Sempre ao Seu Lado

Resenhas - Sempre ao Seu Lado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Talita, 09/05/2010

tangled up in you,
Madeline Jones é escritora, ela escreve sobre crimes reais para ser mais exata assassinatos em série, mas após achar os diários da sua mãe, resolve escrever sobre a morte dela, e volta a sua cidade natal para descobrir mais à respeito do crime.
Sua mãe havia sido garçonete em um antigo bar da cidade e acaba se apaixonando pelo dono do bar, que por acaso era casado, sua esposa ao saber que o marido pretendia abandona-lá para ficar com a 'garçonete', mata a mãe de Maddie, logo após mata o marido e se suicida no final, mas ao tentar montar o quebra-cabeça, a escritora não pretendia se bater com o charmoso, sedutor e irresistível Mike Hennessey, filho da mulher que matou o seu pai, e ela se vê tentando algo praticamente impossível, ou seja resistir aquela terrível atração a que os dois sentiam.
E ela acaba se apaixonando pelo destruidor de corações que não consegue ficar muito tempo com uma mesma mulher. O que aconteceria quando ele não se interessasse mais por ela? ou algo ainda pior, descobrisse quem ela realmente era?
Rachel Gibson é uma ótima escritora, percebi isso ao ler 'Sem clima para o amor' e mais uma vez ela não me decepcionou, afirmando minha opinião sobre a autora.

Ray Cunha 06/03/2021

Há 29 anos aconteceu um crime que chocou a cidade de Truly, em Idaho. Loch e Rose eram casados e pais de dois filhos, mas Loch mantinha Alice como amante. Um dia Rose se cansa, mata o marido, a amante dele e logo em seguida se suicida.

Mike Hennessey e sua irmã Maggie continuaram na cidade apesar do passado. Ele serviu ao exército por 12 anos mas acabou voltando para Truly.

Um belo dia chega à cidade a escritora Maddie Dupree, trazendo todos os traumas da cidade à tona. Ela escreve sobre crimes reais e, ao encontrar diários de Alice contando seu relacionamento, decide pesquisar mais a fundo sobre o crime.

Sua presença é indesejada por todos. O que ninguém imagina é que Maddie também está envolvida nessa história. Ela foi uma das vítimas. Ela é filha de Alice.

Apesar de tudo, a química entre ela e Mike é imediata, e o foco do livro é o romance. Eles estão em lados opostos, ele quer manter a história dos pais em segredo, enquanto ela quer revelar ao mundo. Nem isso impede um relacionamento.

Como Mike, Maddie sempre preferiu se manter distante nos relacionamentos mas é gostoso acompanhar o crescimento de ambos.

Entretanto, o ponto central da história é o crime que aconteceu no passado, e mesmo ele ainda impactando as ações dos protagonistas tantos anos depois, o crime acabou ficando perdido no meio do romance. Senti falta de um desenvolvimento melhor sobre o que aconteceu.

O enredo deste livro é mais adulto, em comparação a outros que já li da Rachel, mas deixou um pouco a desejar. O julgamento sobre a amante é enorme, e preciso dizer que relacionamentos extraconjugais são algo que nunca vou defender, mas também não aceito que a amante seja a única julgada. Alice era a vilã para todos, inclusive para Mike, e isso me incomodou bastante.

A leitura é rápida e fluida, atraindo a atenção do leitor. Para quem já leu outros livros da autora, aqui tem um reencontro com os protagonistas do primeiro livro da série, Loucamente sua. Apesar de ter agradado como uma leitura leve, o final corrido decepcionou um pouco.

site: https://www.amorpelaspaginas.com/2021/03/resenha-sempre-ao-seu-lado-rachel-gibson.html

Priscilla 05/01/2011

Resenha completa no blog http://fatoselivros.blogspot.com/
A garçonete, Alicie Jones, se envolveu com o patrão casado, Mick Hannessey, um homem sedutor que colecionou vários casos extraconjugais na cidade de Truly. Horrorizada e farta das humilhações, a esposa traída matou o marido, a amante e cometeu suicidio.

O crime deixou três órfãos: um menino e uma menina, filhos do casal; e uma menininha, filha da garçonete, que foi viver com a tia avó.

Vinte nove anos se passam...

