Dentes Guardados

Dentes Guardados Daniel Galera

Resenhas - Dentes Guardados

Tito 22/08/2010

Quatorze contos ferozes, mantidos a salvo por um javali asmático.
Agatha 18/11/2011minha estante
A questão é essa: "contos ferozes". E fim.

Matheus 14/05/2022

Envolvente, com toda certeza
Essa foi minha primeira vez lendo textos desse gênero. Não me refiro a contos, mas sim a temática adulta dos que estão nesse livro.Pra minha surpresa não foi ruim ler, e acho que a escrita desse autor não permite que o livro seja chato. O primeiro conto é bem avassalador, eu diria.
Aliás, no final tem uma pequena descrição do trabalho do autor, e agora eu entendo porquê esses contos falam tanto de motéis e "atividades corporais" hahaha

Agatha 15/11/2011

Os romances reais de Galera são perfeitos
Eu li o livro há duas semanas. Demorei porque precisava de um tempo pra refletir sobre como explicar o que li/assimilei.
‎"Vou reformular clichês românticos[...] Assim, ela estará novamente convicta de que eu mereço comê-la"
A forma como Galera descreve os "romances reais" é, de modo bruto e natural, perfeccionista. Chega a ser impossível não desejar cada personagem e não se ver em cada situação, até mesmo, quem sabe, compreender determinado momento passado.
"Dentes Guardados" deixou-me literalmente de boca aberta. Recomendo.

Thaís Q. 15/01/2011

Ousado
Adoro encontrar jovens escritores. Foi asim que encontrei Dentes Guardados de Daniel Galera. Cada conto é uma leitura a um desconhecido conhecido, palavras abafadas pelos relacionamentos e sentimentos das pessoas. Ele provoca o leitor e isso acredito ser uma qualidade maravilhosa.

"Dentes Guardados.Não acabam nunca se guardados. Na boca apodrecem" - Hilda Hilst

Vitor Emmanuell 23/10/2012

Um ensaio divido em 14 contos - Uma trama que surpreende
Dentes guardados. Não acabam nunca se guardados. Na boca apodrecem.
Hilda Hilst, Com os Meus Olhos de Cão

Eu demorei um pouco para assimilar tantas informações, desde que decidi que sou fã do Daniel Galera. O cara tem atitude, tem texto, tem ideias ótimas e além de tudo, ótimos livros. Dentes Guardados é o primeiro livro lançado de Galera, e foi o primeiro contato que tive com este autor. Baixei o livro no site oficial, no formato digital. Embora quase nunca leio livros no computador, essas 87 páginas se tornaram um prazer incondicional, onde, Daniel Galera aborda temas polêmicos e ao mesmo tempo divertidos.

O livro tem 14 contos, ora curtos e divertidos, ora longos e bem planejados. Galera é o tipo de autor que sabe onde está pisando, onde está colocando os pés no ramo literário. Embora o livro tenha bastante êxito sexual, como por exemplo, “Triângulo” meu FAVOTIRO, um conto que gosto muito não sei porque virou um dos meus lemas neste ramo na minha vida.

Em um momento da literatura, em que não existiam autores com um bom texto, Galera apareceu como de paraquedas no mercado editorial. Outro conto que me chamou muito a atenção foi “A Escrava Branca”, onde procura-se uma escrava branca, basicamente um contrato sexual entre um homem e uma mulher, apenas relação sexual e amizade, nada de sentimentos.

O livro é uma leitura bastante rápida... Outro ponto que observei, os fãs de Cinquenta Tons de Cinza que me perdoem, mas Dentes Guardados é muito mais quente.

Sinopse: Dentes Guardados traz os contos-"Os Mortos de Marquês de Sade", que narra a visita de um grupo de jovens a um vilarejo gaúcho chamado Marquês de Sade, onde os adultos se comunicam "exclusivamente em alemão" e de onde os visitantes tentam trazer para casa, como lembranças, as lápides do cemitério. Há outros -"Subconsciente", "Amor Perfeito", "A Escrava Branca", "Manual para Atropelar Cachorros", "Dafne Adormecida" e "Triângulo".

Resenha publicada no blog em que sou colaborador. (http://beyondofbooks.blogspot.com.br/).

Mateus HerpicH 26/04/2021

Um... Livro, de fato
Alguns contos expõem sentimentos que chegam a assustar por chegarem tão subitamente e sem filtro, e por parecerem tão verossímeis. Outros eu diria que são de mal gosto mesmo, mas o autor já nos alerta sobre isso no prefácio.
A quem interessar, o Galera disponibiliza Dentes Guardados de graça.

Rick 22/04/2011

Uma série de contos interessante.
O leitor é absorvido para os sentimentos dos personagens, seja no nível onírico(ou não) do que está a perder um membro importante do corpo, seja no alívio do atropelador de cães, seja no que deseja uma
escrava...
Um uma leitura rápida e única de todos pode sentir alguma repetição de comparações e descrição, mas não torna a leitura monótona.
É raro encontrar um conjunto de contos que possuem o mesmo ritmo e idéia, sem se tornar um fix-up.

