O Inverno das Fadas

O Inverno das Fadas Carolina Munhóz

Resenhas - O Inverno das Fadas

Aline 19/12/2012

Terminei de ler esse livro ontem e ainda não sei o que falar, só sei que como eu tinha adorado o livro "A Fada" começei essse esperando algo semelhante e confesso que fui pega de surpresa, esse livro vai por caminhos que eu nem imaginava.
Respondendo a algumas pessoas que me perguntaram, esse livro não faz parte de uma série, pode ser lido separadamente que a compreensão não será afetada, apesar da protagonista do livro "A Fada" aparecer de forma breve, sua história independe dessa.
Nesse livro somos apresentados a Fada Sophia que na realidade é Leanan Sídhe quer dizer uma Fada-amante, considerada musa para os humanos talentosos.
"Na terra dos humanos, seria descrita como uma jovem com cerca de 18 anos. Longos cabelos dourados que iam até a altura da cintura fina, finalizando em pequenos cachos parecendo feitos profissionalmente. A pela branca como mármore vivia quente. Os olhos violeta de longos cílios negros combinavam com as cores divertidas das asas, discretamente abertas nas costas." pág. 13

Descobrimos um pouco mais sobre Annwn ou Fairyland e os tipos de fadas e elfos lá existentes, cada um com sua missão e destino.
A história começa durante o Samhain, ano novo dos seres mágicos e halloween para os humanos.
Para mim foi curioso perceber várias semelhanças nos rituais feitos pelas fadas e pela humanas consideradas "bruxas" devido sua ligação com a natureza e a Deusa Mãe.
De tempos em tempos Sophia precisa encontrar um humano para inspirar/seduzir porque ela se alimenta da energia criativa do escolhido e isso é essencial para sua existencia. E nessa comemoração seria o ideial, já que os mundos ficam mais próximos. E o escolhido foi um rapaz da cidade de Keswick (interior da Inglaterra) região considerada mística por possuir lendas sobre as sídhes e um portal para o outro mundo, onde fadas, elfos, espíritos e outras entidades vivem. Sophia pensava que William seria mais um que ela se envolveria, o ajudaria a ser "famosos" e depois partiria como sempre fez e isso causaria a loucura e morte do mesmo. Mas e se existisse alguém capaz de mudar esse "carma" dela??? E se ela se apaixonasse por ele e não queisesse seu fim??? O que seria preciso fazer para ficarem juntos???
"Muitas vezes a fada se pegou pensando se existiria uma forma de quebrar o feitiço sobre ela, mas era inútil. Ser uma Leanan não consistia em ter escolhas, era simplesmente um fato que não podia ser negado". Pág. 99

Confesso que fiquei mega surpresa por encontrar partes picantes (momentos intimos do casal), mas foi tudo descrito de forma leve e com bom gosto. Nada que posso assustar as mais recatadas.
No que diz respeito a diagramação achei diferente as páginas serem numeradas na parte superior, geralmente são em baixo. Além disso cada capítulo começa com uma frase em inglês que remete a uma música que é citada na última página do livro, criando assim uma trilha sonora para o livro, achei bem legal essa ideia.
Adorei o tema dos sonhos lúcidos e o famoso fio de prata do sonhar (que liga o corpo dos adormecidos a seus espíritos) ser abordado, assim senti uma deixa para o livro "Fios de Prata" do Raphael Dracoon \o/

Emy 13/12/2012

Sou chata na hora de escolher um romance para ler e "O Inverno das Fadas" não me decepcionou, fico sem palavras para falar sobre a história magnifica (na minha humilde opinião) que Carolina Munhóz nos faz conhecer, o livro todo prendeu minha atenção, fiquei sempre querendo saber mais e mais e com um final totalmente surpreendente eu posso dizer que O Inverno das Fadas se tornou o meu livro brasileiro preferido.