Maddie torna-se uma linda mulher, forte, independente, escritora de crimes reais, capaz de entrevistar os piores seriais killers. Depois de encontrar os diários da mãe, com detalhes do caso com o amante, ela decide retornar a Truly, adotando o seu pseudônimo, com a intenção de escrever sobre a barbaridade que mudou o destino de duas famílias.

... Só que essa história teve um "porém"...

Maddie não esperava ficar loucamente atraída pelo filho do assassino de sua mãe. Logo ela, que nunca foi dada a relacionamentos, uma mulher que nunca nutriu pensamentos românticos e que passou quatro anos sem um único encontro, se vê perigosamente apaixonada por um homem que até então seria o último por quem deveria se apaixonar.

Eu não a culpo. Rachel Gibson caprichou nos atributos de Mick. Atire a primeira pedra a mulher que resistiria a um homem como Hannessey:

Os desejos da jovem escritora são correspondidos. Mick, apesar de ser até então um solteirão convicto e, assim como seu pai, um conquistador nato, também não resiste aos encantos de Maddie. Na cama, os dois se realizam.

Maddie tem consciência de que quando Mick descobrir seu verdadeiro propósito na cidade e, principalmente, de quem ela é filha, ele vai largá-la.

Então, cabe a Maddie decidir suas prioridades: Amor ou carreira? Vingança ou perdão? Verdade ou mentira?

Aviso aos navegantes: The story is HOT!!!

E coloca quente, nisso!

Eu gostei bastante e recomendo, mas o livro tem muitos erros de tradução. Pensem em um livro sem o mínimo de revisão... Palavras aglutinadas, erros de pontuação, ortografia, digitação. É preciso se esforçar para entender a intenção por trás do que está escrito. Tem quem não se incomode. Eu fiquei incomodada, sorry!

GOSTOU? CONFIRA http://fatoselivros.blogspot.com/2011/01/sempre-ao-seu-lado-rachel-gibson.html#comments
Grupo no qual sou ADM, para os fãs da autora Raquel Gibson.
Conversar,trocar ideias e juntar forças para cobrar mais livros a serem publicados aqui no Brasil.

Jessica 02/10/2020

Sensacional
Amo os livros da Rachel e essa série é completamente viciante. Amo o fato dela ter mesclado o gênero que cada uma escreve com o enredo de cada romance. Essa história foi mais tensa, mais profunda por tratar de um crime tão doloroso, e mesmo assim foi incrível. Amei a química entre Maddie e Mick. Mais um para a minha lista de favoritos.

Lígia Spreafico 31/07/2010

Não achei tudo isso!
Pelos comentários aqui, sinceramente, achei que seria melhor, mais envolvente e mais imprevisível. A história poderia ter sido muito melhor explorada.
Maddie é meio chatinha, não me identifiquei em nada com ela. Enfim, um romance bem regular.

Dirlene_Tavares 23/04/2016minha estante
Também fiquei decepcionada, esperando acontecer algo que me surpreendesse, mas cheguei ao final esperando.

saraiva 23/08/2021

o início de uma nova era
depois de mais de um mês sem ânimo para ler uma frase sequer de um livro, escolhi esta história para ver se me ajudava a voltar ao hábito resolvi tentar sair do fundo do poço literário onde eu me encontrava. dois dias depois, deu certo!

Sempre ao Seu Lado conta a história de Maddie e Mick, duas pessoas que perderam seus pais tragicamente na infância e passaram por muitos problemas por causa disso. o resto vocês descobrem quando - e se - lerem, então vamos à resenha.

eu achei bem bom e fluido, peguei ritmo de leitura rapidamente e me chocava quando via que tinha lido vinte, trinta páginas de uma vez só sem perceber. gostei da química entre os dois e o lado melancólico não foi deixado de lado pela autora por causa do romance. teve momentos que ri bastante, outros que fiquei chocada, e me deixou muito feliz o fato de ter terminado rápido de ler e o fim ter sido legal, apesar de não muito marcante. em suma, recomendo!

Lay 21/03/2021

Depois de anos sem ler livros da Rachel Gibson — não por falta de vontade e sim porque pararam de ser publicados no Brasil —, consegui recentemente em uma troca no Skoob este que é o terceiro livro da série Writer Friends (ainda que o primeiro não tenha sido publicado por aqui) e segundo da série Truly, Idaho.

