O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Leticia 02/04/2023

Excelente
O autor nacional Maurício Gomyde deveria ser leitura obrigatória! Livro bem escrito, história envolvente, e final surpreendente!
Maurício Gomyde nunca decepciona!
Maurício Gomyde 03/04/2023minha estante
Muito obrigado por suas palavras, Letícia.

Simone 09/04/2020

Um enredo clichê e perfeito! S2
Esse é o terceiro livro do autor, e meu primeiro contato com um de seus textos... E desde já adianto: "Tornei-me fã do Maurício e leio até mesmo a sua lista de compras..." o/

O ROSTO QUE PRECE O SONHO é uma trama acolhedora, daquelas que te hipnotiza, colocando-o dentro da história, sentindo o que os personagens sentem. A história, apesar de clichê, é muito bonita e leva consigo lindas mensagens. Com mais diálogos do que narrativa e um enredo (às vezes) um pouco mais lépido, ainda assim o autor conseguiu dar vida a uma belíssima e enternecedora história, com personagens que grudam na pele, e uma narrativa magnetizante. Eu me apaixonei pelo casal Tomas e Aurora, tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, cada qual com sua singularidade. Os personagens secundários, em especial Benjamin, me ganhou logo de cara (confesso que queria saber mais sobre ele). Os capítulos finais têm uma grande e dilacerante reviravolta, algo que quebrou o meu coração, mas que tornou o desfecho ainda mais perfeito. Se essa era a intenção do autor, ele está de parabéns. Se eu gostei?! NÃO, EU NÃO GOSTEI... EU AMEI!!! 💘💘💘 E agora, mais do que nunca, quero ler as outras obras do autor. Por fim, para quem curte uma história leve e curta, com uma belíssima mensagem, essa é uma excelente pedida. o/

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com/2020/04/falando-em-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Beatriz Gosmin 21/07/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Este foi o livro do Mauricio que mais me tocou. Todos eles me marcaram de alguma forma (por isso coloquei nos favoritos), mas este foi algo mais profundo.

O livro é narrado em 3ª pessoa, e logo somos apresentados ao personagem Tomas Ventura, um homem que mora em um barco à vela, numa Marina. Tomas é um músico de sucesso e que já teve uma de suas composições usada como trilha sonora de um filme ganhador de oscars, mas atualmente vem rejeitando todas as propostas de emprego que recebe. Sua namorada acabara de terminar com ele também, e por isso decidira não mais se apaixonar.

Porém, na loja de discos de seu amigo Benjamin, o BJ, ele acaba disputando um disco com uma moça (os dois o pegaram juntos e nenhum dos dois resolve ceder), o que os leva para uma batalha de bandas (os dois tinham que montar uma banda fictícia e a melhor ficaria com o disco) para ver quem sabia mais sobre música, porém, BJ dá como empate e os dois resolvem deixar o disco e ouvir outro dia juntos na loja.

Tomas percebe que está apaixonado pela moça que nem mesmo sabe o nome, e isso o faz ficar contando as horas para o próximo encontro.
Então começam a se conhecer melhor. E logo Tomas tem certeza que Autora, a linda fotógrafa apaixonada por borboletas, era “A” mulher que esperava, e não mais “UMA”. O único problema (?) era que ela partiria a trabalho dentro de um mês.

" - E se o assistente disser que está morrendo de vontade de beijar a chefa? É caso de demissão?
Aurora aproximou-se. - Depende.
- É? - ele se aproximou mais ainda. - Depende de quê?
- Se o beijo for bom, ela pode até dar um aumento. "

Acredito que as pessoas gostam de um livro de acordo com o que ele lhe transmite e não simplesmente como um todo imutável e perfeito. E o que me fez colocar este livro entre meus favoritos foi exatamente isso: algo simples que me marcou. E este algo foram os personagens principais: o jeito deles, o modo de viver a vida dos dois. Mas deixe-me explicar:

Tomas e Autora são duas pessoas que acima de tudo, são bem humoradas. Juntos construíram conversas simples, harmoniosas, engraçadas, apaixonantes. Levam a vida sem medo do que pensam sobre eles, agindo como bobos e fazendo brincadeiras.
O livro todo é escrito de maneira simples, nada muito formal como “Está tudo bem?”, mas frases como “Tá tudo bem aí?”, do jeito que utilizamos mesmo, e isso é um fato que nos faz se identificar muito com o livro.

