O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Lucas 09/08/2013

O Rosto que Precede o Sonho
Você acredita em destino? E em amor à primeira vista? Em “O rosto que precede o sonho”, acompanharemos a emocionante estória de Tomas Ventura, um cara apaixonado pela a música, porém, desacreditado do amor.

E como num passe de mágica, ele conhece uma garota linda e encantadora – a garota dos olhos cor de mel. E no mesmo tempo recebe uma proposta de trabalho, que é compor uma música para trilha sonora de um filme internacional. Sua inspiração, não poderia está mais perto. Seria obra do destino?

“O rosto que precede o sonho” é um daqueles livros fofos e que ao terminar de ler você dar vontade de vivenciar um amor igual a dos personagens. Não seria incrível, você estiver caminhando e puft, esbarrar na sua alma gêmea? É mais ou menos, desse jeito que acontece com os nossos protagonistas.

Esse encontro do destino, entre Tomas e a menina dos olhos cor de mel, eu descreveria como diz a música “Segredos” do Frejat. E por falar em música, Mauricio Gomyde preenche o livro com uma trilha sonora que contém Creedence, Green Day, U2, Santana, Legião Urbana, etc.. Uma trilha sonora que têm tudo para agradar, principalmente, a fãs de Rock n’ Roll.

Tomás também estabelece uma relação de extrema cumplicidade com seus amigos, você sente que cada palavra proferida entre os amigos são verdadeiras. E dentro desses amigos está Benjamin ou simplesmente BJ – é com ele que Tomás se abre totalmente, contando suas fraquezas e alegrias.

Você pode perceber que não descrevi a cara metade de Tomás e nem disse o seu nome. Primeiro, porque de início nem Tomas, sabe o nome dela e se eu revelar, logo seria spoiler. E segundo, é porque falar mais seria comprometedor.

A única coisa que posso dizer que ela é fotografa e é apaixonada por borboletas. A mulher perfeita, aos olhos de Tomas, o que é crível, já que ele está apaixonado.
Narrado em terceira pessoa, o autor tem uma narrativa simples e que vai direto ao ponto. A falta de suspense poderia ser super grave, já que a meu ver, é o suspense no fim de cada capitulo que faz você continuar a leitura. Mas, a escrita do autor funciona e você se pega pedindo por mais.

Com apenas 176 páginas, o autor cumpre com as expectativas e dar um desfecho plausível para os personagens. Esta foi a minha primeira experiência com o autor e posso dizer que o livro está na minha lista dos melhores do ano.

Não deixe para depois esta leitura. É para ser lida agora, porque depois pode ser tarde demais. Uma história de amor sincero e que no mundo contemporâneo está cada vez mais raro.

site: livrosecontos.blogspot.com

Déborah - @lisossomos.lisos 01/08/2013

#ResenhaDeby - O Rosto que precede o sonho

O rosto que precede o sonho conta a história de Tomas, um compositor de trilha sonora para filmes, de 32 anos. Ele não aceita propostas para compor a muito tempo, vive de relacionamentos com os quais não se importa. Tomas mora em um veleiro e tem três vizinhos, toda semana acontece a reunião do “Com Domínio da Vela”.

Mas o que realmente causa a história desse livro é o encontro de Tomas com Aurora (a menina dos olhos cor de mel) no sebo de Benjamim, seu melhor amigo. Tomas se encanta pela garota, que no primeiro encontro não fala seu nome, e não para de pensar nela. O destino, porém, parece que quer uni-los, pois prepara ocasiões para que eles se encontrem e fiquem mais próximos.

Tomas percebe-se encantado por Aurora e aproveita cada momento ao lado dela, porém ele tem uma certa “paranoia” com sinais que ele acha que se os tivesse notado seus pais não teriam morrido.

Tentando ser bem sucinta, o livro é simplesmente perfeito. Não tenho facilidade em chorar lendo, mas ele conseguiu me emocionar. A história de Tomas e Aurora é linda e acredito que nos faz emocionar porque está ligada à realidade, o que acontece no livro pode acontecer com qualquer um. Em alguns momentos eu mesma me identificava com trechos da relação deles dois. Indico a todos que leiam, pois é um livro lindo e apaixonante. Com certeza vocês não irão se arrepender. Além da história linda e envolvente ainda há os trechos de músicas que é a trilha sonora perfeita.

