O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Carlinha 26/01/2014

Perfeito!
Gente, esse livro é perfeitoooooooooo!
Acho que nunca chorei tanto com uma história. Os dialogos são fofos, bem escritos e o fim é de tirar o fôlego. Algumas canções citadas eu não conhecia, mas busquei e amei. Tomas Ventura é meu personagem favorito de todos os personagens favoritos... ;)
Só digo uma coisa: leiam.

Camille 28/12/2013

Simples, delicado e inesquecível. - Beletristas.com
Tomas Ventura está superando a perda do grande amor. Pelo menos é o que ele acha, até encontrar Aurora, uma mulher de personalidade forte, e deixar ao acaso seus encontros e desencontros. Logo a vida cumpre seu papel e, apesar do tempo curto, eles desenvolvem um romance bonito e simples.

Só que a vida de Tomas não é exatamente o que parece e vivê-la não é tão simples como ele gostaria que fosse. E, se há um lado bom nisso, é que ele consegue ser intenso e aproveitar as pequenas coisas que ela proporciona, como uma sessão fotográfica de borboletas ou uma música especial para fazer parte da trilha sonora de um filme de Hollywood.

O Rosto que Precede o Sonho é o primeiro livro do autor Maurício Gomyde que leio, e ele se prova digno de todos os elogios. Apesar de pequeno, com apenas 176 páginas, ele cria uma história original, repleta de músicas e sentimentos, que não nos deixa parar no meio.

A narrativa é bem desenvolvida, assim como suas personagens. Não encontrei nenhuma incoerência, ainda que uma parte específica tenha me deixado absurdamente confusa, fazendo-me reler algumas vezes e ter de discuti-la com uma amiga, trabalhando com suposições.

Esta, entretanto, é minha única crítica. Porque, sim, o trabalho de diagramação e capa são impecáveis, a revisão não deixa a desejar e a história é sim incrível. Talvez pela simplicidade, talvez pela forma sutil de falar de assuntos sérios, Maurício se prova um autor de qualidade e merece ser lido.

site: http://beletristas.com/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho/

Julio Roberto 09/12/2013

A jornada
Leitura fantastica com seus trejeitos, vi a historia com varias passagens e momentos que parecia os meus, com a indecisao em alguns momentos importantes e a fraqueza de tomar decisao em outros

Dayana 25/11/2013

Emocionante!
Acabei de terminar o livro entre lágrimas e risos.Maurício me conduziu a uma leitura fácil e encantadora.No começa não dei nada para história, por parecer "clichê", mas me enganei e feio.Por mais simples que esta história possa parecer, os personagens, o enrendo é o único.Em muitos momentos consegui até escutar as músicas que o Tomas tanto gostava.Só tenho mais uma coisa a dizer:

Perfeito!!!

Michelle Ladisl 19/11/2013

Ficha Técnica:
Livro: O Rosto Que Precede o Sonho
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 174
Editora: Porto 71
Classificação: Excelente

O livro nos conta a história de Tomas, que recebeu a maior proposta da sua vida e tinha pensado em recusar.
O livro começa com o término do namoro de Tomas com Helena e a reação dele com tudo isso, mas como em um passe de mágica ele conhece no mesmo dia uma linda mulher, que entra no loja se seu melhor amigo Benjamim e eles começaram a disputar um disco, pelo simples prazer da competição.
A disputa entre eles ficou interessante e acabou de uma maneira que não tinha imaginado. Assim que terminaram, ela foi embora sem dizer seu nome mas com a certeza que ela voltaria para falar com ele, como tinham combinado, dentro de uma semana.
Tomas ficou muito balançado por aquela mulher, na qual não sabia o nome, mas tinha algo super especial, que o encantou... Seus olhos.
Tomas era um cara solitário desde a morte de seus pais em um trágico acidente de avião, no qual ele se sentia culpado, principalmente porque não quis acreditar nos sinais que surgiram naquele fatídico dia, mas começa a ver um novo sentido em sua vida após conhecer essa misteriosa mulher que não lhe sai dos pensamentos.
Chegou o dia em que a mulher que ocupava a mente de Tomas, combinou de aparecer, mas esse encontro no sebo de Benjamim não ocorreu, mas para a surpresa dele esse encontro acontece onde ele menos espera, em um lugar que ele cogitava em não ir, mas muda de ideia na última hora.
Nesse dia eles finalmente se apresentam e conversam sobre várias coisas, deixando Tomas ainda mais encantado por ela.