Madeline Jones é uma escritora de crimes reais, principalmente os que envolvem assassinatos em série. Ela está acostumada a entrevistar pessoas cruéis, capazes de crimes inimagináveis e por isso mesmo quem a vê percebe de imediato sua armadura de pessoa durona, mas não sabem que ela a criou para se proteger muitos anos atrás e simplesmente tem seguido assim desde então. Maddie nunca conheceu o pai e sua vida com a mãe sempre foi errante; mudando-se de um lugar para o outro enquanto a mãe buscava um amor verdadeiro que completaria sua vida. Mesmo buscando um amor verdadeiro, Alice não tinha muita sorte neste assunto, envolveu-se com muitos homens casados que prometeram deixar tudo por ela, e com solteiros que faziam as mesmas promessas, sem nunca cumpri-las. Isso as levou a pequena cidade de Truly, em Idaho, mas desta vez o envolvimento de Alice com um homem casado terminou de forma trágica: a esposa do traidor o matou no bar da família, matou Alice na sequência (que era garçonete no local) e suicidou-se a seguir. Com apenas 5 anos, Maddie viu sua tia-avó (que não gostava de crianças e dedicava todo seu amor aos gatos que criava) ir buscá-la para viver em Boise. Agora, aos 34 anos e com uma carreira de sucesso sob o pseudônimo literário de Maddie Dupree, ela encontrou os diários da mãe e sentiu a necessidade de escrever a história do crime ocorrido vinte e nove anos atrás. Para isso, ela voltará a Truly.

Lochlyn Michael Hennessey cresceu em Truly, mas as escolhas feitas por seus pais sempre estiveram presentes em sua vida. Seu pai, assim como praticamente todos os homens da família Hennessey que vieram antes dele, era um mulherengo e, só por esse motivo não deveria ter casado, mas mesmo assim o fez. Sua mãe sempre soube de todos os casos, mas ainda assim continuava casada; ela também demonstrava oscilações de humor, o que era mais um componente para as brigas constantes do casal, mas, mesmo assim, ninguém imaginou que ela chegaria ao ponto de extremo de matar Lock no Hennessey's, em seguida matar a garçonete com quem ele estava tendo um caso no momento e depois se mataria, deixando seus dois filhos, Meg e Mick, órfãos. Imaginem crescer em uma cidade pequena e ter esse histórico? Com os cidadãos especulando o assunto, esperando para ver se ele seria mulherengo como os homens da família, se sua irmã surtaria como a mãe, com uma avó que evitava qualquer assunto que fosse um pouco mais complicado.

Depois de muitas brigas na adolescência, Mick saiu de Truly e serviu durante doze anos no exército, atuando em diversas missões ao redor do mundo, pilotando helicópteros… mas há dois anos ele retornou a Truly e desde então ajuda a irmã a criar o sobrinho. Claro que retornar a Truly fez com que sua vida sexual ficasse um pouco mais monótona, pois, aos 35 anos, ele não se imaginava casando e vivendo em uma pequena cidade, é o que se espera e as solteiras conhecem seu passado e com isso acreditam que o conhecem também e que conseguirão que ele enfim sossegue.

É óbvio que antes de ir para Truly, Maddie investigou o máximo que podia sobre os Hennessey, sobre o crime e leu todos os diários da mãe, agora era encarar a parte mais difícil: chegar a cidade, conhecer os Hennessey e entrevistar o máximo de pessoas possível. Ela só não imaginava que sentiria atraída por alguém desta família, muito menos que Mick também ficasse interessado nela, o que, com sua abstinência sexual de quatro anos, é difícil de resistir.

Enquanto investiga e tenta encontrar pessoas que a ajudem a entender o crime que tirou a vida de sua mãe, Maddie também busca se adaptar a viver em uma cidade pequena, ainda que temporariamente, concilia idas a Boise onde suas amigas continuam morando e onde será o casamento de Claire e Sebastian e vê uma gatinha se infiltrar em sua casa e Mick se tornar uma constante nos seus dias.

Quando não imaginava mais que isso um dia aconteceria com ela, Maddie se viu apaixonada, mas será que Mick a perdoaria quando descobrisse ela era filha de Alice Jones, a última amante do pai dele? Como Meg encararia o relacionamento entre eles? Ainda que a tragédia tenha ocorrido quase trinta anos atrás, é preciso encarar e resolver o passado para viver o presente e, depois de ver Maddie e Mick juntos, torci muito para que eles encontrassem este caminho.

