O Inverno das Fadas

Paulinha - @ladaminhaestante 22/04/2021

Envolvente e criativo.
O inverno das fadas
Carolina Munhóz

William Bass é um rapaz tranquilo, que dirige o sebo da família, ao qual evitou a falência quando o pai administrava, e gosta de escrever desde criança. E é muito bom no que faz em ambos.

Filho único, de poucos amigos e sangue doce para todo o misticismo que envolve a pequena cidade onde vive.

Sophia Coldheart é uma fada, não é uma qualquer. Sua linhagem carrega uma maldição poderosa: para sobreviver, precisa recarregar suas energias com o sucesso de humanos, em geral artistas, obtido através da inspiração que seu feitiço causa.

Ao longos dos anos, permitiu que muitos atores, músicos, escritores estivessem no auge da fama, mas o fim de suas vidas sempre trágico: da loucura ao suicído.

Ambos sentiram o chamado dos sonhos e os caminhos de Sophia e William se cruzam fisicamente no dia do Ano Novo das fadas. Sophia sente-se atraída mais do que gostaria e quando se envolve com Will, não espera que vá se apaixonar. Mas o destino brinca até com as mais poderosas das criaturas e o casal mal sabe o que o destino guarda para eles.

Tudo segue maravilhosamente bem, até Will começar a sentir os sintomas do feitiço. Ele agora sabe o que Sophia é e qual é o seu destino. E está disposyo a sofrer as consequências por ela. Mas Soph não quer mais matar ninguém. O amor está derretendo seu coração de gelo, e tudo o que ela quer é salvar William, mesmo que pra isso precise sacrificar a própria vida.

Uma história envolvente, que deixa o leitor curioso pra saber como tudo vai terminar. A escrita é bem fluída e os capitulos curtos tornam a leitura bem rápida e o enredo mágico a torna muito agradável. Achei bem desenvolvido e criativo. Pra quem curte fantasia, é uma boa pedida.

Fernanda 19/07/2013

Então... Não consigo formular uma palavra para descrever a decepção de ler este livro. A autora sabe sobre misticismo, mas o colocou de forma tão risível no enredo que só ofende, mais do que inspira!
As celebridades citadas ficam óbvias, o que me espanta de não ter virado um belo processo em cima da autora.
Não valeu a pena ler, e olhe que li até o final, esperava mais, tinha potencial para mto mais... Só que não!

Camila 19/02/2023

Um amor impossível... Será ?
A princípio achei a história interessante, sobre uma Fada sedutora que sobrevive a partir da energia humana , do talento e por ironia se apaixona por sua vítima. Achei bem forçado o relacionamento deles , não entendo oq esse Rapaz tem de diferente que chamou a atenção dela , não achei química nós dois é tudo só safadeza. Não consegui me importar se ele morria ou não .

Era pra ser uma história de amor impossível entre duas raças diferentes mas achei bem fraco e com o tempo MT cansativo e chato . O Reino das fadas achei MT chato TB , por um livro adulto esperava mais maturidade porém não foi isso oq aconteceu.

mistydayse 06/03/2015

Decepção
Dei três estrelas só por pena, pois o livro é decepcionante. Uma história que podia ser contada de forma bem melhor mas que foi estragada por uma escrita medíocre, com referências medíocres e personagens mais medíocres ainda. Uma pena que livros tão fracos como esse peguem certa "fama" enquanto temos por aí outros ótimos autores(as) totalmente desconhecidos e que não recebem chance de editoras com maior alcance de público.