Lu 04/02/2013

Banana Pirata, resenha...
Oi, confiram a resenha lá no blog!
Bjs, lu

Camila Pataki 11/02/2013

Atualmente o universo dos livros está saturado de romances de vampiros, lobisomens, anjos, zumbis e uma variedade enorme de seres sobrenaturais, e é difícil encontrar algum realmente bom, aqueles que nos faça parar para refletir. O Inverno das Fadas foi um deles.

A jovem escritora brasileira conta a história de Sophia Coldheart, uma Leanan Sídhe, espécie de fada que se alimenta da energia de artistas muito talentosos, sugando toda sua vida, em troca de uma inspiração de outro mundo - literalmente. Eles se apaixonam perdidamente pela 'diva' enquanto fazem tudo o que ela lhe pede.

O problema é quando Sophia conhece sua próxima vítima, William Bass, e descobre que talvez possa sentir algo por ele. Porém, se apaixonar não é assim tão fácil para uma fada. Se eles ficam juntos, ele morre. Se ficarem separados, tentarão levar uma vida vazia e triste sozinhos.

O livro explora várias questões importantes na vida do ser humano, como a da escolha. Muitas vezes nos deparamos com decisões difíceis, porém necessárias, e nesse caso, todas as opções levam a um destino trágico. E também mostra não só o lado belo das coisas, como também a parte negra de uma fada - até então mais conhecida por ser sempre 'boazinha'.

Leia a resenha inteira aqui:

Diéssica 12/02/2013

Um emocionante inverno
O Inverno das Fadas foi escrito com uma linguagem coloquial e de forma bem simples, sem informações desnecessárias. A estória de desenrola no tempo certo, nem rápido demais, nem devagar demais.

Sophia Coldheart é uma Fada Leanan Sidhe, uma fada-amante, que encanta e inspira artistas com sua beleza, vivendo da energia que o amor destes lhe dá; após relacionar-se com um artista mortal, dar-lhe inspiração, fama e reconhecimento, Sophia se afasta deixando-o louco pela falta que a amante lhe faz, matando-se em seguida.

Carolina, ainda faz referencias a outras obras, além de contar aos poucos – à medida que a estória vai se desenrolando – algumas das outras caças de Sophia, frisando mais sobre sua natureza e deixando a estória mais rica. E, o que dá um toque maior à estória é o fato de Carolina fazer referência ao seu primeiro livro, A Fada – mas nada que obrigue o leitor a lê-lo primeiro (p.s.: eu quase chorei nessa parte, é muito linda).

Porém, com William Bass algo diferente acontece: Sophia se apaixona por sua caça. E, mesmo sabendo que ao se apaixonar estaria assinando sua sentença de morte, ela seguiu adiante.
Acompanhar Sophia nesse dilema é extremamente apaixonante e envolvente.

ou

Ju Lemos 06/03/2013

Um inverno, realmente inverno
O inicio do livro é um pouco ambíguo para quem nunca leu nada sobre fadas, bruxas, gnomos e o mundo celta. Apenas a partir do 2º capítulo, onde conhecemos William, seus sonhos estranhos e seu talento para a escrita é que passamos então há compreender um pouco mais sobre um certo tipo de fada, alguns rituais, a entrada dela para a dimensão humana e a relação com humanos. Daí em diante as coisas vão sendo esclarecidas e então notamos que Sophia é uma espécie de fada – leanan - de coração frio e que precisa da energia do amor de um rapaz talentoso para sobreviver. Notamos que ela não entende – ao se comparar a outras fadas – porque ela em vez de cuidar da humanidade, se comporta como uma obscura vampira.

