Clarke

Clarke Rafael Lovato

Resenhas - Clarke

Roger 19/06/2012

Ficção de primeira
Ótima narrativa de suspense, o autor vai descortinando aos pouquinhos o que acontece. Ficção científica na medida, e questões de fundo relevantes, tratando do que são os homens e como agimos. O melhor livro do autor, sem qualquer dúvida. Excelente leitura, mal consegui largar o livro até terminar. Leitura imperdível aos que gostam de fantasia/ficção.
Melissa 25/06/2012minha estante
Concordo com você Roger. Sem contar que chorei que quase morri no final rsrrs. Muito, muito bom mesmo.

Lorenzo 03/07/2012minha estante
Terminei de ler agora mesmo. O Roger tava certo, tem questões nas entrelinhas que nos fazem pensar mesmo. Não sou fã de ficção, mas este livro merece as 5 estrelinhas. Vale mesmo.

Melissa 25/06/2012

Imperdível
Um livro de ficção e fantasia que quase me mata no final, de tanto que chorei. Gostei muito da maneira que foram contadas as três histórias, e como elas se entrelaçam de maneira inesperada e forte no final. E o final, nossa, achei muito legal. Indico. Leitura muito boa.
Lorenzo 03/07/2012minha estante
Não dido que chorei, mas que me deu um nó na garganta, isso deu. Especialmente na parte... brincadeirinha!

Lorenzo 05/07/2012minha estante
Sobre o final, o que achei legal foi que o livro todo é uma tensão crescendo, e é claro que eu imaginava como acabaria no geral. Porém, a maneira que foi resolvido o livro eu não pensaria nem em um milhão de vezes, e o mais interessante foi que agora que li, não consigo pensar em nada melhor! Absolutamente verdadeiro, e acho mesmo que as coisas poderiam sim se resolver daquela maneira. Na verdade reli o final agora ha pouco, por isso o novo copmentário, e cada vez gostei mais.

Rafael 14/07/2012

Impressões de leitores que leram e estão lendo CLARKE!
Via FACEBOOK
Fernando Buttini (9 de Julho às 17:46): Parabens, Rafael, estou gostando muito do livro!!!! Abraços!!!!
André Rosa (13 de julho às 18:36): Brother... Faço das palavras do Dr. Buttini as minhas!!! Muito bom!!!! prende a gente!
Nirvana Luzia Lenz Lenz (9 de Julho às 10:09): Olá Rafael! Iniciei a leitura do CLARKE. É envolvente. Estou me descobrindo, num tipo de literatura que até aí, não despertava meu interesse. Parabéns!!!
Carlos Bulow: Terminei de ler o livro esta semana, simplesmente fantástico. Uma história envolvente, bem planejada e com final inesperado... Parabéns Rafa!!! Sucesso para ti!!! Abraço.

Via www.rlovato.com.br
maria josé dos santos - 13 de junho de 2012
Eu gostei muito do livro, gostaria muito de ler outros livros seus.
Atenciosamente: abraços
André Corrêa: Sem querer puxar saco do grandão, o livro é muito bom! Eu indico!

Rafael: Valeu a todos, e tenham uma excelente leitura!
Rafael 14/07/2012minha estante
Mais uma via FACEBOOK
Camila Recke (10 de julho às 22:24): Estou adorando! muito bom!

Rafael 16/07/2012minha estante
Mais um via FACEBOOK
Felipe Staub Cano - 16/7/2012
Venâncio Aires é uma terra de pessoas talentosas e inteligentes. E mais um exemplo disso tive na noite passada, quando terminei a leitura de Clarke, novo livro do venancioairense Rafael Lovato. Leitura instigante que não a deixa largar até se saber o final, que é surpreendente. Parabéns Rafael pelo excelente trabalho. Recomendo a leitura.

Rafael 18/07/2012minha estante
Via FACEBOOK
Martin Branco KirstenFaaala Rafa! Terminei de ler Clarke agora há pouco. Queria te dar um sincero parabéns veio! Gostei muito do livro, e, confesso, há muito tempo um livro não tinha me prendido tanto!! Qualquer hora conversamos sobre o livro! Grande abraço!

