O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Carolis 16/04/2021

Preparem o lencinho e o coração...

Livro do autor nacional @mauriciogomyde, O Rosto que Precede o Sonho conta a história de Tomas Ventura, um músico apaixonado pela vida, que aprendeu que deveria prestar atenção nos sinais do destino quando já era tarde.
Ao perder os pais em um acidente de avião, o qual acha que poderia ter tentado evitar, ele vai viver em um barco, cercado por seus discos, seu telescópio e seu violão. Alguns poderiam até dizer que ele tem a vida dos sonhos.
Após uma desilusão amorosa, ele vai passar a tarde no sebo de um grande amigo, e acaba conhecendo a voz que muda todo o curso da sua história.
O livro tem poucas páginas, mas cada uma delas é carregada de sentimentos muito fortes, sem contar toda referência musical que os apaixonados por rock'n roll vão adorar. Nele, encontramos muitas lições importantes sobre aproveitar sempre cada segundo com as pessoas que amamos, enxergar o que o destino tenta nos mostrar e, principalmente, acreditar no amor.
Em meio a uma ressaca literária, peguei esse livro despretensiosamente e, no fim, foi ele que me pegou. Com um enredo envolvente e um desfecho encantador, me deixou com lágrimas nos olhos e o coração cheio de gratidão.
"E quem pode afirmar que o tempo é o fator decisivo para sabermos que encontramos a pessoa certa?"

Tathi (@Doidosporserieselivros) 31/12/2020

Ao entrar em um sebo na cidade de Brasília, Aurora conhece Tomas, um músico solitário que acaba de ganhar um pé na bunda monumental.
Em uma situação inusitada eles percebem que tem gostos em comum, porém Aurora vai embora sem revelar nem ao menos seu nome, fazendo com que ele acredite que não irá ver ela novamente.
Porém a vida está cheia de sinais que irão os levar um para o outro.

📖🎵" Não existe a palavra "tarde" se algo tem que acontecer"

Com uma ambientação única e usando de uma narrativa cativante o autor faz com que suspiremos com cada cena.

Aurora é tão envolvente que o próprio leitor fica louco para saber mais sobre ela, e Tomas parece aquele tipo de pessoa que por ter sofrido um baque grande cedo na vida, consegue enxergar além das aparências e além dos desejos momentâneos.

O clima de clássicos do Rock é mais um destaque da trama, por muitas vezes me senti dentro de uma loja de discos e livros velhos, o que acabou sendo muito legal.

O final não convencional me arrancou lágrimas e aquele choque gostoso que temos quando realmente não percebemos o destino dos protagonistas.

Realmente gostei muito desse livro, tanto da maravilhosa escrita do autor (já fiquei fã demais), quanto da trama rica e bem elaborada.
Recomendo demais!

Van 23/12/2020

Existem duas formas de viver a vida. A primeira é acreditando que tudo que nos acontece faz parte de algo maior, de algo mágico e que cada pequeno detalhe é importante por nos tornar melhores. A outra, é acreditar que o mundo é um amontoado de eventos aleatórios que a gente vive reagindo a eles. Para Maurício Gomyde a escolha é clara e ele nos mostra isso com seu livro, O Rosto Que Precede o Sonho.

Lançado pela editora Porto 71, O Rosto Que Precede o Sonho traz a história de Tomas Ventura, um jovem solitário que se culpa pela morte dos pais. Tentando encontrar algo que faça sentido em sua vida, tem um encontro casual com a bela Aurora e passa a viver dentro de um sonho, que guarda as grandes respostas da sua existência.
“… o homem precisa ser um pouco louco, senão ele nunca vai ousar se soltar e ser livre.”
A leitura da obra é deliciosa. Com uma trama simples, porém com diálogos que nos fazem pensar bastante sobre nossa forma de viver, logo somos arrebatados para a história dos personagens principais. Tomas é um grande compositor e por isso o livro é repleto de canções (não deixem de ouvir as músicas que são citadas no livro), o que torna ainda mais marcante as cenas que vamos acompanhando. Já Aurora é uma jovem fotógrafa que viaja pelo mundo, o que nos revela a importância das pequenas coisas e belezas do mundo, as quais nos desconectamos cada vez mais com esse modo de viver louco e corrido que nos colocamos. Os outros personagens, mesmo sendo coadjuvantes, são importantes por serem aqueles poucos amigos que conquistamos ao longo da nossa jornada e que nos apoiam tanto nos momentos leves, quanto naqueles que nos sentimentos mais solitários.

“Somos fruto das nossas escolhas, e o que se apresenta aqui é resultado de cada decisão que tomei ao longo da minha trajetória.”
O Rosto que Precede o Sonho vai agradar em cheio aos fãs mais fervorosos de Nicholas Sparks. Maurício Gomyde nos entrega uma obra linda e muito sensível, que vai aquecer os corações dos leitores e fazer chorar até os mais insensíveis.