Vanessa Meiser 05/08/2012

Sophia Coldheart é uma criatura denominada Leanan Sídhe também conhecida como "Fada Amante" ou simplesmente "Fada Namorada". Neta do governador de Outro Mundo, Arawn.
Seu avô sempre soube que Sophia era diferente das outras fadas talvez pelo fato da sua mãe ter-se casado com um Elfo, seu filho e deste amor ter nascido Sophia..
O amor entre uma Leanan Sídhe e um Elfo é visto como suicídio considerando o fato de que todo homem que se apaixona por uma fada da espécie Leanan tende a sofrer até a morte. As Leanans possuem o poder de fazer qualquer pessoa com dons artísticos ser o melhor da sua época, mas este "presente encantado" vem acompanhado de consequências trágicas, não foram raras as vezes em que por amor à Sophia grandes cantores, guitarristas, escritores, atores definharam fatalmente por não a ter por perto porque, é no momento em que uma Leanan Sídhe sente possuir a essência da sua vítima que ela parte para a próxima conquista deixando-o entregue ao sofrimento.
Sophia até então nunca se apaixonou por nenhuma de suas conquistas e espera que isto nunca venha a acontecer, mas é imprescindível que a vítima se apaixone por ela pois se as Leanans não recebem a carga de energia que precisam, elas podem morrer.
Depois de inúmeras conquistas, o romance da vez de Sophia é William Bass, um jovem escritor que mora no Condado de Cúmbria no interior da Inglaterra, um pequeno lugar com menos de 5 Mil habitantes onde ele cuida de um Sebo e passa o dia rodeado de livros raros, LPs e CDs. William é o típico garoto que sofre ao conhecer Sophia, pois com certeza esta é a coisa mais incrível que pode acontecer na sua simples existência.
Bom, resumindo esta é a história de O Inverno das Fadas, livro lindo da Carolina Munhóz publicado pelo selo Fantasy da Casa da Palavra. É o primeiro livro da parceria que eu recebo para análise e sem dúvida eu não poderia ter começado de forma melhor. Gostei muito do livro que também foi minha primeira leitura de fadas, fico feliz por ter sido de uma autora talentosa e nacional.
A história toda é boa, mas o que na minha opinião deu um charme à mais foi a relação de vários personagens e fatos com a realidade, claro que nada explícito, mas na medida que você vai lendo vai percebendo em quem a autora se inspirou para criar alguns personagens, gostei muito disto, deu um certo de clima de familiaridade com a trama.
No início do livro eu peguei muita raiva da protagonista - Sophia - que nada mais era do que uma Fada mesquinha, orgulhosa e egocêntrica que acreditava que todos têm o dever de cair de amores aos seus pés, mas ao conhecer o amor verdadeiro, amadurece à olhos vistos e por amor à William, vai se tornando mais humilde e sensível.
Apesar de ser um livro sobrenatural, o fato de mesclar a fantasia com a realidade nos propicia uma maior identificação com os personagens e com o dilema por eles vivido nos fazendo vibrar, sofrer e torcer por um final feliz para Sophia e William.

Vivi 06/08/2012

Escolha de Sophia
Escolhas são difíceis. Nós vivemos e aprendemos com cada uma delas. Às vezes, nos deparamos com umas mais profundas que as outras e temos que visualizar o futuro, engolir certos apegos e fazer o que a gente acha que é o melhor para nós mesmos. A gente sente dificuldade, chora e bate o pé, mas uma hora consegue decidir entre as opções. Afinal, na maioria das vezes, tudo o que a gente teme ao fazer uma escolha é a mudança que vem com ela. Em O inverno das fadas, de Carolina Munhóz, a escolha de Sophia, a protagonista, é muito mais profunda e etérea, porque envolve apenas opções trágicas.

Não chega a ser dramático como a “Escolha de Sofia”, a outra Sofia, risos, em que a mãe precisa escolher qual dos filhos vai para câmara de gás e qual vai sobreviver, mas também requer sacrifícios. Além de oferecer apenas destinos desastrosos.

Sophia Coldheart é uma fada, mas não é uma fada comum. Ela é uma Leanan Sídhe; espécie que se “alimenta” de energia dos humanos talentosos: cantores, escritores, artistas em geral. Elas sugam tudo até que os humanos se esgotam e morrem. A vítima da vez é um escritor chamado William, que mora em um condado da Inglaterra, que mexe com a fada de um jeito que ninguém jamais havia conseguido. E diante de tantos sentimentos, Sophia se vê numa situação bastante complicada. O que fazer? Viver uma vida longa e normal, sem o escritor? Ou uma vida extraordinária, à espera da morte trágica?