Acabei não achando Sophia uma personagem tão sedutora quanto à escritora queria passar, acabei não torcendo muito por ela. William também não me agradou, mesmo salvando tudo. Os demais personagens também não foram marcantes. As cenas de romance e sexo são descritos de uma forma muito bonita e inteligente, nada agressivo e vulgar e em cada capítulo, temos um trecho de referência à música de cantores, como: Evanescense e Linkin Park. Ressalto que achei louvável a autora ter colocado em questão problemas que sempre aflige o mundo dos famosos, como bebidas e drogas, fazendo referências a alguns nomes internacionais citados como caça de nossa fada, como: Michael Jackson, Brittany Murphy, Amy Winehouse e Kurt Cobain. Porém, não posso deixar de notar que não temos uma excelente diagramação ou revisão textual. Senti-me, inclusive meio jogada no tempo durante a leitura.

Ao final da leitura nada de extraordinário. Acabou não sendo um dos meus livros favoritos. Terminei a leitura, pois já havia começado. Conclusão, esse é um livro onde cada leitor deve ler para tirar suas próprias conclusões.

Vivs 13/03/2013

Não chegou lá.
Posso dizer que sempre fico apreensiva ao pegar um livro brasileiro de autor pouco conhecido para ler. Mas esse em especial me chamou a atenção, tem uma capa chamativa e uma ideia surpreendente. Fadas? Então são elas que encantam nossos artistas e os levam a morrer cedo? Isso faz todo o sentido e me deixou muito curiosa.
Mas infelizmente esse livro deixou a desejar. Os personagens são legais e o mundo criado por Carolina Munhóz é fascinante, mas mesmo assim o livro não chega no ápice, falta um conflito, um clímax.
Também percebi que a escrita é muito brasileira, talvez eu tenha sido a única a perceber, mas em cada frase ou exemplo parecia claro o jeito brasileiro de escrever e de pensar, isso não seria problema se a história se passasse no Brasil, mas não se passa. A história de Sophia e Willian acontece no Reino Unido o que conflitou um pouco com algumas ideias e pensamentos que em alguns momentos me pareciam tipicamente brasileiros.
O livro não é ruim! Foi bem escrito, tem uma história legal mas acho que poderia ter sido um pouco melhor desenvolvido. Acho que fica a critério de cada pessoa ler ou não, por isso não vou falar se vocês deveriam ler ou não. Acredito que Carolina Munhóz ainda possa se tornar uma grande escritora, com as ideias que ela tem é completamente possível que ela venha a evoluir muito.

Mais resenhas e opiniões minhas: http://www.so-goodbooks.blogspot.com

Francieli51 03/04/2013

Como Leanan Sidhe
Como explicar o porquê desse livro ser tão bom? Seria pela capa encantadora ou a sipnose que arrebata logo na primeira vez? Seria a forma magnífica como as cenas são descritas, como se a autora tivesse posto as palavras num caldeirão fervente e com elas pintado um quadro? Seria Sophia, que a cada página suduz, encanta e envolve o leitor, com um imã, sem se importar se é homem ou mulher, em algum momento da história irá se apaixonar por ela, como qualquer ser humano?
Adorei o jeito que a Carol descreve as coisas. Cada detalhe é tão bem descrito, que é mais como se tivesse assistido a cena de camarote. O que foi o "estilo de vestimenta gótica-quero-ser-Amy-Lee? Nossa, achei muito perfeito!
O livro me encantou, me seduziu, como uma Leanan Shide faria. Cada palavra costurada, formando a linda colcha de retalhos que se tornou esse livro tão perfeito, foi pensada com paciência e talento.
Willian é o tipo de personagem que te faz gritar com o livro: "Seu lindo", "Beija logo", "Caramba, vai atrás dela.". E por aí vai.
Lorena foi a personagem que eu mais gostei. É uma fada doce e meiga, de forte personalidade e gestos delicados, que eu imaginei como uma linda mulher de olhos verdes e cabelos negros. Acho que se a vissem ia me apaixonar tanto quanto me apaixonaria por Sophia.
Confesso que achei a Sophia mimada e egoísta em certas partes do livro, e que xinguei-a em voz alta algumas vezes. Tem como não ser seduzida por uma Leanan Sidhe?
"O inverno das fadas" é um tesouro, tanto para mim, quanto para quem o ler. É do tipo que prende do início ao fim. Faz-nos apaixonar pelos personagens e nos imaginar nos cenários, ricamente escritos.
Como expressar um amor por um livro, que brotou no coração antes de ler a primeira página?Antes mesmo de tê-lo nas mãos?
Eu imaginava um final diferente, alguma coisa triste e mais macabra. Mas o final feliz (apesar de misterioso) me deixou ainda mais apaixonada pelo livro, porque amo finais felizes.
O que posso dizer para terminar, além de implorar para que vocês leiam, e se apaixonem como eu pela bela Sophia?

