Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

Rosa â¡ 20/10/2020

Literalmente cristianismo puro e simples
"Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com ele, todas as demais coisas."  C.S. Lewis

Jamais encontraria título tão perfeito a livro algum. C.S. Lewis realmente trata aqui, da forma mais simples e pura, o cristianismo. Se você é uma pessoa que está procurando o caminho certo, é por aqui que deveria começar.

É claro que eu encontro explicações tão extraordinárias em livros e documentos da Santa Igreja Católica, mas Lewis conseguiu resumir tudo isso em um livro de quase 300 páginas, e ainda por cima ele não era católico e sim anglicano, essa é uma grande irônia no meio disso tudo, pois cada coisa que você lê aqui, você encontra na Igreja Católica, é incrível. Lewis me inseriu mais profundamente na verdade e agora eu não consigo parar de buscar conhecimento sobre Deus e tudo que Ele criou. É realmente um livro incrível, e é bom que se tenha uma caneta e caderno ao seu lado, para anotar tudo aquilo que lhe for útil.

Sam Regis 03/10/2020

Bem puro e muito Simples
Transmitido inicialmente pelo rádio e depois publicado em três partes separadas, até chegar ao livro que temos hoje, Lewis aborda o cristianismo de maneira simples, para que todos possam entender o cristianismo e o que é ser cristão, sem entrar em discussões mais profundas sobre as coisas que fazem que a religião se subdivida. Assim, o autor inicia abrindo uma discussão sobre o que seria o certo e o errado, afirmando que essa noção existe justamente por haver em nós uma espécie de parâmetro, uma Lei Natural a qual todos seguem (as vezes), e que são logo apontadas quando a pessoa se desvia do comportamento correto (como trair um amigo, enganar alguém, ser covarde); segundo ele, mesmo aqueles que afirmam que não existe o certo e o errado, o farão tentando impor a você que ele está certo. Mas se não há certo e errado, como essa afirmação estaria correta?
Assim ele discorre o 1° capitulo, e nos seguintes, se aprofunda mais na questão, para em seguida, falar sobre no que acreditam os cristãos, sua concepção de Deus, sua conduta, a moralidade (social, sexual), as Virtudes Cardeais, casamento cristão, o perdão, fé e esperança. Segue tentando explicar como um Deus poderia ser Três, a diferença entre a criação e o filho gerado (Jesus); como ser cristão é uma das coisas mais difícieis e no entanto, mais gratificantes, para terminar nos informando como poderíamos nos tornar novas criaturas (pois Cristo quer você por inteiro, e você será inteiramente transformado por ele se aceitá-lo).
Um livro maravilhoso sobre cristianismo, bem puro, e muito simples, que qualquer um pode entender o que é ser Cristão, quão elevado, belo, bom e verdadeiro se entregar ao Deus todo poderoso. Leitura mais que recomendada, de muito conteúdo. Já está no meu Top 5 dos favoritos do ano!

Leonardo_css 08/07/2020

Um livro clássico para todos os cristãos
C.S Lewis recebeu um convite da BBC em meio aos conflitos da segunda guerra mundial, para que compartilhasse o ensino do Cristianismo de maneira fácil a todos.

Sinto que em meio ao que estamos vivendo, muitos se afastam de Jesus por terem criado uma imagem complicada/inalcançável de Deus. As vezes experiências negativas com uma igreja/religião acabaram lhe marcando pra sempre.

C.S Lewis responde diversas questões comuns em relação ao cristianismo, de maneira a respostas simples e edificantes.

Recomendo!

TatianeSantos 02/07/2022

Me surprendi
Com toda certeza um dos melhores livros do Lewis que eu já li.
Ele explica a fé de forma simples e clara, com palavras que encoraja e fortalece a nossa fé.
Nos provoca uma reflexão como cristão. Muito top! ???

Assiria 16/12/2020

''Que livro!''
Me surpreendi bastante na leitura desse livro, pois muitas pessoas me relatavam que emperravam na leitura por causa da linguagem difícil. Mas não foi isso o que encontrei... achei a linguagem usada pelo autor muito boa e fluida, talvez a dificuldade esteja em entender o que o autor está tentando explicar por se tratar de assuntos as vezes complexos, mas eu sempre vi uma tentativa de Lewis ilustrar e trazer para o mundo material conceitos espirituais!
Apesar de em alguns assuntos uma bagagem prévia sobre a bíblia ajudar bastante, eu me surpreendi com o tom evangelístico que encontrei no livro.
Esse é daqueles livros que me deu vontade de comprar pra dar de presente pra todo mundo e sair distribuindo kkkkk.
APENAS LEIA!!! s2

taysa6 22/11/2020

literalmente puro e simples.
muitos assuntos importantes são abordados e algumas perguntas sobre a existência de Deus são respondidas, entre várias outras coisas faladas no livro. é literalmente o cristianismo puro e simples. infelizmente o livro não flui muito por tem uma linguagem bem difícil mas acho que os cristãos deveriam ler.