“ – Meus Deus, quem é essa mulher? Uhuuu! – o grito quase abafou o ronco do motor, Levantou as mãos e fechou os olhos. Dois ou três segundos eternos. Irresponsabilidade com a qual não se preocupou, ou que não precisava mais se preocupar.”
Página 62

Por causa de Aurora, ele aceita um trabalho, pois ele queria fazer algo por aquele sentimento que estava brotando.
Após algum tempo, um conhecendo a vida do outro, acontece o romance entre eles, com as declarações mais lindas, mas tem algo errado com Tomas, que ele esconde de todos e o único que sabe é seu melhor amigo.
O final do livro é lindo, chorei horrores.

Opinião:

Sinceramente, demorei horrores para escrever essa resenha, pois fiquei com ressaca literária, o livro mexeu comigo de uma tal maneira que fiquei toda vez imaginando as cenas.
O meu amigo Maurício escreve com maestria que poucos que escrevem romances conseguem. Ele consegue nos fazer chorar, rir e dar valor as coisas da vida de uma maneira única.
Fiquei fascinada e comovida com a linda história de amor desse casal do qual ficará sempre na minha memória.
Leitura mais que recomendada!

site: www.asleiturasdamila.blogspot.com.br

LU Faustino 02/11/2013

Perfeito!
Não quero dizer mais nada. Só "perfeito"!!!!!!!!!!!!!!

Marcela Suzano 30/09/2013

Perfeito.
Um dos melhores livros que já li.
Tão simples que chega a ser inexplicável o motivo de ter me arrebatado tanto. A história de Tomas Ventura e Aurora é liiiiinda. Só digo uma coisa: leiam, leiam e releiam. As últimas 20 páginas são capazes de derrubar qualquer um...

Sidney Santborg 28/09/2013

Belíssimo livro! Estendi ao máximo minha leitura, para poder curtir. Um romance com tudo que tem direito para ser surpreendente. E realmente surpreende! Uma estória de amor montada como um quebra cabeça, pois a existência de sinais e datas vai formando uma colcha confeccionada com a riqueza dos retalhos das coincidências vivenciadas pelos personagens. Como um bom romance tem de tudo... É difícil não rir e ao mesmo tempo não chorar ou pelo menos, não sentir um nó na garganta com os acontecimentos que vão sendo revelados. Comédia, romance, suspense, tragédia e emoção vão se misturando e moldando um texto de fácil compreensão. Não por ser simplista, mas por ser contado com tamanha perfeição.

site: http://livrosnacionais.blogspot.com.br/2013/08/o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Ananda 21/09/2013

As borboletas e as auroras
O livro conta a história de Tomas Ventura, um compositor de trilha sonora para filmes de 32 anos, que vive num veleiro no píer em Brasília. Sua vida corre normalmente, curtindo a paz e tranquilidade no seu barco, sem aceitar mais nenhum trabalho após ter feito, o que dizer ser o filme que a melhor trilha sonora, a trilha completa de Fora de Ordem, um nacional badaladíssimo (que até a leitura do livro, eu nunca tinha ouvido falar). De vez em quando vai na loja de seu melhor amigo BJ, comprar uns cds vinis e curtir um bom e velho rock.

Numa dessas idas, ele conhece Aurora, a garota dos olhos cor de mel, uma garotinha espevitada de 25 anos. Não foi como num esbarrão qualquer. Eles lutaram por um vinil desconhecido e sem nome, até nenhum levar pra casa o cd, mas uma sensação diferente de destino.

Então, a partir daí começam a se encontrar e perceber que ficar juntos é uma ótima opção. Mesmo que Aurora seja uma fotógrafa requisitada e funcionária do National Geographic, que no momento esteja fotografando borboletas pro trabalho, mas em menos de um mês voltará para Washington, onde vive atualmente.
Não custa viver o amor e ver como ficará dali em diante.