Rafael 18/07/2012minha estante
Maria Luisa Chiapin- 17/7/2012
Caro Rafael, passei recentemente por Rosário do Sul e procurei em vão por sinais de Clarke e imaginei que já havia partido sem deixar rastros?belo livro, ótima leitura! Abraço, Luisa

Rafael 21/07/2012minha estante
Via Facebook
Léo Bülow - 21/7/2012
Grande Rafael!
Parabéns pelo livro. Muito Bom!
Acho quea culpa é de Bolsara e de Marmaduke... são impossíveis!
Abração!

Rafael 25/07/2012minha estante
Mais um via FACEBOOK
Emerson D. E Pimenta - 24/7/2012
Nuss, esse FDS acabei de ler 'Clarke', obra do meu amigo Rafael Lovato, e caraka, que final, ficção cientifica de primeira! Super recomendo! Em breve resenha o/

Rafael 25/07/2012minha estante
Via www.rlovato.com.br
Esther Kepler Borges - 25 de julho de 2012
Terminei de ler o livro agora, exatamente uma semana após o início da leitura (teria terminado bem antes se não tivesse sido acometida de dores de cabeça após ficar lendo por muito tempo, o que me fazia ter que parar um pouco). Adorei o livro. Uma leitura envolvente, muito difícil de ?deixar de lado? por muito tempo. Enquanto não estava lendo, ficava pensando no que poderia acontecer nos próximos capítulos.
O livro é muito bem organizado, fazendo com que a leitura seja leve, dando a possíbilidade de pausas por seus capítulos serem pequenos, fazendo com que o leitor não se perca na história.
Os personagens foram muito bem construidos, tendo suas histórias envolventes, fazendo com que a atenção do leitor seja presa de uma forma muito grande. Além de tudo, mexe com o interior do leitor, levando-o a refletir sobre as ações que muitas vezes o ser humano acaba tomando.
Já li muitos livros, mas pouquissímos me prenderam dessa forma, e os que prenderam guardo no coração com grande carinho. Indico a todos o livro, e com certeza vou fazer uma grande propaganda do mesmo para meus conhecidos (já começei por meu esposo, que está com muita vontade de ler). Ah? quase chorei no final, só não o fiz pois estava no serviço?hehehe?Parabéns!! Abraço.

Rafael 12/08/2012minha estante
Via FACEBOOK
Hique Gomez (Kraunus Sanga de Tangos e Tragédias)
CLARKE. NÃO DEIXE DE LER.
Melhor ficcao cientifica do ano. R.Lovato. Nave inteplanetaria pousa na Terra pela primeira vez.Gigantesca Escolhe local confortavel... O Pampa... Sao Gabriel...Narrativa vertiginosa e emocionante.Digna de filmao.

Rafael 29/08/2012minha estante
Hugo Bülow
Pois li o teu livro Clarke e, o melhor, gostei. Recomendo a todos. Características: prende a gente na leitura e deixa a gente pensando nele todo o tempo, enquanto não terminar a leitura. E o final, inesperado. Valeu cara: 10 nota 10. Abraços.

Rafael 21/09/2012minha estante
Lauro Gilberto Royer
Olá, Rafael! Estou lendo Clarke e estou ansioso para chegar ao final. Belo trabalho! Parabéns!

Rafael 20/11/2012minha estante
Zeli Guimarães Scheibel
Terminei de ler o livro "CLARKE" e fui surpreendida com o desfecho da história do fim do mundo. O enredo desafia a raça humana que, na iminência de querer salvar-se, mostra seu lado sombrio e egoísta, em detrimento do outro. No entanto, um gesto simples de amor, pode mudar o rumo das coisas. Um final de prender o fôlego, muito bom. Parabéns Lovato!!!