Cássia 05/04/2013

Enamorando...
Você gosta de fadas? Mas conhece de fato as fadas? Não? Quando esse livro afirmo que estava meia " enamorada", o me incentivou a lê ainda mais, um romance entre um mortal e uma fada, quem nunca desejou?
Simplesmente amei o livro, desde a capa a cada palavra escrita! Ainda mais por ter sido uma admiradora da J.K. quem o escreveu, cada capítulo com títulos de musicas famosas e muito boas, citações lindas! Por que não vem se enamorar também ?

Laisy 14/04/2013

O Inverno das Fadas
Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada diferente das outras fadas que transpiram paz e amor e só fazem o bem à humanidade. Isso por que as Leanans são conhecidas como "Musas Inspiradoras" devido a absurda beleza e sensualidade que possuem. Desta forma, elas inspiram pessoas com dons artísticos, fazendo com que em pouco tempo estas pessoas se tornem grandes astros na área de atuação que desejam, mas o sucesso que conseguem devido a presença da fada em suas vidas tem um preço muito caro... A morte. E é desta maneira que Sophia sempre foi e viveu. Seduzindo homens e mulheres... Fazendo com que fossem conhecidos mundialmente... E cada vez que eles atingiam mais e mais o sucesso, mais a fada se alimentava de suas energias levando-os a morte.

Sophia sempre aceitou o fardo de ser uma Leanan, entendendo que se era deste jeito, era por que a grande mãe queria assim, e até então, vivia bem desta maneira. Isso até conhecer William. Um jovem escritor muito talentoso que sempre chamava por ela em seus pensamentos. Sophia se perguntava se deveria se tornar sua musa inspiradora, pois algo nele era diferente e mexia com ela, até que resolveu escolhê-lo e torná-lo o mais famoso escritor do mundo, e em troca teria a sua alma. Porém, assim que aparece para o escritor, Sophia percebe que algo nele é muito diferente de todos os outros com quem já esteve, e que a princípio ela não tem o controle da situação como sempre teve em todos os outros casos.

William se mostra um cara mais maduro do que ela esperava e parece não ser afetado por seus encantos como deveria ser. Aceitando o desafio de fazer o seu papel como Leanan, Sophia tenta obter o controle da situação, e a princípio pensa que obteve sucesso. Mas conforme o tempo passa, ela percebe o quanto está encantada por William e se vê em uma situação terrível. Sabe que se continuar ao seu lado como musa inspiradora dele, irá sugar toda a sua energia levando-o a morte, e com o coração partido pela primeira vez, descobre que ela não quer isso para ele. William por sua vez, percebe que sempre que está com Sophia, sua capacidade de escrever melhora muito, e não acha isso muito normal. Conforme o tempo passa e o tempo vai acabando para William, ambos se veem em uma situação cuja qual não sabem como sair. Ambos devem tomar a decisão mais difícil de suas vidas e fazer escolhas que mudarão suas vidas para sempre.

