Ayrton - O Herói Revelado

Ayrton - O Herói Revelado Ernesto Rodrigues

Resenhas - Ayrton - O herói revelado

Diego Zahn 24/05/2009

Extraordinário
Quando se trata de personagens reais, os escritores tendem a mostrar o lado íntimo OU o lado público. Portanto, um livro que apresente o mito e a pessoa, o "Deus" e o humano, certamente é capaz de surpreender.

É isso q temos aqui.

Conhecemos o Ayrton Senna, disposto a assombrar o mundo do automobilismo, destronar "reis da pista" e fazer a sua própria história de determinação, carregando toda uma Nação nas costas.

Mas conhecemos também o Ayton da Silva, um cara cheio de fantasmas e amarras, carregado de melancolia, buscando a constante autoafirmação.

A principal diferença entre os 2 Ayrton é que o Senna tinha uma vontade extraordinária de vencer, e o da Silva tinha um medo inacreditável de perder. E talvez isso o tenha feito o que foi.

Na minha opinião não é um livro escrito para exaltar ou diminuir Ayrton Senna da Silva. É um livro para conhecê-lo quase que totalmente, e é justamente isso que torna a leitura tão agradável.

Obviamente quem se dispor a ler o livro deve estar predisposto a conhecer uma história, com fatos e repetições. Quem não estiver na mesma vibração do livro corre o sério risco de achá-lo maçante.

Pra quem tiver essa predisposição, certamente será uma leitura e tanto. Realmente viciante.

Que sobretudo, mostrará a pessoas que não presenciaram a Era Ayton Senna, como eu, o quão grande ele foi.

E levará a entender por que uma Nação, e tantos outras pessoas ao redor do mundo, o elevaram a um patamar que muitos pensam que jamais será alcançado por nenhum outro piloto. Transformando-o em um herói, onde os erros ficaram pequenos perto dos feitos.

Sem contar a comoção com a sua morte, que deixa qualquer um perplexo ao constatar como um País deposita seus sonhos e seu orgulho em quem se mostre capaz de carregá-los.

R.Faria 09/10/2009minha estante
Fantástica sua resenha, detonou!

Edden 25/11/2023

Já perdi as contas de quantas vezes li esse livro desde 2010. Ayrton me inspira, sou um fã declarado dele e essa leitura me agrada bastante. Ao menos 1x por ano leio esse livro.

Mari 09/08/2020

Acredito que seja difícil para quem nasceu antes de 1990 não lembrar de algo do dia 01/05/1994, o dia que o Brasil perdeu um ídolo, um herói.
Nesse livro conhecemos um pouco mais do Senna ser humano com qualidades e defeitos e para quem gosta/simpatiza com fórmula 1 tem a vontade de assistir novamente uma corrida, principalmente as narradas no livro

R.Faria 09/10/2009

Detalhes da vida de nosso maior herói nacional!
Nossos domingos eram bem mais emocionantes quando ele estava nas pistas. Tínhamos mais orgulho do que nunca de sermos brasileiros a cada vez que escutávamos tam tam tam, tam tam tam! Só isso já seria suficiente para alguém ter vontade de descobrir mais sobre a vida de Ayrton Senna, esse cara que me passava a imagem de uma pessoa misteriosa, introvertida, as vezes até um pouco triste, mas principalmente a imagem de uma pessoa muito, muito determinada mesmo.
O livro é muito bem escrito, numa linguagem fácil, e portanto a leitura flui muito rapidamente, apesar das 640 páginas. O livro conta como Senna já era uma criança-jovem muito focada, sempre pensando em ser o melhor em tudo que fazia. Neste livro descobri que Senna fez muitos amigos e inimigos durante sua carreira, em virtude do jeito extremamente sério com que levava tudo que fazia, as vezes dando até a impressão de ser um cara chato, que não pensava em outra coisa que não fosse a busca da perfeição. Mas esta personalidade forte ajudou Senna a se tornar um grande vitorioso, que conseguiu o respeito e admiração de todos, inclusive de seu maior inimigo nas pistas, o francês Alan Prost. O livro conta ainda fatos interessantes do início da carreira de Senna, seu envolvimento com Xuxa, Galisteu e outras mulheres, e um pouco de sua vida pessoal com família e amigos. Enfim uma ótima leitura!