Como mencionei antes, este também é o segundo livro da série Truly, Idaho e com isso temos aqui a presença de Delaney e Nick em algumas cenas, nos mostrando um pouco sobre o casal que conhecemos no primeiro livro da série.

Eu adorei a história de Sempre ao Seu Lado, mas infelizmente a edição e revisão deixaram muito a desejar. Publicado em 2009, ano em que o novo acordo ortográfico passou a ser obrigatório, o livro tem muitos "erros" de grafia, por manter o acordo anterior. Além disso, há muitas ocorrências de erros de digitação, palavras sem espaçamentos entre elas, diálogos misturados, em alguns momentos sem travessão, outros com travessão desnecessário, palavras em negrito sem necessidade, mudança de cenário dentro de capítulo sem qualquer sinalização ou espaçamento. Não sei se depois a Jardim dos Livros fez uma nova revisão e publicou uma nova edição, mas se não fizeram, estou disponível, pessoal, isso faz com que nossa leitura não seja tão prazerosa quanto poderia ser, afinal a história perde com isso. Também seria muito bom ver os demais livros das séries que iniciaram ser publicados, algo que nós leitores amamos é ter coleções completas em nossas estantes.

site: http://www.detudoumpouquinho.com/2021/02/resenha-sempre-ao-seu-lado-rachel-gibson.html

Sueli 26/04/2015

A Mocinha Que Se Apaixonou Por Gatos ;)
Não dá para negar... Eu sou absolutamente apaixonada por chick-lit!
E, mesmo assim “Sempre Ao Seu Lado” descansava impávido em uma das minhas prateleiras até que sou informada pela minha amiga gracinha Maiara Luisa, que eu havia sido incluída em um grupo do Facebook exclusivo para fãs de Rachel Gibson, que solicitam, mais precisamente, exigem a publicação dos novos romances da autora.
Por Zeus! Uma tremenda saia justa... Apesar de possuir vários livros de Gibson eu ainda não havia lido nenhum deles! Porém, nada que fosse impossível de ser remediado, e assim que terminei o livro-inferno da Nele Neuhaus, eu precisava urgentemente de algo que levantasse o meu moral...
Nem pensei duas vezes, afinal, aprendi que dica de fã fervorosa deve ser muito respeitada, e caí dentro de “Sempre Ao Seu Lado”.
Pois é, para variar as publicações de autores não considerados de primeira linha são escandalosamente desrespeitadas pelas editoras nacionais, e, por conseguinte, os leitores!
Veja você, entre os meus vários volumes de Rachel Gibson, eu escolhi pelo título, já que não havia nenhuma informação complementar dizendo que o mesmo era o terceiro volume da série Escritoras!
E, como foi que descobri? Como? Como? Somente depois que já estava completamente apaixonada Maddie e seu coração de ouro! Claro que de Mick Hennessey nem se fala... É apenas mais um desses personagens literários prontos para fazer com você tenha vontade de chamar a Companhia de Limpeza Urbana para recolher todos os espécimes masculinos num raio de cinquenta quilômetros de você!
Aí, Inês é morta, e vamos em frente, mas não sem antes me espantar pela tradução caprichada, porém com a revisão vergonhosa, onde erros bobos se acumulam a cada página. Que tremenda mancada, Editora Jardim dos Livros! Dá arrumada nisso, pelamorrrrrr!
Então, voltando ao livro, temos uma mocinha incrível, uma mulher que perdeu sua mãe quando tinha cinco anos e foi criada por uma tia que detestava crianças, mas que adorava gatos... Vai entender!
Maddie, uma autora especializada em livros sobre serial-killer, e que volta a Truly, Idaho, para escrever sobre o assassinato de sua própria mãe. Uma tarefa ingrata, mas a missão de uma vida. A sua vida, e a vida de uma mulher que morreu a procura de amor, de um porto seguro para si mesma e sua filhinha, mas que teve sua busca interrompida aos vinte e cinco anos.
Sobre o crime não há nenhum mistério ou suspense – é o que é! Todo o conflito reside no fato da filha de uma das vítimas vir a se apaixonar pelo filho da assassina, e as complicações advindas desta relação complicada.
E, aí você me pergunta – qual o diferencial desse tema?
Preciso confessar que sou ruim de perdoar... Tenho que trabalhar esse lado podre da minha personalidade, e, portanto, foi difícil demais para mim, aceitar que Maddie, uma mulher inteligente, mas que sofreu e comeu todas as pitangas ácidas que a vida poderia lhe dar cair de amores, justamente pelo filho da mulher que assassinou a sua mãe, por ciúmes e despeito.
Na minha família, sofremos em bloco e reagimos em bloco. Mexeu com um fio de cabelo da minha mãe, certamente essa pessoa será banida dos meus pensamentos ad infinitum!
E, por este motivo eu me senti imediatamente cativada pelo tema e pela forma como Rachel Gibson conseguiu que eu aceitasse e até mesmo torcesse por um final feliz. Sabe, leitor, eu gosto muito quando as minhas convicções são confrontadas por novas ideias. Obrigada, Gibson!
Um livro delicioso, de uma escritora inteligente e criativa, portanto, só me resta agora correr atrás dos volumes anteriores e terminar de ler esta série gracinha sobre mulheres e amigas!