O Inverno das Fadas é mais uma grande obra da super talentosa Carolina Munhóz. Já havia dito aqui o quanto gostei de seu livro A Fada, e com O Inverno das Fadas não foi diferente. O livro é narrado em terceira pessoa, o que para mim foi um ponto super positivo, pois como a história retrata um amor praticamente impossível de se acontecer, acredito que se fosse narrado em primeira pessoa, seríamos obrigados a vagar por pensamentos e talvez lamentações de quem estivesse narrando a história. Mas como a Carol sempre escreve muito bem, é claro que nos poupou destes momentos.

Assim como em A Fada, neste livro somos transportados para lugares maravilhosos, que fazem com que você anseie desesperadamente estar no lugar narrado. Os personagens são apaixonantes e a Carol maltrata nossos corações com seu personagem William, fazendo com que sonhemos em ter um homem desse um dia do nosso lado. Sophia também é uma personagem extremamente cativante, mesmo sendo uma Leanan, pois no fundo, mesmo levando seus casos à morte, Sophia não é uma fada má. Além é claro, do fato de todos os títulos dos capítulos serem um pedaço de uma música. Achei a ideia simplesmente brilhante.

Mais um livro da Carolina Munhóz que sem sombra de dúvidas super recomendo.

Esta resenha pertence ao blog Perdidas na Biblioteca (www.perdidasnabiblioteca.com)

Danielle 30/06/2013

O inverno das fadas
Resenha – O inverno das fadas – Carolina Munhóz
O inverno das fadas, de Carolina Munhóz, é um livro de fantasia e o segundo livro do autora.
O inverno das fadas é um livro onde conhecemos Sophia, filha de uma fada com um elfo, ela é uma fada do tipo Leanan Sídhe, este tipo de fada inspira talentos humanos, fazendo com que se apaixonem por ela e depois se suicidem. A fada se alimenta dessas mortes e precisa dessa energia para sobreviver.
O livro foi narrado em terceira pessoa, sendo possível avaliar por vários ângulos a história. Apesar das 304 páginas, eu li o livro rapidamente, adorei a narrativa.
Como não podia faltar temos um romance nesta trama, Sophia ao entrar na missão de inspirar o escritor Willian acaba se apaixonando. Ao decorrer da trama iremos descobrir se este amor será possível, será que Willian irá conseguir sobreviver a Sophia?
Eu particularmente nunca tinha lido nada sobre fadas e confesso que imaginava que as fadas fossem boazinhas do tipo que nos ajuda a realizar nossos desejos, fiquei chocada ao descobrir que fadas não são boazinhas, porém gostei muito desse lado sombrio delas e pretendo ler outros livros sobre o assunto.
Gostei muito dos títulos dos capítulos com frases de músicas e o fato de Carolina ter mencionado casos famosos de suicídios.
Recomendo o livro para amantes de seres mágicos, menos crianças, pois possui algumas partes não apropriadas.

Brêh 15/02/2015

Ideias não aproveitadas...narrativa tediosa...
Eu sou uma pessoa que não importa qual ruim o livro seja, eu sinto a necessidade de dar uma oportunidade a todos os livros que inicio e ler a ter as últimas linhas. Com esse não foi diferente, mas eu tive que fazer um esforço mortal para isso.
Lá estava eu no aeroporto de Brasília, naquela espera para pegar o meu voo para casa. Resolvi então ir então dar uma olhada nas livrarias, vê se encontrava algum livro legal. Entrei em uma livraria qualquer de aeroporto e comecei a olhar os livros e suas sinopses, até admirar a capa maravilhosa desse livro ( coisa tal que me fez dar valor a frase "não julgue um livro pela capa"). Resolvi então comprá-lo.
O livro fala de uma fada Sophia, que é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, resumindo, ela seduz pessoas talentosas, fazendo-os se tornar ainda mais talentosas, mas os consome. Se alimenta da energia deles até eles enlouquecerem em morrerem, basicamente isso. Mas aí ela se apaixona por William Bass, o qual ela não gostaria de matar.
Enfim, a forma como a história foi apresentada me deixou totalmente entediada, a narrativa era tão chata que eu preferi dormir no avião do que ler. Chegando em casa larguei o livro em um canto, depois resolvi dar-lhe uma nova tentativa. O universo mostrado das fadas é bem interessante, mas eu não sei como explicar, esse livro faz com que você queria que todo mundo morra de uma vez e a história acabe, de tão cansativo de ler que ele fica. Parecia que eu estava lendo uma daquelas historinhas sem sentido que os professores nos obrigam a escrever no ensino fundamental. A única coisa que me agradou foi o final. Esse final que você vai precisar ficar tão entediada quanto eu para descobrir. Bjs.