Fabiano 25/10/2020

Muito legal, já tinha lido várias histórias/reportagens sobre o Senna mas em epócas diferentes, achei legal que o autor contou a história de Senna com o depoimento/versão de várias pessoas envolvidas, pena que a família Senna não quis participar do livro mas mesmo assim vale a muito a pena. Para quem assistiu o Senna correr, dá para matar um pouco da saudade e para quem não o viu, dá para entender um pouco da dimensão de Senna.

Braguinha 15/10/2021

O maior desportista brasileiro.
Livro que tem como mérito ser rico em detalhes sobre a carreira, a vida social, as namoradas e a morte de Ayrton Senna, esta personagem brasileiro que faz parte da cultura nacional. Ficamos sabendo como eram seus relacionamentos (Xuxa, Adriane Galisteu), suas amizades (Galvão Bueno, Braguinha), seus rivais (Nelson Piquet, Reginaldo Leme, por engano), sua família (ricos industriais de São Paulo), sua visão política (cooptado por Collor de Mello) e religiosa (flertou com o protestantismo). Um ótimo livro para quem quer saber muito mais sobre este piloto do que mostram as reportagens de TV. Foi lançado no embalo do lançamento do documentário sobre sua vida.

Elaine.Cristine 17/12/2020

Interessante
É um livro bem extenso porém vale a leitura. Biografia bem escrita, conta detalhes da vida pessoal e principalmente profissional do ídolo brasileiro Ayrton Senna. Fala sobre suas vitórias e derrotas, discussões com outros pilotos e sua personalidade forte. Mostra que todo o dinheiro que ganhou não foi suficiente para ele conseguir se realizar em todos os aspectos da vida, pois sua vida pessoal sempre foi segundo plano, pois sua fixação era ser o melhor piloto. Recomendo!

Vanessa.Pitsch 05/07/2014

:: Senna ::
O Brasil todo tem Ayrton Senna como um herói, um deus, ou qualquer coisa parecida...
Eu o achava apenas um cara "bacana". O livro mostra que ele era realmente muito bacana, mas também muito teimoso, muito autoritário, e muitas vezes muito intransigente. E diria até, bastante machista. Mas bacana! Com espírito desafiador e vencedor.
Não tem como não se emocionar com o final do livro, que coincide com a sua morte em 1994. Chorei lendo aqueles momentos e buscando na memória aquele domingo tão triste.
Vale a pena, sendo fã ou não do esportista.

