a Deus por mais este presente. Que já entrou pra lista dos meus favoritos "da vida".
Indico a todos cristãos!
André 27/11/2018minha estante
Através da leitura de sua resenha ainda mais vontade de ler esse livro.

Débora Reis 27/11/2018minha estante
Que bom, meu irmão!

Pri de Luz 28/11/2018minha estante
Também quero ler esse livro, mas tem tanto livro bom pra ler, que ainda não consegui (questão de prioridade, eu sei, kkkkk)

André 28/11/2018minha estante
Vdd, tem razão prioridade é a chave, minha lista para o ano que vem já tá ficando grande e eu com medo de não cumprir. Kk

Daniel Mazzoni 12/11/2018

Excelente livro
O livro de Lewis é bastante didático. Organiza através de conceitos simples o que pressupõe uma vivência cristã genuína. Não contém a mística dos grandes Santos, mas certamente é uma valorosa contribuição para quem quem quer entender de forma mais prática os valores e as exigências do cristianismo. Recomendo a leitura para todos os cristãos.