O livro conta a história de um casal apaixonado que atravessa as barreiras dos conflitos comuns. Os personagens são reais; têm dúvidas, segredos, receios, desejos sexuais, carência… e a leitura é tão gostosa, que você se perde no tempo. Mergulhei de cabeça na história da primeira até a última página.

Manu/kiwi 16/05/2021

Perfeito:")
"Uma musa manipuladora, sugadora de energias e usurpadora de almas..."

O livro tem um desenvolvimento incrível, com os personagens e seus sentimentos bem explicados e desenvolvidos ao ponto de nos fazer sentir como eles se sentem.
Recomendo essa obra com todas as minhas forças.

Cristiano 03/09/2016

Triste por não ter gostado, apesar das expectativas favoráveis...
Gostei de premissa, gostei de algumas sacadas da história e referências à cultura pop, e por isso fiz questão de ler a té o fim. Mas infelizmente achei muitos problemas no livro, especialmente alguns detalhes que não me convenceram e também erros de escrita. Queria muito ter gostado.

Tati oliveira 24/09/2012

O universo é cheio de mistérios, um deles é o mundo das fadas. Existem diversos tipos delas, até mesmo fadas amantes, as Leanan Sidhes. Essas são o que pode os chamar de musas, capazes de inspirar os mais diversos artistas.

Ao mesmo tempo que recebe um surto de inspiração, o ser escolhido se apaixona pela fada, passando a fornecer energia para sua musa. A fama e o sucesso logo chegam, mas também a paixão desenfreada, e loucura seguida de morte.

Essa é a sina de uma Leanan Sidhe, inspirar, conseguir energia, e causar a morte. Essa é a sina de Sophia Coldhard.

Sophia esta acostumada com seu fardo, ela não tem escolha, precisa sobreviver, e para isso precisa matar, é inevitável. Mas, em um determinado dia, ela conhece sua nova presa, William, um jovem escritor com um futuro promissor.

Tudo sobre o rapaz é diferente, ele não se deixa seduzir tão facilmente e, logo, a fada passa a sentir algo diferente por ele. Mas isso não pode ser amor, ela não se apaixona, os outros é que se apaixonam por ela. Se o contrario fosse possível, os dois teriam que morrer.

Nesse mais novo livro de Caroline Munhoz, temos a história de uma fada diferente, uma fada que poderia ser considerada má. Podemos ver as diversas faces de Sophia, e nos apaixonarmos pelo lindo do Will..

Nesse livro é visível a evolução da escritora, soube tratar de diversos assuntos importantes, e até polêmicos, como o uso de drogas e suicídios, de uma maneira delicada, nos fazendo refletir. Aborda um lado diferente das fadas, o lado sensual, ela consegue trabalhar todo esse lado de Sophia, tornando mais sedutora e real para nós, leitores.

Tribo do Livro 26/09/2012

Resenha por Ver Sobreira

Cada dia ficou mais feliz com o crescimento dia após dia da literatura nacional, principalmente no gênero fantasia. A capacidade que alguns autores têm de criar e inventar histórias realmente tem me surpreendido. A jovem autora Carolina Munhóz, tem um caminho promissor seguir, prova disso é seu livro O Inverno das Fadas.

Na mitologia celta Leannan-Sídhe são como as Musas gregas, tanto em beleza como em relação as suas funções: inspirar um artista. Porém, as Leannan Sídhe vão além, pois não só inspiram, amam e levam ao amor irremediável aqueles por quem elas se apaixonam, mas também aproveita-se desta inspiração, deste amor para criar energia que posteriormente elas irão sugar e ao fazerem isso levaram seus protegidos à morte.

(...) Ela tinha o poder de fazer qualquer homem ou mulher com dons artísticos ser o melhor de sua época, em um estalar dedos. E quando o humano se encantava, a Leanan tirava proveito e pulava para o próximo, porque nunca se prendia alguém(...)

