Anjo da Escuridão

Tilly Bagshawe

Resenhas - Anjo da Escuridão

Bruna 11/03/2021

Saudades, Sidney Sheldon
Só eu detestei essa personagem principal? Sem falar que a trama dela é tão óbvia que fica cansativa de concluir. Alguém se surpreendeu?

Isso fora os homens tarados por mulheres recém estupradas. Que detetive escroto!

Acho que a autora deveria usar o próprio nome para seguir a carreira. E pronto.

Biblioteca da Pry 12/01/2021

Um livro de suspense que você não consegue parar de ler.
Confesso que li em dois dias, porque não conseguia parar até conhecer toda a história.
O autor tem uma forte característica de usar os detalhes para desenvolver suas personagens, dando detalhes das suas personalidades, físico, e, mesmo assim, não conseguimos descobrir os detalhes logo de início.
O livro nos apresenta um suspense ligando amor, ódio, ressignificação, psicologia e abandono, sentimentos confusos que levam à perdição e que muitas vezes nos levam a loucura.
Os principais envolvidos são pessoas completamente diferentes mas ligadas por emoções complexas e que nem mesmo os melhores policiais podem evitar senti-los. Descobrir as causas e os envolvidos em assassinatos violentos ganhou uma nova característica nessa obra, fazendo a leitura ser agradável e nos fazendo compreender questões psicológicas, pois todos nós estamos sujeitos as armadilhas do amor e/ou da loucura.
Sou fã do escritor, e a cada nova leitura, me surpreendo com sua capacidade de inovação.
Essa obra foi concluída por Tilly Bagshawe, pois o autor faleceu deixando registros inacabados.

No meu canal falo mais detalhe sobre o autor.

Vivian de Paulo 25/11/2012

Anjo da Escuridão - Shidney Sheldon e Tilly Bagshawe (RESENHA)
Meu primeiro autor - depois das “Sabrinas”, “Amandas”, “Biancas” e afins – foi Sidney Sheldon. Eu o conheci através da minha mãe que sempre pegava emprestado alguns livros quando voltara a trabalhar e estudar. Eu tinha 10-11 anos quando li o meu primeiro livro dele chamado “A Corrida pela Herança” que é um livro infanto-juvenil da sua vasta coleção. Me apaixonei perdidamente e, apartir de então, queria ler todos os livros dele que me aparecessem pela frente. Eu demorei a ter computador e internet em casa, então dependia da minha mãe para descobrir e conseguir os livros dele, até ter contato com sebos e mergulhar no universo literário de um modo em geral.

Fiquei muito triste com sua morte em 2007 e foi no dia de sua morte que descobri que ele fazia aniversário no mesmo dia que eu – 11/02 – (*.*). Enfim, de lá para cá vinha me sentindo orfã dele, até entrar numa livraria e dar de cara com “Anjo da escuridão” de SIDNEY SHELDON. Oi? (...) Mas em letras miúdas estava o nome daquela que haveria de desenterrar e/ou ressuscitar Shidney Sheldon, meu ídolo – Tilly Bagshawe. ( Sim, ela já tinha escrito “A Senhora do jogo” que é uma continuação do “Reverso da Medalha” e “Depois da escuridão”, e eu só tomei conhecimento disso recentemente. Pasmen, mas eu estava fechada na bolha chamada “estudo e trabalho”).

Comecei a ler o livro com um certo receio. Afinal não foi escrito integralmente por Sidney Sheldon, e se leva o nome dele é por que é uma de suas obras inacabadas que a Tilly Bagshawe terminou, então fiquei com medo de me decepcionar. Uma diferença que notei entre Sidney e Tilly foi a detecção de um pouco de floreamento e um toque mais romântico em certas partes no livro. Sidney, sempre foi um autor sem muitos rodeios, mais focado em ações do que em sentimentos. Mas o roteiro do livro não deixou a desejar. Eu pensei ter desvendado o mistério logo de cara, por mim, no desenrolar da estória não precisava todos os assassinatos para descobrir quem era o verdadeiro assassino. Mas, o mais surpreendente estava no Epilogo do livro. Não! Não adianta você começar a ler o livro, ter uma idéia de quem estaria por trás dos assassinatos e correr para ler o Epílogo só por que eu disse que a grande surpresa está lá. Você não irá intender nada se fizer isso. A autora foi muito esperta, nessa questão.

Enfim...

Vamos a estória.