Akapohi 28/02/2024

Isso não é uma resenha.

Que livro incrível, foi uma leitura perfeita. É um livro que vou reler muitas vezes com toda a certeza de que vou aprender ainda mais.

Como essa leitura foi boa, tão agradável e sem dificuldades. A todo cristão, vale muito a pena. Realmente a leitura de A abolição do homem antes desse deu uma ajudinha no Livro I, mas admito que o Cristianismo puro e simples é, no mínimo, dez vezes mais fácil que o outro.

Gostei demais do capítulo sobre o tempo, é algo que já fiquei a umas horas da noite acordado pensando, amei as analogias que o C. S. Lewis fez, não só neste capítulo mas no livro todo, dá uma boa ajuda na compreensão.

Recomendo demais, e ainda vou reler em 2025.

??

Pedróviz 01/04/2020

Para melhor
Em pouco mais de trezentas páginas de leitura absorvente e rica do livro Cristianismo Puro e Simples, C. S. Lewis  esclarece, de uma forma clara e direta, tantos temas de interesse do cristão, do não cristão e daquele que se encontra em dúvida, que dificilmente algo verdadeiramente interessante não será encontrado ao longo do texto repetidas vezes. Cristão que sou, confesso que o livro me fez reconhecer uma série de falhas nos meus princípios, que tanto julgava corretos. Para ser franco, é o livro mais esclarecedor sobre o tema que já li. Nada mais salutar do que mudanças para melhor.
Rodrigo 01/04/2020minha estante
Gostei tanto desse livro! Acho q foi até par os favoritos rs

Pedróviz 15/04/2021minha estante
Rodrigo, é um livro que até merece ir para os favoritos!

almeidalewis 16/05/2021

Reflexivo
O autor e sua obra dispensa apresentações ! O mero cristianismo ( livro ) trata de um conjunto de palestras proferidas por Lewis na BBC na segunda guerra mundial dentre os temas tratados nas palestras se encontra ética/moralidade/virtudes/vida cristã e outros mais .uma leitura tranquila e não de difícil assimilação e ou compreensão.
Essa na verdade foi uma releitura após uns 10 anos ??

Lucas 01/01/2024

Uma fama justificada
Esse é um livro extraordinário, e sua incrível leitura acaba por justificar o motivo de ser uma das mais célebres obras de C. S. Lewis.
Lilian 04/01/2024minha estante
É lindo!

Laly Conrado 14/01/2021

A forma como esse autor fala de Jesus é linda demais. Ele nos dá pontos de vista super interessantes, indico não só pra quem é cristão, indico até pra quem não acredita em Deus, pois há explicações incríveis.

Adilson Souza 31/07/2021

Perfeito
Esse livro é maravilhoso, mostra na essência de que seguir a Cristo não é algo obrigatório, mas também não é opcional, existe apenas um caminho a seguirmos e este caminho é Jesus. Podemos nos basear na seguinte suposição. Suponhamos que somos um bebê, que atinge certa idade e decide a dar o primeiro passo(aceitar a Cristo como seu único e suficiente Salvador), pra nos levantarmos e ajudar teremos uma mão amiga, que passo a passo estará nos dando força e incentivo, até que estaremos estaremos firmes, mas sempre na presença do Pai, observando os nossos passos e sempre nos dando conselhos e mostrando o melhor caminho. Deixe se dar o primeiro passo, aceite a vida em Cristo, e verás tudo novo de novo.

Aline330 02/02/2022

Livro simples e confortante de ler. Todo cristão precisa ser lembrado frequentemente de coisas óbvias, e outras nem tão óbvias assim.

Isa 10/06/2021

Bom. e Só.
sinceramente, o livro inteiro ele fica dando exemplos de coisas sobre o cristianismo e chega uma hora que você nem sabe o que tá lendo pq MEU DEHS LEWIS QUE LINHA DE RACIOCÍNIO É ESSA MOÇO? enfim, esperava bem mais.