A Era dos Direitos

A Era dos Direitos Norberto Bobbio

Resenhas - A Era dos Direitos

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de livros: A era dos direitos, de Norberto Bobbio
“O problema da moral foi originariamente considerado mais do ângulo da sociedade do que daquele do indivíduo. E não podia ser de outro modo: aos códigos de regras de conduta foi atribuída a função de proteger mais o grupo em seu conjunto do que o indivíduo singular. Originariamente, a função do preceito “não matar” não era tanto a de proteger o membro individual do grupo, mas a de impedir uma das razões fundamentais da desagregação do próprio grupo. A melhor prova disso é o fato de que esse preceito, considerado justamente como um dos fundamentos da moral, só vale no interior do grupo: não vale em relação aos membros dos outros grupos.”
“Uma das definições possíveis de democracia é a que põe em particular evidência a substituição das técnicas da força pelas técnicas da persuasão como meio de resolver conflitos.”
“Como sempre, a lição da história é ambígua (e, por isso, é difícil aceitar a tese de que a história é mestra da vida).”
“A primazia do direito não implica de forma alguma a eliminação do dever, pois o direito e dever são dois termos correlatos e não se pode afirmar um direito sem ao mesmo tempo o dever do outro de respeitá-lo”.
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/12/era-dos-direitos-norberto-bobbio.html

Alexandre.Debona 21/07/2020

Excelente
Livro de difícil leitura, é a necessária uma base ampla para conseguir acompanhar o raciocínio do autor, mas é excelente!

Tuts 23/02/2023

Uma boa experiência
Li por indicação da minha professora de direito da faculdade. O livro é essencial para entender sobre os direitos humanos,sua origem,importância,dimensões. Bobbio faz muitas reflexões interessantes também sobre o direito de resistência,sobre a pena de morte,e a tolerância.

É um livro não muito fácil de entender à primeira vista,pra mim fluiu melhor depois de assistir as aulas da professora Geilza Diniz,do Grancursos online,que são muito boas e me fez entender melhor a obra. Recomendo,as aulas estão disponíveis gratuitamente no youtube.

Jéssica Maria 25/02/2023

Lido para a Disciplina de Ética e Direitos Humanos
O lido foi escolhido com o intuito de favorecer a compreensão dos fundamentos dos valores constitutivos da liberdade, democracia, justiça e equidade, bem como introduzir a evolução dos Direitos Humanos na sociedade moderna, seus limites e possibilidades históricas.

Lua 20/03/2024

Demorei um pouco pra terminar este, achei um pouco difícil de entender algumas partes me deixaram confusa mas entendi o pensamento dele.

TalesVR 21/09/2019

Baixa eficácia e possível ''retórica'' dos Direitos Humanos
''A Era dos Direitos'' reúne diversos artigos escritos pelo filósofo italiano Norberto Bobbio ao longo de décadas de estudo e trabalho intelectual. A convergência entre eles é clara: falar sobre os direitos do homem em vários aspectos; por vezes lemos palavras sobre Kant, em alguns momentos voltamos à Hegel, à Revolução Francesa, etc.

O que fica extremamente claro nas palavras de Bobbio é de que desde a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1789, marco inicial do que viria a ser os ''Direitos Humanos'', tais aspirações carecem de EFICÁCIA. O homem progride em teoria mas parece que pouco sai do lugar na prática da garantia dos seus direitos. Ora, vejamos: a primeira geração de direitos são as liberdades políticas e direitos civis, mas pergunto-lhes: quem no Brasil hoje possui liberdade política e age como verdadeiro cidadão em um modelo mais ou menos ideal de democracia? Os caminhos são muito poucos, as palavras são muitas, enquanto a eficiência de proteção dos direitos humanos é baixíssima.