Tomas nunca disse “Eu te amo”, será que Aurora o fará mudar e dizer essa frase? Será que eles viverão essa história de amor? Será que ficarão juntos?

Espero que leiam, se encantem e emocionem com a história e me digam o que acharam.

Danielle 29/06/2013

O rosto que precede o sonho
Resenha – O rosto que precede o sonho – Maurício Gomyde
O rosto que precede o sonho é um lindo e emocionante romance. É o terceiro livro do autor Maurício Gomyde.
Na trama conhecemos Tomas, um jovem compositor que fez uma trilha sonora de sucesso para o cinema, mas nem tudo são flores na vida de Tomas, ele se isolou do mundo, sofreu mito com a perda dos pais em um acidente de avião, acabou de ser abandonado pela namorada.
Tomas recebe um convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, mas não aceita, e quando menos espera, conhece uma garota de olhos cor de mel chamada Aurora na loja de discos do seu amigo e fica encantado com ela. Aos pouco eles vão se conhecendo e se apaixonando. Aurora faz tanto bem a Tomas que inspirado ele resolve aceitar o convite para participar da Trilha Sonora, só que Aurora está apenas de passagem por Brasília.
Leiam o livro e descubram o final emocionante dessa lida história.
Maurício conseguiu fazer um livro gostoso de ser lido, colocando a música bastante presente na trama. Um livro pequeno em suas 176 páginas, consegue divertir e emocionar.
Recomendo a todos que gostam de um bom romance e gostam de se emocionar com lindas histórias de amor.

Jaque 03/06/2013

Resenha do Blog: http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Na historia conhecemos Tomas, um cara que sabe levar a vida como ninguém, ele é compositor, já bem estruturado, mora em um barco no píer do lago de Brasília. A vista é estonteante, e cá entre nós, morar em um barco já é um encanto por si só.
Enquanto eu lia, me imaginava acordando todas as manhãs e olhando o lago, o nascer do sol e o seu pôr ao fim da tarde. Deve ser de tirar o fôlego!

Enfim, Tomas tem a vida "perfeita" que qualquer pessoa gostaria de ter, independente, livre, mas o que mais encanta em Tomas ao longo da historia é que ele é um cara gentil, humilde, sedutor sem ser canalha como a grande maioria. rs Sim, Tomas é o sonho de consumo de qualquer mulher.

Mas como todo mundo, a vida não é perfeita sempre, Tomas é traído pela namorada que o abandona para partir pra França em busca do seu novo amor. Arrasado, Tomas se lamenta da vida com seu amigo BJ. Mas naquela mesma tarde, no sebo que BJ possui, ele acaba conhecendo uma misteriosa mulher que vira sua vida pelo avesso. Tomas até se esquece da ex-namorada e da traição que sofreu.

A partir daí, aquele é o rosto que passa a preceder os sonhos de Tomas. Aurora, a bela moça que Tomas conheceu, invade sua vida e coração, sem qualquer aviso, simplesmente o arrebata.

A maneira como eles vão se conhecendo e entrando na vida e na intimidade um do outro, suavemente, de maneira simples, delicada, porém marcante faz com que embarquemos no romance e ficamos tão apaixonados quanto eles. Gomyde consegue escrever um romance onde tem de tudo, o antes o durante e o depois, porém com uma sutileza e doçura indescritível.

A maneira como ele retrata o amor de Tomas e Aurora, simples, puro e sincero. Momentos de entrega total, momentos de desejo ardente, onde ainda assim ele nos faz ver tudo aquilo através de pureza daquele amor.

Conforme Aurora, vai conhecendo Tomas, nós também passamos a conhecer mais o personagem, seus segredos, motivos e tudo que o levou até ali. E assim como Aurora, é impossível não se encantar por Tomas, um homem lindo de todas as maneiras possíveis.