O Inverno das Fadas é a história de uma Leannan Sídhe Sophia Coldheart e de William, um jovem e promissor escritor. Nos primeiros encontros que mantêm, William não tem noção de quem é Sophia e aos poucos vai ficando obcecado por ela. Por vezes tentar resistir, mas percebe que ela é a fonte de sua inspiração. Além de aspirante a escritor, William também livreiro e divide seu tempo entre escrever e cuidar do sebo do pai. Sophia é especial não é uma fada qualquer, tem perfeita noção de seu poder. Quando se envolve com William tem tudo planejado, só que a longo da narrativa percebemos que mesmo em um mundo mágico é impossível controlar os rumos que o amor pode tomar.

Livro com uma narrativa inteligente e bem construída. Por vezes a narrativa é lenta, mas sabemos que isso é prerrogativa deste gênero, que é sempre oscilante. A um cuidado premente com o tom sensual da história. Cenas bem descritas , sem vulgaridade. Outra dado curioso e interessantíssimo é o que fato que Carolina Munhóz batizou os capítulos com frases de varias música do clássico ao pop rock, e ao final do livro há um pequeno glossário.

Há livros que é difícil resenhar sem você acabar contado todas a história e este é o caso de Inverno das Fadas, por isso recomendo este livro para que não tem medo de histórias de amores impossíveis e inimagináveis, que não tem medo de chorar pelo destino dos protagonistas, que não gostem de finais muito óbvios.

Apesar de Carolina Munhóz ter brindado cada capítulo de seu livro com uma frase de música, digo que My
Heart in Broken de Evanescence reflete todo a narrativa do livro sem tirar nem por. Confira porque com certeza ao Sophia diria isso a William

I can’t go on living this way
But I can’t go back the way I came
Chained of this fear,
That I will never find
A way to heal my soul
And I will wander till the end of time
Half alive without you

"Eu não posso continuar vivendo assim
E eu não posso retornar ao modo como cheguei
Acorrentada por este medo
De nunca encontrar uma forma
De curar minha alma.
Eu vou vagar até o fim dos tempos,
Viva pela metade sem você"

Karine 12/09/2012

A escrita de Carolina Munhóz é incontestável.
É claro que a criatividade foi maravilhosa.
Sophia é incrível, e passa por muito perrengue por estar junto com Willian.
O livro se desenvolve bem. Apesar de achar o início um pouco chatinho. Custou para eu sair da página 15, mas depois que mergulhei no livro, não parei mais.
Super recomendo!

Magnus Martinss 03/09/2013

O que vale é a imaginação
Se há algo que não posso negar, é que a Carolina foi bem criativa no mundo paralelo de Sophia, mesmo o entrelaçando com o mundo da Wicca.
Mas ainda sim, faltou um desenvolvimento legal na história, pois ela circula apenas num fato: Que a fada seduz e mata. E ao longo de todo o livro ela reforça essa ideia insistentemente, como se o leitor já não soubesse disso desde o começo. A repetição incessante disso torna o livro chato.
Pelo menos no finalzinho dá uma melhorada quando coisas novas acontecem :3

Espero que os próximos livros dela sejam mais desenvolvidos...

Cami 17/08/2012

Eu estava muito ansiosa para ler esse livro. Adoro amores impossíveis, e esse livro definitivamente é um amor impossível.
O livro conta a estória de Sophia Coldheart, uma Leanan Sídhe, que é uma fada-namorada. Ela inspira os humanos que tem dons artísticos, e se torna a musa deles. Só que com isso ela vai sugando a energia desses humanos, e enlouquecendo eles. No final eles se matam. Só que tudo isso muda quando Sophia conhece William, um jovem escritor, que faz com que ela se apaixone por ele. E então Sophia tem que arranjar um jeito de ficar com William sem matá-lo ou fazer ele ficar louco. Muito amor impossível, não?
Esse livro me surpreendeu muito. Eu já tinha lido um livro da autora, e fiquei imaginado, o outro livro teve um final bombástico, será que esse também? O final é uma surpresa, apesar de não ser tanta como no outro.
Eu adorei os capítulos do livro, o título dos capítulos são partes de letras de músicas, como Someone like you da Adele, Smell like teen spirit do Nirvana e várias outras músicas. As partes das músicas encaixaram perfeitamente nos capítulos, quase como se fosse um resumo.
Outra coisa que notei e achei bem interessante foi as outras "caças" da Sophia. Os outros artistas que ela enlouqueceu e morreram. A autora foi bem inteligente em usar descrições de artistas que fizeram muito sucesso e morreram na vida real. Como Michael Jackosn, Marilyn Monroe, Heath Legder e Elvis Presley. No começo eu tinha percebido alguma semelhança, mas no final do livro ficou bem claro. Gostei muito desse jogo que a autora fez.
Não posso deixar de mencionar o toque de ação e sensualidade que a autora deu a estória, fez com que o livro ficasse muito mais interessante. Então, se você não leu ainda, você tem que ler O Inverno das Fadas. Você vai se surpreender com o que vai ler.