Ems 16/08/2012

Clarke e seu brilho
"Quando os projetores tridimensionais da Estação Espacial Mundial alertaram ‘ele’ já estava a caminho. Uma pequena ‘estrela’ entre o cinturão de Asteróides e Marte movia-se em alta velocidade em trajetória não elíptica. Mas estrelas não surgem do nada, e muito menos e movem assim."
É a partir daí que Clarke, obra do autor brasileiro Rafael Lovato, desenvolve sua trama. Em 2074 o presidente do mundo é Andrew Thomas Stevens , e sobre a cabeça deste que cai a responsabilidade de lidar com esta entidade que tão pouco se sabe a respeito, juntamente com o conselho mundial, formado pelas autoridades dos demais países e continentes, e os cientistas da Estação Espacial Mundial. Contudo, o mundo inteiro se envolve, pois é o destino deste que está em jogo. Somos também apresentados a um jovem casal, que vive a turras graças a incompatibilidade de gênios, e uma família aparentemente normal, onde o pai, dono de uma drogaria, tenta lidar com o estresse do trabalho e de ser o responsável pela pequena filha, e a amada esposa. A vida destes, como de todo o planeta é alterada com a iminente chegada da esfera.

Em seu desenvolver vai alternando a história do ponto de vista de cada um dos personagens, permitindo uma melhor fluidez da leitura, além de aguçar a curiosidade de quem acompanha os fatos. A remição a informações da cultura geek, nerd, e F.C em geral é outro ponto interessante desta obra que enche os olhos desde a bela capa, até o seu formidável desfecho.

Podemos dizer que dos ramos da literatura fantástica a ficção cientifica é a que mais espera uma predisposição do leitor, dada muitas vezes a sua complexidade de entendimento e tramas que requerem uma melhor concentração, assim como o a própria simpatia do leitor por este tipo de tramas. Mas ‘Clarke’ consegue vencer este desafio, talvez por colocar pessoas comuns, uma realidade mais próxima ao leitor, acaba por abarcar qualquer tipo de interesse. Assim, agradando tanto aos F.C- maníacos, quanto aos leitores que começam a se aventurar por este tipo de literatura. ‘Clarke’, é, antes de ser uma historia de F.C, uma historia sobre o mundo, sobre pessoas.
A resenha fica só nisso por que cada informação é uma pertinente informação, e este que vos escreve não está disposto a estragar a surpresa e o aperto no coração de ninguém. Leiam, e vivam esta história.

maíra 31/07/2012

IMPERDÍVEL
Nossa, nem sou muito fã de ficção científica nem nada, mas esse livro eu adorei! Gostei da maneira que as personagens apareceram, de como contou a história com frases curtas, gostei de tudo no livro. Me prendeu muito mesmo, li em dois dias. Adorei o final. Adorei tudo! SUper indicado!

BiellBatista 08/02/2022

Me surpreendeu
A história é bem desenvolvida e mantido um clímax agradável ao longo de seu desenvolver. Ao invés de enrolar ao longo de páginas para apresentar as revelações apenas ao fim, Lovato demonstra ter conteúdo para apresentar conteúdo sem exaurir sua criatividade.

Erika 22/05/2022

Uma ótima história, eu não esperava que fosse acontecer aquilo no final

Bom para refletir suas escolhas e sobre o fim do mundo

Petersson Barros 14/07/2016

História que te fisga até o fim.
Comprei o livro sem conhecer o autor, e confesso que até ter algumas referencias ao longo do texto não sabia que era brasileiro.

A história me trouxe a lembrança alguns contos do C. Clarke, como o Fim da Infância (se bem que o livro do Lovato me agradou mais que esse do velho Clarke) e 3001.

A história é fascinante. A personalidade dos personagens são muito bem construídas, de forma que é coerente as ações que tomam ao decorrer do conto. Alguns personagens, como Andrew, Clarke e Rostremov, são cativantes, já outros, como Thomaz, Lais e Leonardo, demonstravam prova de resistência ler suas partes.

A edição possui algumas pequenas falhas de revisão: letra no lugar errado, palavra escrita de forma incorreta, mas nada que comprometa a experiência.