Gomyde descreve a beleza de uma mulher não somente ressaltando suas características físicas, mas acima de tudo sua alma. E eu achei isso magnífico!

Aliás, o livro inteiro é magnífico, a historia é linda, perfeitamente construída e nos faz refletir em como vivemos nossa vida, se estamos realmente vivendo ou apenas sobrevivendo á cada dia. Aprendi muito com Tomas e Aurora, aprendi sobre as borboletas, que tanto amo, mas que nunca tinhas visto ninguém falar delas com tanto carinho e forma tão linda. Mas isso vocês terão que ler o livro pra entender. rs

Tomas é uma enorme lição de vida, coragem e força pra qualquer pessoa.

Com isso concluí que temos o nosso Nicholas Sparks brasileiro, e até ouso dizer aqui, que talvez Gomyde o supere! A escrita do Mauricio é fabulosa, linda, simples, e nos arrebata de maneira surpreendente. E com isso descubro também o quanto o autor é uma pessoa linda, já desconfiava disso, pelos breves encontros que tivemos em eventos. Mas uma historia assim, só poderia surgir de uma mente e um coração, tão puro e gentil quanto o de Tomas.

Eu vivi lindos momentos ao longo das páginas, eu sorri, me encantei, me apaixonei e chorei demaisss! Não sei como Gomyde foi capaz de fazer isso conosco. Mas com certeza cada lágrima valeu muito a pena! E após ler e reler esta resenha enquanto escrevo, percebi que não fui capaz de traduzir tudo que o livro me fez sentir, eu mergulhei na historia e me envolvi profundamente com tudo que há nela.

A capa é linda, perfeita para o livro, representa muito bem tudo que a historia nos trás.

To maravilhada com essa historia!!!

Gente, nem preciso dizer que recomendo, né!? Na verdade eu imploro, leiam!!!

Uma historia assim, de tamanha beleza, merece ganhar o mundo inteiro, é um romance único!

Meus Livros, Meu Mundo 03/06/2013

Resenha do Blog: http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/

Tomas é uma enorme lição de vida, coragem e força pra qualquer pessoa.

To maravilhada com essa historia!!!

Gente, nem preciso dizer que recomendo, né!? Na verdade eu imploro, leiam!!!

Máh Bracho 23/05/2013

Nesse livro temos por base músicas, não qualquer músicas,
mas como o Benjamin fala o bom e velho Rock and Roll! uhullL

E foi exatamente no sebo de BJ seu melhor amigo que Tomas Ventura, um compositor renomado estava afogando a amargura de um relacionamento terminado para melhorar seu humor ele vai em busca de LP's raros nesse mesmo dia adentra uma bela garota na loja e ao descobrir que tem essa raridade eles meio que começam uma disputa muda para ver quem pega os melhores até que eles acabam se esbarrando ao pegar o mesmo LP, entram em um duelo para ver com quem vai ficar com ele já que nenhum do dois quer perder a disputa...
Não vou revelar o resultado, rsrs, e ao chegar em sua casa flutuante, isso literalmente já que ele mora em veleiro, uau, Cabeção, seu apelido carinhosos, começa pensar na sua vida e na garota que encontrou e que lhe deixou tão forte impressão.
“[...] Eu confesso. Não faço a menor ideia do nome dela. Ela não quis dizer, fazer o quê? Eu bem que tentei, mas ela simplesmente não falou. Fui incompetente, é fato! Vou chamar de Menina dos Olhos Cor de Mel. Pronto. Não importa mais o nome e...”
Acordando no meio da noite e não conseguindo dormir mais Tomas resolve ir à uma festa que não estava muito a fim, depois que cumprimentou as pessoas procurou um canto isolado para ficar e eis que ao som de “With or Without You” s2
Ele volta a encontrar a tal garota dos olhos cor de Mel e finalmente descobre que seu nome é Aurora, os dois tiveram uma ótima conversa e ao findar a noite ele tem certeza que ela é “A” garota que estava esperando e que está apaixonado por ela, mesmo não tendo algum contato físico. Isso é tão romântico.