Um livro regado de poesias, romantismo e muita música, como tem que ser. A maioria, devo confessar, nunca ouvi, mas sei que tem a ver com o momento em que os personagens passam. Tal qual um trilha sonora para cada cena que o personagem protagoniza.

É um livro curto, mas apesar de algumas partes correrem ou ficarem assim um pouco sem emoção, num todo deu pra sentir o sentimento que os personagens tinham um pelo outro. Deu pra sentir o amor pela música, entre eles, as brincadeiras, a tristeza, as amizades e os encontros e desencontros.

Narrado em terceira pessoa, vemos a vida e conhecemos um pouco mais de cada personagem do livro.
Com uma linguagem simples e clara, Maurício nos proporciona a companhia de personagens carismáticos, divertidos e engraçados. Mas com um final que teve, fiquei nada menos que triste. O que nos faz pensar que precisamos viver mais a nossa vida, os presentes que Deus nos proporciona todos os dias sem percebermos, as auroras (claridade que precede o nascer do sol), as estrelas, as noites, os dias, os animais (como as borboletas) e todo o resto.

Quanto a capa, ela tem tudo a ver com a história, mas esse excesso de informação a deixou meio bagunçada e carregada. Mas fora isso, ela tem a junção das cores muito linda.

Citações:
"- Meu Deus do céu, vocês homens só pensam nisso? - Lysandra olhou para cima. - Vocês olham para uma mulher e enxergam pedaços de carne. Peitos, lombos, coxas. A vida não é um açougue, minha gente! E a beleza interior, onde fica? " pág 47

" [...] não desperdice um dia seques, contemple as auroras e os pores-do-sol, continue vendo a vida pelo ângulo dos detalhes. Acredite que, num momento como este que estou vivendo agora, todo mundo daria tudo por um tempo a mais, para fazer tantas coisas que acabamos deixando de lado. " pág 168

site: http://www.cadernodeanotacoes.com.br/2013/08/meln-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Anna na biblioteca 10/09/2013

Se você deseja ler uma linda história de amor e se emocionar, este é o livro!
Um livro que me fisgou já nas primeiras páginas e foi me envolvendo cada vez mais e quando vi estava profundamente mergulhada na história.
A leitura foi fluida, gostosa e concluída em um dia, pois não conseguia parar!
Me apaixonei pelo personagem Tomas Ventura, com sua forma de “sobreviver e viver” os contornos da estrada da vida, seu humor e olhar pelas pessoas e principalmente o modo de amar! Qualidades concernentes a um bom músico, com toda a sua sensilibidade em captar e descrever emoções!
A história é simples, sem apelações, porém repleta de sentimentos!
As últimas 15 páginas foram lidas em meio às lágrimas que não paravam de rolar. Que lindo!

Se você deseja ler uma linda história de amor e se emocionar, este é o livro!
Leitura altamente recomendada!!!

site: arvoredoscontos.blogspot.com.br

Adriana Vargas 06/09/2013

Como se fosse ontem...
Inicio dizendo que este foi um dos melhores livros que li, e que passei boa parte dele me perguntando qual seria o momento que iria me apaixonar - ou pelo escritor (estranha mania) ou pelo personagem (estranha mania 2), mas já estava me identificando (mesmo sem perceber) desde a primeira linha do livro.

O curioso é que ganhei o livro na mesma data marcada no início do livro - 30 de Agosto de 2013, então, passei a ficar atenta aos "sinais" tão lembrados durante toda a trama. Posso dizer que sempre fui cética, e jamais deixei me entregar a tais fatos que sempre via como ironia do destino, porém... As coisas não são bem assim, e tenho certeza que vocês irão entender o que digo no decorrer de minha singela resenha.

O livro:

Maurício trouxe um romance contemporâneo, com diálogos inteligentes (seu forte) de muito bom gosto, tanto o cenário, quanto os assuntos debatidos, repleto de detalhes que somente alguém, que domina e sabe sobre o que diz, poderia nos servir com tanto requinte e sutileza.

Tomas é um moço diferenciado, inteligente, culto, sabe muito bem agradar uma mulher com o Universo que o constrói e define, como no "mínimo", interessante.

