Cristianismo Puro e Simples

Cristianismo Puro e Simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

Glória Virgínia 19/03/2024

Todo Cristão e curiosos sobre essa fé deveriam ler.
O autor traz de forma leve e bastante clara, quase como uma conversa, resposta às grandes dúvidas, questionamentos e relacionados à fé em Jesus Cristo.

O livro III com certeza foi o que mais me marcou. Ele tira a cortina da janela que já sabíamos que existia (não sou ele, mas tentei haha).
Senti a presença do Senhor, ouvi a sua voz através dessa leitura.
Sou uma cristã diferente agora.

Admiro pessoas inteligentes, Lewis com certeza foi um desses, as analogias, exemplos, o livro todo, é no mínimo admirável.É derivado de uma série de palestras de rádio que ele fazia pela BBC (hine em dia seria um podcast) e depois transformado nessa obra.

Leiam o cristianismo puro e simples.

Crisan_temo_ 19/03/2024

Esse é um livro que com certeza preciso ler pelo menos uma vez por ano, tantas coisas que nunca me dei conta foram abordadas que percebi o quão fraca em conhecimento de Deus eu sou.

Evelyn 18/03/2024

Cristianismo puro e simples
?Ele não é meramente um novo homem, um espécime das espécies, mas o novo homem. Ele é a origem, o centro e a vida de todos os novos seres humanos, e veio ao universo criado, por sua própria vontade, trazendo com ele sua Zoé, a nova vida.?

É tudo sobre e para Jesus, o livro é incrível, traz visões simples, mas muito reflexivas sobre como se comportar e ser o verdadeiro cristão, mesmo que essa caminha seja árdua o final vale a pena, porque quando entendemos quem ele é, podemos verdadeiramente sermos nós mesmo.

mari 18/03/2024

Livro muito interessante que me fez refletir sobre diversas áreas do cristianismo que eu jamais sequer tinha imaginado. Me mostrou a superfície da doutrina que quando entendida fez total sentido. Gostei demais desse livro, é aquele tipo de livro q te desperta e faz sentir fome de Deus, a buscar cada vez mais espiritualmente

PS: eu gosto de livros que falam sobre doutrina mas é importante ressaltar que quando se lê esse tipo de livro tem que ter um conhecimento bem vasto da bíblia pra ver se o livro não à contradiz.

viihlizerx 16/03/2024

Nota: 10/10
Que livro em!!! eu tomei um choque quando eu comecei a ler, pq eu não estava acostumada com a escrita do Lewis né ? e eu amei pq parece que ele está sentado na nossa frente e conversando normalmente. Esse livro te faz refletir muitas coisas e tem alguns tapa na cara de qualidade ????

Susan19 11/03/2024

Abra mão do seu eu e vai encontrá-lo de verdade.
O livro é baseado em algumas "entrevistas" (acho que atualmente seria como um podcast) das quais o autor participou e colocou em forma de livro. Alguns capítulos me lembram o que ele aborda em "Cartas de um diabo a seu aprendiz", mas de forma menos informal e mais séria, instruitiva. Também gosto de como alguns assuntos foram acrescentados e detalhados pro livro ficar mais completo e coerente. Merece muito ser um dos livros mais conhecidos de C. S. Lewis.

Dannymdn 06/03/2024

Em um dos períodos mais sombrios da humanidade.
Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C.S. Lewis foi convidado pela BBC para dar uma série de palestras no rádio com o objetivo de explicar a fé cristã de uma forma simples e clara para quem pudesse ouvir dentro do pequeno tempo que lhe foi dado. Este material produziu o ?Cristianismo puro e simples? e se tornou um clássico literário. Dentre as obras mais populares e de uma criteriosa compreensão de seu legado, C. S. Lewis mostrou os principais elementos da cosmovisão cristã, aos poucos nos levando a temas mais profundos e complexos, gerando reflexão e debate.

Em ?Cristianismo puro e simples?, C. S. Lewis não ergueu a bandeira de nenhuma religião, nem tentou persuadir ninguém, mesmo tendo se convertido ao anglicanismo. Ele apenas nos trouxe uma compreensão do Cristianismo. Para ele, era como uma sala principal que leva e encaminha a outras salas diferentes.
Esse foi meu primeiro livro do Lewis sem um cunho fantasioso. É um livro que possuí muitas analogias para facilitar a compreensão, mesmo assim não indico para quem está com a cabeça cheia, pois ele nos leva para uma reflexão profunda. Este é um livro que nos faz querer ser pessoas melhores.