Crônicas Fantásticas 15/09/2020

O Inverno das Fadas
Resenha por Ana Oliveira

Título: O Inverno das Fadas | Autor: Carolina Munhóz | Editora: Leya – Casa da Palavra | Gênero: literatura nacional – fantasia | Páginas: 304 páginas | Ano de publicação: 2012 | Nota: 3,5/5,0

Existem alguns personagens que povoam o imaginário das pessoas quando a gente fala de fantasia. Elfos, gnomos, fadas… Alguns vivem nas histórias como criaturas bondosas e cheias de pó mágico. Mas não aqui… Não as fadas de Carolina Munhóz.

Em “O Inverno das Fadas” somos apresentados a Sophia, uma Leanan Sídhe. Sídhe é como se chama o povo das fadas nas terras da Escócia. Esse povo tem vários tipos de seres mágicos, e as Leanan são um tipo de súcubos para o povo das fadas, ou seja, elas te dão fama, inspiração e sucesso em troca da sua vitalidade. Todos os artistas inspirados por esse tipo de fada têm vida efêmera e sucesso explosivo.

Nesse contexto, somos apresentados a William Bass, um escritor que precisa de uma musa inspiradora. E Sophia está disposta a fazer esse papel. O único problema é que a fada começa a nutrir sentimentos pelo escritor, e aí as coisas começam a se complicar. Para viver, Sophia precisa da energia vital dele, e se ela continuar a se envolver com ele, ele pode acabar morto.

Apesar de parecer um romance linear, o livro mostra um pouco do mundo das fadas, como outros tipos de fadas se relacionam com a Sophia e o modo como a própria Sophia vê o mundo, os humanos e o amor. Como toda criatura, Sophia tem lados positivos, fofos e bons; e lados ruins, negativos e feios, bem feios. Ela não tinha pena de matar suas vítimas até encontrar o escritor. Talvez esse lado mais sombrio de Sophia assuste um pouco, já que na nossa concepção básica, fadas são criaturas cheias de luz, lembrando da Sininho do Peter Pan e das Fadas Madrinhas da Bela Adormecida. Para Munhóz, as fadas têm um pouco mais de humanos que o imaginado.

Apesar das passagens mais suaves, mais voltadas para o público infanto-juvenil, a história às vezes dá curvas fechadas para o lado mais adulto da leitura, deixando a gente confuso sobre o nível de envolvimento que será mostrado durante o percurso. Apesar disso, a leitura é fácil e envolvente. Ao ler, parei várias vezes para pesquisar sobre os termos que a autora usava no texto, para saber mais sobre as fadas, os Sídhes. É um livro diferente, que foge do clichê de usar seres fantásticos tipicamente malvados para depois torná-los bons.

O que me levou a ler o livro, além da temática das fadas, é o fato da autora ser brasileira. Nem só de José de Alencar e Machado de Assis vive o leitor brasileiro, minha gente! Carolina Munhóz faz parte de uma leva de autores brasileiros que bebem do fantástico e criam histórias maravilhosas para nossas mentes ávidas. Uma última dica: se você não conhece e quer conhecer mais alguns autores brasileiros, tem um livro chamado “Geração Subzero”, organizado pelo Felipe Pena, que contém contos de vários autores brasileiros. Descobri a Carolina Munhóz por lá. Não só ela como vários outros. Dá uma olhadinha.

Você pode encontrar o livro “O Inverno das Fadas” aqui, e “Geração Subzero” aqui.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2019/03/04/o-inverno-das-fadas/