Na Prateleira 20/07/2011

Maddie Jones, mais conhecida como Madeline Dupree, é uma escritora especializada em escrever sobre crimes reais, caracterizados por serem assassinatos em série. Após encontrar os diários da mãe na casa da recém-falecida tia-avó que a criou, Maddie decide retornar depois de 29 anos à cidade de Truly para escrever sobre mais um assassinato verídico. Porém, com uma diferença: foi um crime passional e não um assassinato em série. A mãe de Maddie, Alice Jones, foi morta com seu amante Loch Hennessy pela esposa dele, Rose, que logo em seguida se matou com um tiro na boca.
(...)
A trama não tem mistério, é um romance. Eu gostei da forma como foi abordado o processo de criação de Maddie para o livro: ela pegou dados do diário da mãe, entrevistou pessoas, verificou os dados do crime... A polêmica sobre o livro de Maddie e os Hennessy girava sempre em torno de quem seria o culpado - se era Loch, que nunca escondeu suas amantes de ninguém, nem da esposa; Rose, que era uma esposa ciumenta e emocionalmente instável ou Alice, que se envolveu com um homem casado (e aqui abrimos parênteses para o famoso estereótipo de que "a amante/a outra é sempre a vagabunda/piranha da história"), mas Maddie queria apenas mostrar os fatos, não simplesmente atribuir a culpa a alguém e fim de caso.

A estória é bacana, romance adulto um pouco clichê, mas em um âmbito mais realista, eu diria; me prendeu mais para o final da trama e retrata bem o dilema de um casal que tem um passado traumático em comum. As cenas picantes entre os dois são de tirar o fôlego, confesso, mesmo porque o Mick é... uau! rsrs Enfim, as personalidades de Maddie e Mick são fortes e sempre batiam de frente, um ponto que eu gostei muito, porque assim aumentava toda aquela tensão entre eles. rsrs

O principal ponto negativo é a sofrível adaptação para o português. Sim, sofrível, porque não houve uma revisão decente. Vários erros de tradução no que diz respeito à construção de frases e parágrafos inteiros, erros grotescos de português como um "derrepente"... Francamente, é frustrante ler um livro assim.

Resenha completa no blog! http://bit.ly/n3zlbY

Lívia 18/01/2021

Gostei da história, mas a edição...
História cativante, personagens envolventes, curti bastante.

Maaaaaasssss

Meu toc reclamou a leitura inteira com vários problemas de edição. Palavras com erro de digitação, falas misturadas com narração e você se perdia em qual personagem estava falando, o capítulo mudava de cenário do nada, sem nem pular linha. Fora as palavras em negrito sem sentido e os travessões que apareciam do nada. Esse ponto foi bem ruim (minha edição é antiga, de 2009).

Giselle214 23/02/2024

Adorei reler esse livro!!
Gostei muito da história e como a vida pode dar voltas e fazer de um passado triste, um futuro mais feliz.

Aline Memória 24/01/2011

Eu já tinha lido da Rachel Gibson o livro Sem Clima Para o Amor, que eu achei fraquíssimo. Por isso, minhas expectativas ao pegar Sempre ao Seu Lado eram baixas, mas foi uma ótima surpresa: adorei.