Outro ponto abordado pelo italiano é a problemática da moral. Entendo ser perfeitamente compreensível que um homem italiano como Bobbio tivesse as ideias que teve, mas até ele mesmo compreende o problema por trás disso. Como querer universalizar um pensamento claramente europeu em pleno século XXI? É relativamente fácil enquanto cidadão de um Estado de Bem-Estar Social ter alguns posicionamentos, mas penso ser um pouco mais difícil acreditar em algumas coisas enquanto cidadão brasileiro, vivendo uma outra realidade. Infelizmente é possível dizer que o Brasil ainda carece de efetivar os direitos de primeira geração, ao passo que o ''mundo'' já fala na quarta. Não é um problema apenas brasileiro, é latino, africano, asiático e até mesmo de europeus do Leste.

Uma possível e triste conclusão que se pode chegar através do texto e outras reflexões é a de que os ''direitos'' proclamados há seculos são retórica (em um sentido ruim do conceito mesmo). Diplomatas se fecham em salas na ONU afirmando direitos que não possuem métodos de garantir. O trabalho a ser feito é na linha de frente.

Anne__ 18/04/2020

Impressionantemente reflexivo.
A leitura desse livro em tempos de pandemia sucita reflexões intensas sobre o período sócio-jurídico que estamos atravessando. Numa época em que as incertezas são tomadas como a única certeza, a visão de Bobbio sobre temas como liberdade, Direitos do Homem e pena de morte se tornam acaloradas e ainda assim atuais. Há realmente a possibilidade da prevalência de um direito sobre o outro? Qual opinião deve prevalecer? De qual maioria estamos falando? Qual fundo histórico nos guia e para onde nos guia?
São tantos os questionamentos que esse livro maravilhoso tem que o único que se pode afirmar é que ele cumpre sua função quanto ao leitor que é ativar o seu olhar para não apenas a visão política, jurídica ou social, mas para a sociedade como um todo e buscar sanar, na medida do possível, as necessidades oriundas dos costumes atuais (tal qual estamos vivendo agora). Para os amantes de Ciência Política, Direito Constitucional e Direito Penal, é uma excelente recomendação.

alinnemarinho 23/08/2021

Direitos Fundamentais como problemática política
Um guia sobre Direito Fundamentais!
Bobbio faz um levantamento histórico do surgimento dos Direitos do homem até a modernidade, passando pela problemática de como proteger os mesmos nos tempos atuais.

mac 15/04/2023

A era dos direitos
Li para ter uma ideia melhor da matéria que está estudando em direito civil. Esse livro atendeu minhas expectativas, pois me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que eu tinha e complementou informações. Gostei!

Geovana348 24/05/2023

Bom, mas denso
É um livro muito denso, as vezes de difícil interpretação, mas tem um conteúdo incrível, extremamente atual e importante. Mas achei cansativo, tenho que ler mais livros de direitos pra me habituar

Laura 12/03/2021

Complexo
Um livro que trata sobre assuntos contemporâneos relacionas aos direitos humanos de uma forma complexa. A linguagem do livro não é tão acessível, mas, mesmo assim, é fascinante.

Dani 03/12/2023

Ler Bobbio é sempre gratificante. Sua escrita é simples e leve. A análise sobre os direitos humanos apresentada nessa obra é bastante interessante. Apreciei bastante a leitura

Charlie Gabriel 20/01/2024

controvérsias
Sempre reclamo de obras que são amontoados de artigos escritos em momentos diferentes, como um trabalho que cada um faz sua parte e depois remenda e fica aquela "beleza", essa obra sofre disso, tornando a leitura varias e varias vezes repetitiva e contraditória, em alguns pontos Bobbio sendo super critico e desmerecendo outros autores e suas ideias por serem um tanto subjetivas e em outro momentos o mesmo se banha em subjetividade, sem falar no otimismo ferrenho, de certa forma elitista e eurocêntrico, sobre o futuro e o presente dos direitos do homem e sobre a tolerância a intolerância

Italo 09/04/2024

É, da pra ler
É um bom livro, pena que de uma disciplina que eu odeio. E eu odeio ler coisas que remetem coisas que eu odeio.
Quanto ao livro, é de leitura simples, fácil. Eu quero ter esse livro físico, um dia.