Orfandades

Orfandades Padre Fábio de Melo
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Orfandades

Alex 31/12/2023

Uma bacia de dores em palavras
Orfandades é um livro sobre abandonos, sobre dores humanas, sobre a crueza da vida.

Um apanhado de 19 histórias de perdas, desamores, partidas, dores que se impõe a todos, basta para isso estar vivo, que em algum momento perder-se-á alguém.

Não é um livro para todos, creio que muitos gatilhos emocionais estão presentes. Apesar da narração belíssima, de poetizar a dor, as dores aqui narradas não são leves, nem mesmo românticas.

Nelson 17/09/2012

Poucos livros me emocionaram como este...profundidade, inteligência, contos capazes de te levar para um mundo totalmente diferente, onde todos nos talvez ja tenhamos vivido uma das situações, mas não percebemos...Otimo livro..
Ju 30/01/2014minha estante
Vc não tem em pdf?

Adriano301 11/04/2022

Falta objetividade, linguagem muito rebuscada.
O livro é bom, porém um pouco confuso. Ao meu ver, autor divaga muito ao escrever os contos. Vale a pena ser lido e relido.
Adriano301 11/04/2022minha estante
* quis escrever: "ao meu ver, o autor..."

Bruno Tasso 12/10/2012

Me decepcionei
Comprei o livro, acreditando ser um diálogo, ou uma história sobre pessoas que de alguma forma sofreram da orfandade. No entanto, o livro traz, uma ótima escrita e gramática impecável, mas em contra partida, histórias, de pessoas que sofreram em que o leitor fica perdido e enfadonho.
Tamires 14/12/2012minha estante
Também me decepcionei, Bruno. Sou órfã e confesso que comprei o livro em busca de histórias de superação e apoio. Contudo, o "Orfandades" mais parece um pesadelo que você tem dificuldade para acordar: Tristeza e angústia que não têm fim.
Não mostra o lado da superação e o do aprender a viver com a ausência, só a dor e o sofrimento.

Roger 17/10/2012

Todos somos órfãos
Quem nunca sentiu a perda de alguém, mesmo que vivo? Quem nunca se sentiu órfão da presença de alguém, ou não sofreu a dor de uma separação?
Quem lê esse livro pensando em auto-ajuda, pensando que foi escrito apenas por um padre, se engana, foi escrito por um homem, um ser humano como nós, com suas angústias, seus arrependimentos, seus anseios.
Mesmo assim, são contos que nos fazem pensar muito em nossa existência como seres imperfeitos que somos, contos que com muita criatividade expõem o sofrimento da alma humana, e que apenas nós seremos capaz de superar.

Tice 18/03/2024

Orfandades: o destino das ausências
Sempre que leio Padre Fábio tenho a sensação de um passeio inesquecível, daquelas vivências que a gente quer repetir por milhões d vezes. Orfandades é uma escrita que deixa claro que nem todo final é feliz, mas preciso, absoluto em sua realidade. Acariciei os 19 contos com toda a minha condição leitora, me deslumbrei frente aos relatos mais dolorosos e me permiti todas as sensações, encarei as dores, as tristezas, os abandonos e as lágrimas de cada história tão comum nos lares humanos. Mas também senti a firmeza de uma família sustentada pela base moral e de valores.
Pela linguagem agradável
Pela riqueza de vocabulário
Pela infinitude de reflexão e melhoramento comportamental, é um livro companhia.

Rafael Iglesias 20/01/2013

Órfão da simplicidade
Eu posso jurar que não acreditei quando li a frase quero que essa vaca morra sapecada no inferno no livro escrito pelo padre Fábio de Melo. Talvez eu seja conservador para essa rebeldia literária do padre ou o padre seja muito revolucionário para a minha compreensão.

O livro se chama Orfandades. Foi lançado em 2012. A sinopse da obra diz que a temática é um olhar poético sobre as ausências humanas. E, como toda boa propaganda, diz que a narrativa é envolvente e que o autor nos convida a uma aventura literária que investiga a crueza e os avessos dos sentimentos humanos. O leitor deve saber, e eu vou dizer isso, que o livro não investiga absolutamente nada.

PUBLICADO NO RETICÊNCIA JORNALÍSTICA
Cyntia Bandeira 17/08/2014minha estante
Nossa! Que resenha mais sarcástica!

Coelho ð° 17/08/2014

Poucos livros me emocionaram como este...profundidade, inteligência, contos capazes de te levar para um mundo totalmente diferente, onde todos nos talvez já tenhamos vivido uma das situações, mas não percebemos... Ótimo livro.

Xuia 21/10/2021

Orfandades ou como sentir o coração apertado ao ler um livro
Um livro de contos, histórias independentes. Em uma ou outra achei momentos engraçados, mas todas tinham aquele aperto no peito que surge quando simpatizamos com o que acontece na vida do outro.
Se for uma pessoa emotiva já deixe a caixinha de lenços do lado porque muito provavelmente vai precisar!

Aryane 20/02/2015

Como lidar co0m as ausências?
Eu sou apaixonada pelos livros do Padre Fábio de Melo, por ele conseguir tocar seus leitores com uma linguagem fácil. Mas esse me decepcionou um pouco. A leitura é um pouco cansativa porque ele recorre a vocábulos muito rebuscados. Apesar do livro tratar sobre ausências, medos e descrever alguns personagens que passaram por isso, ele pecou na linguagem e o livro ficou entediante.

Três estrelas.

site: amoremletras@bol.com.br

Malu 18/01/2023

Um livro emocionante no mínimo. A leitura é bastante gostosa e sem contar das histórias emocionantes que contém

JotaOAB 28/02/2017

Orfandades
É um livro de contos em que Pe. Fábio, vai construir uma narrativa eminente sobre personagens e lugares, envolvendo-os em sentimentos de solidão, desamparo, perdas, esperas... É um livro que lhe faz refletir sobre questões essenciais de existência.

Perguntas como; você é dependente do funcionamento de outro ser para se manter vivo? O que parte de nós com quem parte?
Entre outros questionamentos!

Gostei!

Larissa 17/01/2019

Humano demais
Livro de pequenos contos. Prosa simples, mas doída. Fala do estado de espírito daqueles que ficam com a saudades da partida alheia, seja partida da vida ou partida por caminhos diferentes nessa vida mesmo. Em alguns momentos, nosso coração se doi também, seja por empatia ao personagem da história ou por se enxergar nas dores dele.

Paula.Matni 19/06/2020

Morrer nas esperança é tão trágico quanto morrer no corpo.
Orfandade é um livro que te faz pensar sobre a vida, a morte, alegria, tristeza, todos os sentimentos possíveis na humanidade.