Luis 13/05/2014

Os idos de maio
Um dos motes mais repetidos nas faculdades de jornalismo ( e possivelmente também nas de letras) é o de que deve se fugir dos adjetivos. Invariavelmente, um texto fraco é, via de regra, bastante adjetivado. Não vou discutir as normas, na maioria das vezes elas merecem ser cumpridas. Mas, volta e meia, exceções devem e podem ser adotadas. No caso de “Ayrton, o Herói revelado” (Objetiva, 2003) não tenho muito como escapar : O livro é simplesmente sensacional. Uma das melhores biografias já publicadas no Brasil.
O autor, Ernesto Rodrigues, jornalista de longa trajetória na Rede Globo, faz um verdadeiro Raio X de Ayrton Senna da Silva. Não só o piloto, cuja a trajetória foi acompanhada por milhões de brasileiros ao longo de uma década, o transformando em um ídolo que transcendeu, e muito, o esporte que o projetou. O livro vai bem além.
Para começar, não é, ao contrário do que o título possa superficialmente indicar, uma ode chapa branca bancada ou apoiada pela família. O caudaloso volume (mais de 700 páginas em seu formato de bolso) é farto em entrevista e depoimentos e não contou com a colaboração, nem qualquer tipo de censura, por parte dos entes do piloto.
Rodrigues descortina a saga de Ayrton desde os tempos do kart ainda incipiente, presente dado pelo pai , e que o seduziu para o mundo da velocidade já aos seis anos de idade. Aos 9, já com um kart de verdade, começa a competir e ganhar diversas provas infantis. Já aos 14 anos, passa a disputar campeonatos e por essa época, conhece o seu primeiro mecânico, o velho espanhol Tchê, que lhe ensinou os primeiros segredos da direção.
Pulando de categoria em categoria, treinando de forma obsessiva e sempre se destacando, Senna chama cada vez mais a atenção no meio do Kartismo paulista. Já em 1977, era o campeão sul americano de Kart, tendo tido ainda um ótimo desempenho nos campeonatos mundiais de 1978 e 1979, embora não ganhasse o titulo.
Já no início dos anos 80, consegue convencer os pais a deixá-lo partir para tentar a sorte no automobilismo europeu. Senna se casa (pela primeira e última vez na vida) vai para a Inglaterra atrás do sonho de conquistar a fórmula Ford inglesa. Os primeiros tempos, de intensa dificuldade pelo afastamento dos pais e pela total imersão de Ayrton às competições, culminando com um aborto involuntário, quase o fazem desistir. Pressionado pela família, Senna volta para São Paulo disposto a mudar de vida e assumir os negócios do pai. Passa a gerenciar uma das lojas de Miltão, apelido de Milton Silva, que sonhava ver o filho o sucedendo. No começo Senna ainda se esforçou, mas logo viu que aquele mundo de notas fiscais, estoques e coisas do gênero não era pra ele. Desistiu de tudo, incluindo aí o precoce casamento e seguiu novamente para a Europa de volta à fórmula Ford. Conquista o título. No ano seguinte, 1983, entra na ante-sala da fórmula 01, a fórmula 03 inglesa , sendo novamente campeão.
Em 1984 estreia na Fórmula 01 pela pequena Toleman, um carro que a princípio estaria destinado a mera figuração no grid daquele ano, no entanto, Senna já despontava com bons resultados na África do Sul e no mítico GP de Mônaco (do qual viria a ser o maior vencedor) ao dar o seu primeiro show na chuva e partir pra cima do líder Alain Prost, que, graças a ajuda do diretor de prova que atendeu aos apelos pela interrupção da corrida, foi declarado o vencedor somando metade dos pontos que levaria em uma corrida normal (4,5), o que no final, seria um baita castigo para o francês, pois perderia o campeonato justamente por meio ponto para o mítico Niki Lauda.
O livro segue relatando a ida de Ayrton para o Lotus em 1985. No lendário carro preto e dourado (amarelo em 87), Senna começaria a escrever seu nome na história da categoria, conquistando a sua primeira vitória e se consolidando como um dos maiores talentos do esporte.
É interessante notar que Ernesto Rodrigues descortina a verdadeira relação existente entre Piquet e Senna. O que para o grane público aparentemente parecia uma mútua antipatia, se revela muito mais que isso. Os dois em determinado momento eram quase inimigos. Rodrigues conta que a então promessa da Fórmula Ford foi apresentada ao campeão de 81 no padock do GP da Bélgica de 1982 (onde, durante os treinos, morreu Gilles Villeneuve). Piquet teria sido frio com o Ayrton que jurou um dia vencê-lo. No mesmo dia, Senna conheceria um dos seus mais diletos amigos : Galvão Bueno, já titular das transmissões de F1 da Globo.
A ascensão de Senna e sua postura pública bem diversa da de Piquet, tido pela imprensa e boa parte do público como antipático, geraria um racha na torcida. Essa tensão chegaria ao auge em 1988, quando Piquet insinuou em uma entrevista que Ayrton seria homossexual. Tal nível de stress chegaria inclusive a afetar as transmissões da Globo, pois Reginaldo Leme, amigo de Piquet e rompido com Senna, brigaria também com Galvão que passaria abertamente a pedir a sua cabeça. Durante duas temporadas (90-91) a dupla de jornalistas só se falava quando estava no ar. Fora do microfone nem se cumprimentavam.
O volume também deixa clara a importância da Honda para carreira do piloto. A fábrica japonesa passou a equipar a Lotus em 87, migrando com Senna para a McLaren em 88, iniciando aí os anos dourados que culminaram no tricampeonato. Ernesto Rodrigues conta tudo : como as relações com Alain Prost foram se deteriorando, o domínio dos carros vermelho e branco na temporada, o show em Suzuka que lhe valeu o primeiro título e toda a polêmica envolvendo as disputas de 89 e 90, essa última com Prost já na Ferrari e sendo como muitos como um golpe baixo de Senna.
As histórias das glórias dos anos do auge na McLaren, as dificuldades nas temporadas de 92-93, quando já havia o absoluto domínio das Willians e finalmente, toda a controvérsia da fatídica temporada de 1994, precocemente encerrada na curva Tamburello, seguem entremeadas à exposição das múltiplas faces do ídolo : Seus amores (com especial destaque para o marcante romance mal resolvido com Xuxa), dúvidas, negócios, o staff de confiança que o mantinha focado nas disputas, a vontade de formar uma família e a derradeira, e também polêmica, relação amorosa com Adriane Galisteu. Tudo em ritmo de thriller de aventura mas sem concessões ao rigor jornalístico que uma biografia de qualidade deve ter.
Há 13 dias completou-se duas décadas da morte de Ayrton Senna. A dimensão de sua perda para o esporte e para a sociedade brasileira está representada pela enxurrada de homenagens que lhe foram prestadas. Ler “Ayrton, o Herói revelado” ajuda a compreender esse fenômeno cuja a importância transcendeu o cockpit. A curva Tamburello pode ter encerrado a trajetória do homem, mas eternizou o mito.