Raquel Galvão 20/12/2011

demais!
vale muito a pena! o livro é dinâmico, moderno e traz diversas nuances do nosso cotidiano. Foi meu primeiro contato com a escrita de Daniel Galera e já gostei muito. Li em formato de e-book que está disponibilizado gratuitamente pelo próprio autor na net!

Dose Literária 21/08/2013

Pequenos grandes contos de Daniel Galera
O livro contem 14 contos escritos de maneira coloquial e direta, a escrita do Galera é marcada por relatos do dia-a-dia de pessoas comuns, seus relacionamentos e o problemas relacionados aos mesmos.
Logo na primeira linha do primeiro conto, o autor me ganhou com o relato de uma garota no conto Amor Perfeito: "Ele tirou minha virgindade". Essa foi a primeira frase. Li o primeiro conto em segundos e quando me dei conta havia lido o livro inteiro em menos de 2 horas...

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/08/pequenos-grandes-contos-de-daniel-galera.html

Anna Carolina 08/02/2016

Daniel Galera é o melhor contra-argumento àqueles que afirmam que não há bons autores contemporâneos no Brasil.
Sansão 12/02/2017minha estante
Quero muito esse livro!!!!!!

Anna Carolina 14/02/2017minha estante
Sansão, ele tá de graça para download no site do Daniel: http://ranchocarne.org dá uma conferida :D

Sansão 17/02/2017minha estante
Obrigado! ?

João Luiz Ramos 03/06/2023

Um conto melhor que o outro
Nunca tinha lido nenhuma história curta do Galera e este livro me provou que o cara é bom até em escrever contos. Livro muito bom! Companhia das Letras, vamos republicar esse livro também?

Thiago Barbosa Santos 07/01/2019

Primeiros passos
‘Dentes guardados’ é o primeiro livro de Daniel Galera, o único de contos. Foi um trabalho que começou a ser publicado na internet e, posteriormente, reunido para ser publicado em livro.

São ao todo 14 contos, escritos em um momento em que o autor ainda estava dando seus primeiros passos na carreira literária, ainda amadurecendo o texto. Mas já percebe-se o grande talento dele, aprimorado mais para frente com ótimos romances, como ‘Barba ensopada de sangue’ e ‘Até o dia em que o cão morreu’. Li todos os romances de Galera e esses dois são os meus prediletos.

Voltando ao ‘Dentes guardados’, muitos contos merecem destaque, como o de abertura, o “Amor perfeito”, que de tão perfeito, passa a ser imperfeito; “A escrava branca”, que conta a esquisita relação de um cara que contratou uma moça para lhe servir de escrava sexual e acabou se apaixonando por ela, porém, o amor verdadeiro não fazia parte do acordo. Por isso, ela acabou abandonando o barco; “Manual para atropelar cachorros” tem o psicopata que, apesar de gostar de cachorros e até possuir um de estimação, desenvolveu um louco prazer de atropelar e matar cães de rua.

Há alguns contos que não são bons, mas bem poucos, na média, gostei bastante. Galera poderia investir mais nos contos nas próximas publicações.

hagabrielah 22/05/2023

Cinzento
Esse livro é tão pessimista e melancólico que depois de lê-lo fiquei com a sensação de estar enxergando o mundo através de lentes cinzas.

Jef 30/03/2020

Dentes guardados e revelados em contos promissores
"Dentes guardados" é o único livro de contos (até o momento) do escritor Daniel Galera, livro de estreia dele em 2001. Raro de achar físico, mas fácil de achar em e-book (cujo próprio autor o distribuia gratuitamente em seu site). Daniel Galera, autor dos romances "Até o dia que o cão morreu", "Mãos de cavalo", "Cordilheira" e "Barba ensopada de sangue" demonstra através de 10 contos diferenciados a sua habilidade de escrita narrativa com histórias inusitadas e interessantes.

Dentre os 10 contos, os que mais gostei foram "Triângulo", um conto sobre um relacionamento a três, mas não dá forma que se espera, "A escrava branca", que só o título já chama atenção, a história então..., "Manual para atropelar cachorros", é outro de título provocativo, que é - veja só - sobre atropelar cachorros, e os "Os mortos do marquês de Sade", uma aventura em um vilarejo gaúcho que se desenvolve de modo atípico.

Daniel Galera consegue em sua primeira obra ter ótimos momentos com assuntos variados, de personagens amorais e imorais que revelam humanidade. Leitura rápida, gostosa, acessível.

Filipe.Pereira 23/02/2016

Gaúcho bom de grito.
A literatura Gaúcha sempre foi boa, é uma tradição, quase. Galera não foge à regra. Aqui os contos são sobre jovens adultos, e se você for um jovem adulto, suponho, se toque bem mais com as histórias sobre sexualidade, drogas, romances mal terminados etc. Galera, em Romances, mostrou-se um escritor menor que nesses contos. Há pretensões que diminuem um autor. Aqui, por sorte, não há ambição nenhuma. Literatura para jovens , sim, mas literatura de cachorro grande!

(o autor, curiosamente, acha o livro fraco. Bobagem)