O homem cordial

O homem cordial Sérgio Buarque de Holanda

Resenhas - O HOMEM CORDIAL

Lauana.Figueiredo 05/07/2022

isso não é uma resenha
fora o capítulo do homem cordial, eu me senti deslocada e perdida mas acho que isso não influenciou muito porque o meu objetivo era realmente entender mais além a expressão do Buarque. Então essa resenha vai ser mais pra mim e o objetivo dela é juntar os meus pensamentos pra concretizar com veemência o meu trabalho.

Então, Holanda afirma que a formação cultural brasileira é uma herança colonial dos ibéricos. Assim, ele ratifica que a peninsula ibérica nunca se afirmou "Estado Moderno cujos meios de produção voltam- se ao poderio burguês" Dessa forma, suas colônias recebem consequências, pois a formação cultural acaba sendo atrasada por viverem em um mundo que prega a "democracia burguesa e as diversas burocracias". Por isso que na América não houve uma revolução industrial ferrenha e os estamentos de classe permaneceram rígidos, não correndo a ascensão de uma classe média capaz de aderir os princípios calvinistas e estar de acordo com a burocracia capitalista de uma inglaterra, por exemplo.( Aliás, isso foi dito por Weber)

Tendo o início formado, Sérgio Buarque prossegue fazendo um trabalho sobre a consciência do homem na colônia. Assim, ele coloca que por não termos a influência do estado moderno, iremos construir o famoso estado atrasado: aquele rural e voltado pro patriarcado. Por isso que não há uma sociedade com pensamentos "iluministas e democráticos" pois estamos atrelados ao < patrimonialismo> que seria aquele posicionamento inértico às instituições ou se nao isso, vivemos com certo desinteresse com relação à elas. Surge então, o exemplo do ritualismo. Por conseguinte, somos mais afetivos dentro do sistema aristocráticos e menos racionais -- aqueles atrelados à burocracia -- formando- se assim, o tipo ideal. Encerrando com a negatividade desse "tipo" pois nao conseguimos evoluir da mesma forma que verdadeiras civiilizações europeias.

off que isso nao foi uma resenha mas quem realmente for ler, saiba que a leitura vale a pena, em partes

Thais 05/11/2023

Fundamental
Um livro que nós retorna às raizes da nossa cultura, um mergulho necessário ao nosso conhecimento enquanto Brasil!

Ricardo 19/12/2012

Pout-pourri de Sérgio Buarque de Holanda
Este livro serve como uma introdução às principais obras do intelectual brasileiro, pois são capítulos extraídos de suas principais obras como Raízes do Brasil e Visão do Paraíso, reunidos neste pequeno livro que é claro não tem a pretensão de que com essa amostra compreenda-se toda a grandiosidade do autor, mas ao menos dá para saborear um pouco de seu conhecimento e sabedoria

Carlos 03/05/2020

Para começo de conversa
Este pequeno livro serve como uma introdução à obra do Sérgio Buarque de Holanda. Integrando a coleção Grandes Ideias da Penguin &Companhia das Letras, trata-se de cinco artigos retirados das principais obras do sociológico tido como um dos principais pensadores do Brasil. Destaque pra O Homem Cordial que faz parte de Raizes do Brasil , considerada a principal obra do autor.

Jackson60 30/03/2021

Capítulos de Obras de Sérgio Buarque
A obra está dividida em cinco capítulos: 1) O poder pessoal; 2) Poesia e crítica; 3) O homem cordial; 4) Botica da natureza; e 5) Experiência e fantasia.

O primeiro capítulo trata do Brasil Império, com suas inconsistências -- um parlamentarismo fraudulento, a tentativa de ser um regime liberal, mesmo com a existência da escravidão e da imposição de uma religião pelo estado (Catolicismo). Trata ainda de disputas de grupos políticos, a exemplo dos liberais e conservadores, os últimos mais alinhados ao imperador.

O segundo capítulo trata do falso antagonismo que existe entre a poesia e a crítica.