Gabi Gallo 22/03/2015

Resenha de O Inverno das Fadas
O Inverno das Fadas conta a história de Sophia, que é uma Leanan Sídhe, ou seja, uma fada amante que tem o poder de seduzir, atrair, encantar e influenciar grandes talentos mundiais, o seu escolhido acaba se apaixonando completamente pela Leanan, tornando a fada sua musa inspiradora, assim conseguindo fama e prestigio, mas tudo tem seu preço, e no final a Sídhe consome toda sua energia, levando-o à morte.

A história do livro é toda voltada ao amor que Sophia acabou nutrindo por um de seus escolhidos, William Bass, um escritor de uma pequena e mística cidade da Inglaterra, e quanto mais ambos lutam por esse amor, mas próximo de seu fim William fica, pois por ser uma Leanan Sídhe, Sophia acabava se alimentando da vitalidade do escritor, para se manter viva. E a grande questão do O Inverno das Fadas é quem vai sobreviver a este amor já que o processo de sedução se iniciou.

Confesso que o William Bass não me conquistou, no começo eu ainda me simpatizei com ele, mas depois de entender melhor a história e perceber que ele não era tudo aquilo que eu esperava.

Outra coisa que me decepcionou no livro foi o fato da autora não ter explorado mais os personagens secundários, pois temos Lorena, uma fada que nutre um amor incondicional pela Sophia e Guillian, um elfo que é seu melhor amigo que também nutre uma paixão pela Leanan, só que me pareceu muito frio a relação deles do modo como foi escrito, apesar da autora deixar claro do que ambos sentiam pela Sophia as cenas não foram tão bem elaboradas, e quando Lorena e Guillian aparecem para ajudar a fada amante, percebi o quanto ela era egoísta e mesquinha e isso me chateou um pouco.

Mas, a história como um todo é belíssima e cativante, cheia de magia e sedução, talvez a minha opinião possa oposta de outras pessoas, mas acredito que é mais questão de gosto pelos personagens mesmo, talvez por eu ter me decepcionado com o William tenha com que o livro não fosse tão bom. Considero O Inverno das Fadas uma boa leitura, mas sem muitas grandes expectativas.

🌺 Página 51

“Cada um recebe o fardo que merece. Ou melhor, aguenta.”

site: https://reinodpalavras.wordpress.com/

Lulu Nóbrega 26/03/2015

Ideias de uma fada
Eu AMEI esse livro. Ás vezes preciso de um livro assim, com um final que me dê esperança. Parece que atualmente os livros com um quase sem final ou final tristel estão na moda, como todos vissem esses como os verdadeiros... Mas não é assim. A vida regida pelo Amor, nunca tem um final verdadeiramente triste, até porque nunca morremos de fato.

Não estou dizendo que não gosto desses outros livros, amo vários deles e não gosto de outros...

Li A Fada antes, eu tinha gostado, mas ainda achava que não tinha uma escrita totalmente "amadurecida". Este que fiquei com receio de ser muito sombrio, me mostrou uma escrita melhorada e a história cheias de ideias que podem muito bem ser detestadas por uns, mas amadas por outros. Eu sou uma que amei. A ideia de um trecho de música a cada livro, a ideia de misturar os artistas suicidas e/ou mortos com a história de Sophia para mim foi muito criativa e cheia de lições. Posso não concordar com algumas crenças de Carolina, mas sei que ela estudou muitas coisas para escrever este livro. A reencarnação, a Alma-Gêmea, o fio de prata, o carma... E encaixar tudo isso, mais os artistas nessa história foi um grande desafio e ato de coragem. E amei isto também.