Eu poderia colocar várias e várias frases das conversas deles, mas todas são interessantes então não pude escolher. Só posso dizer que você vai olhar para eles e pensar “Puxa, eu gostaria de conhecer estes dois!”.

Coloquei aquele ponto de interrogação (?) ali em cima na resenha porque existem outras coisas que acontecerão, mas seria um spoiler se eu escrevesse aqui. Então fiquem curiosos...

Agora, acho que usarei os dois (Tomas e Aurora) como inspiração para mim. Eles conseguiram ser tudo o que eu gostaria de ser e ver os outros serem, me fizeram rir, torcer, chorar. E conquistaram um lugar na minha mente como o casal fictício mais real e "de bem com a vida" que já conheci.

" - Futuro é algo que não planejo - Tomas maneou a cabeça - Trato sempre por uma perspectiva diferente. Onde estarei no final do dia? Essa é a questão. Gosto daquele ensinamento que diz que devemos aproveitar o caminho, e não esperar o final dele para sentir prazer. "

Confira a resenha no blog também:

Adriana 22/06/2020

Piegas
....Então não gostei.
Mas isso não querdizer que o livro não seja bom....
Eu é nao gosto de romance, óbvio, com final obvio.....
Muito simplorio..., gosto de livros densos e escritos de forma mais rebuscada....
Sei lá.....

Eduarda Graciano do Nascimento 06/08/2020

Tomás é um jovem e sonhador compositor de trilha sonoras que vive sozinho em Brasília. Bom, não totalmente sozinho, pois a represa sobre a qual vive, as estrelas que vê através de seu telescópio e seu violão, são seus companheiros. Apesar de, além disso, ter muitos amigos, Tomás sente falta de uma conexão mais real com alguém, pois perdeu seus pais há alguns anos numa tragédia de avião.
Tudo muda quando ele conhece a fotógrafa Aurora, alguém que irá fazê-lo sentir que, apesar de todos os infortúnios, cada segundo vale a pena ser vivido.

Já faz muitos anos que eu li um livro do Maurício Gomyde. Uns oito, creio eu, que acho que é há quanto tempo eu tinha esse livro na prateleira. Fico feliz por ter escolhido ele para ler.
A escrita do Maurício é muito gostosa. É leve, é dinâmica e dosa comédia, romance e drama na medida. Por razões que eu nem penso em revelar, já que seria um baita spoiler, esse livro me lembrou um pouco os romances do Nicholas Sparks, apesar de, na minha opinião, ser melhor. Começa pelo fato de que não é muito comprido; a escrita vai direto ao ponto e não cria situações para “encher linguiça” na trama.
O cenário é 100% brasileiro, aquele Brasil moderno e urbano, que eu fico muito feliz quando vejo, já que muitos autores nacionais se dedicam a escrever livros que não se passam no Brasil ou sequer têm personagens brasileiros (nada contra, por sinal, mas eu sou fã de algo mais “local”). Apesar de o romance em si - entre o casal - não ser muito bem o estilo que eu gosto, curti, e fiquei muito desejosa de ver uma adaptação cinematográfica. Quem sabe um dia?

"O Rosto Que Precede o Sonho" me deixou com muuuuita vontade de ler todos os livros desse autor, que eu recomendo demais. Você vai se surpreender e, sem dúvidas, se apaixonar.

site: https://donaguardia.tumblr.com/post/625713458044862464/o-rosto-que-precede-o-sonho-maur%C3%ADcio-gomyde

Mary 25/01/2022

Intenso
Muito bom, uma leitura muito gostosinha de se ler, recheado de reflexões, menções de ótimos cantores e músicas.
Me fez refletir muito sobre a vida e a importância de se aproveitar cada momento.
A profundidade com que o autor escreve é surreal, parece que você está vivendo e fazendo parte da história que está lendo, difícil conter as lágrimas no final, ainda estou digerindo.
Simplesmente apaixonada nesse romance, sem palavras ???