O terceiro capítulo e o que entitula o conjunto, O homem cofial, está subdividido em seis tópicos: ? Antígona e Creonte; ? Pedagogia moderna e as virtudes antifamiliares; ? Patrimonialismo; ? O "homem cordial"; ? Aversão aos ritualismos: como se manifesta ela na vida social, na linguagem, nos negócios; ? A religião e a exaltação dos valores cordiais. Quem desejar se aprofundar mais neste tema, é recomendada a leitura o livro Raízes do Brasil, de onde é extraído este capítulo.

O quarto capítulo trata do uso de farmacos e produtos oriundos das terras brasileiras, bem como as interseções e diferenças dos conhecimentos terapêuticos indígenas e dos europeus.

O quinto capítulo e último capítulo aborda o o tema das navegações dos exploraores europeus, sobretudo os portugueses, analisando a forma de descreverem as novas terras e as mudanças que foram sendo causadas por uma exploração mais ampla do globo, sobretudo nas crenças quase ou até mesmo místicas.

Por fim, o livro é uma interessante introdução na obra de Sérgio Buarque de Holanda, sendo uma importante leitura para quem deseja entender um pouco mais da sociedade e do povo brasileiro.

Rafaela (@exlibris_sc) 29/03/2019

Escrita arrastada e por vezes confusa, o autor nos mostra capítulos desconexos e ideias absurdas.

site: https://www.instagram.com/p/BuJY5H-HvOF/
Milo 16/12/2021minha estante
sao capitulos retirados de outras obras, servem como uma introduçao a obra do autor

Delano Delfino 10/09/2021

Livro pequeno mas contundente. Sergio Buarque de Holanda, mostra ao que veio, demonstrando que não se precisa de 500 para se fazer um livro excepcional. Ele consegue fazer um panorama da forma de ser e agir do brasileiro como poucos. Uma delícia de leitura que obriga a olhar pra dentro de si como indivíduo e como sociedade.

Vini 03/09/2023

O recorte da obra poderia ter sido menor, a parte que não fala exatamente sobre o homem cordial é extremamente desconexa pra quem está sem o contexto do Raízes do Brasil.

Gabrielsouza1378@ 05/04/2023

O subconsciente gera poesia como o oceano que gera as ondas, naturalmente e sem esforço. ( Pág 39 )

Lucca 28/06/2023

Um compilado de textos escritos por Sérgio Buarque que se faz entender algumas questões raizadas na história do Brasil.
Sendo ?O Homem Cordial? o mais importante dos textos em que se evidencia o quanto as relações públicas e do Estado são pautadas por uma certa cordialidade ou permissividade ocasionado pela confusão entre o familiar e o profissional.
Livro essencial para todos os brasileiros

Italo 21/07/2023

Sergio Buarque de Holanda, pai do Chico Buarque. Esse livro, na verdade, é um dos livros que compõem sua obra prima: raízes-do-brasil. Por isso as três estrelas: eu nao li a obra inteira, mas está na minha lista.

O conceito do ?Homem Cordial?, o Homo Cordis, se refere a essência do brasileiro; note que não falo do povo brasileiro e sim do povo brasileiro. Cordial, no popular, se refere a alguém submisso. Porem, no latim, a palavra ?cordis? se refere a coração. O ?Homem Coração? é o homem brasileiro.

O Homem Coração é o homem popular, é o que faz brasileiro o brasileiro. Um homem que tende mais ao passional que ao racional, um povo que assimilou culturas completamente contrárias às suas por conta de um descompromisso religioso. Não quer dizer um homem bom, não mesmo. Mas um homem harmônico, mais social que individualista. Que faz uso de termos no diminutivo para tratar alguém com respeito e afinidade, ao mesmo tempo (aquele senhorZINHO). Um homem que prioriza a vida em sociedade ante uma vida sozinha. O homem que inconscientemente tenta, a todo custo, omitir seu sobrenome, buscando evitar o sentimento de pertencimento a uma família e de uma possível intriga por sobrenomes.

O Homo Cordalis é a contribuição brasileira para a sociedade mundial.