Enfim, achei linda a forma que a história deles começou e seu desenrolar, gosto de ler romance que descreve como ele vai nascendo, de sua forma pura e sincera e que vai crescendo a cada dia que passa. Por isso gosto tanto da forma que o Gomyde escreve, pois ele consegue transmitir isso em seus livros em cada linha escrita e transforma em uma linda história de amor sem apelação erótica que virou a febre do momento.
As bocas e os cílios se tocaram. − Beijo de borboleta... – ele sussurrou. – Mas posso te mostrar como é o do falcão? Aurora sorriu. E apenas cerrou os olhos.
O livro trás outros personagens o Nelson, Lysandra e Sérgio eles formam o “Com Domínio da vela” já que eles moram na marina, tem também a Dona Olávia mãe de BJ ela é uma figura muito engraçada pena que apareceu poucas vezes.

SINOPSE:

Rafael Augusto 04/05/2013

O Rosto que Precede o Sonho - Enseada das Letras
Para mim, todo livro tem os seus prós e contras, mas eu não consegui encontrar pontos negativos nesse livro. Eu juro que tentei, mas eu não encontrei nada que fosse realmente relevante de ser citado aqui. Eu conheci esse livro através de uma amiga minha, que o me deu de presente de aniversário.

A diagramação interna e externa é muito boa, o livro possui orelhas e folhas amareladas. A transição de assuntos e capítulos é feito de uma forma super criativa com o uso de notas musicais com um asterisco, ou só a nota ou só um asterisco dependendo da parte. O que tem uma profunda ligação com a história, já que o personagem principal é músico. Eu não encontrei nenhum erro de digitação ou de gramática no livro.

Bom, eu não vou falar muito da história para não entregá-la. O livro é todo montando em FlashBack, ele começa com Aurora, personagem principal, querendo conversar com Beijamin, então o autor volta a história em três meses para explicar o porquê dessa conversa. O primeiro acontecimento é quando Aurora conhece Tomas no sebo de Beijamin de uma forma super divertida. Aurora é uma fotografa e Tomas musico. E os dois descobrem em si um amor tão grande que poderia super qualquer coisa, poderia.

Mauricio Gomyde me surpreendeu muito nessa história, porque quando eu comecei a ler o livro eu pensei que fosse aquela coisa melosa, chata, mas nada disso. A narrativa é arrebatadora e com fatos surpreendentes. Não me decepcionou em nada. Eu até gostaria de comentar mais, mas infelizmente eu não posso fazer isso sem entregar a história.

Adorei o livro, 5 estrelas!

Ann 30/03/2013

Moda e eu
Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente... Veja o que os blogs já disseram sobre o livro: “Romance impecável, com uma trilha sonora de fazer inveja a qualquer filme hollywoodiano” (Pausa para um Café); “Impossível terminar de lê-lo e não sentir vontade de viver mais e aproveitar as coisas simples da vida” (Nua e Crua); “Uma história tão simples e sincera quanto o amor deve ser. Leitura indispensável” (Tô Pensando em Ler); "Arrebatador, imperdível, emocionante” (Páginas Encantadas); “Um livro para ser ouvido, ou uma canção para ser lida” (Moonlight Books); "O mais audacioso e melhor trabalho do autor até agora. Marcante, real e encantador, este livro merece ser lido URGENTEMENTE!" (Vício de Cultura); “A história deste livro é algo que todo leitor deveria experimentar."

Como sempre Mauricio caprichou no livro.
Tomas, é um cara apaixonado por rock.
No dia que é abandonado pela namorada, conhece a menina dos olhos de mel, depois de um tempo sem ver-la, e nem saber quem é, a encontra em uma festa em um barco.
Depois disse de muitos encontros entre Tomas e Aurora, o amor vem chegando.
E ela não é uma garota, é A garota.
E o amor, bom o amor...

Genteeeeeeeeeee, Mauricio, que livro lindo e triste.
Estou muito contente por me permetir ler seu livro. To apaixonada, Tomas Cabeção é um lindo.
Espero que todos aprociem um livro maravilhoso e ainda por cima brasileiro.