Aurora, uma mulher com encantos o suficiente que fez com que Tomas a puxasse pelo braço, meio a trama, e a levasse para ver o nascer do dia, dizendo: "Você é a Aurora mais bela do mundo, e eu queria te mostrar, então, a segunda colocada..."

Fiquei tão angustiada com a demora de se tocarem pela primeira vez, que me deu vontade de pular para dentro do livro e trazê-los de vez um para perto do outro. Enfim, pessoas, Tomas é aquele cara que fala a noite toda em seu ouvido e você não quer que ele se cale, por quê? Porque o cara sabe o que falar.

A parte que me toca:

Então... Passei a me identificar demais com algumas cenas no final do livro, e as coincidências foram tão profundas que passaram a ser pessoais, intimas, doloridas... saudades... Mauricio parece que adivinhou certa parte de minha vida e pôs no papel. Não vou dizer o que houve, para não entregar a trama final, mas tudo que ocorreu com Tomas, foi algo que aconteceu com uma pessoa que um dia amei muito, inclusive, a música "Sete Cidades, foi uma das que mais marcou nosso relacionamento. Connfesso que o livro O Rosto que precede o sonho, me fez chorar como criança.

E no final do livro, me vi, não somente apaixonada por Mauricio, que me proporcionou momentos maravilhosos durante a leitura, como por cada linha, cada palavra, cada sentimento extraído deste livro lindo, que levarei como meu livro de cabeceira.

Obrigada Maurício, pela beleza colocada em tudo que escreve.

Ana Carla 23/08/2013

Acho que nunca chorei tanto numa história. Linda, linda, linda, mil vezes linda!!!!!!!!

Letícia Kartalian 13/08/2013

The face that precedes a dream...
O Rosto Que Precede o Sonho é o terceiro livro de Maurício Gomyde, e, apesar de não ter lido nenhum outro dele, após a leitura dele, quis imediatamente adquirir um dos outros livros do autor.

A história de Tomas e Aurora me tocou de uma forma tão grande que, eu, assim que terminei de ler, escrevi um recado para o autor ainda sentindo as lágrimas escorrendo pelo meu rosto. Eu me envolvi totalmente na escrita do autor, mas só percebi isso no final, quando tudo muda e eu senti o quanto aquilo havia me afetado.

Tomas Ventura, carinhosamente apelidado de Cabeção, é músico, compositor de trilhas sonoras de grandes filmes, o trabalho dos sonhos para muitos artistas, mas ele, no entanto, é bem pé no chão e encara tudo como deve ser: apenas um trabalho, porém, fazendo o que ele ama.
Morador de Brasília e vivendo num barco, com apenas sua música e rodeado pela natureza que o cerca, tudo o que ele mais quer é encontrar um grande amor.

Ele acaba de ser ‘trocado’. Sim, sua namorada o traiu e o deixou, culpando a falta de tempo do rapaz para relacionamentos, Tomas vai até a loja Sebo no Café, cujo dono é seu melhor amigo, Benjamin, – ou BJ – para desabafar, beber e ouvir música.

E é lá, que ele encontra “A” mulher que ele estava esperando, invadindo sua mente e coração.

Aurora é uma mulher muito bonita, com lindos olhos cor de mel, que está apenas de passagem pela cidade, e é claro, atraiu a atenção de Tomas no exato momento em que ele colocou seus olhos nela na loja de discos e, apesar de terem conversado durante um tempo sobre música, – e até marcado de se encontrarem – ela foi embora do mesmo jeito que entrou, sem dizer seu nome.

O encontro, é claro, não aconteceu, mas o destino resolveu dar uma forcinha e fez com que os dois se encontrassem numa festa e a partir daí, é claro que o romance acontece... A emoção domina e você ri, se envolve com os personagens – não que não estivesse envolvida antes – e chora muito.

No início da leitura, você pode imaginar que se trata de uma comédia romântica, e realmente é, até certo ponto, mas depois evolui para um drama tão bem amarrado, que quando você vai ligando os pontos, é o fim.

Confira a resenha completa, com quotes e a minha opinião pessoal no blog!

site: http://literaturediary.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html