Um livro sobre o amor e como ele é a resposta que dá sentido para a vida.

site: http://aartedelervan.blogspot.com/2020/02/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Amanda.Andrade 17/10/2020

Gomyde escreve muito bem, entretanto achei essa história arrastada, parecia que o livro tinha páginas infinitas e não acabava nunca
O final não é nem um pouco clichê

Cris Moraes 23/08/2020

Um clichê encantador!
Esta é uma história simples e romântica, cheia de referências musicais e de muitas descrições das paisagens fotografadas... É uma narrativa carregada de uma poesia única, tamanha a simplicidade e o encantamento que o autor coloca ao contar o romance de Tomas e Aurora e os seus momentos vividos juntos. Tem uma trilha sonora incrível! Tem a fotografia, as paisagens, os momentos no lago, o ambiente único e diferenciado de um sebo. Eu me senti muito nostálgica, revivendo boas lembranças com algumas das músicas e das fotografias que são descritas na trama. Uma história de um amor puro e muito intenso! Que nos deixa meio órfãos no final... Clichê. Mas, um clichê muito bom e muito encantador! Recomendo!

Mariana 21/08/2020

Não sei o que pensar
Ainda não tenho opinião formada sobre o que achei da historia...

Eduarda 06/08/2020

Tomás é um jovem e sonhador compositor de trilha sonoras que vive sozinho em Brasília. Bom, não totalmente sozinho, pois a represa sobre a qual vive, as estrelas que vê através de seu telescópio e seu violão, são seus companheiros. Apesar de, além disso, ter muitos amigos, Tomás sente falta de uma conexão mais real com alguém, pois perdeu seus pais há alguns anos numa tragédia de avião.
Tudo muda quando ele conhece a fotógrafa Aurora, alguém que irá fazê-lo sentir que, apesar de todos os infortúnios, cada segundo vale a pena ser vivido.

Já faz muitos anos que eu li um livro do Maurício Gomyde. Uns oito, creio eu, que acho que é há quanto tempo eu tinha esse livro na prateleira. Fico feliz por ter escolhido ele para ler.
A escrita do Maurício é muito gostosa. É leve, é dinâmica e dosa comédia, romance e drama na medida. Por razões que eu nem penso em revelar, já que seria um baita spoiler, esse livro me lembrou um pouco os romances do Nicholas Sparks, apesar de, na minha opinião, ser melhor. Começa pelo fato de que não é muito comprido; a escrita vai direto ao ponto e não cria situações para “encher linguiça” na trama.
O cenário é 100% brasileiro, aquele Brasil moderno e urbano, que eu fico muito feliz quando vejo, já que muitos autores nacionais se dedicam a escrever livros que não se passam no Brasil ou sequer têm personagens brasileiros (nada contra, por sinal, mas eu sou fã de algo mais “local”). Apesar de o romance em si - entre o casal - não ser muito bem o estilo que eu gosto, curti, e fiquei muito desejosa de ver uma adaptação cinematográfica. Quem sabe um dia?

"O Rosto Que Precede o Sonho" me deixou com muuuuita vontade de ler todos os livros desse autor, que eu recomendo demais. Você vai se surpreender e, sem dúvidas, se apaixonar.

site: https://donaguardia.tumblr.com/post/625713458044862464/o-rosto-que-precede-o-sonho-maur%C3%ADcio-gomyde

livros.let 12/07/2020

Que livro mais lindo!
Um romance incrível, leve, divertido, feliz e único, cheio de lições e aprendizados.
Não consegui parar de ler até acabar o livro, leitura que me deixou cheia de amor e alegria.
Apesar de já esperar o final, não esperava que fosse desse jeito e desabei chorando.

Camila.Moura 05/07/2020

O rosto que precede o sonho
Uma leitura ímpar. Que todos deveriam ter a chance de conhecer. Uma história cheia de aprendizados e apaixonante

Adriana 22/06/2020

Piegas
....Então não gostei.
Mas isso não querdizer que o livro não seja bom....
Eu é nao gosto de romance, óbvio, com final obvio.....
Muito simplorio..., gosto de livros densos e escritos de forma mais rebuscada....
Sei lá.....

Isabel.Costa 15/05/2020

Leitura deliciosa!
História poética, musical, bem interessante!
Capítulos curtos, leitura fluída!
Sobre viver enquanto respirar!
A vida com suas perdas, desencontros e possibilidades!
Tomas e Aurora são 2 amores, que a gente torce pra serem sempre felizes mesmo que não sejam felizes para sempre!
Roteiro amarradinho e bem contado!
Tomas quase se torna chato com a obsessão pelos sinais, mas ninguém é perfeito!
Referência musical interessante, mas não consegui ler acompanhando a trilha.
Deve ser uma experiência ótima!
A leitura por si já foi uma delicinha!