Meus parabéns ao autor. Sua história não deve nada aos clássicos sci-fi, e é muito gostoso ler um material dessa qualidade ambientado no Brasil.

PS: Quando li a frase "Não me deixe sozinho. Por favor!" pela primeira vez no fundo do livro, nada me representou. Mas quando li novamente após o término da leitura deu um nó na garganta.

Maravilhosas Descobertas 08/10/2016

CLARKE, DE R. LOVATO
Fico fascinada com qualquer autor que se arrisca em escrever um livro de ficção cientifica, é um tema que precisa ser bem trabalhado e se não houver um empenho sério, o livro fica pobre. Tendo isso em mente, Clarke é um dos meus queridinhos do gênero no momento!

O livro é dividido em perspectivas de pessoas que tem um contato diferente com o que está acontecendo no mundo em relação a Clarke. As pessoas comuns vivem o seu cotidiano normalmente enquanto, e é um tanto perturbador pensar que enquanto você está, não sei, assistindo a sua série favorita, o governo está tentando impedir uma invasão alienígena.

A linguagem do livro é clara e objetiva. Tenho um respeito imenso por autores que sabem levar o leitor a compreensão usando termos simples. Apesar do livro ser cheio de detalhes e conversas acaloradas sobre o universo, você não se sente perdido, sente-se abraçado na verdade, é uma narrativa muito humana, me vi em vários momentos concordando com atitudes e palavras, pois se formos pensar por um minuto, pode acontecer com a gente (só estou dizendo).

Mas há um outro lado, sei que na maioria das vezes quando a ideia de vida além da Terra é mencionada, os habitantes dos outros planetas são hostis e querem nos matar e/ou escravizar. Lógico que existem livros e filmes onde isso não acontece, mas o primeiro cenário é o mais conhecido e aceito. Veja bem, nenhuma inteligencia superior iria querer papo com a gente, na minha opinião, só Deus mesmo.

"Ela merecia ser salva. E assim como ela, muitos humanos mereciam ser salvos. Muitos humanoides habitantes daquele planeta azul eram capazes de atitudes atrozes, terríveis. Mas outros eram capazes de atos sublimes. 'seria egoísmo não agir'. Devia fazer o que podia."

Clarke vai contra e ao mesmo tempo se parece com tudo o que é diferente e foge do padrão, "nós atacamos", por o ser humano sempre ter medo do desconhecido. Clarke não é humano, mas sabe mais sobre humanidade do que nós mesmos. Isso é essencial no livro, quando estamos a beira do ataque nos aproximamos mais, muitas das vezes precisamos estar de frente com a morte para pedir desculpas ou se declarar para alguém. É difícil entender a imensidão do universo, saber se existe vida em outros lugares ou não, mas enquanto a certeza não vem, o certo seria valorizar a vida que temos!

Esse livro é um ótimo exemplo do que a literatura brasileira tem a oferecer, vou ser sempre saudosa ao me lembrar da estória e do que me fez sentir e o recomendo com certeza!

"Governantes e grande parte dos governados tentavam dar sentido às informações que receberam nos últimos dias. O anúncio da vida de mais uma espaçonave alienígena para a Terra era de enlouquecer. Tabloides sensacionalistas profetizavam a guerra que parecia estar próxima. Gurus anunciavam contato com a civilização alienígena, e que era pacífica. Uma seita fundamentalista veiculou tratar-se da vida de Deus à Terra. As pessoas dividiam entendimentos. Não sabiam em quem acreditar."

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2016/05/clarke-de-r-lovato.html

Horrana 12/10/2016

Me surpreendeu.
O livro mais barato que comprei na vida e valeu muito a pena. Sou amante de ficção cientifica, e achei todas as referencias do livro muito interessantes e divertidas. São 3 historias diferentes dentro do livro e no final a um entrelaço delas e houveram momentos onde você lida com medo, desejo, sonhos, famílias, e o que você faz com a sua vida e o que a vida faz com você. Indico para qualquer pessoa!!