Amanda2751 05/07/2023

Livro maravilhoso, o autor consegue colocar músicas dentro do livro de forma extraordinária, chorei muito!!!

Silvana Gomez 22/03/2014

Lindo, lindo, lindo, lindo, mil vezes lindo.
Só isso que posso dizer, porque a minha vontade era de encher de spoiler essa resenha.
Não deixem de ler.

Isabel.Costa 15/05/2020

Leitura deliciosa!
História poética, musical, bem interessante!
Capítulos curtos, leitura fluída!
Sobre viver enquanto respirar!
A vida com suas perdas, desencontros e possibilidades!
Tomas e Aurora são 2 amores, que a gente torce pra serem sempre felizes mesmo que não sejam felizes para sempre!
Roteiro amarradinho e bem contado!
Tomas quase se torna chato com a obsessão pelos sinais, mas ninguém é perfeito!
Referência musical interessante, mas não consegui ler acompanhando a trilha.
Deve ser uma experiência ótima!
A leitura por si já foi uma delicinha!

Gleyse 17/09/2017

Borboletas, boa música e uma história incrível
Nesse romance do Gomyde, conhecemos o Tomas, um rapaz que acaba de levar um pé na bunda, após sua namorada o trocar por outro e disposto a afogar as mágoas, vai até a loja de discos do seu grande amigo Ben descobrir relíquias musicais. Mas o que ele irá encontrar por lá,mudará sua vida para sempre.
Ao disputar um disco com uma linda garota ruiva, Tomas se vê enfeitiçado não apenas pela beleza ruiva da jovem, como pelo seu bom gosto musical. Mas o destino não parecia estar favorável, e ela vai embora sem que ele sequer descubra seu nome.

Tomas é um expert em música, formado e apaixonado pela profissão, tornou-se um grande compositor, e suas trilhas sonoras já fazem parte de vários filmes, tendo sido até premiado internacionalmente. Mas já não pega um trabalho importante a muito tempo e sua vida se resume a velejar com seu barco, ir a festas e a loja de discos.

E é em uma destas festas que Tomas reencontra Aurora, a garota cujo nome vai ter uma importância grande na trama. E eu logo me identifiquei com ela, afinal ela é fotógrafa do National Geographic apenas, um dos meus sonhos utópicos, e apesar de morar nos EUA, está no país para fazer umas fotos de borboletas do cerrado.

Enfim, Tomas e Aurora vão se conhecendo, se aproximando, se apaixonando e nos levando junto com eles em suas aventuras. Pois Tomas, é um cara que, apesar de ter perdido os pais, leva uma vida plena, satisfazendo todas as suas vontades, sempre com os pés indo para onde o vento o levar. Mas sua história de vida possui alguns entraves, que nós iremos descobrindo aos poucos.

Sempre me disseram que essa história me levaria as lágrimas, e sim é uma história linda, como só o Maurício consegue criar, mas só me emocionei mesmo no final, após o desfecho que é realmente desolador. A narrativa nos mantém em segredo, mas deixa uma brecha para nossa imaginação até o final.

Mais uma vez, o autor nos presenteia com uma história incrível, cheia de significados, mensagens e o melhor, uma trilha sonora para ninguém botar defeito. E tem coisa melhor que ler uma boa histórias regada a uma ótima seleção musical? Acredito que para o Gomyde, tenha sido um deleite selecionar cada uma das músicas que ele cita durante o enredo. Acho que esse é o ponto alto do livro.

Eu já nem tenho mais o que falar das histórias do Maurício Gomyde, pois são todas perfeitas, com personagens apaixonantes, cenários maravilhosos e música de qualidade para completar uma obra-prima da literatura nacional.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/

Paraíso das Ideias 24/09/2016

Mais um Clássico Mauricio Gomyde

Olá
Pessoal, tudo bem ?