A leitura desse livro criou em mim a impressão de que o autor falou de Deus com muita propriedade de conhecimento, como quem fala de alguém com quem se convive; como quem enaltece alguém por quem o amor que se sente é indescritível. Além disso, a forma como o autor fala sobre a vida eterna é maravilhosa, o fato de existir um céu e uma vida eterna, uma vez que a queda do homem nos causou uma breve vida aqui, mas a graça, felizmente, nos possibilitou fazer desta vida apenas uma peregrinação e não um fim.

?Ele nos cura de nossas ilusões sobre nós mesmos e nos ensina a depender de Deus. Por um lado, aprendemos que não podemos confiar em nós mesmos nem nos nossos melhores momentos; e, por outro lado, que não precisamos nos desesperar mesmo nos piores, pois nossas falhas são perdoadas. A única atitude fatal é nos acomodarmos, dando-nos por satisfeitos com menos do que a perfeição.? (pág 143, livro III, cap 3)

Mila105 03/03/2024

Até agora é meu livro favorito cristão.
Ele abrange muitos assuntos e conheço pessoas que mesmo sendo de outras religiões gostaram do livro.
Então é um livro para quem busca a Cristo independente de religião.
Só absorvendo as sabedorias de Lewis.

asisoynara 01/03/2024

O melhor livro de temática cristã que já li na vida.
Cristianismo puro e simples, um dos livros mais famosos do autor C. S. Lewis, é o livro mais conciso e contundente (após a Bíblia) sobre as filosofias e verdades teológicas do Cristianismo. Por meio de uma linguagem acessível e de exemplos práticos e perfeitamente aplicáveis em nosso cotidiano, o autor esmiúça a base da fé cristã se utilizando de fatos históricos e científicos para embasar seu conhecimento - que por sua vez, foge de argumentações infantis comumente usadas para refutar as objeções do ateísmo (tais como "Deus é como o vento; você não vê, mas sente.)

É uma leitura ora densa (embora se trate de um livro pequeno em número de páginas, o conteúdo apresentado é complexo e requer um tempo preciso para ser assimilado), ora fluida, onde o leitor consegue conciliar as referências teológicas nela presentes com situações de sua própria vivência de modo prático e entendível. Além de abordar os pilares do Cristianismo, temas inerentes às emoções humanas são destrinchados aqui e tocam profundamente a alma de quem se permite absorver os conceitos trabalhados nessa obra.

Cristianismo puro e simples é uma leitura obrigatória para todos os cristãos que buscam fortalecer sua fé, melhorar sua relação com Deus e aprimorar o entendimento de quem Ele é, e armar - se de conhecimento para refutar os constantes ataques à sua fé em um mundo devastado pela incredulidade e pelo escárnio ao Cristianismo. C. S. Lewis foi, sem dúvidas, um instrumento vivo nas mãos do Espírito Santo para escrever uma obra tão magistral, inveterada de céu.
Camilamillarodrigu 01/03/2024minha estante
Amei a resenha, é bem isso mesmo??

asisoynara 01/03/2024minha estante
Amei ler com você! ?

Akapohi 28/02/2024

Isso não é uma resenha.

Que livro incrível, foi uma leitura perfeita. É um livro que vou reler muitas vezes com toda a certeza de que vou aprender ainda mais.

Como essa leitura foi boa, tão agradável e sem dificuldades. A todo cristão, vale muito a pena. Realmente a leitura de A abolição do homem antes desse deu uma ajudinha no Livro I, mas admito que o Cristianismo puro e simples é, no mínimo, dez vezes mais fácil que o outro.

Gostei demais do capítulo sobre o tempo, é algo que já fiquei a umas horas da noite acordado pensando, amei as analogias que o C. S. Lewis fez, não só neste capítulo mas no livro todo, dá uma boa ajuda na compreensão.

Recomendo demais, e ainda vou reler em 2025.

??

rafael.rocha 28/02/2024

Simplesmente...
"Cristianismo Puro e Simples" de C. S. Lewis é uma obra extraordinária que transcende as barreiras do tempo, oferecendo uma exploração profunda e acessível dos princípios fundamentais do cristianismo. Lewis, conhecido por sua habilidade única em comunicar verdades complexas de maneira acessível, cria neste livro uma ponte clara entre o entendimento acadêmico e a vivência cotidiana da fé cristã.

A grandeza desse livro reside na capacidade de Lewis de destilar conceitos teológicos densos em uma linguagem simples e envolvente. Ele despe os preceitos cristãos das complexidades desnecessárias, apresentando um Cristianismo que é, ao mesmo tempo, intelectualmente robusto e fácil de ser compreendido por leigos.