Paulo.Ricardo 08/04/2020

Um idolo
Muito bom livro. A forma de contar pela linha temporal ajudou a me situar em minha memórias. Foi doloroso lembrar o dia da morte. Mas valeu relembrar porque Senna virou um herói. muito bom!

Maglione 29/06/2010

Um retrato do piloto em oposição ao ser humano.
Este livro de Ernesto Rodrigues reflete bem a diferença entre o Ayrton (filho, amigo e namorado) do Senna (piloto).
Em suas páginas descreve a trajetória da infância no Kart até a fase madura na F1. Mostrando as idas e vindas dentro e fora das pistas.
As vitórias, angustias e tristezas. O lado humano que poucos conheciam.
Do Beco do bairro Santana ao Ayrton Senna das manhãs de domingo. O livro consegue transportar o leitor para os autodromos, bastidores e dia-a-dia de um campeão.
Particularmente gostei muito deste livro. A ponto de lê-lo por duas vezes.

lustri 12/07/2010

O cara.
O Livro mostra o porquê desse homem ser o CARA. Só lento para entender como o Senna se tornou o mito que é até hoje.

Anezka 19/01/2011

Eu nasci em 1989, o que significa que não pude acompanhar com detalhes toda a trajetória do Ayrton Senna. O que me lembro é de adorar assistir às corridas da Fórmula 1 aos domingos e torcer pelo Senna. E me lembro de estar assistindo à corrida no dia de sua morte, aos 5 anos de idade, e ficar olhando para a tela da TV incrédula, acreditando que ele ia se levantar a qualquer momento naqueles longos minutos que sucederam à batida até que a equipe de socorro chegasse.
Esse livro mostra uma face humana do grande piloto que se tornou herói para muita gente. Mostra o Ayrton, o Senna e o Beco, três personalidades coabitando o mesmo corpo. Mostra a vida, as tristezas e as alegrias do maior esportista brasileiro.
Pessoalmente, o livro mostrou fatos que eu não conhecia, não lembrava e adorei saber sobre um ídolo que habita mais a emoção do que a minha memória. Depois do dia primeiro de maio de 1994 nunca mais assisti a uma corrida de F1.

McGyver.Rego 09/07/2012

Com certeza um dos livros com maior carga de emoção por página que eu já li. Para quem tem até 24 anos (como eu) e não viu (muito) o Senna correr este livro funciona como uma verdadeira enciclopédia sobre a vida e a carreira deste fenômeno mundial e Herói Nacional chamado Ayrton Senna.
A maior parte do livro faz você se sentir um espectador, da vida pessoal e das peripécias inimagináveis dele na pista. Emoção pura a cada capítulo, cada página. Mesmo para aqueles que acompanharam a vida deste Personagem devem ficar surpresos com tudo o que aconteceu nos bastidores da F1, das fazendas, das suas casas, SP, RIO e pelo mundo afora!
As histórias de cada corrida são tão bem narradas, que você se sente assistindo a elas na TV durante aquele período de 1984-1994. Cada ultrapassagem, batida, bandeirada ou confusão.
Bom, mas aí chega aquela parte que todo mundo sabe, mas é aí que o livro se mostra ainda mais valioso. Pois ele lhe mostra tudo o que aconteceu e que você não ficou sabendo, todos os sentimentos das pessoas ligadas a ele depois desta inestimável e irreparável perda.
Enfim, um dos mais belos livros que já li. Sem dúvida, O mais Emocionante.
Recomendo.

Luciana.Viveiros 21/11/2021

Ayrton Senna... Herói Revelado
O Livro detalha profundamente Ayrton Senna, sua vida pessoal e sua carreira como piloto. Consegue nos transportar para a vida de Ayrton, conhecer seus desejos, sentimentos, medos e preocupações. Com certeza é um ótimo trabalho de pesquisa e vale muito a pena.