Depois de longas férias para estudos, olha eu aqui de novo, e dessa vez para falar de uma história que me fez chorar muuuuuuuuito, uma verdadeira e triste história de amor. E fica a pergunta.. Você Acredita em sinais? Em destino?

Nessa obra conheceremos Thomas Ventura, conhecido também como Cabeção (seu apelido de infância), que nos convida a viver um pouco de sua história, vivenciando seus traumas, medos e sofrimentos. Após a morte de seus pais em um acidente de avião, ao qual ele sente culpado, pois em sua cabeça teve muitos sinais que deveria ter seguido para possivelmente salvá-los. Mesmo vivendo com essa culpa, ele resolve recomeçar sua vida, Thomas é um incrível músico, e uma de suas músicas mais famosas é trilha sonora de um filme nacional ganhador de vários Oscar. Depois da perda de seus pais, ele herdou tudo que restou, se tornando assim um homem de condições boas e que trabalha apenas pelo prazer. Thomas mora em um barco que fica ancorado na marina de Brasília, sua atual cidade.

Após o fim de um relacionamento, ele vai até a Loja Sebo no Café, de seu melhor amigo Benjamim – BJ – para desabar, beber e ouvir música.

"Por fim, tomara que eu encontre “A” mulher, e não “UMA” mulher. Para ela serei intensamente tudo o que sou na essência, sem máscaras. Quero apenas um amor que seja inesquecível, para sempre. Espero que o tempo me ajude e faça valer a pena cada segundo que ainda tenho."

E é nesse lugar e exatamente no dia que ele terminou o relacionamento que ele conhece A MULHER, que imediatamente invadiu sua mente e seu coração.

Aurora é uma linda e talentosa fotografa, com olhos cor de mel, mora em Washington e está de passagem em Brasília para um trabalho e uma visita ao seu pai. Naquele dia, Aurora entrou no café apenas para comprar um presente de aniversário para seu pai, mas acabou cruzando com Thomas, depois de uma árdua disputa por um LP de Rock ela partiu deixando apenas a lembrança.

"Não existe a palavra “tarde” quando algo tem de acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai."

"Eu confesso. Não faço a menor ideia do nome dela. Ela não quis dizer, fazer o quê? Eu bem que tentei, mas ela simplesmente não falou. Fui incompetente, é fato! Vou chamar de Menina dos Olhos Cor de Mel."

Aurora marcou um encontro com Thomas, porém ela não apareceu e deixou nosso Cabeção esperando, e é nesse exato momento que o destino decide fazer com que os caminhos deles se cruzem. E à partir desse momento o romance começa, e promete te arrancar risos e choros. O amor que eles sentem um pelo outro é mágico, e faz com que você se apaixone e se encante com cada detalhe, cada beijo, cada carinho.

Mais uma vez Maurício nos presenteia com uma história que nos leva da alegria plena a tristeza profunda. Com personagens intensos e de forte personalidade, ele nos passa mais uma linda mensagem de vida e esperança.

Apesar de Thomas e Aurora serem os personagens principais, todos os coadjuvantes possuem grande importância no desenrolar da história, tanto BJ, seu amigo de longa data quanto seus vizinhos de marinha, que possuem histórias de vida simples, mas que ainda sim faz com que nos identifiquemos.

Apesar do livro ser bem curtinho, Maurício nos prova mais uma vez, que para uma linda história ser contada, são necessárias apenas algumas páginas e lindas palavras. Cheio de quotes lindos finalizei o livro todo marcado.

"(...) Quando duas almas legais se encontram, mesmo que não estejam juntas para sempre o "pacto" já está selado."

Se já não bastasse todo o enredo, o final do livro é surpreendente. Sabe quando você acha que já sabe o final do livro, e de repente da aquela reviravolta que te deixa de boca aberta e te faz morrer de chorar? Pois é, isso que o Mauricio fez comigo.