Tudo se inicia com o assassinato de um velho milionário amante, colecionador e negociador de artes (Andrew Jakes). Andrew Jakes tem seu corpo mutilado, presencia o estupro da sua esposa durante o crime, logo após é degolado e seu corpo amarrado ao da sua esposa até que alguém os encontre. É claro, tem sempre alguém que chama a polícia! Após a chegada da policia, a esposa é levada para um centro de cuidados médicos, após ter alta, doa toda sua fortuna para instituição de caridade e some no mundo. Sim, esse é só o primeiro de uma série de assassinatos do mesmo formato (todas as esposas são mais jovens que o homem, são estupradas e tem seu corpo amarrado junto ao marido morto na cena do crime, dias após a morte do marido doam suas fortunas para instituições de caridade - muitas delas em prol de crianças carentes - e desaparecem no mundo). Esses assassinatos ocorrem em países diferentes (o que é uma caracteristica dos livros de Sidney Sheldon), e onde há um assassino internacional, há também investigação pela Interpol.

Nosso grande detetive da vez é Danny McGuire. (Um cara que eu chamaria para tomar uma cerveja numa sexta-feira a tarde. Parece ser gente fina!). Ele é o policial que chega na cena do crime do primeiro assassinato. Mas como a viúva toma um chá de sumiço, sua investigação vai por água abaixo e ele não consegue descobrir quem é o assassino. Eis que os anos passam e ele vai trabalhar na Interpol. E um belo dia surge em seu escritório um rapaz chamado Matt Daley (filho bastardo de Andrew Jakes) que quer fazer um documentário sobre o assassinato do pai. Mas porque ele vai procurar logo Danny, que não queria nem ouvir falar mais desse caso? (leia o livro que vocês entenderão o porque dele não querer tocar no assunto) Sim, claro, porque ele foi o policial responsável pela investigação do assassinato do seu pai na época, mas também porque ocorreu um novo assassinato idêntico ao do seu pai, do qual Danny, agora na Interpol, ainda não tinha conhecimento. E assim se iniciam as investigações reais em busca do assassino.

A escolha dos homens pelo criminoso segue a mesma premissa: são homens milionários que abandonaram suas antigas famílias e filhos e nunca mais voltou a procurá-los, tornando os filhos, meio que, "orfãos" de pai. Será que o assassino tinha a intenção de vingar essas crianças/filhos? Mas, e as esposas? O que será que aconteceu com elas? Porque envolve-las na cena do crime?? Por que todas elas tomam as mesmas atitudes de doar suas fortunas para instituições que ajudam crianças e desaparecem?

Matt Daley foi o personagem que mais me irritou durante a leitura do livro. Parece ser um rapaz muito fraco, no sentido de se deixar levar. (Muitas vezes me deu vontade de chacoalhar seus ombros e gritar “ Meu filho, acordaaa pra vida!”) Ele é a prova viva que o amor além de cego, é surdo. E ele acaba, de um jeito ou de outro, por fazer parte do ciclo vicioso do qual o autor/autora nos apresenta. E cá entre nós: Uma mulher consegue deixar um homem tão louco assim??

Enfim, eu gostei do livro, me surpreendeu bastante, principalmente com o Epílogo. Não gostei do caminho que Matt escolheu para ele no final do livro, mas eu gostaria muito de saber como foi a vida dele depois dessa escolha. Tenho certeza que se entendesse um pouco de psicologia e psiquiatria conseguiria talvez entender o porque de alguns comportamentos dos personagens.

Não adentrei demais na estória do livro por medo de soltar spoiler. Mas você viu quantas perguntas o autor te faz fazer?
Agora, se você leu e quiser comentar, fique a vontade. =D

3 estrelinhas no Skoob: Gostei e Recomendo.
maria valeria 27/11/2012minha estante
Bom,a impressão que me ficou no final do livro é que o destino do Matt também está selado...Afinal ele também abandonou mulher e filhos,não é?
Sinistro!

Anônimo 19/01/2013minha estante
Cuidado com os Spoilers, Maria, você postou uma informação muito importante para o esclarecimento do mistério.

Anônimo 19/01/2013minha estante

Ana 04/09/2020

Sou apaixonada pelos livros do autor, então, sou suspeita de falar. A trama do livro é muito envolvente e torna quase impossível largar o livro durante a leitura.

EliGomes 04/11/2020

Muito empolgante
Como esperado de um dos meus atores preferidos, não me decepcionou nem um pouco. Amei o livro, quase não conseguia largar o livro, já virou um dos meus preferidos.

Gusta 12/07/2020

Um dos melhores que já li na minha vida
Foi o primeiro livro do Sidney Sheldon que li, depois desse, resolvi que iria ler todas as obras do mestre.
O livro é incrível em diversos aspectos, te prende logo no início, e o final faz sua cabeça explodir. Juro que quando terminei fiquei todo arrepiado.
Nessa obra é perceptível a transformação dos personagens, como o senso crítico deles mudam de acordo com o tempo.
Por outro lado, o livro é BEM PESADO, eu li ele com 14 anos, mas sempre tive cabeça para essas coisas.. mas caso você não goste muito de violência não leia de jeito nenhum, recomendo Plano Perfieto, também do Sheldon, mas com um enredo mais leve.