Aurora deu uma gargalhada gostosa. − E pra selar nosso encontro... beijo de borboleta!
− Beijo de borboleta? – ele levantou e bateu a mão na calça, sobre os joelhos, para tirar a poeira.
Ela aproximou o rosto do dele e roçou os dois cílios nos seus, piscando.
O coração de Tomas quase saiu pela boca, mas ele não teve coragem de roubar o beijo. Sentiu seu cheiro doce, respirou fundo, acalmou-se e eternizou o momento na memória.

− Tudo bem, bela adormecida. Eu te mostro um pouco mais de mim outro dia.
Os olhos de Aurora brilharam. − Como você sabe que o nome da bela adormecida é Aurora?
− Já fui criança um dia, sabia?
− Meu pai me deu o nome por causa dela. E quando eu era pequena dormia demais. Ele sempre dizia que não poderia ter dado nome mais adequado.
− Quer dizer que você é boa de cama, então...
− Ótima! Você nem imagina – e deu uma gargalhada.

Lua 25/03/2013

Um romance marcante, impossível de largar, O Rosto que Precede o Sonho me emocionou e me sensibilizou por completo. Fiquei apaixonado pela forma como o autor escreve e pela sensibilidade que deposita em sua história.

A história te prende, emociona e surpreende. Recomendo para todos, vale a pena velejar com Thomas, o protagonista, e rir dos diálogos e ver esse romance ganhando vida. Tudo isso com um cenário fantástico e poético.

É claro que não posso me esquecer de citar a incrível “trilha sonora” do livro que conta com The Beatles, Lynyrd Skynyrd, Queen, Green Day e muitas outras bandas!

Lady 18/03/2013

Uma coisa que eu gosto muito em acompanhar o trabalho de um autor é poder perceber o melhorar das suas histórias e das narrativas. A gente percebe quando um autor é bom pelo modo como ele consegue mexer com a gente; e sabemos que ele está ficando melhor à medida em que suas histórias passam a fazer parte da nossa vida, tal qual se fossem reais.
Desde o início da minha parceria com o autor Maurício Gomyde, lá atrás, quando esse blog aqui ainda nem existia, eu já gostava do estilo do Maurício de escrever. Li O Mundo de Vidro e me diverti muito. Então li Ainda Não Te Disse Nada, e me emocionei, descobrindo nele um talento com as palavras que transpõe gêneros narrativos. Então veio esse.
Fiquei uns bons dias me perguntando o que diabos eu ia escrever nessa resenha. Porque eu não sei. Eu realmente não sei. Vivo dizendo que a coisa mais horrível na vida de um blogueiro é resenhar um livro do qual ele gostou muito, e é a mais pura verdade. Porque eu amei cada segundo que passei lendo O Rosto Que Precede o Sonho e nem sei dizer por quê.

continue lendo em http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/2013/03/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Ana Maria 27/02/2013

Simplesmente simples e lindo!
Em "O Rosto que Precede o Sonho", o Maurício se superou. A história é fofa, bem contada, repleta de detalhes que tornam o romance entre Tomas e Aurora um dos mais belos que já li.
Nota mil!

Bárbara 26/02/2013

Maurício Gomyde, autor parceiro do blog, já escreveu outros dois livros: O Mundo de Vidro e Ainda não te Disse Nada, ambos lidos e resenhados por mim aqui. Eu já havia percebido que a narrativa dele havia ficado bem melhor no segundo livro e também sabia, ou ao menos esperava, que no terceiro ficasse ainda melhor.

Qual foi a minha surpresa ao terminar de ler o livro em menos de um dia e ficar encantada por todos os acontecimentos. Por toda a narrativa e por todos os personagens.

Em O Rosto que Precedo o Sonho, Maurício volta com um protagonista masculino: Tomas, um músico que mora num barco com as coisas que mais gosta e onde esconde um segredo. Segredo este que é difícil descobrir o que é até que os problemas realmente apareçam. Acho que a vontade de descobrir esse segredo me ajudou a impulsionar ainda mais a leitura deste livro.