O "O Rosto Que Precede O Sonho" é uma linda historia, e por ser um livro curto, dá para ler um apenas um dia, e confesso que quando você iniciar a leitura, não vai conseguir parar enquanto não chegar na última página, soluçando de tanto chorar.O título possui um significado lindo e oculto que só será desvendado ao ler a história.

Agradeço ao Maurício por me proporcionar essa linda leitura, e que ele continue nos encantando com seus lindos livros.

E para finalizar deixo uma mensagem dele para vocês: " E se você me permitir te dar um conselho agora (ei, quem sou eu pra te aconselhar de qualquer coisa?), Não desperdice um dia sequer, contemple as autoras e os pores do sol. Continue vendo a vida pelo ângulo dos detalhes. Acredite que, num momento como este que estou vivendo agora todo mundo faria tudo por um tempo a mais, para fazer tantas coisas que acabamos deixando de lado "

Simplesmente apaixonada por essa história ...E .. Sim eu acredito em destino e sinais ...

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Ingryd Lessa 25/07/2012

Resenha baseada no impresso do livro!!! A edição definitiva será lançada dia 1º de setembro!

****

Se você já conhece o trabalho do Maurício Gomyde sabe que "O Mundo de Vidro" e "Ainda não te disse nada" ~que são fantásticos~ possuem um ar leve e divertido, onde o protagonista demora a se acertar nas questões amorosas mas o final é no estilo "felizes para sempre". Já "O Rosto que Precede o Sonho" apresenta uma abordagem diferente dos dois primeiros: ele já começa com tudo dando super certo, passa a ser totalmente romântico e os acontecimentos do final, que se encaixam de forma surpreendente, são de tirar o fôlego. Aah, o final... Eu consigo traduzi-lo em apenas uma palavra: lágimas!

Tomas Ventura é um músico/compositor que gosta tanto de liberdade que mora em um veleiro! Ultimamente está ancorado em uma marina mas, quando sente necessidade, deixa o vento decidir qual caminho deve seguir. Ele possui ao alcance das mãos tudo o que é necessário na sua vida: um violão, alguns discos, um telescópio e seu equipamento de trabalho. Teoricamente, ele teria tudo para ser feliz, mas três coisas o impedem: sua solidão, a lembrança do trágico acidente que seus pais sofreram anos antes e um segredo que possui trancado a sete chaves.

E aqui entra a palavra chave do livro: sinais. Você acredita neles? Tomas acha que recebeu vários no dia em que seus pais morreram, mas ele só foi perceber que poderia ter evitado o que aconteceu muito depois. Desde então, ele espera atentamente pelo aparecimento de mais sinais que indicariam outro grande acontecimento. É aqui que a história começa, quando nosso protagonista conhece a "Menina dos Olhos Cor de Mel" e tem quase certeza de que tais olhos são os sinais que ele procurava para continuar vivendo.

Agora vou dar a minha opinião da forma mais explícita possível: o livro é pequeno, mas é in-crí-vel. Afinal, ele tem elementos que eu admiro muito: a escrita cativante e bem humorada do Maurício, uma trilha sonora de peso e um romance inspirador, todos unidos para passar uma mensagem que proporcionará fortes emoções e reflexões sobre a vida. É humanamente impossível terminar "O Rosto que Precede o Sonho" sem se sentir tocado, ou no mínimo balançado, com essa linda e apaixonante história.

Portanto, a minha dica é: LEIAAAA ESTE LIVROO! A leitura é rapidinha e eu garanto que vai valer a pena gastar algumas horas da sua vida com ele! :)

****

Ceile.Dutra 03/12/2012

Juro que desta vez não foi culpa da expectativa. Eu só fiquei com a sensação de que ele já fez e pode fazer melhor.

Tomas Ventura perdeu os pais no acidente aéreo – real – que chocou todo o país: eles estavam no avião que caiu no Mato Grosso após ser atingido por um jatinho. Ele se sente culpado por não ter falado dos “sinais” que percebeu e que poderia ter evitado com que eles embarcassem. Depois da morte dos pais, ele decidiu viver do jeito que mais amava: em seu barco, acompanhado de seu violão e seus discos. Sua maior paixão é a música e é dela que ele vive, fazendo trilhas sonoras para filmes e comerciais.