Patricia.Cartaxo 14/05/2020

Um livro lindo, leitura leve e Apaixonante.
E com muuuitas lições de vida preciosas! ?

Simone 09/04/2020

Um enredo clichê e perfeito! S2
Esse é o terceiro livro do autor, e meu primeiro contato com um de seus textos... E desde já adianto: "Tornei-me fã do Maurício e leio até mesmo a sua lista de compras..." o/

O ROSTO QUE PRECE O SONHO é uma trama acolhedora, daquelas que te hipnotiza, colocando-o dentro da história, sentindo o que os personagens sentem. A história, apesar de clichê, é muito bonita e leva consigo lindas mensagens. Com mais diálogos do que narrativa e um enredo (às vezes) um pouco mais lépido, ainda assim o autor conseguiu dar vida a uma belíssima e enternecedora história, com personagens que grudam na pele, e uma narrativa magnetizante. Eu me apaixonei pelo casal Tomas e Aurora, tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, cada qual com sua singularidade. Os personagens secundários, em especial Benjamin, me ganhou logo de cara (confesso que queria saber mais sobre ele). Os capítulos finais têm uma grande e dilacerante reviravolta, algo que quebrou o meu coração, mas que tornou o desfecho ainda mais perfeito. Se essa era a intenção do autor, ele está de parabéns. Se eu gostei?! NÃO, EU NÃO GOSTEI... EU AMEI!!! 💘💘💘 E agora, mais do que nunca, quero ler as outras obras do autor. Por fim, para quem curte uma história leve e curta, com uma belíssima mensagem, essa é uma excelente pedida. o/

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com/2020/04/falando-em-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Milla Cinemaniac 06/04/2020

Clichê, mas intenso!
Lindo o livro escrito pelo querido Maurício Gomyde. Intenso porque é uma história de amor puro, daqueles que a gente acha que nunca vai encontrar e de repente aparece bem na sua frente e você perde o fôlego! Pois é... E o desfecho e clichê, mas é lindo e emocionante! Chorei lendo, coração até doeu! Adoro clichê! Rsrs E sou fã das histórias do Gomyde. Vamos prestigiar esse brasileirinho querido? Recomendo!

Gleyse 17/09/2017

Borboletas, boa música e uma história incrível
Nesse romance do Gomyde, conhecemos o Tomas, um rapaz que acaba de levar um pé na bunda, após sua namorada o trocar por outro e disposto a afogar as mágoas, vai até a loja de discos do seu grande amigo Ben descobrir relíquias musicais. Mas o que ele irá encontrar por lá,mudará sua vida para sempre.
Ao disputar um disco com uma linda garota ruiva, Tomas se vê enfeitiçado não apenas pela beleza ruiva da jovem, como pelo seu bom gosto musical. Mas o destino não parecia estar favorável, e ela vai embora sem que ele sequer descubra seu nome.

Tomas é um expert em música, formado e apaixonado pela profissão, tornou-se um grande compositor, e suas trilhas sonoras já fazem parte de vários filmes, tendo sido até premiado internacionalmente. Mas já não pega um trabalho importante a muito tempo e sua vida se resume a velejar com seu barco, ir a festas e a loja de discos.

E é em uma destas festas que Tomas reencontra Aurora, a garota cujo nome vai ter uma importância grande na trama. E eu logo me identifiquei com ela, afinal ela é fotógrafa do National Geographic apenas, um dos meus sonhos utópicos, e apesar de morar nos EUA, está no país para fazer umas fotos de borboletas do cerrado.

Enfim, Tomas e Aurora vão se conhecendo, se aproximando, se apaixonando e nos levando junto com eles em suas aventuras. Pois Tomas, é um cara que, apesar de ter perdido os pais, leva uma vida plena, satisfazendo todas as suas vontades, sempre com os pés indo para onde o vento o levar. Mas sua história de vida possui alguns entraves, que nós iremos descobrindo aos poucos.

Sempre me disseram que essa história me levaria as lágrimas, e sim é uma história linda, como só o Maurício consegue criar, mas só me emocionei mesmo no final, após o desfecho que é realmente desolador. A narrativa nos mantém em segredo, mas deixa uma brecha para nossa imaginação até o final.

Mais uma vez, o autor nos presenteia com uma história incrível, cheia de significados, mensagens e o melhor, uma trilha sonora para ninguém botar defeito. E tem coisa melhor que ler uma boa histórias regada a uma ótima seleção musical? Acredito que para o Gomyde, tenha sido um deleite selecionar cada uma das músicas que ele cita durante o enredo. Acho que esse é o ponto alto do livro.

Eu já nem tenho mais o que falar das histórias do Maurício Gomyde, pois são todas perfeitas, com personagens apaixonantes, cenários maravilhosos e música de qualidade para completar uma obra-prima da literatura nacional.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/