Além disso, também tem o BJ, dono de um sebo e melhor amigo de Tomas. Eles se dão super bem e percebi que Tomas sentia um carinho muito grande pela mãe do amigo. Talvez isso se deva ao fato de ter perdido os pais há alguns anos.

Um dia, no sebo, ele conhece uma mulher, que mostra ser uma super entendida de música, assim como o próprio Tomas, o que o assusta um pouco, mas que ao mesmo tempo o faz querer conhecê-la ainda mais. Ele fica curioso, mas mesmo se mostrando uma boa pessoa, não consegue descobrir o nome dela… Até um dia em que a encontra numa festa. Então ele sabe que o nome daquele rosto que precede o seu sonho é Aurora. Aurora, a menina dos olhos cor de mel.

O mais bacana é que o livro é tão pequeno, mas tão cheio de história que te coloca pra pensar nas coisas que acontecem. Será que tudo o que acontece é um sinal? Será que são coincidências? Será que esse tipo de coisa é invenção e não existem? E então você se põe a tentar interpretar tudo o que acontece ao seu redor. E isso é o máximo!

Giovanna 17/02/2013

Resenha para o blog Sonhando com Livros
Resenha no link: http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/2013/01/o-rosto-que-precede-o-sonho-mauricio.html

Em O rosto que precede o sonho, conhecemos a história de Tomas Ventura - mas conhecido como Cabeção - um cara que é apaixonado por música e é uma daquelas pessoas que gosta de viver livremente, e que além da música tem o barco - onde mora - como sua paixão.

Depois de ser traído por sua antiga namorada ele decide ir ao sebo do seu amigo Benjamim para conversar. E é nesse mesmo dia que conhece a fantástica Aurora, a garota dos olhos cor de mel.

"- Não existe a palavra "tarde" quando algo tem de acontecer. Se for para acontecer, pode acreditar que vai." Página 27.

Thomas era super conhecido pelas trilhas sonoras que gravava para alguns filmes. Mas depois da a morte dos seus pais, ele ficou muito triste e não aceitava mais nenhum trabalho. Porém ele acaba se envolvendo numa paixão que promete mudar sua vida.

Aurora é uma garota fofa, linda, simples e é fotógrafa, está no Brasil fotografando borboletas quando conhece Tomas..

Não existe a palavra “tarde” quando algo tem de acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai.
Eu ainda não tinha lido nenhum livro do Mauricio Gomyde, mas já ouvi falar muito bem de todos, então numa tarde peguei esse pra ler e me surpreendi como ele consegue em poucas páginas fazer agente dar gargalhadas, sorrir e chorar..

A capa é outra coisa que me chamou atenção demais no livro. Simplesmente por ter os principais elementos da história: Aurora, o barco, borboletas, enfim muito linda !

- E se o assistente disser que está morrendo de vontade de beijar a chefa? É caso de demissão?Aurora aproximou-se. - Depende.- É? - ele se aproximou mais ainda. - Depende de quê?- Se o beijo for bom, ela pode até dar um aumento.

O rosto que precede o sonho, é um romance fofo com uma história de vida bem forte mais que eu recomendo muito. Eu acabei o livro e eu já não sabia se eu sorria, ou se chorava. É muito bom mesmo, espero que essa resenha não tenha ficado muito confusa porque quando agente gosta muito de um livro é meio difícil mesmo falar sobre ele.

Depois desse livro, podem esperar porque terá mais livros do autor sendo resenhados aqui. Encerro essa resenha falando que o livro precisa ser lido, além de ser um livro curto que você lê super rápido ainda é maravilhoso! Então passem ele na listinha ok? Beijos e muitos livros pra vocês :)

Tribo do Livro 15/02/2013

Sinais que rodam...
Resenha por Ver sobreira

Já faz alguma tempo que estou em falta para ler este livro. No ano passado quando o Maurício Gomyde fez a promoção para escolha da capa, ele sorteou 20 exemplares em primeira mão do livro. Infelizmente não fomos sorteados, mas depois ele teve o prazer de enviar aos parceiros que não ganharam o e-book. Acabei não lendo, porque nem sempre dá para ler no note. Mas nestes dias de folia consegui ler e bem rápido já que o livro é curto, e gente, é LINDO mais um sucesso garantido. Parabéns Maurício Gomyde.