Enquanto desabafa sobre ter sido traído e trocado pela ex-namorada com seu amigo BJ, eis que entra no bar aquela que vai mudar sua vida: uma mulher com olhos cor de mel que entrou ali para comprar alguns discos e ambos acabam em uma disputa para saber quem fica com determinado disco. Depois de uma “batalha musical” e um empate técnico, a tal mulher vai embora e Tomas não fica sabendo nem o nome dela, fica apenas com a imagem de seu lindo rosto. Em meio a segredos, encontros, passeios, música, inspiração e muita intensidade, Tomas e a garota dos olhos cor de mel descobrem um novo mundo, que nada mais é que a junção de ambos.

Depois do magnífico e ao mesmo tempo simples Ainda Não Te Disse Nada, Maurício Gomyde escreveu um livro com um pano de fundo bem conhecido para ele: a música. Eles nos apresenta um romance enigmático, com um cenário bacaninha de uma vida um pouco alternativa com suas ótimas pinceladas de humor negro. Porém, inúmeras coisas me mantiveram distante desta história: a realidade dos personagens, a personalidade de Tomas, o jeitinho misterioso ao mesmo tempo em que fácil de Aurora, as conversas filosóficas... Mas tudo isso seria resolvido com uma boa narrativa e aí está a grande falha do livro, na minha opinião: faltou desenvolvimento. O livro peca no excesso de diálogos e pouca visão do todo. Quando Tomas falou que estava apaixonado, eu voltei algumas páginas para ver se tinha perdido alguma coisa, já que não acompanhei o crescimento desta paixão. E assim todas as coisas do livro, foi pouco citado, pouco trabalhado. Talvez se o livro fosse escrito em primeira pessoa, sob a visão de Tomas, eu teria mais noção do que ele estava pensando, já que a narrativa não me proporcionou isto. Assim como boa parte dos diálogos poderia ficar no pensamento, já que achei surreais as conversas entre um homem e uma mulher que estão se conquistando.

Sim, o final do livro foi lindo e emocionante e aí sim enxerguei uma boa desenvoltura, uma boa descrição, algo mais palpável. Chorei muito porque o momento foi delicado, mas, infelizmente, a narrativa não me permitiu me envolver tanto com os personagens e sua história, de forma que achei tudo muito raso. Uma boa ideia, mas que ficou quase vazio.

Carolis 16/04/2021

Preparem o lencinho e o coração...

Livro do autor nacional @mauriciogomyde, O Rosto que Precede o Sonho conta a história de Tomas Ventura, um músico apaixonado pela vida, que aprendeu que deveria prestar atenção nos sinais do destino quando já era tarde.
Ao perder os pais em um acidente de avião, o qual acha que poderia ter tentado evitar, ele vai viver em um barco, cercado por seus discos, seu telescópio e seu violão. Alguns poderiam até dizer que ele tem a vida dos sonhos.
Após uma desilusão amorosa, ele vai passar a tarde no sebo de um grande amigo, e acaba conhecendo a voz que muda todo o curso da sua história.
O livro tem poucas páginas, mas cada uma delas é carregada de sentimentos muito fortes, sem contar toda referência musical que os apaixonados por rock'n roll vão adorar. Nele, encontramos muitas lições importantes sobre aproveitar sempre cada segundo com as pessoas que amamos, enxergar o que o destino tenta nos mostrar e, principalmente, acreditar no amor.
Em meio a uma ressaca literária, peguei esse livro despretensiosamente e, no fim, foi ele que me pegou. Com um enredo envolvente e um desfecho encantador, me deixou com lágrimas nos olhos e o coração cheio de gratidão.
"E quem pode afirmar que o tempo é o fator decisivo para sabermos que encontramos a pessoa certa?"

Patricia.Cartaxo 14/05/2020

Um livro lindo, leitura leve e Apaixonante.
E com muuuitas lições de vida preciosas! ?