Fernanda 26/09/2012

O livro realmente é envolvente. Só acho que teve excesso de personagens e tive que gravar o nome e o que cada um era, mas enfim, prendeu a minha atenção. No melhor estilo Sidney Sheldon, assassinatos, mistérios, investigações, muito eletrizantes. Só não curti o final que Matt Daley escolheu para ele. O que deixa claro que a história é cíclica. E tomou a mesma decisão que os homens assassinados e me deu uma raiva muito grande.

Luana 15/08/2022

Excelente drama
Para quem gosta de livros de assassinato fica uma ótima recomendação.
História envolvente, com um final surpreendente.

kaylaninha 02/11/2020

loucura loucura
Eu não sei exatamente como ou o que falar desse livro,ele é bom,é um suspense policial,acredito que tenha tudo que precisa ter num suspense,e também tem uma dose de romance,eu gostei do final,não diria que é incrível mas eu gostei.

Nathalia.Rodrigues 16/10/2021

Previsível do início ao fim...
Previsível e maçante. Essa história funcionaria melhor em forma de conto. Antes da página 65 conseguimos decifrar o grande mistério acerca dos desaparecimentos e autores dos crimes e por isso a história fica desinteressante. Nas próximas 200 páginas temos mais do mesmo. Novos crimes que só corroboram o que já deciframos e um romance difícil de engolir, aliás, tudo que acontece voltado para o romance/sexo/atração entre as personagens é muito forçado, muito mesmo, e é claro, o clássico relacionamento que, se eu disser que é abusivo é pouco. Uma investigação superficial e burra (se tivessem pedido umas fotos aí no início da investigação, ao invés do final, teriam matado a charada na hora e nos pouparia quase 300 páginas de lenga lenga). Enfim, pulei quase 200 páginas e não perdi nada. Por volta da página 300 tudo se desenrola, sem nenhuma surpresa.
Valeu a pena ler? Sim, sempre vale, se não tiver nada melhor pra ler.

Wanessa_Gabriela 25/09/2022

Interessante
Esse mistério é mais um suspense do que necessariamente um ?mistério policial?. Você já sabe tudo como vai ser e o que tá acontecendo desde logo. Não sei se essa foi a intenção do autor. Mas isso não tira o mérito de ser um bom livro!!

Monique.Mingoranse 09/06/2021

Investigacao
Investigacao de varios crimes interligados com paixoes avassaladoras um fim bem interessante primeiro contato meu com sidney sheldon gostei bastante pretendo ler outros do autor

Dany 24/08/2022

Um bom romance policial
O queeee... meu queixo caído mil vezes.
Precisei vir falar desse livro que me surpreendeu tanto.
Anjo da escuridão começa quando um velho rico é assassinado em sua mansão em Hollywood Hills, o cadáver está amarrado ao corpo nu de sua jovem e bela esposa, que foi espancada e estuprada. Ao longo dos anos vão acontecendo outros assassinatos idênticos (homens mais velhos casados com belas jovens que desaparecem misteriosamente depois).
Acompanhamos dois personagens principais Danny McGuire detetive envolvido no caso que nunca conseguiu esquecer a primeira viúva, e Mat Daley filho do homem assassinado.O que posso dize é que quanto mais eles mergulham nessa trama mais perdidos eles ficam.
Quem é mal ? quem é bonzinho?
Quem manipula ?Quem é manipulado?
são algumas das perguntas que ficam na nossa cabeça durante toda a história e quando o fim realmente chega ficamos aterrados sem acreditar no que estamos lendo.
e para terminar gostaria de dizer que esse livro possui uma das melhores cenas de tribunal que já li.
Mayara 29/08/2022minha estante
Esse livro é incrível! Li há alguns anos, e nunca me esqueço do quão impactada eu fiquei com o final! ?

Dany 29/08/2022minha estante
Sim fiquei super chocada! Kkk

Gih Santos 14/12/2021

Muito Bom
Amo muito a escrita do Sidney Sheldon e esse livro é perfeito do começo ao fim, amo que ele mistura romance e mistério e isso prende bastante, por isso o livro é perfeito.

Jaime.Fabricio 07/11/2012

Realmente concordo com a Fernanda, tem muitos personagens, tantos que a própria autora se deixa confundir em uma parte do livro em que troca o David por Danny rs.., mas nada que tire o brilhantismo do livro que mistura suspense com uma pitada de humor. Uma trama muito bem amarrada que nos prende do começo ao fim. E mesmo já sabendo quem é o assassino no começo do livro, ela deixa bem claro que o fim não é descobrir o vilão e sim se emocionar com o epílogo.
Lorena . 11/12/2012minha estante
Além de trocar David por Danny, ele troca hiperglicemia por hipoglicemia hahaha
Mas é realmente um livro brilhante.