Cama de Cimento

Cama de Cimento Tomás Chiaverini

Resenhas - Cama de Cimento

Erika 02/08/2010

FASCINANTE E ESCLARECEDOR
É engraçado como a mendicância, embora nos rodeie de forma tão acintosa, seja muito pouco abordada. Parece que os meios de comunicação têm para com os moradores de rua a mesma reação da maioria das pessoas: finge que não vê, ignora, passa batido, "faz de conta que não existe".
Em vista dessa lacuna, somos levados a ver a questão de maneira preconceituosa ou sob a ótica das suposições, e, assim, quase sempre se forma uma visão distorcida da coisa.
Tomás Chiaverini rompe esse silêncio com o brilhantíssimo "Cama de Cimento". Trata-se de um livro-reportagem que estuda o tema moradores de rua de forma completa. Tomás se fez passar por um mendigo, infiltrou-se entre eles e conheceu de perto a realidade. Ao mesmo tempo, a obra traz dados técnicos sobre a questão e conta interessantes histórias de personagens que fazem parte desse quotidiano.
Essa mescla de informações é muito eficaz, e propicia ao leitor lucidez sobre o tema. Assim, rompem-se alguns estereótipos, como do mendigo que já nasceu na miséria, ou que não teve estudo, ou que sonha em sair das ruas a qualquer custo ou que padece de problemas mentais. Na verdade, não há uma regra padrão: cada um tem uma história e cada história tem suas especificidades.
Livro dinâmico e muito bem escrito! Recomendo 101%!
ivo 15/02/2013minha estante
O livro é muito bom e estou relendo para escrever uma peça de teatro para os meus alunos do 6° ano, que tem como tema: Os Mendigos. Esse livro é uma das minhas inspirações, e também um livro rico, bom para reler várias vezes nessa vida.

ivo 15/02/2013minha estante

Melina.Ferrari 05/03/2023

?Sobrevivência é a maior preocupação?
Sobrevivência é sobre viver. Antes de começar este livro, julguei que seria ruim e/ou superficial apenas pela capa ser simples, por não conhecer o autor ou pela quantidade de páginas. Engano meu. O livro é incrivelmente bom.

O escritor detalha sobre como os moradores de rua estão focados em TV como irão sobreviver ao próximo dia de vida. Mas, além disso, conta como existem organizações e pessoas que levam comida à quem passa dias sem alimentação ou sedem abrigo. No entanto, muitos preferem ficar na rua. E, para entender a dinâmica dessas vivência e dessas escolhas, o autor dorme nas ruas do centro de SP.

naldho 18/03/2020

Um novo olhar sobre as ruas
Ótimo livro documentário sobre o cotidiano dos moradores de rua. Através do livro podemos entender um pouco mais o que acontece nas ruas, os motivos que levam as pessoas largarem tudo para terem uma vida tão dura,mas livre. Podemos ver também o descaso do poder público, que pouco se importa com quem paga impostos, quanto mais com quem precisa de apoio, de todas as formas.
Vale a leitura. Sem preconceito, sem fórmulas prontas. Só o olhar puro através do escritor.
e Boa Viagem!

Rafael.Almeida 23/01/2022

Imperdível para os cientistas sociais
Obra interessantíssima. Um livro reportagem muito bem escrito do Tomás. A realidade nua e crua dos moradores de rua em São Paulo.

mavi47 14/02/2024

Livro muito bom, com uma leitura fluida e bem esclarecedora. achei interessante ver por outra perspectiva, com um olhar mais humano. gostei muito.