A Sophia pode não ser perfeita, mas é isto que me encanta. É ela admitindo para si os erros e defeitos, aprendendo com eles e também entender o que é o amor e o destino que nos é marcado. Como as próprias fadas, que alguns podem acreditar e outros não; e alguns podem considera-las más e outros como boas. A ideias de Carolina Munhóz podem ser vistas como bobas e fáceis, mas para mim, eu consigo sentir a dificuldade de unir a fantasia aos fatos históricos, além de, como dito, misturar a uma cultura muito antiga e a estudos esotéricos.

Esse livro nos trás, por fim, a oportunidade de pensarmos em nossos atos...

Até que ponto o que passamos é destino? E até que ponto é, na verdade,o que nos acontece, o fruto de nossas escolhas?

Rafael 16/05/2015

A magia ocorre ao longo das estações. As piores no inverno...
Minha primeira experiência com os livros da Carolina Munhóz foi O Reino das Vozes Que Não se Calam, que achei muito bom e me surpreendeu bastante. Depois dele, adquiri Feérica, mas acabei adiando a leitura e optei por O Inverno das Fadas, pois além de uma capa linda, o livro traria uma história inovadora onde as fadas não seriam tão boas assim como os filmes da Disney nos mostram.

E começando por ela, de fato, a história é inovadora e interessante. Quem poderia imaginar que Fadas poderiam um dia matar seres humanos para sobreviver? Porém, a história não foi bem desenvolvida na primeira parte do livro que dura até pouco mais de 100 páginas. Isso, sem dúvida, pode fazer muitos desistirem da leitura. Antes de investir na história principal, a Carolina focou na protagonista do livro para que o leitor criasse uma conexão com ela. De fato, consegui entender os motivos de Sophia e que suas ações não são com más intenções, ela apenas precisa disso para viver. Apesar de alguns deslizes por parte da personagem, a achei bem interessante, no geral.

Infelizmente, não posso dizer o mesmo de William. Não consegui me identificar tanto com ele, pois mais que ele tenha algumas características parecidas comigo. O achei bastante passional em certos momentos, e ele não precisava aceitar sempre o que Sophia fazia ou causava em sua vida. O mesmo digo de Leila. Ela não se mostra uma personagem necessariamente ruim, mas não cheguei a torcer por ela. Na verdade, uma das sequências que mais gostei foi o embate dela com Sophia, onde esta joga umas verdades (e não verdades) para a amiga.

Um ponto que merece destaque é cada capítulo se iniciar com uma frase de alguma música. E não músicas que combinam perfeitamente com o clima da história, que se passa na Inglaterra durante o inverno. Mas focando na segunda parte da história, devo dizer que valeu a pena não ter desistido do livro. Ela prende o leitor com a possibilidade de William ter ou não um final feliz com Sophia - e com tudo que é apresentado durante o livro, ambos os finais podem ser seguidos, o que só aumenta a tensão. William pode não ser um bom personagem, mas é inegável que ele e Sophia são um bom casal.

Inclusive, esse é um ponto que precisa ser deixado claro. O Inverno das Fadas é um livro que equilibra a tensão da história com a tensão sexual, então ele não é tão leve quanto O Reino das Vozes Que Não Se Calam, sendo assim, não recomendado para crianças. Alguns diálogos também foram bem infantis, o que não resultou uma nota maior para o livro. Mas o resultado final foi positivo - porém, se a primeira parte tivesse sido desenvolvida com mais rapidez, o livro poderia ter se saído muito melhor.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/