A autora tinha errado em vários pontos no primeiro livro que li dela (personagem principal, casal, história), mas acertou em todos esses pontos em Sempre ao Seu Lado.
A começar, pela protagonista: ao contrário de Clare e sua personalidade fraca, a Maddie é decidida e não é sem sal, tem atitude. Tudo bem que às vezes há um excesso da autora em retratar essa personalidade forte, mas é perdoável.
O mocinho, Mick, também dá de 10 a 0 no do outro livro, o Sebastian, que tinha um ar de "eu-sou-o-cara-e-sei-disso" e, junto com a Maggie, eles fazem um ótimo casal, com uma química forte e partes boas juntos. A relação deles começa só por atração, mas vai se desenvolendo com a história, e a autora escreve e descreve isso muito bem.
Por último, a história desse livro é bem desenvolvida e bem pensada, não fica só na enrolação.

Maggie é uma escritora de livros sobre assassinos reais, e resolve escrever sobre o assassinato de sua mãe. Muitos anos atrás, sua mãe se envolveu com o pai de Mick e a esposa dele matou os dois e se suicidou depois. Maggie, Mick e Meg (a irmã de Mick) eram crianças na época e tiveram suas vidas profundamente afetadas por esse fato. Para tentar superar essa história, Maggie se muda para a cidade em que morava com sua mãe quando tudo aconteceu. Só não contava com o fato de se envolver com o filho do amante de sua mãe, Mick...

Agora que li as histórias da Clare e da Maggie, quero ler das duas outras do grupo de amigas que falta; principalmente após a autora ter subido - e muito - no meu conceito, depois de ler esse livro. Esse eu recomendo, o outro não.
Lu 24/01/2011minha estante
Ótima resenha, Line! Sempre tive curiosidade sobre os livros da Rachel Gibson. Se surgir uma oportunidade, darei prioridade a este.

maya 08/11/2012

O que os Hennessey tem demais que as mulheres caem matando, ou devo dizer saem matando por ai?
Livrinho delicinha de ler,com personagens pra la de carismáticos e um enredo muito bom.
Maddie Jones é uma escritora de livros sobre assassinos e psicopatas,e eu fico imaginando até agora que vida divertida ela leva neh,mas nem pensem que a mocinha é depressiva ou psicótica,ao contrario, o livro está recheado do senso de humor tanto dela, como do mocinho.Já Mick Hennessey é uma cara pra lá de Tdb,que é dono de bar em uma cidade onde até comprar armadilha pra rato vira noticia.
Agora o que esses dois tem em comum? Bom a mocinha tem um passado que envolve o mocinho,a mãe dela teve um caso com o pai dele,e esse romance teve um fim trágico ,já que a mãe do mocinho - mulher traída em questão resolveu que o mundo era pequeno demais pra tanta safadagem e deu cabo nos amantes,e por fim se suicidou,e como boa escritora que é, Maddie resolveu que isso daria um ótimo enredo para seu novo livro.
Logo de inicio os mocinhos se dão super bem e mesmo evitando falar sobre da morte dos pais ,o Mick acaba percebendo que se sente atraído pela escritora e vai pra cima é claro ,sem saber que ela é filha da mulher que causou a sua tragédia familiar e esse fato é que causa uma dor de cabeça pro casal se acertar,mas nada que uma boa conversa não resolva.
Mesmo parecendo um assunto um tanto pesado a autora foi bem feliz nos rumos da estoria,os diálogos entre os mocinhos são ótimos,bem engraçados e a química entre o casal é intensa.
Esse livro faz parte de uma serie,mas pode ler tranquila que nada afeta na estoria,ele é considerado um chick-lit -aqueles livrinhos para mulheres adultas , maduras e tals. Então tem tudo o que gostamos ,uma pitada de drama,de humor, e romance é claro.É uma pedida ótima pra passar o tempo.

ju 23/03/2010

Interessante...
Foi o primeiro livro de Rachel Gibson que li e apesar de a tradução deixar a desejar um pouco (Bem... muito a desejar) achei muito bom. Adorei os personagens. Mandy é um personagem forte e marcante. Mick (sem palavras... O que é aquele homem?), Travis é muito fofo. Amei a bola de neve. Pretendo ler outros livro dela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6