Lewis consegue, de maneira magistral, abordar questões filosóficas e teológicas sem alienar o leitor. Ele não apenas expõe as doutrinas cristãs, mas também as conecta à experiência humana, demonstrando a relevância intemporal da mensagem cristã para as angústias e alegrias do ser humano.

A urgência em recomendar esta obra para todos os cristãos reside na sua habilidade de fortalecer e aprofundar a fé. A clareza com que Lewis aborda temas como perdão, redenção, e a natureza de Deus oferece não apenas compreensão, mas também combustível para uma fé mais vibrante e convicta.

Além disso, a narrativa envolvente de Lewis proporciona uma leitura agradável, tornando o livro acessível para pessoas em diferentes estágios de sua jornada de fé. A linguagem simples não diminui a seriedade da mensagem; pelo contrário, ela a torna mais impactante, penetrando diretamente nos corações daqueles que buscam uma compreensão mais profunda do Cristianismo.

Em resumo, "Cristianismo Puro e Simples" é um farol na literatura cristã, iluminando o caminho para uma fé sólida, fundamentada e, acima de tudo, acessível a todos. Sua leitura é não apenas recomendada, mas essencial.
asisoynara 29/02/2024minha estante
A melhor resenha que já li sobre esse livro fantástico!

Litchluz 25/02/2024

Esse livro deveria ser lido por todo Cristão
A obra Cristinismo Puro e Simples é 100% puro, pois o autor coloca toda a pureza do seu coração em palavras que nos fazem a entender melhor perguntas que o próprio autor teve no seu tempo de não cristão.
Porém a simplicidade vai sendo deixanda de lado para ficar cada vez mais complexa e filosófica a medida que se avança na leitura.
Muitos conceitos que nos são explicados sobre o cristianismo na nossa infância são profundamente explicados e exemplificados para entendermos a obra de Deus.
Se Deus é bom, qual o motivo de haver maldade no mundo?
Se Deus sabe de tudo, por que coisas inesperadas acontecem?
Se Deus é único, por que há a Trindade?
Se somos pecadores por natureza, como Deus ainda nos deixa pecar se ele é Todo Poderoso?
Como o Poder das Trevas se corrompeu?
Por que o orgulho é o pior dos pecados?
Tenho que amar ao próximo mesmo não gostando dele?
Como é o amor de Deus?
Essas e muitas outras perguntas são brilhantemente respondidas e debatidas pelo autor de forma prática. Como ele mesmo diz, a Teologia deve ser totalmente prática.
Enfim, é uma obra em que todo cristão deve ler para conseguir entender cada vez mais a sua Fé e deixar de lado apenas o senso comum.

Samuel391 25/02/2024

O puro e simples.
C. S. lewis escreve para todos os grupos nesse livro. Mas para hoje em dia acredito que é em geral Melhor a iniciantes e medianos na fé. Sua escrita e modo de conduzir a conversa são formidáveis, mas as vezes difícil devido ao avanço do tempo.
Um tremendo livro que ensina diversos preceitos da fé, além de dá argumentos bons á favor dela. Um livro praticamente obrigatório a todo cristão que preza pela sua fé.
Mesmo Clives sendo anglicano, não deixa de fazer um trabalho imparcial nesse livro. Acredito sim que essa sua visão influênciou o livro em algumas partes. Mas no âmbito geral, demonstra oque é realmente o cristianismo.

Cristo Jesus.

Amo cada parte em que Jesus é escrito e citado no livro, tudo sobre ele é incrível e não tenho nem palavras pra descrever o quanto Deus usou esse autor. Sem dúvidas um grande escritor do século XX, e um dos senão o meu favorito.

Pedro.assisd 23/02/2024

Genial e com senso de humor
Ler esse livro foi demorado, porque é uma leitura densa, porém cada capítulo valeu a pena.
O nível de revelação do C.S. Lewis é absurdo, ela traz temas simples e mostra o valor real de coisas que nem sequer percebemos.

No final é bem puro e simples, é por Ele, através dEle, não adianta querer meio termo ou ajudar Deus, Ele nos fez e sabe o que fazer conosco... Nós que complicamos achando que sabemos fazer tudo sozinho, mas não sabemos e nem é possível, por isso Jesus veio, morreu e ressuscitou

Se for possível ser bom, agradar a Deus sem Jesus, então o sacrifício de Jesus não serve de nada. Se esse sacrifício não foi útil, Jesus foi só mais um profeta, e se Ele foi só mais um profeta... Ele era um louco

OU

Ele é o centro de Tudo, e sem Ele, nada é possível