Então para abrir a divulgação de "Um semana ou mais de nacionais" trago para vocês O rosto que precede o sonho, a história de Tomas e Aurora. Não sei se já tiveram oportunidade de ler algum livro deste autor, se não estão perdendo uma grande oportunidade, pois podemos dizer que Maurício Gomyde está despontando no âmbito dos novos autores, como um ótimo romancista. Este é o seu terceiro romance e o segundo que leio, pois ainda não tive um momento oportuno para ler O mundo de Vidro, primeiro livro. Se segundo romance Ainda não te disse nada será brevemente publicado em inglês, aguardemos.

Tomas Ventura vive uma vida tranquila, mora dentro de um barco cercado do que ele julga necessário, porém acaba de descobrir que a dois meses estava sendo traído pela namorada Helena. Agora ele não quer mais uma mulher, ele quer "A mulher".À principio o que seria algumas noites de fossa, torna-se algo inesperado, pois praticamente no mesmo dia ele conhece a pessoa que mudará sua vida para sempre e de forma radical. Aurora, é uma fotógrafa que viaja pelo mundo, é apaixonada pelas borboletas.Vive despreocupada, mas está em busca daquele cara que será "O cara". O destino que é sabedor de todas as coisas reserva muitos acontecimentos a estes dois, e deixará marcas para toda vida.

A primeira coisa que me chamou atenção neste romance do Maurício, foi a música. Ele mesclou os vários momentos dos protagonistas com ela.; outra coisa foi o sobrenome do personagem Tomas, não sei se foi de propósito – um sinal, rsrsr...– Ventura( destino favorável). Na vida de Tomas tudo de bom e ruim que ocorre, lá ao final tem um explicação ditosa. Nem sempre poderá ser de todo bom, o que já contradiz um pouco a palavra, mas dará margem a algo produtivo no caso dele. Creio que a história é mais de Tomas de que dos dois, pois nos parece mais a descobertas de escolhas com relação a vida dele, de que propriamente o relacionamento. Aliás, é a relação deles que faz com que Tomas, repense sobre tudo que aconteceu com ele até conhecer Aurora, ou seja, os sinais estão lá é devem ser avaliados.

Houve acontecimentos na vida dele, que o fez acreditar em sinais, e coisas que nem sempre são ditas, mas sim percebidas. Daí quando conhece Aurora, tudo começa a se encaixar na vida dele, mas no primeiro momento irá resistir, porque há um grande segredo sobre si, que apenas seu amigo Benjamim conhece. Esse até tenta fazer com que Tomas se abra com Aurora sobre isso, mas não consegue, não no momento oportuno. O que me faz lembrar do que Aurora manda escrito para ele, quando Tomas decidi mesmo estando apaixonadíssimo por ela, que o melhor para os dois é se afastarem.
(...) Então, Tomas abriu o envelope que Aurora tinha mandado. Dentro apenas a pequena tira de papel com a mensagem que ela tirou no biscoito da sorte:

"Há três coisas na vida que jamais voltam; a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida"
O final... bem, o final é talvez o menos esperado, ou não? É emocionante. A escrita de Maurício Gomyde cresceu ainda mais de um romance para o outro. A narrativa romântica que conduz o fio da história de Tomas e Aurora é para tocar os corações. Se você se emociona com facilidade prepare-se para chorar com este lindo enredo. A escolha de The show must go on do Queen para fechar e consolidar a verdade sobre o amor dos dois, foi muito legal. E muito mais que um detalhe, toda a playlist que ele selecionou para este livro é impecável, todas as músicas têm muito a dizer sobre o romance. Valeu, Maurício. Recomendadíssimo. Confira abaixo o book-trailer.